Resultados da pesquisa

1. Manditu

Seguimento Litoral Norte - Maio 2021

Continua a pasmaceira de estado de tempo. Últimos dias marcados por tempo húmido, nebulosidade baixa, em que durante a tarde essa é levantada mas faz-se sentir a nortada. E que nem sequer temos tido valores de temperatura a chegar aos 20ºC. Neste momento, céu encoberto com estratos. Alguma...
  2. Manditu

Céu já totalmente encoberto. 8/8 de Cúmulos e estratocúmulos. O vento a aumentar de intensidade nas ultimas horas do quadrante SW. Neste momento uma média de 30,6 km/h e rajada de 51,5 km/h! Começa a chover. 0,25 mm registados.
  3. Manditu

Tendo em conta a quantidade de imagens que o pessoal tem postado, certo que deve ser fácil faze-lo. Mas eu não sei como o fazer, pois tenho tentado, sem exito. Aqui na caixa de texto, como opções apenas tenho o botão de imagem que me pede para colocar um endereço de uma pagina. Penso que tenho...
  4. Manditu

Forte aguaceiro agora. Durou cerca de 8 min e descarregou 4,3 mm de precipitação. Foi registada uma intensidade máxima (rain rate) de 112,5 mm/h às 12h42!! Seguimos com um total de 8,7 mm no dia de hoje. rajada de vento máxima de 46,7km/h às 04h34 Neste momento o cento está fraco com média de...
  5. Manditu

Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Sim, tem razão. Mas explico as razões. Uso o WeatherLink por duas razões. 1º porque para poder ligar a estação ao PC, tive obrigatoriamente de comprar o software, pois com esse vem a peça de hardware que permite fazer a ligação. A Davis não tem outra opção para permitir ligar a ISS ao PC. 2º Já...
  6. Manditu

Boa tarde. Dia de chuva por vezes forte durante a madrugada e que passou a aguaceiros durante a tarde. Não se ouviram trovoadas. Sumário: Temperatura neste momento: 15,6ºC - Máx de 16,4ºC e mínima de 12,5ºC Precipitação total: 22,8 mm, máximo numa hora 9,4 mm e intensidade máxima de 36,8 mm...
  7. Manditu

Tarde soalheira. Neste momento, poucas nuvens (cerca de 1/8) distantes, a Oeste que parecem ser estratocúmulos. temperatura 18,8ºC (a bater novamente a máxima registada as 15h01) HR: 73% Vento SW a 19km/h (média 10 min). Rajada máxima hoje às 13h37 de 31km/h. Sem chuva Pressão a descer a uma...
  8. Manditu

No entanto uma velha dúvida que não sei se também já a tiveram. Tenho uma Davis que com essa tenho também o software WeatherLink. Só que não a uso para envio de dados para a rede. Prefiro usar o Cumulus. A incompatibilidade que desde cedo percebi é que não posso ter 2 dois software abertos em...
  9. Manditu

Sim, de facto tens razão. De facto esse programa parece ser exclusivo para o Linux. De qualquer modo, mantenho-me com o Cumulus 1.9.4. É estável e simples. Arrancar automaticamente quando o PC se liga, em caso de reinicio automático por alguma atualização do WIN. Quanto ao Cumulus MX já...
  10. Manditu

Em Vila do Conde: Céu já muito nublado (cerca de 6/8 de céu coberto por estratocúmulos). Vento de Oeste a 8 km/h (média 10min). Temperatura neste momento de 16,8ºC (mínima foi de 11,7ºC) HR: 84% Pressão NMAM: 1021,0 mb O calor previsto para algumas regiões do país, não nos irá visitar aqui no...
  11. Manditu

Boa tarde a todos. Tenho uma Davis Vantage Pro 2. Para upload dos dados para o WU uso o programa Cumulus 1.9.4. (para além do weather Link da Davis). Gostaria de ter um software mais recente. Já tentei instalar a versão mais recente do Cumulus (CumulusMXDist3100\CumulusMX), mas por alguma...
  12. Manditu

Aquecimento estratosférico repentino

Voltando ao tema, vejam a seguinte sequência para os próximos dias. A temperatura no nível 10 hPa poderá ser superior a 8ºC. http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?&ech=162&mode=10&carte=1
  13. Manditu

Olá Também andei há anos para comprar algo que não fosse muito dispendioso e de qualidade. As que me ocorriam eram as Davi's, pois desde 1997 que as conheço por trabalhar com elas. Mas de facto aí paga-se a qualidade e a marca. Há pouco tempo, há cerca de um mês descobri uma por 114,99 € que...
  14. Manditu

Boa noite. Penso que estou no tópico correto. Preciso de software para a minha estação meteo. Comprei uma FROGGIT WH4000. Julgo que é produzida na realidade pela marca Fine Offset. Com esta já veio o CD software, mas é básico. Consigo liga-la ao wunderground.com, mas o grafismo como a...
  15. Manditu

Seguimento Litoral Norte - Setembro 2014

Time lapse captado por mim da célula em aproximação. Espero que gostem.
  16. Manditu

Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2014

(agora no tópico correcto) Fim de semana com céu cinzento e precipitação, em especial a Norte e Centro, até a manhã de domingo. Descida da temperatura máxima no domingo, e descida significativa da mínima da madrugada de segunda... Vejam o vídeo para mais informações e também para o mar.
  17. Manditu

Avisos, Alertas e Previsões oficiais - Julho 2014

Fim de semana com céu cinzento e precipitação, em especial a Norte e Centro, até a manhã de domingo. Descida da temperatura máxima no domingo, e descida significativa da mínima da madrugada de segunda... Vejam o vídeo para mais informações e também para o mar.
  18. Manditu

Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2014

Semana com alguma precipitação. Na próxima noite e madrugada no Norte e Litoral Centro. A partir de quarta teremos subida de temperatura, mas poderão ocorrer aguaceiros e trovoadas no interior Norte e Centro. Sábado um dia mais soalheiro, mas descida da temperatura no litoral e Domingo, poderá...
  19. Manditu

Não teremos subida significativa dos valores da temperatura, nem grande mudança no estado do tempo, relativamente ao que tem estado. Céu com poucas nuvens e ligeira subida da temperatura, mais acentuada no Alentejo e Algarve. A norte e litoral centro, os dias serão frescos, alternando com alguma...
  20. Manditu

PW a juntar a falta de por vezes ter pouco tempo, há também um certo desalento para a divulgação destas. Talvez possa ser compreendido por alguns de nós. Muito obrigado pela mensagem é isso que me dá força e ainda querer divulgar.
  21. Manditu

Melhoria significativa do estado do tempo. Em especial a partir de quarta-feira onde iremos ter dias de tempo quente :calor: em todo o território.
  22. Manditu

Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2014

Semana mais quente, em especial no litoral norte e centro onde a temperatura irá subir significativamente. Corrente de leste a trazer o ar mais seco e sobreaquecido do interior em direcção ao litoral. Algarve com situação de levante a partir de 4ªfeira. Devido ao vale depressionário que se...
  23. Manditu

Assim sendo, meu caro, a regra diz e a OMM é bem clara que: a média climatológica de um determinado local de observação tem de ser a média de registos diários ininterrupta , sem excepção, durante o período de 30 anos. A média dos mesmos registos, estes tem de ter sido observados no mesmo local...
  24. Manditu

O site que me enviou foi no mapa, aparece Porto Pedras Rubras. O observatório da serra do pilar fechou em abril de 2007!!!
  25. Manditu

Antes de mais, meu caro não porque não fomos para a cama. O fundamento é bem básico para compreender a realidade. Não travarei o meu conhecimento consigo, pois cego é o que não quer ver. Já agora corrijo-o. As medias (1971-2000) da Serra do Pilar são: TMx: 19,4ºC TMn: 10,8ºC Media: 15,1ºC...
  26. Manditu

Há um grande contraste no país. Se virem neste momento (13h) http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie.mapa/ Todo o Litoral Oeste com valores de 17ºC - 18ºC e depois o Alentejo a já com alguns pontos de 30ºC. Corrente marítima a entrar devido a aproximação da frente. Acontece o inverso...
  27. Manditu

De facto também julgo que se esteja a fazer um alarmismo. Ou não estamos a ver as mesmas cartas ou estamos mesmo a interpretar de forma muito diferente. Com excepção do Alentejo e Algarve, onde prevejo eu que as temperaturas possam ser ligeiramente acima do normal. O resto do território não...
  28. Manditu

São sim, isso até em determinado ponto de vista colabora na minha exposição. O conceito REUMA é que são estações urbanas, mas não lhes tira credito relativamente às outras. A temperatura registada não deixa de ser a da cidade. Por causa dessas é que nos apercebemos da situação que eu mesmo expus.
  29. Manditu

Boas, Não sei se farei "off-topic" mas segue a seguinte explicação que se insurge como pertinente a qualquer de nós por inconsciência. Talvez o meu argumento seja rebuscado, mas a situação que vou indicar provoca sempre estes equívocos. Os valores de previsão, são para a o local de...
  30. Manditu

Também não colaboro de que este Maio seja dos mais quentes. Em 1990, 1991, 1995 as médias na estação da Serra do Pilar foram superiores a 17ºC (média mensal), os 3 Maio mais quentes. O normal é de 14,91ºC (1971-2000). A máxima regista na mesma estação foi em 1965 de 34,7ºC no dia 10 de Maio...
  31. Manditu

Avanço o fim de semana com as seguintes previsões: DIA 2: https://www.facebook.com/infometeo2/photos/a.1428721080714454.1073741828.1428712120715350/1429860830600479/?type=1&theater DIA 3: https://www.facebook.com/infometeo2/photos/pcb.1429873913932504/1429873643932531/?type=1&theater DIA 4...
  32. Manditu

Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2014

O Sul já conta com valores muito agradáveis da temperatura. Mas a partir de sexta as mesmas subirão de forma acentuada no litoral norte e centro. Dias de Verão virão ;)
  33. Manditu

Não deverá ficar longe disso. Em Leiria, entre os 26ºC a 28ºC. Mas ainda faltam alguns dias. Sugiro que se mantenha atento. Mas mesmo que sejam estes os valores máximos, já não será nada mau. Nesses dias, se se mantiver a previsão de corrente de leste, as regiões do litoral irão registar valores...
  34. Manditu

Não me arrisco a indicar que as temperaturas ultrapassem os 30ºC até dia 3 de Maio. Prevejo essa situação mais provável a partir de dia 4 ou 5 de Maio.
  35. Manditu

Semana fresca a norte. Alguma nebulosidade nessa região até quarta-feira de manhã, podendo chuviscar nessa madrugada. Centro e sul mais "soleados", e subida da temperatura significativa, em especial no sotavento algarvio.
  36. Manditu

Norte mais frio e com precipitação, em especial no Sábado. A sul, em especial no sotavento Algarvio. Cheguei tarde para informar ;)
  37. Manditu

Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2014 - Boa! Penso que terão sorte. ;) Obrigado. Continuarei a servir-vos :D
  38. Manditu

Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2014 Noite de quinta para sexta-feira?! Na zona de Felgueiras, algo por vezes nublado e fresco (agasalha-te). Por causa da orografia do locar (proximidade com serras Marão e Gerês), poderá ocorrer um ou outro aguaceiro, mas pouco provável.
  39. Manditu

Não se prevêem, em especial no Litoral Norte e Centro que essas venham a ultrapassar os 20ºC (Celsius) nos próximos 8 dias. Por isso até ao final do mês teremos tempo fresco em todo o território. Mesmo as mínimas abaixo dos 10ºC no interior norte e centro. valores >20ºC, so no baixo...
  40. Manditu

De sexta a Domingo, precipitação, em especial na sexta e sábado. Não será contínua, mas já fará incomodo. Céu por vezes muito nublado ou encoberto, em especial sexta a tarde e chuva. Depois passaremos a guaceiros, não serão muito frequentes. A temperatura baixa. Ser As temperaturas, máximas e...
  41. Manditu

Seguimento Litoral Norte - Abril 2014

Já chove de forma modera aqui em Vila do Conde. Vento de SW moderado. Começou a cair há cerca de +/- 10 mn atrás (22:40).
  42. Manditu

Prevê-se precipitação para os próximos dias, em especial no Litoral Norte e Centro, sob a forma de chuva e aguaceiros...
  43. Manditu

Sismos Portugal - 2014

Tu aí pertinho estás em pulgas. Mas se a sismicidade for por actividade vulcânica não em principio não ocorrerão sismos fortes. Mas na natureza vale tudo...
  44. Manditu

Sismos Portugal - 2014

Nas ultimas 24h 5 sismos no banco D. João de Castro: *2014-04-22 06:38:41.0 3hr 53min ago 38.13 N 26.42 W 1 3.1 AZORES ISLANDS, PORTUGAL *2014-04-21 14:10:55.0 38.23 N 26.57 W 5 3.1 AZORES ISLANDS, PORTUGAL *2014-04-21 08:16:50.0 38.18 N 26.60 W 1 3.2 AZORES...
  45. Manditu

Na torre ainda terás. Os valores não foram ainda assim tão altos la para a fazer derreter toda. E não se prevê que assim seja até à Páscoa. Mas o meteocovilhã poderá ajudar-te, pois eles têm uma estação na Torre e saberão informar-te melhor.
  46. Manditu

O fim se semana será de melhoria, em especial no domingo, onde a temperatura subirá e não haverá praticamente nebulosidade... Se bem que estes dias ficaram aquém do previsto e desejado :angry:
  47. Manditu

Obrigado Jota. Sim tens razão, eu mesmo já tive essa noção. Mas isso deve ao facto de como não faço um boletim diário, por questões pessoais, depois quando faço um, debito a informação e para alguns dias, para colmatar o atraso que posso vir a ter em fazer outro.
  48. Manditu

Boas, Sim de facto a formação das tempestades seja mais propício durante a tarde e a norte desse sistema montanhosa. Mas como disse no vídeo, estas situações são sempre muito difíceis de se saber onde irão se formar especificamente. São fenómenos de pequena escala / localizados e os modelos...
  49. Manditu

Flyer considero um elogio a tua observação, fico satisfeito que julgues que o tempo do vídeo é o tempo necessário / útil para explircar / informar toda a informação necessária, tornando o mesmo completo. De facto, não consegui sintetizar a informação na segunda tentativa (vídeo lançado) pelo que...
  50. Manditu

Instabilidade em especial a norte e centro, com maior incidência no interior. Subida significativa da temperatura, em especial no litoral norte e centro... Alonguei-me, mas não deu para ser mais sintético.