Resultados da pesquisa

1. snowadd

Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2014

Alguém de Bragança ou arredores que consiga colocar fotos da Serra de Sanabria, Montesinho e envolventes? Hoje com um dia de sol deve estar deslumbrante!!
  2. snowadd

Acumulação de neve vs permanência de Neve em Portugal

Bem, calinadas todos nós damos, mas acho que para ser cidade é necessário ter pelo menos 5000 habitantes se não estou em erro e Montalegre anda pelos 2000... Bem eu tive a sorte de viver 2 anos numa cidade com bastante mais neve que Montalegre.. Fantástico.. espero voltar a viver lá em breve.
  3. snowadd

Eu penso que Montalegre não é cidade em primeiro lugar, é vila, mas isso à parte, penso que terá mais dias com neve do que Paris e principalmente Londres! Não é assim tão comum nevar em Londres, devido à baixa altitude e à importante ilha de aquecimento urbano! Acontece mas de certeza que não...
  4. snowadd

.aliás neste momento ja deverá estar a nevar nos topos do Gerês e Larouco:thumbsup: Se ainda não começou deve estar quase quase. No alto de Manzaneda já está -1ºC :) EDIT: A propósito da discussão neste momento cerca de 2ºC na Torre, aí está uma diferença, 3ºC a menos com menos 200 metros...
  5. snowadd

Obrigado pela dica, pretendo com certeza lá ir, acho o Gerês uma zona lindíssima com natureza, fauna, topografia fantástica.. Penso que as entradas de Norte não são assim tão frequentes, mas sim as de Noroeste.. Mas claro que ocorrem também
  6. snowadd

Eu já estive no topo do (Larouco e Montesinho com neve) no Gerês só vi ao longe e sem neve :(.. Mas o Gerês sempre me deu a impressão, (posso estar enganado que nas zonas do topo é demasiado escarpado levando a neve a escorregar), o que não invalida que noutras zonas não acumule e muito...
  7. snowadd

Acho que isso deve depender das situações, quando o IPMA prevê para os pontos mais altos da serra da estrela, nem lá por vezes neva... Outras vezes neva mais abaixo.. Não se deve generalizar e ver caso a caso.. Mas isto sim convencido isso sim que na região do Padroso (penso que se chama...
  8. snowadd

Sim estas regiões têm umas elevações engraçadas, viver em Montalegre, para quem gosta de neve, é grande vantagem, tem vários dias de neve por ano e à distância de 1 hora de carro das principais Serras com maior acumulação em Portugal (serra da Estrela à parte).. O planalto da Mourela também...
  9. snowadd

Concordo com a parte da quantidade e da área acima dos 1300m, o ser mais escarpado não me parece que ajude a acumulação, pois a neve "escorrega" mais, deixando essas partes descobertas, pode acumular mais nos locais onde ela "escorrega" e acumulado pelo vento mas nas encostas, principalmente a...
  10. snowadd

Re: Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2014 Sim penso que este ano em concreto o Gerês esteja na frente! E sim Montesinho em certos anos com entrada de ar frio continental e com uma boa nevada anteriormente (não os mais comuns no nosso território), terá grande período temporal com...
  11. snowadd

Re: Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2014 Como se pode ver, trata-se de uma diferença mínima, a serra do Gerês tem é uma área bastante maior acima dos 1300 metros o que se vê na imagem.. E claro que só um exemplo não faz um panorama global.. Mas vê-se que mesmo que a serra do...
  12. snowadd

Re: Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2014 Concordo consigo, mas só acrescentar que Montesinho não está inserido na Serra de Sanabria (para ser geral), na parte portuguesa chega perto dos 1500 metros, e ultrapassa-os na parte Espanhola, mas depois há um vale, antes de se atingir...
  13. snowadd

Re: Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2014 Está certo que tem razão que a precipitação anual em certas zonas do Gerês é muito mais elevada do que no Larouco, mas a esmagadora maioria dessa precipitação anual é sobre a forma de chuva, e de forma geral os eventos com maior...
  14. snowadd

Re: Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2014 Concordo, com os dois.. A serra da Estrela "joga mesmo noutro campeonato", devido a diferença de quase 500 metros de altitude que significaria a média de 3ºC (aproximadamente) e que é uma diferença "monstruosa", a estas latitudes, onde...
  15. snowadd

Unha foto do puerto de Ancares entre Lugo e León a 1600metros esta foto e de antes de esta ultima nevada.. oxe estará moito peor A pesar da nevadisima o puerto aberto E iste o puerto de foncebadon a 1400 metros , unha zona que non e de acumular moita neve Aqui sim é neve a...
  16. snowadd

Pois eu já vi encostas viradas a sul quase sem nada e viradas a norte com este nível de acumulação...não sou meteorologista mas sou agente de prot. civil que muito já andei a socorrer pessoas naquelas aldeias e sei bem do que falo. Se o seu conhecimento que acredito é de um grande...
  17. snowadd

Pois a quantidade de precipitacao é muito baixa, e se mesmo que acumula-se um pouco derretia logo com o sol depois dos aguaceiros :sad:
  18. snowadd

Ve-se alguma neve pegada na serra dos Passos?
  19. snowadd

Tal como previ há momentos a temperatura em Bragança começou a "disparar", acompanhem, é interessante: Deverá subir até cerca dos 5ºC nas próximas 3 horas..
  20. snowadd

Não pode estar correcto, neste momento na torre 2.7ºC (o que é credível, uma vez que o "freezing level" anda pelos 2700 metros na região.. Nas penhas da saúde estão 12.7ºC. Nunca poderia fazer uma diferença de 10ºC entre a torre e as penhas, além disso a estação estava com problemas há poucos...
  21. snowadd

Se olhares agora, já pegou, aguaceiro bem forte!!
  22. snowadd

Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

Já agora aqui fica aqui a run das 06 UTC de hoje do GFS, com a pressão à superfície e isotacas.. Muito interessante a faixa litoral Oeste e mesmo a costa Algarvia... A ver vamos se se concretiza, mas digamos que se está a aproximar a data...
  23. snowadd

Muito obrigado mesmo :)
  24. snowadd

Desculpa, a pergunta, mas será que podes enviar-me o link de onde retiras estas saídas do modelo? Obrigado
  25. snowadd

De acordo com a última saída do modelo tens razão... mas precisamente por ainda não se ter a certeza é que eu alarguei a margem de segurança...A verdade irá andar algures pelo meio, claro que algumas zonas serão mais castigadas que outras, isso é sempre...
  26. snowadd

A não ser que os modelos divirjam muito até lá, (o que não me parece, salvo alguns pormenores), a faixa costeira do Porto até Setúbal, irá ter velocidades de vento digamos que perigosas para o "comum mortal" se aventurar na rua. E alturas das ondas devem novamente disparar, portanto vai ser uma...
  27. snowadd

Típica situação de sector quente da frente, cotas de neve a subir até a próxima frente fria ter passado.. Mais :rain: a caminho..
  28. snowadd

Desde que seja num local sempre à sombra, de preferência debaixo de uma protecção de cor branca permitindo a livre circulação de ar, e que não esteja próximo de nenhuma fonte de aquecimento..
  29. snowadd

A cota de neve neste momento no norte deve andar a rondar os 1000 metros, alguém de Montalegre capaz de verificar isso? isto se estiver a ocorrer precipitação de momento...
  30. snowadd

Nas penhas da saúde já neva e acumula.. A cota de neve de momento anda pelos 1400 metros no centro do país, sendo que o ar frio está a entrar de WNW espera-se que a cota esteja mais baixa nas regioes do norte litoral, estendendo-se gradualmente ao interior..
  31. snowadd

A cota de neve, começou a baixar e neste momento 15:30 anda por volta dos 1600 metros de altitude
  32. snowadd

A temperatura das Penhas da Saúde, está de certeza errada, marca neste momento 14,3ºC, enquanto que na Torre estão 2.1ºC, a temperatura deve estar a marcar cerca de 10ºC a mais!
  33. snowadd

Para quinta-feira os valores de precipitação esperados são da mesma ordem dos que ocorrem no dia de hoje , com condições semelhantes, ventos muito fortes, probabilidade, a meu ver de trovoadas e mesmo granizo, lá para o fim de tarde e noite de quinta. Descida da temperatura e redução da...
  34. snowadd

Boas, Sou novo por aqui, mas venho com prazer as imagens de neve dos últimos dias e roo-me de inveja por não poder estar por aí nesta altura Já agora sou de uma aldeia perto de Mirandela...