Resultados da pesquisa

1. S

Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009

Não necessariamente. Recordo-me muito bem de ter nevado em Évora durante a noite de 21/22 de Fevereiro 1987, com acumulação entre 5 e 10 cm, dependendo dos locais. Foi a primeira vez que vi neve e por isso nunca mais esqueci esse acontecimento. Repara que foi quase no final de Fevereiro. Em 2006...
  2. S

Por esta imagem se percebe por que é que Évora ficou fora do evento da última madrugada. Passou tudo ao lado! Fica para a próxima, e que seja para breve. Agora estão -0.3 ºC. cmpt
  3. S

Também me parece que já não vai dar grande coisa. Fica para a próxima. Cumprimentos para todos. Até depois...
  4. S

Olá, isso é aqui perto! Agora que eu ia tirar o cavalinho da chuva ... quer dizer ... da neve. Pode ser que venha 20 km para sul também. cmpt
  5. S

Pois é, isto está fraco. Parece ter sido apenas um aguaceiro muito localizado. Começou bem, abrandou e agora parou. Vamos aguardar ...
  6. S

Agora sim! Agora começou a nevar em Évora, embora ainda fraca, mas é neve!!!
  7. S

Agora parou. Eram muito pequenos e quase apenas se viam em contra-luz. Desconfiu que não vai passar disto. Espero estar enganado. Agora -0.3ºC
  8. S

Primeiros flocos de neve agora em évora. Muito pequenos, com -0.1ºC
  9. S

Em Évora tenho -0.1ºC com céu encoberto
  10. S

Boa noite. Aqui por Évora estão -1.1 ºC e céu a aumentar de nublusidade.
  11. S

Seguimento - Julho 2008

Também concordo. Foi uma melhoria significativa em termos de qualidade e quantidade de informação (além do aspecto gráfico). Aproveito também para vos enviar um endereço (talvez já conheçam !!) que tem alguma informação actualizada de 10 em 10 min aqui de Évora: http://cge.dyndns.org/cge/ Cmpt
  12. S

Seguimento - Julho 2008

Clicando no lado direito, onde diz "observação", consegue-se aceder a mais locais do que apenas as capitais de distrito. Cmpt
  13. S

Mau tempo: Previsões e Alertas (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)

Bom dia, não tenho memória de uma depressão com estes valores a passar por Portugal. No entanto, tal já acontceu. Veja-se o exemplo do dia 15 de Fev. 1941, aquando do famoso ciclone. Nessa altura a pressão desceu aos 975hpa. Cumprimentos a todos, e o desejo de um bom seguimento da ocorrência...
  14. S

Mau tempo: Previsões e Alertas (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)

Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008 Boas, um cenário interessante em termos de queda de neve, para mais num dia de Abril. Este mapa é basedo ainda na saída das 12h do GFS. O run das 18h 'cavou' a depressão ainda mais para este dia. Vamos ver ... será necessário estar com atenção...
  15. S

Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 24 Fevereiro 2008

Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008 Boas, aqui por Évora chove bem há já um bom bocado, e parece que vai continuar assim por mais umas horas (a zona de maior intensidade de precipitação desloca-se agora de sul para norte ao longo do Alentejo). É chuva "grossa", não...
  16. S

Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 16 a 20 Fevereiro de 2008

Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008 Boas, deixem dar uma achega ... penso que o radar mede essencialmente a reflexão do sinal nas gotas de água das nuvens e depois faz umas contas para calcular a intensidade de precepitação. Pode acontecer que já...
  17. S

Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

Boas. Eis a previsão do snow-forecast com base no GFS para o final de Domingo ... esperemos que melhore ainda mais.
  18. S

Seguimento - Janeiro 2008

Boas, 21,4 ºC em Évora. Já ando de mangas arregaçadas ! Minima: 10,6 ºC às 08:00 Máxima: 21,9 ºC às 13:20
  19. S

Seg. Especial Neve e Granizo 11-13 Janeiro 2008

Boas, como sabe a pressão atmosférica diminui à medida que se sobe em altitude, uma vez que a pressão é o peso (força) por unidade de área da coluna de ar até ao topo da atmosfera. Portanto se subirmos na atmosfera havemos de chegar a uma determinada altitude em que a pressão é 850hPa. É a...
  20. S

Caro Jota21, essas temperaturas são para o nível de 850hPa, e não à superfíce. Cumprimentos
  21. S

Boas, não tenho tido muito tempo para escrever mas estou antento à evolução da situação. Parece que gostaram do site www.snow-forecast.com que enviei na última mensagem. É bastante bom e é dos que mais utilizo. É baseado nos dados do GFS e em janeiro de 2006 não falhou. Já previa neve quase...
  22. S

Boas, vejam em www.snow-forecast.com
  23. S

Apresentações

Boas! Chamo-me Paulo e sou de Évora. Estou inscrito desde ontem. Saudações a todos. Cmpt.
  24. S

Boa tarde a todos. Aqui vai uma contribuição para a avaliaçao de sexta-feira dia 11. Cmpt.