Resultados da pesquisa

1. PedroNTSantos

Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2021

O vento fez hoje mais uma baixa na Covilhã (Foto: Bruno Marques)
  2. PedroNTSantos

Jogo do Sp. Covilhã adiado para nova data...Nevoeiro não dá tréguas. Entretanto, na montanha, acima do mar de nuvens é Primavera...Foto: Nelson Manteigas (instagram)
  3. PedroNTSantos

Nevoeiro fez adiar o Sp. Covilhã - Mafra
  4. PedroNTSantos

Precipitação hoje: 85mm; precipitação mensal: 240 mm rajada máxima (hoje): 72km/h (dados Meteoestrela) Fotos de alguns dos estragos provocados pelo vento na Covilhã. Fotos (Facebook Meteoestrela)
  5. PedroNTSantos

Por comparação com as estações da rede do IPMA da região, Covilhã (aeródromo), Aldeia do Souto e Fundão, questiono-me se essas máximas não estarão 2 a 3ºC inflacionadas?!
  6. PedroNTSantos

Seguimento Especial FILOMENA (08-10 Jan 2021)

Continua a bater leve, levemente...
  7. PedroNTSantos

Ela anda por aí...
  8. PedroNTSantos

Volta a nevar com alguma intensidade na Covilhã: https://www.meteoestrela.pt/webcams-live-stream/?fbclid=IwAR28Zak-q0JOPm7HFnr3lig_zsJcAg4697ubvcyrgqPQG-zrWT8sJcmd2_M
  9. PedroNTSantos

E é isto: Madrid: 60 cm; Covilhã: 0,06 cm...:D Por cá, parece que a capital da neve hoje foi...Estremoz!
  10. PedroNTSantos

Parece estar a começar a nevar com alguma intensidade na Covilhã. O Meteoestrela está em direto no facebook:
  11. PedroNTSantos

Hoje à noite na vila do Paúl, concelho da Covilhã (foto Bruno Batista, via Facebook Meteoestrela)
  12. PedroNTSantos

Foto de Victor Moutinho, tirada das redes sociais (FacebooK Covilhã Cidade Neve), do Jardim do Lago na zona baixa da cidade (por comparação com os valores registados na estação do aeródromo, deve ter descido aos -4 ou -5ºC).
  13. PedroNTSantos

Árvores e Florestas de Portugal

Sim, é um Q. robur.
  14. PedroNTSantos

Vou visitá-lo todos os verões, mas nunca tinha o visto ainda com cores de Outono; sem palavras...
  15. PedroNTSantos

Parabéns pela feliz ideia e, sobretudo, pelo filhote. Quanto à falta de tempo para vir ao fórum, não é para te desanimar, mas, por experiência, só vai piorar;)...
  16. PedroNTSantos

Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Covilhã comemorou hoje, terça-feira, 150 anos como cidade... Foto: Facebook de Marcos Kontze
  17. PedroNTSantos

Seguimento Especial BARBARA (19-21 Out 2020)

Covilhã (:rain:até ao momento): Cidade(Meteoestrela) - 66mm Aeródromo (IPMA) - 42 mm
  18. PedroNTSantos

Seguimento Especial BARBARA (19-21 Out 2020)

Covilhã (:rain:até ao momento): Cidade(Meteoestrela) - 66mm Aeródromo (IPMA) - 42 mm
  19. PedroNTSantos

Aquecimento Global

Mais uma fabricação do complô internacional de cientistas (espetacular o nível de efeitos especiais que esta malta consegue; isto deve ter dedo de Hollywood...) https://www.theguardian.com/us-news/2020/oct/14/canadas-last-intact-ice-shelf-broke-off-it-took-our-research-station-with-it
  20. PedroNTSantos

Biodiversidade

O problema no Parque Natural da Serra da Estrela é que, como na generalidade das Áreas Protegidas portuguesas, falta tanta coisa básica, para além de uma estratégia, coerente e efetivamente aplicada no território, daquilo que se pretende a médio/longo prazo. Ou seja, a meu ver, não se pode...
  21. PedroNTSantos

Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Esse junho foi efetivamente um caso à parte; pelo menos, nos meus 46 anos, não me recordo de nada semelhante... Nesse ano, era Presidente da República Mário Soares, as comemorações oficiais do 10 de junho foram na Covilhã e estava um tempo chuvoso e frio como não recordo para este mês...
  22. PedroNTSantos

Seguimento Interior Norte e Centro - Maio 2020

O Vale do Beijames (foto:agosto de 2018) é um dos grandes tesouros da nossa serra; no dia que lá chegar o alcatrão perde-se a magia que só se consegue nos sítios que só podem ser percorridos lentamente...
  23. PedroNTSantos

Seguimento Sul - Maio 2020

Obrigado pela fotografia a pedido...:thumbsup: Sorte a das crianças que brincam à sombra de uma árvore a sério! Na minha antiga escola primária, podaram severamente as tílias do recreio. Resultado: para haver sombra no recreio colocaram uma tela e para refrescar as salas...ar condicionado!
  24. PedroNTSantos

Seguimento Sul - Maio 2020

Há já um tempo que estou para te perguntar se este plátano ainda existe assim?...Ou já terá sofrido "poda camarária"?
  25. PedroNTSantos

Assino por baixo!! (
  26. PedroNTSantos

Os portugueses têm uma relação complicadíssima com as árvores... Pelo menos no que à poda de árvores ornamentais diz respeito o problema vem de muito longe (um dos melhores textos que conheço denunciando este tipo de práticas data de 1959...) e assenta, a meu ver, na crença generalizada de que...
  27. PedroNTSantos

Seguimento Interior Norte e Centro - Abril 2020

Não me digas que foste lá de propósito plantar aqueles carvalhitos...
  28. PedroNTSantos

Seguimento Interior Norte e Centro - Abril 2020

A estação do colega de fórum Alfredo Calado (meteoestrela), no Bairro Municipal, acumulou 29,4mm desde a meia-noite e está a duas décimas dos 200mm no acumulado mensal!!! (Bem bom para os carvalhos que terão nascido das bolotas que semeei, por ali perto, nas férias de Natal...) É uma pena que a...
  29. PedroNTSantos

Biodiversidade

E ainda este projeto interessante: https://www.internationaloaksociety.org/content/starting-oak-collection-porto-botanical-garden-portugal
  30. PedroNTSantos

Biodiversidade

É um documento que parece ser interessantíssimo, a ver se arranjo tempo para lhe dar a leitura que merece...Entretanto, como estou sem vontade de trabalhar, pus-me a pesquisar e encontrei esta página com variedades e subespécies de Quercus robur (também lá está o estremadurensis...) e ainda esta...
  31. PedroNTSantos

Biodiversidade

Já aqui se trocaram bastantes informações sobre carvalhos (Quercus sp.) ultimamente e isto da quarentena está-me a começar a queimar os neurónios.,..tudo isto para antecipadamente pedir desculpa para o caso de já se ter falado e discutido sobre o trabalho que aqui divulgo...
  32. PedroNTSantos

Seguimento Sul - Abril 2020

Pelo Algoz, são audíveis "roncos" bem fortes e, aparentemente, em aproximação (continuamos sem radar de Loulé ?!?)....
  33. PedroNTSantos

Biodiversidade

Que bela maternidade, parabéns!! Eu também tenho plantado algumas árvores na encosta, mas a taxa de sobrevivência tem-me desanimado.. Pessoalmente, acho que já é tarde para plantar árvores, mesmo que a primavera seja chuvosa ( o que até costuma ser o caso na nossa terra...); a plantares agora...
  34. PedroNTSantos

Seguimento Interior Norte e Centro - Março 2020

Há um vídeo partilhado na página do "Meteo Trás os Montes", no Facebook, que comprova o fenómeno...
  35. PedroNTSantos

E para finalizar... Minas da Panasqueira (concelho da Covilhã)_Foto de Marco Matias Sobral de São Miguel (pertence à rede das Aldeias de Xisto, concelho da Covilhã) O Fundão acumulou bastante...(Foto Breno Ximenes) E Belmonte também se pintou de branco (foto Paulo Borralhinho)
  36. PedroNTSantos

Neve nas Beiras e Trás-os-Montes - 31/10/2020

E para finalizar... Minas da Panasqueira (concelho da Covilhã)_Foto de Marco Matias Sobral de São Miguel (pertence à rede das Aldeias de Xisto, concelho da Covilhã) O Fundão acumulou bastante...(Foto Breno Ximenes) E Belmonte também se pintou de branco (foto Paulo Borralhinho)
  37. PedroNTSantos

Um dos pontos do concelho da Covilhã onde mais nevou, apesar de estar a uma cota inferior à da maior parte da cidade, foi no Ferro; freguesia onde se produz bastante cereja...Fotos de João Xavier.
  38. PedroNTSantos

Um dos pontos do concelho da Covilhã onde mais nevou, apesar de estar a uma cota inferior à da maior parte da cidade, foi no Ferro; freguesia onde se produz bastante cereja...Fotos de João Xavier.
  39. PedroNTSantos

Mais imagens da terrinha roubadas das redes sociais...
  40. PedroNTSantos

Mais imagens da terrinha roubadas das redes sociais...
  41. PedroNTSantos

E, claro, da página do Sporting da Covilhã, o velhinho Santos Pinto...
  42. PedroNTSantos

E, claro, da página do Sporting da Covilhã, o velhinho Santos Pinto...
  43. PedroNTSantos

Imagens da Covilhã tiradas das redes sociais (a primeira foto é de Pedro Carriço e a última de Pedro Seixo Rodrigues).
  44. PedroNTSantos

Imagens da Covilhã tiradas das redes sociais (a primeira foto é de Pedro Carriço e a última de Pedro Seixo Rodrigues).
  45. PedroNTSantos

Eu estou longe da Covilhã, quando falei em "chover na zona baixa da cidade" não me estava a referir concretamente ao dia de hoje. O que sei é apenas à distância, pelos "olhos de outros"... De qualquer forma, já vi vídeos, nas redes sociais, gravados hoje à noite com neve a cair nos Penedos...
  46. PedroNTSantos

A altitude faz toda a diferença, nestas como noutras situações...Nevar copiosamente no Bairro Municipal (onde fica a webcam do Meteoestrela) e na Biquinha e chover no resto da cidade é normal, afinal são quase 300 m de desnível. De qualquer forma, lá por cima, a temperatura deu mais um tombo e...
  47. PedroNTSantos

No facebook do nosso colega de fórum Alfredo Calado, Meteoestrela, é possível observar a transmissão contínua, em direto, da queda de neve na cidade (pelo menos na parte mais alta)...A temperatura é de 1,7ºC.
  48. PedroNTSantos

É provável, Luís...nessa altura estava no liceu, acabei o 12º no ano letivo 90/91, se a memória não me falha. Aliás, a imagem que me identifica neste fórum é de fevereiro de 91, do grande nevão do dia de carnaval. Voltando ao presente, parece que a linha de instabilidade que entrou por Fuente...
  49. PedroNTSantos

Já sentia falta dos teus relatos diários do tempo na nossa terrinha...