Resultados da pesquisa

1. V

Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

Foi declarado extra-tropical: WTNT63 KNHC 131733 TCUAT3 Post-Tropical Cyclone Leslie Tropical Cyclone Update NWS National Hurricane Center Miami FL AL132018 200 PM AST Sat Oct 13 2018 Satellite data and surface observations indicate that Leslie has acquired extratropical characteristics and...
  2. V

Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

Penso que já se vê o centro no radar do IPMA:
  3. V

Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2018

Alguém sabe como está a Serra da Freita? Haverá neve acumulada no topo?
  4. V

Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2017

Sabem se nevou na Serra da Freita?
  5. V

Seguimento Litoral Norte - Setembro 2016

Por aqui rodou o vento pelas 12:50. Máxima de 36,8C. Segue agora com 34,6C, mas com sensação de calor muito elevada devido à HR de 43%.
  6. V

Seguimento Litoral Norte - Setembro 2016

Pela Trofa já vai em 36,3C, e continua o vento fraco de Nordeste.
  7. V

Seguimento Sul - Agosto 2016

Acabei de assistir a um redemoinho (dust devil) de grandes dimensões (aproximadamente 10m de diâmetro) na praia dos salgados no Algarve. Desapareceram peças de roupa e muitos guarda-sol partidos ao longo do trajeto, pelo que a velocidade máxima devia ser bem acima de 50 km/h. Passou mesmo por...
  8. V

Seguimento Litoral Norte - Agosto 2016

Record absoluto da minha estação na Trofa: 40,6C É uma estação que fica no topo de um prédio de 4 andares, muito exposta ao vento. Na rua deve estar ainda mais é insuportável. Aqui no Algarve estão uns gélidos 30C.
  9. V

Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2016

No alto da vandoma em Valongo tinha neve acumulada a partir dos 450m.
  10. V

Seguimento Meteorológico Livre 2016

Precisamente. Se bem me recordo o valor médio entre precipitação em mm e acumulação de neve é de 1:10, ou seja 10mm de acumulação de neve são equivalentes a 1mm de chuva, devido à muito menor densidade da neve.
  11. V

Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2014

Curioso o efeito brutal que o vento tem na temperatura mínima. A minha estação na Trofa (IPORTOTR2) teve de mínima -3.2ºC, que de momento não consigo verificar mas penso ser o valor mais baixo de sempre desta estação. Já no Porto, a estação mais próxima de minha casa é a IPORTOPO4, que teve uma...
  12. V

Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Na Penha, Guimarães alguma neve acumulada nos locais abrigados. Parece vir um aguaceiro, vamos ver se de neve. 1 grau C segundo o carro. Edit: neva na Penha, mas derrete ao tocar no chão.
  13. V

Seguimento Litoral Norte - Julho 2013

Mínima tropical de 24,1ºC às 1:41, altura em que o vento se intensificou de leste e rapidamente subiu para os 27ºC. Agora sigo com 28,6ºC, nem quero imaginar onde isto vai parar...:calor:
  14. V

Por aqui tive a temperatura máxima mais alta do ano: 36,3ºC. O que mais me preocupa nestas ondas de calor são as mínimas tropicais, que impedem o arrefecimento do interior das habitações. O que vale é o ar-condicionado...
  15. V

Pela Trofa estão agora 35,3ºC, máxima do dia. 39% HR e 19,2ºC de PO. Nem quero pensar como vai estar amanhã...
  16. V

Noite fresca hoje, com mínima de 13.3ºC. Entretanto já aqueceu bastante e neste momento estão 28.5ºC. A sensação térmica é bastante elevada pois a HR está nos 68% e o ponto de orvalho nuns tropicais 22.0ºC.
  17. V

Seguimento Litoral Norte - Março 2013

Por aqui já acumulei 41,6mm e continua a chover...
  18. V

Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2013

Depos de ter subido aos 2,8ºC, a temperatura começou a descer novamente. 2,2ºC.
  19. V

Bom dia, Aqui pela Trofa caem os primeiros... chuviscos. :mad: 2,4ºC e 93%HR. O vento é de Leste fraco. Talvez se o vento se intensificar a HR baixe e permita o elemento branco.
  20. V

Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

O mais importante é que haja precipitação, pois sem ela não interessa se a cota é 0 ou não.
  21. V

Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

Tendo em conta que o vento será de Leste e com o frio instalado, penso ser possível neve a cota 0 junto ao litoral.
  22. V

Queda de meteorito na Rússia - 15 Fevereiro 2013

Vídeo interessante onde se vê que não pode haver qualquer relação entre os asteroides:
  23. V

Para ser visto com trajetória Norte -> Sul Teria que dar a volta à Terra, o que só seria possível caso perdesse energia por atrito com a atmosfera. Nesse caso o ângulo de impacto seria muito maior do que o verificado (seria um impacto de raspão), e o rasto deixado pelo objeto seria muitíssimo...
  24. V

O 2012 DA14 aproxima-se da Terra pelo hemisfério Sul, logo o "radiante" estaria abaixo do horizonte a Sul da Rússia, o que impossibilita qualquer outra direção que não Sul -> Norte.
  25. V

Neste momento é impossível detetar corpos com dimensões de poucos metros como este meteoro. Mesmo o calhau de 50m que vai passar hoje à noite é extremamente difícil de detetar a tempo de se poder fazer alguma coisa. Há vários organismos que catalogam e fazem avaliações de risco além da Nasa...
  26. V

O Blog da Emily da Planetary Society sobre o meteorito: http://www.planetary.org/blogs/emily-lakdawalla/2013/02142336-breaking-meteor-fall-causes.html e o blog do Phil Plait (Bad Astronomy) sobre o tema também...
  27. V

Sismos Portugal - 2013

Aqui na Trofa também senti. Durou cerca de 2 segundos. Senti várias vibrações e duas mais fortes ao início e no fim.
  28. V

Nas duas horas que lá estive passou por lá imensa gente. Fiz bem em esperar depois de às 10:00 ter nevado um pouco, pois o episódio das 11:30 foi brutal. O vídeo:
  29. V

Episódio de Neve - Carnaval 2013

Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2013 Nas duas horas que lá estive passou por lá imensa gente. Fiz bem em esperar depois de às 10:00 ter nevado um pouco, pois o episódio das 11:30 foi brutal. O vídeo:
  30. V

Esta manhã pelas 11:30 no topo da Penha em guimarães: Também tenho um video, vou tentar colocar no YouTube através do telemóvel.
  31. V

Episódio de Neve - Carnaval 2013

Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2013 Esta manhã pelas 11:30 no topo da Penha em guimarães: Também tenho um video, vou tentar colocar no YouTube através do telemóvel.
  32. V

Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2013

Na última meia hora a temperatura caiu a pique aqui pela Trofa, sigo com 5,5ºC e a chover. Hoje pelas 14:00 fui ao monte da Senhora da Assunção em Santo Tirso (>500m de altitude) e estavam 3ºC e não caia nada que se parecesse com neve. Talvez agora já esteja a cair algo mais interessante por lá.
  33. V

Aqui na Trofa com um aguaceiro violento de granizo pelas 9:10 a temperatura desceu dos 7,7ºC para os atuais 5,4ºC. O ponto de orvalho ainda está bem acima de 0ºC, 4,0ºC, pelo que neve só com mais altitude.
  34. V

Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

Sobre Braga segundo o GFS das 12Z, pelas 9Z de amanhã estará a ISO -4 aos 850hPA e a ISO -35 (!) aos 500hPa.
  35. V

Aqui pela Trofa a rajada mais forte até ao momento foi de 85km/h pelas 6:19. Na última hora foi de 82km/h pelas 11:19. Velocidade média de 62km/h pelas 11:20. É quase vento equivalente a uma tempestade tropical mínima (35kts). A pressão desceu até aos 969,5mb pelas 7:00, mas agora já vai 986mb.
  36. V

Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2012

Aqui pela Trofa tenho valores mais modestos de chuva, mas mesmo assim elevados. Sigo com 51mm desde as 0 horas.
  37. V

Seguimento Rios e Albufeiras - 2012

Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2012 O link direto para a informação do estado das albufeiras do SNIRH é este: ~http://snirh.pt/index.php?idMain=2&idItem=2 Em 15 horas subiu de 23.3% da capacidade para 29.3%, e agora o caudal está muito superior. 748m^3/s são 2,7hm^3/h ou...
  38. V

Penso ser esta a estação: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IBRAGAPO2 Já vai com 52mm!
  39. V

Bom dia, Ontem acumulei 24mm. Neste momento sigo com 14mm e chove moderado, 15mm/h. A rajada máxima esta noite foi de 75,6km/h e a velocidade média mais elevada de 45km/h.
  40. V

Rajada máxima de 54km/h. 24mm acumulados.
  41. V

Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2012

Estou com curiosidade acerca do enchimento da albufeira do alto lindoso. Hoje está nos 24% de capacidade, mas o caudal afluente está a aumentar rapidamente.
  42. V

Aqui pela Trofa cheguei aos 21mm hoje. De momento não chove.
  43. V

Espetacular no Porto! Por aqui ainda não deu o click. 9,7mm até ao momento hoje e rajada máxima de 50km/h.
  44. V

Por aqui pela Trofa o evento já começou, mas timidamente. 3,8mm acumulados e rajada de vento mais forte de 48 km/h.
  45. V

Seguimento Litoral Norte - Agosto 2012

18,2mm. Chove fortemente neste momento.
  46. V

Seguimento Litoral Norte - Julho 2012

QUASE que batia o recorde absoluto da minha estação (38,4ºC em Junho). Cheguei aos 38,2ºC pelas 14:47. Neste momento o vento já rodou e a temperatura está a descer rapidamente com a humidade absoluta em sentido contrário: Tatual - 35,5ºC Ponto orvalho - 18,8ºC
  47. V

Seguimento Litoral Norte - Junho 2012

O recorde absoluto da minha estação foi batido hoje com 38,4ºC. O recorde anterior tinha sido de 37,4ºC em 2010. Sigo neste momento com 37,5ºC e vento fraco.
  48. V

Seguimento Litoral Norte - Junho 2012

Boa tarde, Dia mais quente do ano com, até agora, 35,1ºC e 44% de humidade (Ponto de orvalho 20,8ºC). Ainda não fui lá fora, mas deve estar insuportável. A mínima foi quase tropical de 19,3ºC. O céu está encoberto por uma bruma estranha de poeiras e nuvens altas.
  49. V

Seguimento Litoral Norte - Março 2012

Por aqui 8,8mm hoje... 45,8mm desde o início do ano!
  50. V

Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2012

0,6ºC pelas 23:34 a cair 1ºC/hora. Vai ser uma noite interessante, se o vento não aparecer...