2ª Caminhada MeteoPT.com & Encontro MeteoPT/MeteoAlerta/MeteoCovilha 29-31 Maio 2009

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
caminhada.gif




Está a ser organizada uma caminhada na zona da Serra da Estrela, percorrendo a Rota dos Vales Glaciários (ver em http://www.cm-covilha.pt/simples/?f=2695). Esta rota compreende cinco percursos, dos quais pensamos efectuar dois:

Rota do Vale Glaciário do Zêzere;

Rota do Vale Glaciário de Loriga.

As datas escolhidas são os dias [strike]10 e 11 de Junho[/strike] 30 e 31 de Maio. Permite-se assim que quem trabalha/estuda aos sábados possa participar. Trata-se de uma época de calor moderado, anterior à fase de exames escolares e do período de férias.

Estando ainda afastados do dia do evento, aceitam-se sugestões e comentários às rotas e datas escolhidas, principalmente por parte dos membros que conhecem bem a zona.:)
 


joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Re: Caminhada pela Rota dos Vales Glaciários da Serra da Estrela - dias 10 e 11 de Ju

Pois então, uma visita aos famosos vales em “U”! :thumbsup:
Gostava imenso de participar, pois da Serra da Estrela apenas conheço algumas zonas periféricas; mas por 2 dias, não sei ainda qual a possibilidade. :(
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Re: Caminhada pela Rota dos Vales Glaciários da Serra da Estrela - dias 10 e 11 de Ju

Pois então, uma visita aos famosos vales em “U”! :thumbsup:
Gostava imenso de participar, pois da Serra da Estrela apenas conheço algumas zonas periféricas; mas por 2 dias, não sei ainda qual a possibilidade. :(

Em princípio, a caminhada irá ser efectuada apenas num dia, se for só uma das rotas, uma manhã ou uma tarde será suficiente. A ideia contudo era partirmos de Manteigas de manhã cedo para percorrermos a 1ª rota indicada até à Torre (fazemos a rota em sentido inverso, a subir;)). Da parte de tarde, fariamos o trajecto da 2ª rota, da Torre até Loriga.:).

Desta forma, quem entendesse não necessitava de dispôr de mais de um dia, se bem que o ideal seria pernoitar na região.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Re: Caminhada pela Rota dos Vales Glaciários da Serra da Estrela - dias 10 e 11 de Ju

Olá Veterano ;)

Sim claro, seria o ideal, mas caso fosse por apenas um dia, sentiria uma enorme pena por não completar o evento; “já estou a ver o filme”. Há muito tempo que desejava uma oportunidade de participar numa iniciativa destas…
Vou pensar. Entretanto vamos sendo informados das eventuais novidades, certo?
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Re: Caminhada pela Rota dos Vales Glaciários da Serra da Estrela - dias 10 e 11 de Ju

Olá Veterano ;)

Sim claro, seria o ideal, mas caso fosse por apenas um dia, sentiria uma enorme pena por não completar o evento; “já estou a ver o filme”. Há muito tempo que desejava uma oportunidade de participar numa iniciativa destas…
Vou pensar. Entretanto vamos sendo informados das eventuais novidades, certo?

A componente "social" do evento não está ainda definida. Como já aconteceu na caminhada na Sanabria, seria uma altura ideal para um convívio alargado (a gastronomia da região não deve ficar atrás à de Trás-Os-Montes;)), e um partilhar de experiências e de vivências.

O programa definitivo gostaria de o apresentar fruto das vossas sugestões, sempre com o objectivo de reforçar os laços que já unem os membros desta magnífica comunidade!:)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Caminhada pela Rota dos Vales Glaciários da Serra da Estrela - dias 10 e 11 de Ju

Para que o entusiasmo cresça, aqui vai uma pequena sequência de fotografias do percurso Manteigas - Covão d'Ametade, ao longo do vale glaciar.



Untitled-1.gif



As fotografias são do final de Abril de ano passado.
Em Junho certamente já não deveremos apanhar neve nas encostas.
Em contra partida a Serra deverá estar bem mais verde e florida.

Do lado de Loriga não tenho fotografias. Ainda... :rolleyes:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Re: Caminhada pela Rota dos Vales Glaciários da Serra da Estrela - dias 10 e 11 de Ju

Entusiasmo: bastante! :w00t:
A menos que surja algum imprevisto, posso dizer desde já que tenho mais de 90 % de hipóteses de integrar a equipa nesta caminhada. Devo dizer que esta ideia me entusiasmou desde o início e poderá ser um culminar de um desejo há muito adiado.
Claro, aguardamos ideias de possíveis participantes que conheçam a(s) área(s) envolvente(s); e que assim contribuam para fazer deste evento o que ele realmente merece. :thumbsup:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Caminhada pela Rota dos Vales Glaciários da Serra da Estrela - dias 10 e 11 de Ju

Boas por motivos pessoais tenho andado um pouco longe do fórum só agora reparei neste tópico, acho que o local está muito bem escolhido ( claro que sou suspeito :D) podem contar comigo para a caminhada pois uma coisa é certa quem vier não se irá arrepender pois o local é excelente :thumbsup:
se precisarem de ajuda é só dizer ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Rota dos Vales Glaciários da Serra da Estrela - 30 e 31 de Maio

Olá

Dada a excepcionalidade de feriados da 2ª semana de Junho com uma ponte muito prolongada que será aproveitada por muitas pessoas para umas mini-férias com as suas famílias, o encontro e a caminhada foi antecipado para o dia 30 e 31 de Maio. Foi equacionado o fim de semana de 6 e 7 Junho, mas o dia 7 é dia de dever cívico nas eleições europeias.

Para os que precisam, existem alguns alojamentos a preços mais acessíveis como por exemplo o Inatel de Manteigas (onde muito provavelmente ficará sediado o quartel general do encontro logo na noite de 29) e a Pousada da Juventude das Penhas da Saúde.

Inatel Serra da Estrela (Manteigas)
http://www.inatel.pt/Turismo/manteigas.htm

Pousada da Juventude Penhas da Saúde
http://juventude.gov.pt/Portal/Lazer/pt/PPEnhas_da_Saude.htm

Os detalhes do encontro e a caminhada serão discutidos entre todos ao longo dos próximos dias. Também teremos que ir acompanhando as previsões dos modelos para ver como estará o tempo até lá.

Agradece-se a todos os que queiram participar que manifestem o seu interesse, para articular alojamentos e/ou transportes/boleias. Faltam apenas 4 semanas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Rota dos Vales Glaciários da Serra da Estrela - 30 e 31 de Maio

Olá,

Programa do encontro e caminhada:

programa.gif



Importante:

Prazo limite
Nesta altura cerca de 10 pessoas já manifestaram interesse em participar. O prazo limite para inscrições é Domingo, 17 de Maio.

Alojamento
Após pesquisa por melhores preços sugere-se como alojamento o Hotel Covilhã Parque (** Sup). Os preços são os seguintes:
Single: 22 €/ noite
Duplo: 30€ /noite (2 pessoas)

Existe muita oferta na região para diferentes bolsas, o alojamento é apenas sugerido, cada um pode optar por alternativas conforme a sua preferência, mas facilitaria a logística se todos estivessem o mais próximo possível. Alternativamente também está a ser estudada uma opção de aluguer de um turismo de habitação para todo ou parte do grupo mas só se poderá decidir após obtido o número definitivo de participantes. Essa hipótese também é obviamente facultativa para quem preferir a privacidade de um hotel.

Transportes
Quem não possuir transporte próprio e quer vir ao encontro entre em contacto por MP para ver se é possível articular alguma boleia ou até o uso de transporte público e depois na Covilhã ter disponível transporte da organização.

Actividades
Todas as actividades são facultativas, ou seja, se alguém por exemplo for da região e não puder ir à caminhada, pode perfeitamente aparecer para um jantar ou apenas para um passeio no Domingo.