Resultados da pesquisa

1. G

Morning Glory cloud - Brasil

Tenho tentado achar alguma coisa concreta sovre esse fenomeno, mas não vi nada muito correto sobre esse tipo de formação... Vi que é muito comum em um golfo do norte da australia. Essas fotos foram tiradas na chegada a cidade de Navegantes, estado de Santa Catarina, Brasil. Se puderem me...
  2. G

Massas de ar e sistemas frontais

tudo bem mas porque não poderia ser entre dois ciclones onde também vamos ter características diferentes... Isso que me deixa na dúvida!
  3. G

Pessoal, Voltando um pouco em questões relacionadas a sistemas frontais e massas de ar, esses dias vi uma questão assim: Os sistemas frontais ocorrem normalmente entre: a) um cavado e uma alta. b) um cavado e uma baixa. c) dois sistemas de alta. d) dois sistemas de baixa. Qual...
  4. G

Pergunta - Processo Adiabático

Rozzo, Obrigado pela atenção novamente. Mas o que to pensando aqui é o seguinte: podemos usar o 0,6C/100m tanto para aturado quanto para úmido? Porque eu entendo o 0,6C/100m como valor para do gradiente térmico "dentro da nuvem". E se efetivamente o gradiente térmico umido é uma coisa e o...
  5. G

Pergunta - Processo Adiabático

Segundo o processo adiabático, a variação térmica para o ar SATURADO, é de: a) 0,6⁰C/100m b) 1,0⁰C/100m c) 0,8⁰C/100m d) 1,2⁰C/100m Entendo como correta: a) 0,6⁰C/100m No entanto, não seria mais correto dizer ar ÚMIDO? O que puderem esclarecer mais a respeito disso, fiquem a...
  6. G

Beleza! Ta claro agora Razzo! Obrigado pelas explicações e pelas figuras explicativas do assunto! Abraço!!
  7. G

Maravilha Razzo, agora ficou mais claro, que: o que traz esse tipo de nuvem (estratificada) nas frentes quentes (FQ) é mais pelo fato da inclinação da FQ ser diferente da FF. E o que entendi também é que ambas as frentes, tanto quente quanto fria, estão ligadas a um centro de baixa pressão, no...
  8. G

Obrigado pela informações. Eu entendi o que o rozzo descreveu, no entanto o que me deixa confuso é o seguinte também: sabemos que uma área com altas temperaturas vai gerar consequentemente pressões mais baixas e densidade mais baixa também, certo? Etnão como e porque caracterizamos uma frente...
  9. G

Caros colegas, Sou brasileiro e novo aqui no forum. Aqui em meus estudos de meteorologia, estou com uma dúvida que não encontro resposta completa. Quando falamos de sistemas frontais, um sistema frontal frio por exemplo antes da sua chegada causa uma queda na pressão, porque isso ocorre...