Resultados da pesquisa

1. Z

Seguimento Rios e Albufeiras - 2018

às 3h da manhã??
  2. Z

Seguimento Meteorológico Livre 2018

Ok, bela explicação. Ainda assim umas dúvidas: "6z ou 12z, ou 18z ou 00z são só as horas das saídas de novas previsões". Segundo o CET? isto é, às 06h00, ao meio-dia, às 18h e à meia-noite Também disseste que a ISO -2Cº à espreita. Isso é o quê, a possibilidade de teres -2Cº aos 850hpa? E os...
  3. Z

Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

Saudades... vivi 25 anos em Carnaxide. Mas a escola secundária era laranja e não azul :=)
  4. Z

Onde posso encontrar todas as cartas militares de portugal?

então pede no Centro de Informação Geoespacial do Exército e vê se não pagas...
  5. Z

Meteorologia de montanha e polémica dos resgastes

Eu pago dezenas de milhares de euros em impostos. Será que sou obrigado a pagar os cuidados de saúde de quem tem AVC ou enfartes porque não praticam desporto? E será que tenho de pagar o SNS que nem sequer uso? E será que tenho de pagar as escolas de quem vive no Algarve, porque nunca lá vivi...
  6. Z

Bem isso é ridículo. Eu por exemplo só faço caminhadas na serra (desde Sintra a Gredos) no Outono e Inverno... raramente com guia. Já tenho é muitos anos de montanha e sim, por vezes é expectável que o nevoeiro levante e depois não levanta. E nestes casos também é irresponsabilidade??
  7. Z

Bem isso é ridículo. Eu por exemplo só faço caminhadas na serra (desde Sintra a Gredos) no Outono e Inverno... raramente com guia. Já tenho é muitos anos de montanha e sim, por vezes é expectável que o nevoeiro levante e depois não levanta. E nestes casos também é irresponsabilidade??
  8. Z

ok Essa hora de saída é o mesmo que a previsão daqui a 6, 12 horas, certo? E quanto à ISO, essa altitude muda consoante as condições climatéricas, correcto? isto é, podemos ter a linha dos 500 hpa aos 3000 metros como podemos ter a 4000 ou 5000 metros de altitude, consoante a pressão...
  9. Z

Boa tarde, Sou novato por aqui mas gostava de perceber um pouco mais. Existe algum tópico no fórum que explique o que é isto do modelo GFS do EMC, do 6z 12 z, da ISO aos 850hpa ou aos 500 hpa? Tenho algumas noções de meteorologia mas muito básicas mesmo (funcionamento dos AA e das baixas, etc).
  10. Z

Urso-pardo de volta a Portugal?

Há coisas que não percebo... com tantos fins-de-semana no ano, porquê escolher os fins-de-semana prolongados quando Lisboa/Porto esvaziam mais? Se ao menos a apresentação do livro ainda fosse no Minho ou em Trás-os-Montes, ainda percebia. Assim não percebo.
  11. Z

Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2017

Não sabia que esse local era tão frio... já tiveste uma mínima negativa. Este FDS andei por Trancoso e vila Nova Paiva e fiquei admirado com as temperaturas tão baixas neste início de Outuno (sim, porque agora é que se iniciou)
  12. Z

Pelas 18h30, em Vila Nova de Paiva já as temperaturas andavam pelos 8.º C
  13. Z

Em Trancoso choveu bem entre as 20:30 e as 0h15. Depois parou com o nevoeiro a assentar sobre a cidade. Volta a chover entre as 01h e as 02h
  14. Z

Neve e Frio no Norte português (pedido de auxílio em dados)

Onde é que arranjaste este mapa com relevo colorido?
  15. Z

Seguimento Litoral Norte - Outubro 2017

Aos que puderem ajudar na recolha de dados quanto ao frio e à neve no Norte Português: https://www.meteopt.com/forum/topico/neve-e-frio-no-norte-portugues-pedido-de-auxilio-em-dados.9564/
  16. Z

Seguimento Meteorológico Livre 2017

Aos que puderem ajudar na recolha de dados quanto ao frio e à neve no Norte Português: https://www.meteopt.com/forum/topico/neve-e-frio-no-norte-portugues-pedido-de-auxilio-em-dados.9564/
  17. Z

Neve e Frio no Norte português (pedido de auxílio em dados)

Caros foreiros, Estou com um projecto em mãos e em que preciso de alguma ajuda empírica. Vou tentar explicar o que preciso sem ter de estender muito este post. Todos sabemos que o clima invernal já não é o que era há algumas décadas atrás, principalmente no que diz respeito à neve (agora à...
  18. Z

Seguimento - Incêndios 2017

Cada qual tem direito à sua opinião. E a minha não é melhor que as dos outros... O que eu não gosto mesmo é de ver, por este ou aquele interesse, ver gente a deitar poeira sobre o que é óbvio para qualquer um. São as situações em que a culpa morre solteira (como morrerá também neste caso).
  19. Z

Claro que pode... mas a ClaudiaRM não é cinco canais de comunicação, um deles estrangeiro. E agora, já chega de peneira sobre o sol?
  20. Z

Pena as autoridades nacionais no Comando não terem seguido a mesma estratégia quando decidiram passar essa informação errada a, pelo menos, cinco órgãos de comunicação social diferentes (um deles internacional) sem a prévia confirmação ou certeza do que diziam...
  21. Z

certíssimo e eu próprio peço desculpa pelo off-topic. Mas a verdade é que venho a este fórum há mais de seis anos e nunca fiz o registo. Hoje decidi fazê-lo porque não compreendo como é que há pessoas (estas, ao contrário de outras, admito que não sejam pagas para o fazer) que vêem para um...
  22. Z

No momento em que estava a sair do trabalho li a notícia no site da SIC Noticias. O primo da pessoa que trabalha à minha frente está neste momento nos comandos de uma aeronave ligeira em Góis (na altura ainda não se falava em Canadair). Imagine a minha expressão... digo, não digo. Não tive...
  23. Z

Estes... infelizmente é mais do que natural que algo do género (sem vítimas humanas espera-se) irá repetir-se muito em breve. No estado em que se encontra, não me admirava que o PNSSM fosse o próximo a arder em grande área.
  24. Z

Obrigado, disse tudo: dever de confidencialidade (que aliás existe noutras profissões) preceituado pelo art.º 14.º, n.º 2, alínea a) da Lei 1/99 (Estatuto do Jornalista) Mas já agora, agradecendo o teu trabalho, permite que o complete: "Sem prejuízo do disposto na lei processual penal, os...
  25. Z

De certeza que haverá... até Setembro/Outubro. E depois novamente em Junho de 2018... No entretanto, os cientistas e engenheiros florestais deste país continuaram nas universidades e gabinetes técnicos a escrever sobre o tipo de culturas que devem ocupar a floresta portuguesa... No entretanto...
  26. Z

Ontem ouvi o Capoula Santos, Ministro da Agricultura, negar que este governo tinha aprovado uma moratória de 30 anos para as plantaões de eucaliptos. Engraçado, é sinal que não lê o Diário da República onde ele próprio publica. Não ouvi uma palavra deste Ministro quanto a criar plantações...
  27. Z

Os jornalistas revelarem as fontes?? Mas onde é que já alguma vez viu isso... Eu repito para que não haja dúvidas: a informação foi passada pela Lusa mas confirmada junto do Comando por pelo menos: RTP, SIC, TVI e TVE. Admito que muitas rádios e jornais também tenham tido a mesma confirmação do...
  28. Z

Kamov, SIRESP... tudo investimento com contactos... tudo investimentos da mesma "fonte"... A concessionária ASCENDI vem agora dizer que fez a manutenção da estrada uma semana antes do acidente. O que é óbvio pelas imagens repetidas vezes sem conta sobre a estrada da morte que essa...
  29. Z

Acho que realmente estás com muita falta de informação... Não é a Lusa ou a SIC ou a RTP ou a TVE. São todas a confirmar que essa informação foi passada por pessoas no Comando. É mesmo caso para dizer: o que é que não queres perceber?
  30. Z

Eu ainda não entendi porque é que o comando passou essa informação falsa/errada aos jornalistas (as mesmas pessoas, segundo a RTP e Lusa, que lhes têm vindo a passar a informação sobre a situação TO). Será que passado 3 dias as comunicações entre as diversas autoridades no TO continua "difícil"?
  31. Z

Com este Comando da ANPC acho que é fácil perceber tudo... Bem iniciou nas respostas do jovem Rui na noite de Sábado perante os jornalistas que logo se percebe o descoordenação que aquilo é... Só posso dizer uma coisa: o Verão começa amanhã. O Governo ainda tem tempo para rectificar a ANPC e...