Resultados da pesquisa

1. Rajujas

Seguimento Sul - Maio 2020

Por aqui, pelas 13h40 ouviu-se um trovão que sinalizou o início da chuva que, desde então, tem sido moderada, ora com períodos mais fortes ora com períodos mais fracos. Não estava à espera disto. E olhando ao radar, parece que surgiu "do nada".
  2. Rajujas

Eu nem sei bem o que dizer. Eu nunca tinha presenciado algo assim antes. Primeiro o dilúvio, chuva com uma intensidade impressionante, provavelmente das mais fortes que vi na minha vida. Aqui dilúvio não é nem de perto uma hipérbole. Durou uns 5-10 minutos, nem sei bem. Depois, a trovoada. Desde...
  3. Rajujas

Meu Deus, o que por aqui passou há cerca de uma hora...
  4. Rajujas

Seguimento Sul - Abril 2020

A noite aqui começou com aguaceiros, muito bem-vindos.
  5. Rajujas

Seguimento Sul - Abril 2020

Aguaceiros fortes que duraram alguns minutos, com trovoada à mistura. Entretanto acalmou um pouco, vai alternando entre chuva fraca e moderada, e vai-se ouvindo de vez em quando um forte trovão à distância.
  6. Rajujas

Seguimento Sul - Março 2020

Bem, que chuvada que acabou de cair aqui. Durou uns 5 minutos, agora acalmou um pouco. Tive uma sorte do caraças. Enquanto passeava os cães, chovia ligeiramente. Cheguei a casa e nem um minuto depois era o temporal lá fora.
  7. Rajujas

Seguimento Litoral Centro - Outubro 2018

Como já muitos disseram, a luz anda a piscar bastante. E espreitando outros tópicos de seguimento (sul e litoral norte), o mesmo se passa lá.
  8. Rajujas

Depois de uma acalmia geral, aqui em Lisboa (Areeiro) também se registou agora, do nada, uma rajada bastante forte, voltando a acalmia logo depois. Nem estava à espera que voltasse o vento, mesmo que por momentos. edit: Afinal o vento ainda não foi totalmente embora. Voltou a ficar um pouco...
  9. Rajujas

Começa a chover em Lisboa! (Perto do Areeiro)
  10. Rajujas

Seguimento Sul - Agosto 2018

Trovoada na direcção de Lagos, a vista aqui dos arredores é incrível! Edit: Claramente no mar, entretanto já se moveu para oeste
  11. Rajujas

Aqui já chove... cinza...
  12. Rajujas

3/4 do céu coberto de uma mistura de cinza e nuvens. Ouço trovejar ao longe desde as 18h30 (na direcção de Monchique). Vento quase inexistente à excepção de um pequeno evento de vento moderado que durou poucos minutos, há cerca de meia hora atrás.
  13. Rajujas

Seguimento Meteorológico Livre 2018

Epá, ia agora mesmo comentar isso. Haha andamos em sintonia, Marco! :P Mas já agora para dar contexto, 1 mês de diferença: O Baixo Alentejo...
  14. Rajujas

Seguimento Litoral Centro - Março 2018

Choveu de forma moderada durante alguns minutos, com vento forte a acompanhar. Agora são chuviscos e o vento também acalmou um pouco.
  15. Rajujas

Chuva tocada a vento em Lisboa edit: Tão depressa veio como foi embora. Agora resta o vento.
  16. Rajujas

Trovão em Lisboa, agora mesmo! Penso que foi o 1º que ouvi nestes dias todos.
  17. Rajujas

Muita gente devia ver este post. Podia ser que perceberiam que um evento pode não ser um fiasco, mesmo que no seu quintal não tenha sido nada de especial! A heterogeneidade espacial da precipitação é tramada!
  18. Rajujas

Valente dilúvio em Lisboa! Com vento forte a acompanhar.
  19. Rajujas

Sismos Portugal 2018

Não senti rigorosamente nada. Ouvi apenas um barulho e pensei para mim "Que raio andam os vizinhos a fazer agora?", mas realmente foi um barulho "fora do normal". Parecia meio abafado. Nem a minha cadela se mexeu do meu colo. Apenas levantou a cabeça por causa do barulho que eu ouvi. De qualquer...
  20. Rajujas

Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2018

Choveu com bastante intensidade durante uns 2 minutos em Lisboa!
  21. Rajujas

Seguimento Sul - Dezembro 2017

Feliz Natal meus caros! Aqui próximo de Lagos, fui brindado com uns aguaceiros, pontualmente fortes, na última meia hora. Entretanto já abrandaram em intensidade.
  22. Rajujas

Seguimento Meteorológico Livre 2017

Mas chamar-lhe Anticiclone do Atlântico Norte já não é dar-lhe um nome? :D Anticiclone dos 35ºN, 35ºW parece-me mais acertado. :p
  23. Rajujas

Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2017

Granizo forte em Lisboa!
  24. Rajujas

:lmao: Adoro!!!! Sim, provavelmente. Tentei espreitar pela varanda, mas nada vi.
  25. Rajujas

Chuva fraca, acalmia do vento. Ouve-se ao longe o som de uma moto-serra.
  26. Rajujas

Faço tuas palavras minhas! A única coisa a acrescentar é que aqui o vento foi tanto que abriu a porta do prédio em frente!
  27. Rajujas

DILUVIO!! Chegou!!!
  28. Rajujas

Ah... O guarda-sol sumiu. Lol Espero que o tenham guardado e que não tenha desaparecido por ter dado numa de Mary Poppins.
  29. Rajujas

Guarda-sol nas traseiras do prédio vizinho tombado. Outros vizinhos num 3º andar tinham algo no parapeito da varanda... já está no terraço dos vizinhos do 1º andar.
  30. Rajujas

Próximo do Areeiro.
  31. Rajujas

Dilúvio agora!
  32. Rajujas

Rajadas fortes e chuva moderada!
  33. Rajujas

Seguimento Litoral Centro - Outubro 2017

A chover torrencialmente em Lisboa, mais ou menos à mesma hora de ontem.
  34. Rajujas

Seguimento Litoral Centro - Outubro 2017

A chover torrencialmente em Lisboa edit: Bastante forte durante uns 3-4 minutos. Agora "acalmou".
  35. Rajujas

Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

Eu nunca ouvi ninguém dizer ventoinhas quando falavam de aerogeradores... E o termo é completamente errado. Moinhos de vento? Isso sim, já ouvi, e aceita-se! Até porque as turbinas eólicas são descendentes dos velhos moinhos.
  36. Rajujas

Que temperatura tens dentro de casa ?

30,0ºC há uns 4 dias... As ventoinhas nada fazem! x)
  37. Rajujas

Seguimento Litoral Centro - Maio 2017

Só sei que estava a dormir muito bem de madrugada e acordo quase às 5h da manhã com uma barulheira da chuva torrencial que estava a haver naquele momento. Eu fiquei ainda na dúvida se aquilo era verdade ou se estava a sonhar. Se o sono não fosse tanto ter-me-ia levantado para ir espreitar à...
  38. Rajujas

Seguimento Sul - Fevereiro 2017

Aguaceiros fortes acompanhados de granizo, nos últimos 15 minutos, aqui perto de Lagos.
  39. Rajujas

Seguimento Sul - Fevereiro 2017

Agora, aqui perto de Lagos, durante 3 minutos, houve aguaceiros e vento fortíssimos. Até parecia um "downburst". Agora voltou a calmaria que se tem registado durante toda a manhã. edit: E agora até aparece o Sol!
  40. Rajujas

Seguimento Sul - Janeiro 2017

Boa tarde, Aqui ao pé de Lagos alternou entre chuva fraca e moderada até cerca das 14h30. Desde então parou, mas o céu continua muito nublado.
  41. Rajujas

Mestrados

Olá Ana. Relativamente à área de Oceanografia, tens também o mestrado em Ciências do Mar, na FCUL (não sei relativamente a outras faculdades), tal como Ciências Geofísicas que já referiste. Pelo que me dizem (eu estou a terminar a licenciatura em MOG - Meteorologia, Oceanografia e Geofísica -...
  42. Rajujas

Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2016

Bem me parecia que tinha visto nuvens com mammatus! Foi a 1ª vez que vi uma coisa assim na minha vida! Vim logo aqui ver se havia fotos, ainda podia ter sido uma partida dos meus olhos. Fotos incríveis se vêem por aqui!
  43. Rajujas

Apresentações

Olá, chamo-me Frederico, tenho 17 anos, vivo em Lisboa e sempre me interessei pelos fenómenos meteorológicos. Desde muito pequeno que todo o tipo de fenómenos me despertaram a curiosidade. Andava a pesquisar na net sobre o curso de Meteorologia, Oceanografia e Geofísica e foi com agrado que...