Resultados da pesquisa

1. C

Climatologia dos fenomenos convectivos em Portugal

Stormy, excelente explicação. Eu só fazia um pequeno acréscimo, apesar de ser mais raro existir, elas também existem em Dezembro. Lembras-te do Dezembro de 1992 onde caíram 400 mm no Algarve e onde aconteceu o trágico acidente no Aeroporto de Faro onde morreram 54 pessoas foi devido a uma...
  2. C

Previsão sazonal Outono/Inverno 2010/11

Frederico tens toda a razão, a NAO tem tendência a ser negativa no próximo trimestre, se passaste no blog "Tempo no Algarve" e se leste a minha previsão que lá publiquei diz isso: O Algarve pode ter alguma surpresa este Inverno, não digo que neva em Faro, em Olhão, em Portimão, mas talvez em...
  3. C

Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

A situação está excelente para o Algarve o GFS coloca 130 mm tanto na run das 00 como das 06 o que é excelente, vamos ver se não existem cortes. Por mim, não mexia mais, a verificar-se essa precipitação o mês de Dezembro ficava acima da média.
  4. C

Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Uma chamada de atenção para a Madeira que pode haver derrocadas, no domingo e na 2ªfeira devido à precipitação forte prevista para aquele arquipélago.
  5. C

Neste momento, e vendo os modelos com olhos de climatologia, existe uma maior concordânica, entre eles, embora uns estejam melhores que outros, o melhoe é o Australiano embora seja pouco conhecido tem mostrado muita água para o Algarve que é bom. Para o pessoal do interior norte e centro pode...
  6. C

Seguimento Sul - Novembro 2010

Segundo o IM, a chuva poderá ser forte e acompanhada de trovoadas a partir da tarde. Neste momento, está 13.5ºC e desde das 10h00m que vai chovendo de forma fraca.
  7. C

Clima do Algarve, que futuro ?

O título é excelente "Clima do Algarve, que futuro?". Não podia ser melhor, aqui não se fala que o Algarve vai ficar deserto, porque qualquer algarvio sabe bem disso. Nunca o Algarve ficará deserto, porque vai continuar a chover por cá e ainda bem. O Algarve no futuro vai perder precipitação...
  8. C

Tanto GFS como ECM estão em concordância, o que eu quer dizer com isto é o seguinte, o GFS colou-se ao ECM por uma simples razão, todos aqui sabemos que o modelo europeu é muito melhor a médio prazo. Hoje e amanhã teremos pouca precipitação, mas 4ªfeira teremos cerca de 20 mm no Algarve, isto...
  9. C

O Algarve terá mais chuviscos, tal como o último evanto, dificilmente assim, vamos ter alguma mudança onde o AA está localizado, o Norte terá sempre alguma precipitação, o Sul não passará de chuviscos. Depois de um interregno, o AA volta e o Verão São Martinho vai voltar, assim mostra os...
  10. C

Seguimento Sul - Outubro 2010

Calma Aurélio, o Hirlam também está generoso para nós, ainda vamos ver alguma chuva, com sorte ainda chegamos aos 20 mm, o que dava para acabarmos o mês com precipitação na média, o que já não é nada mau.
  11. C

Olhando, para o mês de Novembro até meados de Dezembro (semana a semana conforme o ECMWF): Semana de 1 a 7: Precipitação: sem sinal Semana de 8 a 14: Precipitação sem sinal Semana de 15 a 21: Precipitação acima da média nas regiões do sul Semana de 22 a 28: Precipitação: acima da...
  12. C

Precipitação em Faro, de 29/10 a 1/11

Votei entre 15.1 a 18 mm. Até é capaz de superar este valor. Não passa de um comentário grossista que mais parece que goza com os algarvios, uma chamada de atenção, por parte dos moderadores não ficava nada mal. Porque a mim como algarvia, tocou-me muito este comentário. Não vejo onde está...
  13. C

Furacão OTTO (Atlântico 2010 #AL17)

O OTTO é o sistema tropical que referi na previsão para o mês de Outubro que ía atingir o Continente. Pode não atingir, mas os modelos já o prevêem que chegue. Vou dar a minha opinião, este sistema vai chegar aos Açores como depressão tropical, passa os Açores ruma à Madeira e depois ruma ao...
  14. C

Sim David aí mostra o oposto que eu disse, mas meto as minhas mãos no fogo, que aquilo que dizem são previsões do ECM são um bocado estranhas. Vocês acham que um site italiano publicava essa previsão, e o nosso IM cujo presidente é o presidente do ECM teria acesso mais privilegiado que nós...
  15. C

Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

Esse site segue o ECM. É um excelente site para quem quer seguir o ECM. Neste momento, 25 mm entre as 00 horas e as 12 horas de´amanhã. Na minha opinião esta depressão poderá surpreender no Algarve se houver células com trovoadas pode cair muito mais água do que aquela que os modelos dão, só a...
  16. C

Sociometeo nos modelos não existem brigadas a favor do aquecimento ou contra, nada tem haver com isso. Os modelos são coisas muito mais complicadas do que aqueles cientistas malucos que dizem que vem aí o aquecimento global, que vamos morrer assados e etc. Não sou apologista do aquecimento...
  17. C

Tu como administrador, tens todo o direito de perguntares o que quer que seja, ainda para mais aparece aqui um membro e manda umas postas de pescada a dizer que o Verão vai ser quente com uma anomalia a rondar os +2.0ºC é lógico que faças perguntas. Os teus mapas estão correctos e são uma...
  18. C

Seguimento Sul - Setembro 2010

Explicação bem dada Rozzo. Aurélio só um reparo quando o radar mostra vermelho na reflectividade é mesmo chuva torrencial a diluviana.
  19. C

Boas noites, se para muitos aqui, ficaram alarmados com a minha previsão para o Verão, eu pergunto afinal quem acertou? Não, quero dizer com isto, que sou sábia só mostrou que a opinião que tinha e olhando para o ECM notei que o Verão ía ser escaldante, tal como o membro Stormy sempre afirmou...
  20. C

Exploração de petróleo e gás em Portugal

Re: O Estado do País Será mesmo, assim tão bom, para uma região que vive do turismo ter uma exploração de gás natural ou de petróleo ao largo do Algarve eu digo não e com todas as letras. Se acontecesse o mesmo que no Golfo do México, perde-se um Algarve e aí vai ser a ruína do país, mas na...
  21. C

Verão 2010: Previsão sazonal e balanço

Vince, em respeito à pergunta, tenho acesso completo ao ECMWF, a UALG tem uma parceria com o ECMWF, em que eles permitem a que tenhamos acesso, mas com algumas restrinções ao nível da publicação para o exterior. A previsão assim o indica entre 2ºC a 3ºC no mês de Abril, agora a última previsão...
  22. C

Verão 2010: Previsão sazonal e balanço

Boss, a todos, as previsões do ECMWF, neste momento, colocam um verão quente em Portugal, com uma anomalia entre 2 a 3ºC acima da média com maior anomalia no Sul e Interior Norte. Neste momento, considero as previsões do NOAA algo irreais em relação às previsões do ECMWF. Digo isto, porque o...
  23. C

Seguimento - Incêndios 2010

Duvido mesmo que as previsões do próximo Verão sejam aquelas que o NOAA apresenta na sua página, são umas previsões algo irreais, tendo em conta as previsões do ECMWF, em que vão no sentido completamente oposto. Tudo indica que o Verão vai ser quente, com várias ondas de calor, e será um ano...
  24. C

Agora, vou entrar num tema mais sensível. Se, para muitos de vocês, que pensam, apesar do Algarve em apenas 3 meses ter chovido a média anual, não quer dizer com isto, que os problemas no Algarve acabaram todos. A falta de água ao abastecimento foi restabelecido. Mas na agricultura e...
  25. C

Vim, desenterrar um tópico, que bastou chover morreu. Trovoadas, não estou de acordo contigo, com a tua 1ªfrase em que os incêndios não tiveram impacto nenhum na precipitação. Sei que na altura, a UALG realizou um estudo em que os incêndios de 2003 e 2004, tiveram efeitos ao nível da...
  26. C

Seguimento Sul - Março 2010

Este post está a ser irónico e nada mais que isso. Frederico, neste momento, a média mensal já foi atingida. Nós algarvios, nunca estamos contentes com nada. Desculpem o off-topic, mas isto tenho que dizer, ele tem um dos melhores blogs a nível nacional e isso é de louvar, porque até ao...
  27. C

Tragédia na Madeira - Entrevista com o Prof. Delgado Domingos

Boas a todos. Considero-me a pessoa ideal para criticar muitos posts que foram aqui colocados, por alguns membros, em especial o post do Knyght, em que o Vinca fez reparos muito importantes e interessantes no meu ponto de vista. Sou da área da meteorologia e climatologia da UALG e fiquei um...