Resultados da pesquisa

1. talingas

Seguimento Sul - Junho 2021

Pronto e agora para me contrariar, cai uma bela faísca e um senhor trovão... :lol:
  2. talingas

Seguimento Sul - Junho 2021

Foram muitos ainda, mas este foi o unico decente que captei há cerca de 1h atrás... E este outro em foto... Por agora volta e meia ainda se ouvem alguns "roncos" longinquos e uns flashs abafados e pouco mais... Vai chovendo fraco. Mas o melhor de tudo a temperatura baixou bem! 17ºC actuais...
  3. talingas

Seguimento Sul - Abril 2021

Por aqui vai chovendo persistentemente entre fraco a moderado já há umas boas 2 horas... 22mm acumulados. Impressionante Alter do Chão! :thumbsup:
  4. talingas

Seguimento Rios e Albufeiras - 2021

Penso constantemente nisso ao ver as barragens do norte em descargas. Ou os rios e ribeiras que correm livremente sem se poder aproveitar toda aquela água. Será exequível a construção de transvases até às albufeiras mais a sul do país? :hmm:
  5. talingas

Sim quanto às ultimas descargas acho que estás certo... Há uns tempos também me dei ao trabalho de andar a ver disso no SNIRH. Sem dúvida já temos aqui muita água! Se este Verão ela se aguentar "tão bem" como no anterior, pode ser que pelo menos para o ano seja quase certo que atinja o NPA. Eu...
  6. talingas

Excelente reportagem!!! :winner: Incrível! Nunca tinha visto nem fotos/vídeos nem pessoalmente a entrada da barragem nesta altura do ano. É muita água mesmo. Muito brevemente iremos todos assistir às primeiras descargas do Caia em 10 anos! Mantenho a fé :pray:
  7. talingas

"A albufeira de Montargil chegou à cota máxima e começou a descarregar."
  8. talingas

Seguimento Sul - Fevereiro 2021

Bem por aqui foi chovendo de forma constante o dia inteiro, alternando entre chuva fraca e moderada, chegamos ainda assim a um acumulado de 34.80mm. Dia fresco com temp. média de 8,6ºC e máxima de 9,2ºC... Vento fraco a moderado de NE. Neste instante cai apenas uma morrinha, com 8,4ºC e vento fraco.
  9. talingas

Bem quase tudo foi dito, a recente noticia da Radio Portalegre confirma isso mesmo. A Barragem da Povoa e Meadas entrou em funcionamento em 1928! E desde aí as intervenções de manutenção, atrevo-me a dizer foram quase exclusivamente cosméticas... Como é de calcular pela idade avançada desta...
  10. talingas

Seguimento Sul - Fevereiro 2021

Excelente! Adoro ver a "selvajaria" desse Rio Caia! Estou a torcer pelo Caia:bombar:, já se tornou um vicio ir todos os dias ver os dados da AB Caia! :lol:
  11. talingas

Pena que essa agua não faça um "pequeno" desvio para o Caia antes de entrar no Guadiana... :rolleyes:
  12. talingas

Ainda sobrou tempo para espreitar o açude do Carvalhal, Alvarrões, Marvão, que terá servido em tempos para "enviar" água para a Apartadura, mas que actualmente acaba "apenas" por desaguar no rio Sever...
  13. talingas

Por Portalegre, Serra de São Mamede, hoje foi dia de espreitar a Barragem da Apartadura. A cota teimava em não chegar ao máximo e então tive de ir ver o que se passava. :lol: Muita água a entrar na barragem, a serra está completamente saturada, toda a precipitação escorre para as bacias...
  14. talingas

Barragem do Caia entra em Fevereiro acima dos 50%. Segundo os dados da Associação de Beneficiários do Caia: 01/02/2021 Cota: 226,30 mt Volume: 96.399.000 m3 Percentagem: 50,74 %
  15. talingas

Montargil estava no dia 22, nos 89,6%. Passados 4 dias, com alguma precipitação ainda a cair neste intervalo, acredito que esteja perto de uma situação muito semelhante ao Maranhão.
  16. talingas

Seguimento Sul - Janeiro 2021

Na alta cidade sigo com 11,1°C e na serra no cabeço de mouro já vou nos 3°C. (Segundo o meu termómetro arcaico, porque a estação está sem pilhas [emoji23]) Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk
  17. talingas

Seguimento Especial FILOMENA (08-10 Jan 2021)

Por aqui a máxima foi de 2,2°C. Por agora caem umas pastinhas tímidas, com 0,9°C. Vento fraco de NE. Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk
  18. talingas

Seguimento Especial FILOMENA (08-10 Jan 2021)

Portalegre 0,9ºC e o cenário tem sido este na ultima hora... Ainda sem acumular.
  19. talingas

Previsões curto prazo (até 3 dias) - Janeiro 2021

Possívelmente estará também incluída a Serra de Ossa e Caldeirão. Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk
  20. talingas

Previsões curto prazo (até 3 dias) - Janeiro 2021

Eu nem digo nada. Já olho para os modelos com medo. Estou naquela, o que vier vem.. mas invejo muitos os espanhóis neste momento. [emoji23] Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk
  21. talingas

Seguimento Sul - Janeiro 2021

Eu que ando pelo norte.. litoral, está bem mais fresquinho por aí! Mínima de 1,4°C na alta da cidade. Pra já é a mínima mais baixa do ano [emoji23]. Actualmente 5,4°C com vento moderado a forte de NW. Sensação térmica de 0,7°C. [emoji3063] Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk
  22. talingas

Seguimento Sul - Dezembro 2020

Dia fresquinho por aqui. Com mínima de 4,3ºC e máxima de 9,6ºC... Tarde solarenga, mas fresca, por volta das 16H já se observava uma queda acentuada da temperatura. Tendo sido batida mínima há pouco com 3,9ºC. Vento moderado de N. No alto da Serra de São Mamede, solarengo, pelas 17H já estavam...
  23. talingas

Por aqui chuvisca agora fraquinho, com 5,8ºC e vento moderado...
  24. talingas

Por aqui vai chuviscando... 8ºC. Vento moderado.
  25. talingas

Quando abalei do topo da serra eram 16:30 estava -1ºC, a cota já andaria nos 900-800m. Pelas 16:00 foi quando começou a nevar a serio.. Vento forte! Mas valeu apena a espera! Aqui por baixo, seguimos com 2,9ºC. Vento moderado.
  26. talingas

Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk
  27. talingas

De momento voltam a esvoaçar umas "pastinhas" pequeninas... Rajadas que abanam o carro... Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk
  28. talingas

Ainda assim vou ficar por aqui mais um pouco a ver no que calha [emoji38] (no carro marca 0ºC) Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk
  29. talingas

Pronto ia partilhar exactamente o mesmo... Ando cá em cima, e é só o que há pra ver... De momento está calmo... Ainda nevava quando cheguei, e a cota ia sensivelmente nos 950m... Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk
  30. talingas

Por aqui a temperatura deu um belo tombo. 3,6ºC. Vai chovendo fraco, com rajadas.
  31. talingas

Já temos registos!
  32. talingas

Em Marvão já neva bem! :uau: http://www.meteoalentejo.pt/webcam-marvao/
  33. talingas

Eu quando vir a coisa mais bem encaminhada vou dar umas voltas pela serra à procura de surpresas. Depois farei a devida reportagem do que encontrar... :D:uau:
  34. talingas

Seguimento Especial BARBARA (19-21 Out 2020)

Impressionante também a piscina fluvial das Termas da Sulfúrea, Cabeço de Vide!
  35. talingas

Aqui está ele! Rio Caia
  36. talingas

Seguimento Sul - Outubro 2020

@joralentejano fazes cá falta, estou praqui a pensar como estará o Caia hoje... :w00t:
  37. talingas

Nem queria acreditar quando vi... Mas perece-me ser um valor real, está tudo ok com a estação. E já vai a caminho dos 129mm. :D
  38. talingas

Seguimento Sul - Julho 2020

Já se avistam clarões e alguns relâmpagos bem definidos a SO.
  39. talingas

Aqui pela cidade continuamos com 30,5°C... Vento fraco e seco de NE. No Cabeço de Mouro ( Serra de São Mamede ~700m) eram 04:50 e estavam 27,1°C. Portanto não há muito para onde fugir...
  40. talingas

Já consegui avistar um raio. E os trovões vão sucessivamente ecoando ao longe. O vento acalmou um pouco.
  41. talingas

Já ouvi dois trovões ao longe. O vento também aumentou consideravelmente de intensidade com rajadas. Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk
  42. talingas

Seguimento Sul - Junho 2020

Até ouvi um barulhinho a acompanhar o relâmpago antes do trovão. Ou estou alucinar, mas foi muito perto este. Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk
  43. talingas

Mais um bombazio!! Ainda maior! Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk
  44. talingas

Aguaceiro de pingas grossissimas neste momento! Clarão avistado e respectivo trovão agora mesmo. Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk
  45. talingas

Dia muito desagradável por aqui. Céu muito nublado, chegou a haver alguns períodos de chuva fraca, sem acumular. Tem sido uma ventania o dia inteiro, vento moderado de NO com rajadas, 54,1 km/h. A temperatura andou sempre entre os 15 e os 17ºC, 18ºC Tmax, neste momento 14,1ºC Tactual. O vento...
  46. talingas

Na tarde de hoje o entretenimento foi dar nova utilização há minha velha estação. Ficará portanto a recolher dados offline no cabeço de mouro em São Mamede. Com vista para o alto de São Mamede e Marvão! Veremos se as diferenças aqui em relação à cidade serão significativas. Pelas 21h marcava já...
  47. talingas

Mais um dia igual aos anteriores. Menos nebulosidade durante o dia ainda assim. Relativamente fresco. Tmax 23,6ºC. Com vento fraco a moderado, intensificando-se mais durante a tarde. Por agora 19,6ºC. Têm sabido bem estas noites frescas para arrefecer as casas! E vem aí outra.
  48. talingas

Seguimento Sul - Maio 2020

Há semelhança de ontem vejo a trovoada a fugir para N, NE... Penso que na serra terá sido mais forte que aqui. Ainda se vão ouvindo trovões daqueles lados, mas parecem cada vez mais longínquos. Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk
  49. talingas

Seguimento Sul - Maio 2020

Há algum tempo que não via granizo assim por aqui. Ou acho que nunca vi sequer. Haviam umas pedras mesmo grandinhas sim senhor. Derretiam rápido mas dá pra ver o tamanho aproximado. Enviado do meu Pixel 2 XL através do Tapatalk