Resultados da pesquisa

1. N

Seguimento Meteorológico Livre 2016

Ontem chovia muito no Minho e Galiza, principalmente até Pontevedra. Na estrada via-se a nebulosidade a descer das encostas, parecia fumo a sair. Curiosamente não apanhei chuva am Santiago, o sol chegou até a espreitar no final da tarde. Estava era frio, principalmente em Santiago, bem mais que...
  2. N

Pois, entretando o ipma já mudou bastante de opinião e mete valente chuvada para o Porto neste dia. Se calhar ainda vou apanhar grande mollha! Vai ser a primeira vez que visito Santiago, no passado só parei por lá de volta da Coruña. Mas já comprei os bilhetes até Vigo, agora não volto atrás! :)
  3. N

Eu precisava de uma ajudinha, se fosse possível, na previsão do tempo para o próximo Sábado, 15. O que se passa é que eu queria ir para Santiago de Compostela nesse dia, mas não queria apanhar muito calor na viagem. O ipma prevê uma máxima de 27C para o Porto neste dia, provavelmente...
  4. N

Seguimento Litoral Norte - Outubro 2016

S. Gens também registou temperaturas abaixo dos 10C na madrugada de ontem e hoje, e, contrariando muitas opiniões que vejo aqui, acho que este ano o outono está mais fresco e demarcado do verão, mas talvez isso não seja assim em outras regiões do país. Tempo deveras estranho para incêndios...
  5. N

Seguimento - Incêndios 2016

Acabei de voltar do local, aquilo ainda não foi controlado mas está a afastar-se da proximidade do Londres, e disseram-me que era desnecessário sair de casa, uma vez que ainda estou razoavelmente distante. Ninguém viu helicóptero nenhum, o local é de difícil acesso e parece que os bombeiros...
  6. N

Muito melhor agora, acho que está a ser dominado!
  7. N

O JN fala em helicóptero, eu não vejo nem ouço nenhum. Estou a cerca de 4 quadras do local, e vejo a mancha vermelha atrás do Londres, que é muito perto daqui. De referir, a contribuir para o medo que sinto, que há cerca de 1 mês atrás um incêndio doméstico, a dois andares acima do meu, fez uma...
  8. N

É ao lado da estação da Fonte do Cuco. O ar vai tornando-se irrespirável e os carros na rua estão cobertos de fuligem. Aquilo parece longe de estar dominado e estou a considerar passar a noite no Porto, acho que será mais seguro.
  9. N

Ao sair da estação da Senhora da Hora há minutos atrás pude ver o céu bastante vermelho para norte e intenso cheiro a queimado na rua. O incêndio consta no site da ProCiv, onde aparecem 15 operacionais e 5 meios de transportes terrestres. Pelo mapa, deve estar bem próximo da Senhora da Hora...
  10. N

Seguimento Litoral Norte - Setembro 2016

Com o Chrome está a funcionar correctamente, pelo menos do que vi, e lá consigo até fechar o menú. Descarreguei a app mas não consigo abri-la, não há icon e mesmo no play store não aparece o botão abrir, só o desinstalar.
  11. N

Temperatura máxima 18.9 C Temperatura mínima -0.2 C Temperatura aparente média 18.3 C Temperatura aparente máxima 18.4 C Temperatura aparente mínima -0.6 C Esses são os dados de hoje (06/09) que aparecem no separador dia às 23:50. Eu só recentemente consegui arranjar um meio de visualizar o...
  12. N

A dos bombeiros esteve off durante a vaga do mês passado, às tantas fizeram mesmo ajustes antes de voltar a ficar online. O site da estação do isep ficou, de uns dias para trás, com um formato estranho para o tablet, e com uns valores estranhos no separador dia (mas às tantas são os valores que...
  13. N

Nã percebo o que se passa: o isep marca 32,9C, mas mostrava algo perto dos 34C há momentos atrás, se não estou errada... mas enquanto isso a Protecção Civil marca 30,1C e S. Gens às 12:00 UTC marcava apenas 29,2C! Registos muito discrepantes!
  14. N

O isep já assinala 30,2C neste momento. A mínima de S. Gens não foi tropical, há dois registos horários ligeiramente abaixo dos 20C na madrugada e manhã de hoje.
  15. N

No outro dia estive a pensar nisso, mas naquela previsão clássica dos dez dias eles ainda referem que nos primeiros x dias ela é elaborada por meteorologista. Na versão horária, se não me engano, não dizem nada sobre isso, e também não referem a data e hora da saída da previsão, e por isso...
  16. N

Penso desta maneira, também, concordo com tudo o que foi dito, só acrescento que da última vêz que consultei os meteogramas do gfs para o Porto, hoje pela manhã, vi valores bem diferentes, a poderem escapar de uma máxima horária de cerca de 31C.... Daí podeŕíamos ter uns 34, quiçá 35C? Não sei...
  17. N

Previsões curto prazo (até 3 dias) - Agosto 2016

O ipma agora fez uma revisão nas suas previsões para hoje e para os próximos dias para o Porto: hoje não chove (e já há relatos de chuva no Litoral Norte hoje; aqui, segundo o Rain Alarm, já choveu mas não consigo confirmar isso por enquanto), mas amanhã a chuva é assinalada com nuvens negras e...
  18. N

A diferença entre os dois modelos tornou-se ridícula: máx. de 31C e 34C para quinta e sexta no Porto segundo o ipma/ecm e 23,6C e 22,3C de máx. para o Porto no mesmo período segundo o gfs (no meteograma horário, talvez seja melhor ir pelo mapa e pensar em 25C). De ressalvar que o gfs esteve...
  19. N

Eu só agora vi a 6Z e tomei uma decisão: não falar mais sobre o assunto. O que quer que eu diga, acabo com cara de melancia. Talvez só mais um exercício de adivinhação, no entanto: a haver chuva, acho que as temperaturas, pelo menos em relação ao Litoral Norte, devem ser um pouco mais baixas que...
  20. N

A previsão do ipma/ecmw para o Porto para quinta e sexta coloca alguma chuva e máximas de 31C. Penso que as temperaturas estão muito altas para chuva, a não ser que só chova à noite, claro. Acho que para este evento o americano esteve certo o tempo todo (ao menos no que diz respeito a...
  21. N

Afinal, em cima da situação o ipma voltou atrás e agora diz que a onda va estender-se pela semana, além de aumentar de forma mais significativa as temperaturas previstas, mas mantém um breve intervalo para amanhã. A concretizar-se, o modelo europeu esteve péssimo nesta situação, especialmente se...
  22. N

Este aumento de temperatura no domingo e segunda já estava previsto (ao menos para o Porto) há vários dias, sendo que tem sofrido pequenas alterações ao longo da semana, frequentemente no sentido de aumentar as máximas. Os dias subsequentes também têm variado um pouco em cada saída, na mais...
  23. N

Seguimento Litoral Norte - Agosto 2016

Na sua tabela horária, S. Gens registou hoje 26,2C às 10:00 UTC. O isep já vai lançado com 29,2C actuais. E a previsão do ipma para hoje (a que aparece na tabela clássica dos 10 dias) é de 20C de máxima para o Porto (daqui a pouco tiram isso, como fazem sempre e com erros bem menos graves que...
  24. N

Hoje às 4 da manhã acordei convencida que o A/C estava a arder ou qualquer coisa assim, tal o cheiro a queimado que havia dentro de casa. Fui à varanda e pareceu-me que o cheiro estava a entrar pelo sul... Hoje pela manhã o quarto estava impregnado de fumo, não obstante o purificador de ar e as...
  25. N

De facto, 33,3C para S. Gens às 17:00 UTC, provavelmente a máxima horária da estação hoje. Bizarro será o facto do Distrito nem sequer contar com aviso amarelo, já está tudo verde como se estas temperaturas fossem o que há de mais normal por aqui.
  26. N

S. Gens, na Senhora da Hora (7 Bicas), registou 32,5C às 16:00 UTC, mas nem sei se a máxima horária não terá ocorrido depois das 18:00 locais, que ainda não foi publicado. Espantoso.
  27. N

Se S. Gens chegou aos 40,9C, não sei porque é tão espantoso que Massarelos tenha registado 43,6C. O Porto é muito mais quente que a Senhora da Hora nestas situações. E Massarelos é mesmo muito, muito quente. Se medissem a temperatura na estação de metro da Lapa também provavelmente iam encontrar...
  28. N

Por aqui o mesmo ambiente doentio, e a temperatura parece teimar em manter-se acima dos 30C (estou a seguir pelo isep). Com esta demora, duvido que a noite não seja tropical. Comprei no sábado um purificador de ar, por outros motivos, mas está a dar muito jeito também por causa da fuligem.
  29. N

Monitorização do Clima de Portugal 2016

Penso que a EMA de S. Gens é na mesma localização da antiga estação, pois quando fui lá falaram-me da estação que não era automática, da recolha de dados que então se fazia. Não será talvez exactamente no mesmo ponto, mas ainda assim na mesma quinta. Tenho quase a certeza disso, mas não 100%.
  30. N

@CptRena: a memória falha, e então fiz uma pesquisa com escolas deste nome. Há efectivamente uma na região que pertence a este conglomerado de escolas. Fica bem perto da junta (não sei se é a que o Paelagius referiu-se há bocado) mas só conheço o espaço de vista, será também muito perto do Bom...
  31. N

http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/index-map-dia-chart.jsp#Porto,Massarelos Não sei se foi este o mapa que consultei, mas também dá para ter uma ideia apesar da falta de resolução. Com o tablet, consigo ampliar de forma a ver a Rotunda da Boavista e Agramonte acima da estação, depois...
  32. N

http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/obsHorariosSup.jsp?selEstacao=903&idEstacao=903 Aqui tens a tabeka horária. Há um tempo atrás estava a ver o mapa das estações que figura algures no site do ipma (depois deixo cá o link, quando der de novo com aquilo, não é uma opção muito visível) e...
  33. N

@CptRena: Massarelos está numa escola? Pelo mapa, e pelos meus cálculos, é vizinha de uma faculdade, mas não compartilha desta área. Edit. Já estou a ver de quescola fala, esta seria na Galiza... eu acho que a estação se localiza num espaço perto da Junta de Massarelos, ou seja, mais para cima...
  34. N

Esta estação muito provavelmente está situada num espaço do governo, num palacete/quinta, e uma das fachadas deste local dá para a Campo Alegre. A área é vasta e ampla, há imenso verde, e o espaço será bem melhor do que se espera de uma RUEMA. Agora, aquela zona do Porto, com forte influência...
  35. N

Termometro minima/maxima - LIDL

Obrigada Jonas! Esse eu passo, então, pois os dois termômetros que comprei há um ano atrás estão a funcionar bem. Se aparecessem de novo aquelas estações com HR era fixe!
  36. N

Termometro minima/maxima - LIDL

Pela descrição do site, não percebi muito bem a diferença entre a estação e o termômetro. A estação (esta de 9,99 euros) também mede a humidade relativa?
  37. N

Desculpe ser tão chata, e por favor não me leve a mal, mas granizo, e consequentemente a saraiva, não pode nem ser branco nem ocorrer só no frio, como o fenómeno que aqui tratamos, pois passo a citar, "A saraiva difere de granizo apenas pela diferença de tamanho." Acho que são mesmo...
  38. N

Sim, já estávamos a falar disso aqui ;) Seria saraiva se não fosse branco, digamos assim, além de só ocorrer no frio. É tipo neve presa dentro do gelo, uma vez li isso como critério de classificação para neve granular, salvo erro. Mas isso não é nada linear mesmo! Por exemplo, no Brasil o...
  39. N

Quando falei em sleet, referi-me ao sleet em inglês britânico, e não ao americano que é mais um nome para granizo. Já tinha lido aquele thread, que é simpático e tem imenso mérito, assim como tanta coisa a este respeito, e sempre fiquei na mesma. Talvez devido à minha experiência com o clima do...
  40. N

Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2016

Tem razão, vi agora isso na wiki. O que acontece é que muitas vezes as pessoas falam em saraiva para designar umas pelotas pequenas e brancas, que nunca ocorrem no calor, ao contrário do granizo, que é transparente ou translúcido, bem ao contrário do que falo, que é branco e opaco. Talvez isso...
  41. N

E agora... sol!!
  42. N

Aqui é só chuva mesmo. O que estou a achar muita piada foi a acumulação de tanta matéria totalmente branca nos telhados, eu julguei mesmo que fosse tinta, e agora, com esta chuva intensa, já saiu tudo. Nunca vi nada assim tão branco, em termos de saraiva.
  43. N

Chove muito agora, depois de uma escuridão intensa. Pensei que ia cair mais daquilo, assim eu tentava discernir o que fosse, mas até agora nada. No entanto reparei que as supostas manchas de tinta branca nos telhados vizinhos, que eu tinha observado há alguns minutos atrás, entretanto...
  44. N

O que caiu no Porto foi granizo ou saraiva? Eu ouvi, mas não vi, e pelo barulho pareceu-me granizo, mas recebi uma mensagem a dizer saraiva e que estava tudo branco. Granizo, pelo que entendo, é transparente, não é?
  45. N

Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2015

Há um redemoinho de vento e chuva lá fora, acho que nunca tinha visto tal. Relâmpagos, trovões também, esta não deixa nada a dever às de 2013/14.
  46. N

Chove bem agora, tive de fechar todas as janelas da varanda e consequentemente desligar o A/C. Muito curiosamente, a tempetatura interior está a aguentar-se nos 18,5C, mais que os cerca de 18C que tinha em casa nestes dias de sol quando desligava o A/C, em que a temperatura externa era muito...
  47. N

Por aqui, e pelo que eu tenha notado já há cerca de uma hora, sucedem-se aguaceiros, os primeiros sendo os mais fortes até o momento. A temperatura actual é de 13,4C no Isep, sendo que a Protecção Civil regista 13,6C. Mínima horário de S. Gens à 1:00 com 9,4C, sendo que às 10:00 a estação...
  48. N

Este anticiclone fortíssimo e cerradíssimo não é assim tão omnipotente como sugerem as previsões dos dez dias do ipma há algum tempo, pois se lá o sol reina, glorioso, a realidade traz-nos dias bem nublados e até chuva. Esta situação tem sido por vezes corrigida pelos meteorologistas na previsão...
  49. N

Seguimento Litoral Norte - Novembro 2015

Isto é lindo para além de tudo. Um outro ponto que favorece destas visões em dias de nevoeiro é ao pé da estação da Lapa, a olhar para a igreja. As fotos com telemóvel são as melhores - numa foto, importa a expressão e o sentimento, por vezes os efeitos especiais só atrapalham.