2009 - Ano Internacional da Astronomia -http://www.astronomy2009.org/

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
[VIDEO]http://www.youtube.com/watch?v=WVJmZmo6kzI[/VIDEO]​
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Os objectivos do Ano Internacional da Astronomia 2009:

iyalogo2vi8.jpg



O Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009) será uma celebração global da astronomia e da sua contribuição para a sociedade e para a cultura, estimulando o interesse a nível mundial não só na astronomia, mas na ciência em geral, com particular incidência nos jovens.

O AIA2009 assinala o passo de gigante que constituiu a primeira utilização do telescópio para observações astronómicas por Galileu, e retrata a astronomia como uma iniciativa cientifica pacifica que une os astrónomos numa família internacional e multicultural, trabalhando em conjunto para descobrir as respostas para algumas das questões mais fundamentais para a Humanidade. O AIA2009 é, antes de mais nada, uma actividade para os cidadãos do Planeta Terra. Pretende transmitir o entusiasmo pela descoberta pessoal, o prazer de partilhar conhecimento sobre o Universo e o nosso lugar nele e a importância da cultura científica.
A maior parte das actividades do AIA2009 terá lugar a vários níveis: local, regional e nacional. Alguns países formaram já comités nacionais para preparar actividades para 2009. Estes comités constituem colaborações entre astrónomos amadores e profissionais, centros de ciência e comunicadores de ciência.

A nível geral, a União Astronómica Internacional (UAI) terá um papel de destaque enquanto catalizadora a coordenadora. A UAI irá organizar um pequeno número de eventos globais ou internacionais como as Cerimónias de Abertura e Encerramento, mas as principais actividades terão lugar a nível nacional e serão coordenadas pelos Nodos Nacionais em estreita colaboração com a UAI.

Em Dezembro de 2007 a Organização das Nações Unidas declarou 2009 como Ano Internacional da Astronomia

http://www.astronomia2009.org/index.php?option=com_content&task=blogsection&id=5&Itemid=38
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
"Ano Internacional da Astronomia - abertura oficial na 5ª feira


By zoelae

A Cerimónia Oficial de Abertura do Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009) está a chegar. Decorrerá na sede da UNESCO em Paris, dias 15 e 16 de Janeiro de 2009, e promete ser um evento espectacular.

São esperados centenas de participantes , incluindo membros das famílias reais, ministros, Prémios Nobel, cientistas de todo o mundo e jovens estudantes de astronomia de mais de 100 países.

A cerimónia marca o início formal do AIA2009: um ano cheio de iniciativas e actividades sob a temática da Astronomia. É uma oportunidade de ouro para se ter uma visão geral dos 11 Projectos Chave (Cornerstone Projects) e os mais importantes eventos a ocorrer durante o ano.

Estarão presentes vários colaboradores do AIA2009 , incluindo líderes dos comités nacionais e coordenadores dos projectos especiais e globais. Poderá ver online a transmissão em directo.
O Director Geral da UNESCO, Koïchiro Matsuura fará a apresentação de abertura do evento, seguido pelos Ministros da Ciência de vários países. A Presidente da União Astronómica Internacional, Catherine Cesarsky, dará uma visão geral do AIA2009. Seguem-se palestras pelos prémios Nobel Bob Wilson e Baruch Blumberg, uma apresentação por Lord Martin Rees, videoconferências em directo do VLT (Very Large Telescope do ESO) no Paranal, da Estação de Investigação Concórdia no Pólo Sul e do VLBI (Very Long Baseline Interferometry), e um filme de José Francisco Salgado do Adler Planetarium com a música Os Planetas de Gustav Holst. Estarão ainda patentes exposições de instituições de renome que apoiam o AIA2009.


A abertura oficial em Portugal é no próximo dia 31 de Janeiro na Casa da Música, no Porto. O programa inclui uma palestra de Teresa Lago, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, e um concerto pela Orquestra Nacional do Porto, que inclui obras relacionadas com o tema e em que se destaca a peça "Os Planetas", de Gustav Holst.

Após o concerto terá lugar uma sessão de observação astronómica, no exterior da Casa da Música."


Bom ano da Astronomia para todos;)
Zoelae
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Palestra por Teresa Lago na abertura do Ano Internacional Astronomia

descrição do video:
Em 2009 celebra-se o Ano Internacional da Astronomia. Serão várias as actividades desenvolvidas para estimular o interesse por esta área. Para a abertura oficial, foi organizada uma palestra, na Casa da Música, sobre “O que queremos descobrir sobre o Universo?”, por Teresa Lago.

http://www.cvtv.pt/imagens/index.asp?id_video=223&id_tag=15