Resultados da pesquisa

1. rozzo

Seguimento Litoral Centro - Setembro 2021

Um clássico nestes eventos na zona da AML. :D Depois de grandes fiascos com fluxo de Sul (apesar da imensa instabilidade generalizada), a animação chega a esta zona precisamente quando o evento na sua generalidade se torna menos "explosivo", e se instala já o fluxo de N/NW fraco, levando a...
  2. rozzo

Seguimento Sul - Setembro 2021

Bem, bela coincidência... Tiraste print screen praticamente do mesmo frame que eu! :huhlmao: Descubra as diferenças
  3. rozzo

Entretanto, parece que a célula "morreu na praia". :D:hehe: Assinatura bem mais desfeita no radar nos últimos frames...
  4. rozzo

Quase de certeza estrutura de supercélula. Já o comportamento no radar indiciava isso. Vamos ver o impacto ali naquela faixa costeira.
  5. rozzo

Atenção à célula prestes a entrar no Barlavento, ali na zona de Albufeira ou Quarteira. Tem um ar muito suspeito no radar!
  6. rozzo

Seguimento Litoral Norte - Setembro 2021

O facto de ter chovido mais do que o modelado não é surpreendente, dada a natureza da massa de ar (praticamente tropical), portanto carregadíssima de humidade, que nestes casos não precisa de grande forçamento convectivo para "despejar" a água nas regiões onde existe orografia. Uma vez que essa...
  7. rozzo

Seguimento Litoral Centro - Setembro 2021

Rápido desenvolvimento da célula a norte de Lisboa, vista do Montijo. (intervalo de 10-15min entre as fotos) Entretanto também se vai formando qualquer coisa aqui perto, para a zona do Barreiro/Moita parece-me...
  8. rozzo

Seguimento Incêndios - 2021

Pois, com o fluxo bem mais forte de Norte hoje... Não promete ser fácil a situação!
  9. rozzo

Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Há algumas chances de o recorde Ibérico (pertença da Amareleja) estar em risco neste evento! Será muito duro em Espanha, tanto em intensidade, como em duração... Felizmente por cá parece ser curto o pico mais intenso.
  10. rozzo

Honestamente, não me parece que venham a ser valores assim tão extremos (próximos de recorde e/ou acima de 45ºC). Mas serão claro sempre valores bastante altos e dignos de avisos a certa altura! Pela experiência passada destes eventos, tenho a percepção que as temperaturas que se acabam por...
  11. rozzo

Apostas Temperaturas 10/11/12 Julho 2021 - Escolha Estações

Castro Marim Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
  12. rozzo

Seguimento Litoral Centro - Abril 2021

Choveu brevemente por aqui. A linha bem forte que se formou teve a sua génese aqui, intensificando bastante mais a NE. Tem estado a trovejar, essencialmente ao longe. Parece vir mais qualquer coisa a Sul. Aguardemos, tarde interessante! :D
  13. rozzo

Entretanto tem estado uma "nascente" de aguaceiros a SW daqui, e os aguaceiros têm-se sucedido quase ininterruptos, tendo sido os últimos já fortes. Chuva bem grossa! Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
  14. rozzo

Pelo Montijo acordei com 2 trovões um pouco antes das 8h. Depois não trovejou mais, mas ainda choveu forte em alguns períodos até perto das 9h. Rega razoável ainda assim! Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
  15. rozzo

Seguimento Europa 2021

Estes nevões fora de época, (já bem dentro da Primavera) costumam ser interessantes, pois já há muito mais energia e convecção, permitindo assim aguaceiros de neve muito intensos, com flocos frequentemente gigantes. Chega a ser um pouco "paradoxal", pois é o próprio "calor" à superfície que...
  16. rozzo

Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2021

Não vale a pena tanto sofrimento :D Por mais fria que seja a massa de ar, nos níveis baixos vai sempre ser brutalmente suavizada, e húmida, nessa região... O que acontece quase sempre, é que mesmo com cotas "teoricamente" baixas, o regime de precipitação é sempre muito "confuso". E o mais...
  17. rozzo

Ehhe sim :D E mesmo assim, tinhamos o Mediterrâneo a Oeste. A continentalidade não era tão acentuada como na costa leste dos EUA.
  18. rozzo

Lamento mas isso não faz qualquer sentido... Mais que o efeito das correntes quentes/frias (que sim têm algum impacto), a principal diferença entre Portugal e a costa leste dos EUA está na continentalidade. Enquanto cá temos um oceano com temperaturas suaves a Oeste, essa região tem toda uma...
  19. rozzo

Além do óbvio, que é cada pessoa ter tolerâncias diferentes a calor/frio, o próprio corpo se habitua às condições frias/quentes persistentes. Os primeiros tempos com frio custam sempre mais a suportar, o organismo está habituado e "regulado" ao tempo quente. O mesmo se aplica no inverso...
  20. rozzo

Esse produto não corresponde à cota de neve. A cota de neve é geralmente um bom bocado abaixo do Freezing Level, especialmente em casos de convecção. Apenas será semelhante no caso de precipitação muito fraca com humidade nos 100%. Nesse mesmo site, tens o produto Snow Line, que sim é uma...
  21. rozzo

Confesso que não entendi exatamente ao que te referes. Vendo as imagens de satélite é perfeitamente identificável a alguma distância de toda a costa onde começa a zona de aguaceiros, a deslocar-se na direcção que referes. É isso? Caso sim, serão aguaceiros formados pelo facto de esta massa de ar...
  22. rozzo

Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Dezembro 2020

Isto vai estar animado nos próximos dias, por isso reforço o pedido de colaborarem e evitarem posts apenas de chat e texto neste tópico, sff. Usem o tópico aprópriado e tornem este mais útil. Obrigado. Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
  23. rozzo

Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2020

Pelo Sabugueiro bastante nevoeiro, vento e temperatura a rondar os 2-3°. Durante a tarde num aguaceiro mais intenso caíram uns bons flocos. Desde aí só deu conta de chuvisco. Falta mais frio em altitude... Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
  24. rozzo

Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2020

Isso é o mais chocante. Aquela zona está desde MADRUGADA a ser fustigada por precipitação intensa constante, perfeitamente marcada no radar. Entendo que os modelos não o previssem e que se tenha falhado no aviso inicial, tudo ok, é aceitável. Inaceitável é a persistência no erro, como se nada se...
  25. rozzo

Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Não sabia que tinha o SPI no site do IPMA. O SPI usa apenas precipitação, ao invés que o SPEI usa também a temperatura (tal como o PDSI). O uso da temperatura é crucial para estimar a evapotranspiração, especialmente num contexto de aquecimento como o actual, onde o efeito do calor na perda de...
  26. rozzo

O termo correto é "Palmer Drought Severity Index", e não "Palm Springs Drought Index". :D. Palmer foi a pessoa que o desenvolveu, ainda nos anos 60. E sim, é verdade que em rigor e segundo a formulação do índice está certo o facto do Norte estar em seca, visto o índice ser puramente...
  27. rozzo

Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Dezembro 2020

Agradecemos que posts apenas com texto, sem cartas ou informação mais específica de previsão e/ou modelos (portanto em tom de mero comentário ou pergunta ou chat), sejam colocados no seguimento Meteorológico Livre. Obrigado pela colaboração.
  28. rozzo

Percebo o que queres dizer mas acho que não faz muito sentido. Esse quentinho que falas é o comum em qualquer casa ou espaço comercial dos países frios que demos como exemplo. Isso é o normal, ter uma temperatura ambiente confortável na ordem dos 20 e poucos graus (claro que mais que isso já não...
  29. rozzo

Discordo totalmente, e até há estudos sobre isso. (ex: https://expresso.pt/actualidade/morre-se-de-frio-em-portugal-por-falta-de-isolamento-das-casas=f565517 ) Portugal é dos países da Europa onde se morre mais de forma direta/indireta por extremos de temperatura. Tanto de calor, como de frio...
  30. rozzo

Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2020

Sim, também me parece que é acumulação de granizo e/ou graupel. Não invalida que não possam ter caído flocos de neve essa noite em Sintra, é provável, mas quase de certeza não serão o que está acumulado nessas fotos. Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
  31. rozzo

Seguimento Litoral Centro - Novembro 2020

Hoje ficámos repetidamente no buraco das várias linhas... Vista de uma bonita shelf cloud para os lados do Estuário do Tejo há minutos:
  32. rozzo

Não sei se a área referida pelo NHC é a depressão da imagem. Fico com a impressão, pelo texto e pela análise dos modelos, que essa possibilidade se refere ao sistema (de génese semelhante, cut-off low) que se vai formar agora no f-d-s. Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
  33. rozzo

Seguimento Litoral Centro - Novembro 2020

Chuva bem forte agora pelo Montijo. Muito fotogénico o aproximar da linha, com um cenário "whale mouth cloud". Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
  34. rozzo

Aquecimento Global

Bom, vamos parar com este tópico ser um desfilar de picardias? Seja de que lado for. Para trancar tópicos já bastaram tristes fases em tópicos do futebol e política... Obrigado. Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
  35. rozzo

Seguimento Especial BARBARA (19-21 Out 2020)

O centro da depressão sim, mas creio que o grosso da precipitação será no flanco SE desse centro, bem mais propício a Sul do Tejo. Nesse aspecto, parece-me totalmente fora a previsão de precipitação do GFS-06utc... Vamos vendo em tempo real, é o melhor a fazer agora de facto.
  36. rozzo

Problemas no fórum? Coloca aqui!

É realmente chato, tb já reparei nisso. Que eu saiba só clickando em cima do username para ver o perfil... Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
  37. rozzo

Se os avisos só fossem lançados com "certezas" nunca se lançavam... [emoji846] Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
  38. rozzo

Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Outubro 2020

Atenção que o GFS parece estar um pouco "isolado" em prever a zona mais intensa deste rio atmosférico tão a Norte. Modelos como ECMWF e UKMO colocam-no bastante mais a Sul! Obviamente mais a Sul não produziria tanta precipitação, uma vez que a orografia é muito menor (e neste tipo de eventos...
  39. rozzo

Aquecimento Global

Como podem ter reparado, foi "varrida" uma longa sequência aqui. Peço desculpa aos membros que fizeram posts de resposta e até lógicos no sentido de clarificar. Foram apagados apenas porque ficam descontextualizados ao retirar os posts iniciais "provocativos". Voltamos a relembrar que o fórum...
  40. rozzo

Aquecimento Global

Não será preciso nenhuma explicação especial. O clima tem variabilidade inter-anual e inter-decadal, sem nada a ver com a tendência de longo termo do AG. Não há nada de surpreendente nem contraditório nesses valores na década de 40. Devido a oscilações como a AMO existe um ciclo de uns 40-50...
  41. rozzo

Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

Sem querer ser muito desmancha prazeres, mas nem é dos piores tesourinhos. [emoji16] Na verdade há mtas noites de inverno em Lisboa com essa temperatura e até mais quentes. Hehe Ainda a propósito deste período, vi sim algures hoje uma notícia que era um autêntico tesourinho, anunciado como se...
  42. rozzo

Aquecimento Global

Podem parar com a discussão em tom "conversa de café" sff? Guardem para privado ou para outra plataforma. A ideia deste tópico é partilhar informação relevante, e até certo ponto alguma discussão saudável. E não, isto não é discussão saudável, é cansativa! Dia após dia igual... "Vira o disco e...
  43. rozzo

Aquecimento Global

E então? O facto disso ter acontecido, e até por motivos naturais, mais uma vez até vem ajudar a explicar o pq de tanta preocupação ou "alarmismo" com o AG... Achas que nessa altura a Terra era um planeta favorável à nossa espécie e à vida como a conhecemos actualmente? Não creio... Portanto...
  44. rozzo

Aquecimento Global

Eu percebo a dúvida, é frequente, mas basta perceber que para falar de anomalias, estamos sempre a falar em relação a um período de referência. Nesse caso específico, a referência é 1981-2010. Ora, se é uma referência para comparação relativamente recente, e se estamos em aquecimento, CLARO que...
  45. rozzo

Aquecimento Global

Deram-se ao trabalho de ver a figura que o @Orion colocou e o que está lá representado? Caso não tenham reparado, caíram na "armadilha" fácil que ele colocou. Obviamente o comentário associado àquele post foi uma ironia... Uma crítica a quem espera que AG apenas seja sentido em eventos...
  46. rozzo

Aquecimento Global

Tens a noção que começas a cair no ridículo certo? Uma pessoa pacientemente e educadamente apresenta-te dados científicos. E são "manipulados"... Que falta de argumentação, não há pachorra! Portanto, científico e credível é tu dizeres meia dúzia de frases desarticuladas e de chavões, sem...
  47. rozzo

Aquecimento Global

Exatamente! Por isso é que não estou a entender a "cruzada" de membros como @camrov8 Custa assim tanto perceber que estamos completamente cientes que existem ciclos de aquecimento/arrefecimento totalmente naturais, até com amplitude igual ou superior ao que estamos a observar com o AG...
  48. rozzo

Aquecimento Global

Que explicação tão científica colega..... Desculpa lá, mas assim, concorde-se ou não, é difícil tentar ter uma discussão razoável. Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
  49. rozzo

Cada caso é um caso, e já houve mais sistemas similares no passado, vários deles nem foram seguidos pelo NHC. Este chama mais a atenção por o NHC o ter seguido, e por ter o "declarado" subtropical mesmo "aqui à porta". Na verdade sempre pareceu que devia ter sido declarado 1ou 2 dias mais cedo...