Resultados da pesquisa

1. N

Seguimento Rios e Albufeiras - 2021

Para o douro a APDL publica alguns dados interessantes aqui
  2. N

Seguimento Interior Norte e Centro - Março 2020

Em Loureiro, Peso da Régua neve por volta dos 600 metros. Enviado do meu ASUS_X01BDA através do Tapatalk
  3. N

Seguimento Rios e Albufeiras - 2019

21500 m3/s pelas comportas + 600 m3/s pela descarga de fundo Enviado do meu ASUS_X01BDA através do Tapatalk
  4. N

Seguimento Rios e Albufeiras - 2019

Estamos a falar de 13 metros até à cota da avenida principal Enviado do meu ASUS_X01BDA através do Tapatalk
  5. N

Seguimento Rios e Albufeiras - 2018

Assim vai o Douro na Régua, a "inundar" algumas das estruturas mais baixas do cais. Enviado do meu MIX 2 através do Tapatalk
  6. N

Seguimento Rios e Albufeiras - 2016

Alguém sabe detalhes acerca de uma descarga alegadamente não prevista ontem na barragem de bagaúste? http://alemdourodigital.blogs.sapo.pt/autoridade-maritima-desconhecia-23088
  7. N

foi de facto uma decisão brilhante, pagou-se a obra, não se fez a obra, não se obtiveram os benefícios da obra! Fôz Coa está hoje mais desertificada do que já era! No entanto salvaram-se as gravuras (pseudo-preciosas) que ninguém quer ver (tal era o potencial). E pelo caminho também se salvaram...
  8. N

assim letrada como a população que foi manipulada por meia dúzia de "letrados" para contestar a construção de Foz Côa? :) temos duas escolhas: ou o país onde se pode viver e para isso é preciso sacrificar algumas "preciosidades" ou um país condenado ao fracasso onde viver será cada vez mais...
  9. N

O desinteresse (ou o desacelerar do interesse) dos grandes grupos pelo renovável tem alguns ponto fáceis de entender: - produzir renovável é caro, o investimento em I&D tem que ser constante, as produtividades são incertas (embora sejam muito bem estudadas). - as catástrofes anunciadas do fim do...
  10. N

Não tudo o que está acima da linha preta não é exportação... senão como é que justificas a importação entre as 10h e as 15h? quanto às barragens de facto não há muito a dizer. é olhar para o diagrama que tanto gostas e perceber o contributo das barragens de albufeira. ou ires a um dia de verão...
  11. N

são fundamentais (nem eu disse o contrário) mas o seu contributo possível neste momento é reduzidissimo tendo em conta as nossas necessidade energéticas. O diagrama da REN é um diagrama de consumo de energia, o facto de não termos consumido energia de fontes não renováveis não quer dizer que...
  12. N

mas as barragens de albufeira dão um contributo relativamente reduzido para este feito. E não não deixamos de poluir (quando muito reduziu-se a poluição), simplesmente a energia térmica que se produziu não foi usada em território nacional porque havia energia renovável com prioridade no...
  13. N

e por trás desse feito tens as fontes não renováveis a garantir que se o renovável não chegar estão prontas a entrar na rede a qualquer momento... e este feito do renovável sai-nos a todos do bolso ao termos que pagar energia bem mais cara. pois não, mas todas elas têm um conjunto grandes de...
  14. N

No dia em que Portugal conseguir quase 100% de energia renovável será o dia em que a qualquer momento podes ficar às escuras..
  15. N

Miranda do Douro com caudal de saída de praticamente 1000 m3/s... Acho que está na altura dos barcos que ainda restam na régua zarparem e o pessoal que tem espaços comerciais no cais começarem a desmontar novamente...
  16. N

até estava admirado ainda não ter aparecido ninguém na TV (pelo menos que eu tenha visto) a dizer que a culpa era da EDP :)
  17. N

Ok, então é recente o OK para poder encher por completo qualquer cais estará sempre em leito de cheia, não é esssa a questão, a questão é que podia ser feito mais para minorar os riscos. Só em barcos o ano passado foram transportados mais de 600 000 pessoas. Esta sucessão de dias em que é...
  18. N

o sabor ainda não está cheio e nem tem as condições técnicas ainda para encher... e não o sabor não chega para regularizar o douro.
  19. N

não é impossível... só é impossível porque se passou de um plano nos anos 60 que previa construção de infraestruturas na bacia do douro que permitiriam armazenamento >80% do volume médio anual caído na bacia hidrográfica para o que temos hoje que é residual. O problema não está no que nos chega...
  20. N

Para quê aumentar potência em Régua, Carrapatelo e Crestuma? Só poderia ser usada no período em que abunda a água, mas também abunda o vento e a energia eólica tem prioridade na venda à rede... É muito mais interessante conseguir armazenar essa água para ser usada quando faz falta que é...
  21. N

Mais do que a produção de energia a construção de barragens, por exemplo nos afluentes do Douro, são importantíssimas para a regulação do caudal dos rios e consequente defesa da população. Para além disso permitiriam armazenar água que hoje em dia vai literalmente para o "lixo" sem produzir nada...
  22. N

essa foi uma situação absolutamente excepcional e também num contexto muito próprio com uma coordenação praticamente perfeita entre Portugal e Espanha. Para além disso principalmente na parte portuguesa as estruturas foram levadas aos limites dos limites para conseguir "parar" momentaneamente o...
  23. N

O Sabor ainda não pode encher... Não se constrói uma barragem e depois deixa-se encher até cima sem controlo. Eu já tive a oportunidade de estar na barragem da régua enquanto descarregava (já há uns anos) a única diferença é o barulho absolutamente ensurdecedor...
  24. N

Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2016

Por aqui já tivemos de tudo esta manhã. Chuva, vento, trovoada, granizo... De momento algum vento vai caindo alguma neve intercalada com chuva
  25. N

Barragem de Bagaúste/Régua com descarregador de superfície aberto e também descarga de fundo. Barragem do Varosa também a descarregar e muita água no Rio Corgo. Por incrível que pareça na Régua o Douro ainda nem inundou o bar que existe no cais.
  26. N

Régua até hoje por volta das 17h ainda não tinha começado a descarregar pelo que sei.
  27. N

Do que me constou o Sabor descarregou devido aos patamares de segurança que estão programados para o enchimento.
  28. N

Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

a ideia é mesmo não depender de um PC permanentemente ligado. portanto creio que nenhuma dessas duas opções é realmente uma opção. Para além do preço que é substancialmente mais elevado (ainda que acredite piamente que são de melhor qualidade) A mesma questão de cima para além de depender de...
  29. N

Viva, Obrigado pelo conselho. Do que tenho visto para outras marcas/gamas, embora reconheça que em termo de qualidades serão naturalmente superiores, para ter algo com Wifi/upload directo para a internet, não são propriamente mais uns troquitos. Só o Davis Weather Link IP faz subir bastante o...
  30. N

Boa noite! Já estou registado por cá há algum tempo e vou lendo (ainda que participando pouco) o que por cá se via escrevendo. Tenho pensado cada vez mais em adquirir e instalar uma estação meteorológica. Assim sendo venho pedir opinião partindo do pressuposto que a ideia é que a estação seja...
  31. N

Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2016

as outras lojinhas que ficam próximas foram atempadamente esvaziadas :)
  32. N

Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2016

Está desativado julgo que há uns 2 ou 3 anos...
  33. N

fotos da zona de Lamego e Régua
  34. N

Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2011

sim são mais ou menos 20 km sendo que tenho ideia de a Régua ser ligeiramente mais quente (medição a olhómetro). tendo em conta os condicionalismos da "recolha" seria para esses valores que apontaria. foi engraçado, por momento senti-me transportado para o Dubai ou coisa parecida. :D
  35. N

eu tenho perfeita noção que o termómetro de um carro não é exactamente um ferramenta de precisão com finalidade de registar temperaturas para efeitos meteorológicos. posto isto no entanto devo esclarecer alguns pontos: aquela temperatura foi vista já com o carro a circular talvez por uns...
  36. N

peso da régua... posso dizer que foi talvez dos dias mais quentes que me recordo, se bem ainda sou novinho. estava um calor insuportável.
  37. N

bom, hoje registou uma temperatura curiosa apesar de obviamente as condições de registo estarem longe de serem as ideais. sim o carro estava em andamento há algum tempo e a temperatura ainda se manteve assim durante algum tempo.
  38. N

Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2010

por aqui vai estanto algo indeciso se chove ou se neva. períodos de queda de neve intensa intervalados com períodos de chuva não menos intensa sempre com acompanhamento de algum vento.
  39. N

Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2010

Por aqui a temperatura desceu até aos 0ºC e continuar a nevar com intensidade. O estado actual da situação é o seguinte: Uploaded with ImageShack.us
  40. N

Neve e frio - 29/30 Novembro 2010

Loureiro, Peso da Régua (600m) http://img600.imageshack.us/i/foto0105o.jpg
  41. N

por aqui aumentou francamente de intensidade e já começa a ter uma acumulação bem visível. quanto a temperatura registo cerca de 1,5ºC
  42. N

Loureiro, concelho de Peso da Régua, está a nevar com fraca intensidade a uma altitude de +/- 600 m.
  43. N

Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2010

por aqui vai nevando com intensidade e o chão já começa a ficar coberto... seguimos com -2ºC. parece que vai ser a segunda nevada deste inverno
  44. N

Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2010

por aqui seguimos com cerca de -2ºC e neva de forma mais ou menos intensa... já existem zonas com mais de 5cm de acumulação. já há uns tempitos que não nevava durante tanto tempo seguido
  45. N

Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2009

segundo a protecção civil e a EDP durante a madrugada vai existir a necessidade de aumentar a descarga na Barragem de Bagaúste até aos 6000m3/s, ou seja, o triplo do que estão a descarregar e momento. é portanto de esperar que a água chegue de facto à Avenida João Franco.
  46. N

Seguimento Rios e Albufeiras - 2009

assim corre o douro em peso da régua hoje com estas chuvas mais recente o Douro começa já a transbordar.
  47. N

Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2009

Por aqui (no concelho de Peso da Régua numa cota por volta dos 500 metros) cai alguma neve há já alguns minutos. Temperatura 0ºC.
  48. N

e assim vai o douro... ps.: as fotos não são grande coisa mas é porque o fotografo é fraco e foram tiradas com o telemóvel :lol: clicar para ver maior
  49. N

não me custa nada sempre que esteja por casa ir dando algumas informações... hoje a barragem no Rio Varosa é que esteve a fazer descarga o que significa mais alguma água no caudal do douro
  50. N

tá calminho e sossegadinho... pelo que soube hoje a barragem de bagaúste teve a descarga de fundo aberta mas não houve problemas até porque a precipitação por aqui nos últimos dias apesar de praticamente constante não foi grande coisa