Resultados da pesquisa

1. C

Pedido de Informações

Olá. Gostaria que me dissessem onde posso ir ver o histórico do GFS. Obrigado
  2. C

Seguimento Litoral Norte - Março 2013

Tens algures neste site um tópico que explica como colocar imagens. Tens que ser a partir do site www.imgur.com se fazer como explica no tópico. Não é complicado mas não me lembro de momento de todos os passos
  3. C

A última vez que me lembro que um tornado afectou em cheio a cidade do Porto, foi o do dia 30 de Janeiro de 1990 que, de manhã bem cedo, fez vários estragos nos blocos de apartamentos do Bairro do Regado no Amial, tendo torcido totalmente um placard de publicidade, que (agora arranjado :)) ainda...
  4. C

O aspecto do céu hoje a meio da manhã na cidade do Porto. Podemos verificar que se tratam na maioria de nuvens médias e, principalmente, altas. Os pontos negros são as gaivotas que já se começam a refugiar em terra
  5. C

Eventos Meteorológicos na Europa

A grande onda de calor de 1976 nas Ilhas Británicas A onda de calor de 1976 no Reino Unido levou ao verão mais quente aí registado desde que existem registos. Ao mesmo tempo o país sofreu uma seca severa. A temperatura alcançou 26,7ºC todos os dias entre 22 de Junho e 16 de...
  6. C

Previsão de vagas de calor na Europa

Previsão da evolução de vagas de calor na Europa até ao ano 2100 pela EEA (European Environment Agency). http://storymaps.esri.com/stories/2012/warming-cities/
  7. C

Mar Revolto

Fotos do mar nas praias na região da Cidade do Porto nos dias 13-14 e 15/12/12
  8. C

Site com fotografias de satélite actualizadas on-line

Obrigado spiderVV:thumbsup:, mas não era bem isto que eu queria. Eu procuro um site de imagens de satélite que me mostre a actual imagem e que a vá actualizando automaticamente de X e X tempo (por exemplo de 5 em 5 minutos ou de meia em meia hora) sem eu ter que carregar a página manualmente...
  9. C

Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2012

A última fase do evento no Litoral Norte. Agitação marítima neste final de tarde (15/12/12) nas praias a norte da Cidade do Porto. Aqui vê-se as ondas a embater no molhe do porto de Leixões (mais altas que a grua) Em primeiro plano está a praia de Leça da Palmeira
  10. C

Ok. Fiquei a saber que se diz imagens de satélite mas fiquei na mesma sem saber nenhum site :) :) Então, alguém que me possa dar um site onde possa ver imagens de satélite que sejam automaticamente actualizadas de X em X tempo. Os únicos que conheço são de fotografias e é preciso que eu...
  11. C

Site on-line para acompanhar o dia/noite (Terminador)no globo

Boas, Este site, que muitos já devem conhecer, mostra o dia e a noite (Terminador) no globo actualizado automaticamente (deixem a página do site aberta que a evolução faz-se automaticamente a cada 5 minutos) http://www.daylightmap.com/index.php
  12. C

Boas, Gostaria de conhecer algum site que apresente fotografias de satélite da Europa e/ou Península Ibérica, mas que sejam actualizadas on-line, ou seja, não seja necessário fazer "refresh" como, por exemplo, se tem que fazer na fotografia do site wetterzentrale.de se queremos saber a...
  13. C

MeteoAlerta & Meteopt - Caçada Montemor-o-Novo e Estremoz (28, Abril de 2011)

Eu lembro-me de 3 tornados na região norte. (pena não ter podido tirar fotografias). Todos estes casos foram relatados nos Jornais no dia seguinte. 30 de Janeiro de 1990 (manhã cedo) - Amial - Porto (a 200m de onde vivia): Estragos nos blocos do Bairro do Regado. Telhas atiradas como se fossem...
  14. C

Outra variável utilizada pelos meteorologistas para detectar possíveis trovoadas é o "CAPE" (Convective Available Potential Energy), que utilizam em conjunto com o "Lifted Index". "CAPE" é uma medida da quantidade de energia disponível para convecção. Está directamente relacionado com o...
  15. C

Referia-me a ser longe de mais de Ponte de Lima para ter sido ouvida daí. Só isso.
  16. C

A que está localizada ao Largo do Porto está o suficientemente longe para ter sido ouvida em Terra. E eu tenho feito referência à possibilidade de se terem ouvido trovões em teritório Continental, não no alto mar :)
  17. C

Mas está localizada em Caminha.
  18. C

Apenas usei os mapas que registam o potencial de ocorrência de trovoada: "Lifted Index". Em nenhum site que eu tenha visto, mencionava valores propícios para a ocorrência de trovoadas em Portugal: o wetterzentrale.de e o weatheronline.co.uk. Se não vamos acreditar nos mapas destes sites, vamos...
  19. C

Agora sim vi. Mas como disse logo na minha primeira referência ao registo de trovoadas por parte de vários membros, faço referência à costa norte de espanhola que estava mesmo no limite (podendo, portanto registar-se algo). Mas continuo convicto que não chegarão a território português. Sorry :)...
  20. C

Bem, digam-me em que sites viram essas ocorrências de descargas eléctricas, pois todos os que eu consulto apontam para a nunca ocorrência de nenhum
  21. C

Acabei de consultar o site da Meteogaliza e não fazem referência a nenhuma descarga eléctrica. Onde viste isso 1337?? Aliás, vejo todos os dias a previsão na Televisão da Galiza e na Televisão espanhola internacional e em nenhuma referiram desde ontem a ocorrência de descargas eléctricas em todo...
  22. C

Acabei de consultar o site do IM na categoria "Descargas eléctricas". A resposta que obtive foi: "Não foram registadas descargas eléctricas" Como disse: para se registarem trovoadas, o "Lifted Index" tem que ser negativo. Neste episódio isso nunca ocorreu nem por um segundo.
  23. C

Com o barulho do vento, muitas vezes podemos confundir com trovões: Eu já. Até com camiões que pasam perto durante estes eventos mais extremos, podem ser confundidos com trovões. Mas os mapas gerados pelos sites mais fidedignos de meteorologia não puseram um único momento com condições para...
  24. C

Para as trovoadas, o "Lifted Index" pode ser consultado em pelo menos estes dois sites: http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavneur.html http://www.weatheronline.co.uk
  25. C

O "Lifted Index" podes consultar nos seguintes sites: http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavneur.html ou http://www.weatheronline.co.uk/cgi-bin/expertcharts?LANG=en&MENU=0000000000&CONT=euro&MODELL=gfs&MODELLTYP=1&BASE=-&VAR=lftx&HH=3&ARCHIV=0&ZOOM=0&PERIOD=&WMO=
  26. C

Que surpresa foi ver esta foto para mim, pois mostra mais uma cheia em frente à Torre onde morei quando vivi 10 anos em Braga. É essa torre do lado esquerdo com varandas vermelhas, mas morava no 12º andar. Muitas cheias vi nesse mesmo local da Rodovia. Lembro-me em especial uma de Setembro de...
  27. C

A propósito de algums membros terem posto a dúvida de se poder ter registado alguma trovoada durante este evento que acabamos de assistir e, apesar de todo o aparato do evento, a resposta mais correcta é a de que nem um só relâmpago deve ter ocorrido durante este evento. E isto porquê? Porque...
  28. C

14-12-12 16:30 Campos alagados nos arredores do Porto Mais lençóis de água na zona do Grande Porto "Gaivotas em terra, tempestade no mar." As nossas amigas já se começaram a refugiar em terra. Leça da Palmeira 14-12-12 17h
  29. C

Porto. Aproximação da Frente fria de 15-11-12

Na altura esqueci-me de colocar. Esta foto mostra os cúmulos-nimbos respeitante à frente fria que provocou os tornados em Silves. Mas neste caso corresponde à sua aproximação à cidade do Porto. 15 de Novembro de 2012 17:30. Cúmulos-nimbos respeitante à frente fria que provocou os tornados em...
  30. C

Algumas fotos tiradas hoje (14/12/12) na cidade do Porto entre as 12h e as 12:30 Jardim da Arca D'Água Ramos caídos no Jardim da Arca D'Água Cruzamento Antero Quental com o Jardim da Arca D'Água. Tampa de saneamento levantada com a força da água. Carro da câmara do Porto a servir de...
  31. C

As nossas amigas gaivotas na Foz do Douro na zona do Passeio Alegre hoje (13/12/12) por volta das 16h Os pontinhos pretos são as gaivotas :)
  32. C

Aspecto da ondulação que, embora ainda pouco agitada, já se vislumbra a "espuma" que, se não fosse pela ondulação pareceria um campo coberto de geada. Fotos tiradas esta tarde no Grande Porto, nomeadamente na praia de Leça da Palmeira (ao longe podemos reparar no rebentamento da ondulação junto...
  33. C

Imagens desta tarde do céu na zona do Grande Porto, nomeadamente junto ao farol de Leça da Palmeira. Primeiros sinais do está para vir. Por volta das 15h 13/12/12 Por volta das 15h 13/12/12 Por volta das 15h 13/12/12
  34. C

Furacão SANDY (Atlântico 2012 #AL18)

Em Julho, postei aqui a ocorrência e a descrição do Furacão que "atacou" de surpresa a Nova Inglaterra a 21 de setembro de 1938, permanecendo até hoje o mais poderoso, custoso e mortífero furacão na história recente da Nova Inglaterra. Será que o Sandy o destronará?? Quem quiser reler, pode...
  35. C

O boletim meteorológico do nosso exacto antípoda

Apenas por curiosidade, o boletim meteorológico para esta semana do país exactamente nosso antípoda (Nova Zelândia). Para quem perceber o inglês, é "engraçado" ouvirmos o que ouviriamos ao contrário se fosse aqui: "... os ventos suaves de Noroeste rodarão para os ventos frios de sudoeste..."...
  36. C

Fenómenos tropicais nos Açores desde 1851

Hortense em 1984 e não 1982 O Hortense não foi em 1982 mas sim a 4 de Outubro de 1984 e afectou o norte de Portugal também. Tinha 16 anos e lembro-me bem dele durante a noite na cidade onde moro, Porto. Levantou algumas placas de contraplacado que tinhamos na marquise. Na Galiza foi o pior...
  37. C

Fenómenos tropicais nos Açores desde 1851

Agora que o Nadine (e recentemente o Gordon) voltaram a pôr na ordem do dia os fenómenos tropicais nos Açores, resolvi fazer um pequeno estudo sobre estes fenómenos (furacões, tempestades tropicais e depressões tropicais) que afectaram os Açores (independentemente dos grupos) desde 1851 até...
  38. C

Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2012

Furacão NADINE e os Açores Os modelos começam a indicar que a ainda tempestade Nadine, já formada no Atlântico norte, seguirá uma rota bastante semelhante ao do Gordon e atingirá os Açores em cheio na próxima 4ª/5ª feira. Será que ainda é cedo para extrapolações? Será que chegará já como...
  39. C

Vento Suão

No litoral norte o termo Suão é practicamente desconhecido. Não é uma expressão usada e quando muito dizem que está vento de leste. Aqui os ventos que realmente têm relevância são, como não podia deixar de ser, a Nortada e "o vento do lado do mar" ou o "vento do lado da chuva" como referência ao...
  40. C

Seguimento Europa 2012

Para 5/9/2012 À altitude de 500mb, podemos dividir a europa em 4 situações sinópticas diferentes: 1 -acima dos 50ºN temos o fluxo zonal - em alguns casos com tendência para vale outros para dorsal - Temos ainda um centro depressionário subpolar no Mar da Noruega. 2 - Uma crista anticiclónica...
  41. C

Maiores tempestades de chuva do séc XXI

Para a região de Lisboa, à memória vêm-me logo os meses de Novembro de 1967 e de 1983. Tenta obter dados desses meses no freemeteo ou no tutiempo.
  42. C

Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2012

Situação sinóptica para Portugal amanhã dia 31/08/2012 Na altitude dos 500mb estaremos sob a influência de uma crista anticiclónica com ventos de Nor-Noroeste com tendência a tomar uma direcção mais Norte com o passar do dia. Em superfície, estaremos sob a influência do anticiclone...
  43. C

Ondas de calor que aparecem em Setembro

Agora que estamos prestes a entrar em Setembro e deixamos para trás Julho e Agosto que deixaram muito a desejar, recordo aqui dois meses de Setembro dos anos '80 com ondas de calor: setembro de 1985 e de 1988. Penso mesmo que foram as maiores para esse mês até hoje. Grande parte da onda de calor...
  44. C

Situação sinóptica para Portugal para amanhã 29/08/2012: Na altitude dos 500mb continuaremos a estar sob a influência do flaco sul do fluxo zonal. Em superfície continuaremos sob a influência de um anticiclone dos Açores (atlântico subtropical) com uma configuração poco consistente e com...
  45. C

Seguimento Litoral Norte - Agosto 2012

Situação sinóptica para o dia 13/08/2012 Na Altitude dos 500mb, estaremos, inicialmente sob a influência do flanco sul do fluxo zonal com ventos de oeste. Para o final do dia a tendência é para começarmos a ficar na vertente leste dum vale depressionário (sinal de tendência para instabilidade...
  46. C

Situação sinóptica para 10/08/2012 Na altitude de 500mb temos uma circulação ondulatória e continuaremos sob a influência de uma crista anticiclónica proveniente da faixa de altas pressões subtropicais. Com o passar do dia começaremos lentamente a passar para a vertente ocidental desta crista...
  47. C

Situação sinóptica para o Litoral Norte para (08/08/12) Na altitude de 500mb encontramo-nos na vertente ocidental duma dorsal. Dorsal, essa, que tende a aproximar-se ligeiramentel para o final do dia, vinda de Espanha,aumentando ainda mais as condições para estabilidade em altura. Ventos do...
  48. C

Situação sinóptica para amanhã (05/08/12) para o Litoral Norte. Na Altidude dos 500mb, passamos a ter uma circulação ondulatória, traduzida na aproximação de um vale depressionário aumentando a instabilidade a essa altitude. No primeiro período do dia, começaremos por ficar na sua vertente este...
  49. C

Situação sinóptica para amanhã 04/08/2012 para o Litoral Norte. Em superfície teremos o prolongamento em crista do Anticiclone subtropical dos Açores, mas será uma crista pouco pronunciada, confundindo-se mesmo com a margem extrema do mesmo Anticiclone. Na altitude dos 500mb teremos de uma...
  50. C

02/08/2012 Situação: Em superfície hoje teremos uma situação de margem anticiclónica do Anticiclone Subtropical dos Açores, ainda com a frente fria dissipada sobre o sul do país prolongando-se depois em crista, pouco pronunciada, ao longo do resto do dia. Na altitude dos 500mb continuamos...