2025.05.01 & 02 • Trovoada no Centro de PT (vista da Chamusca para norte)

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Local
Amora (Seixal)
Aproveitando um passeio ao Ribatejo, e com os modelos um pouco 'à nora' e um pouco díspares a colocar com precisão as zonas de maior instabilidade elétrica, resolvi parar no Miradouro da Senhora do Pranto por considerar um ponto médio e 'seguro', tendo em conta a margem de erro, pois a vista dali, tanto para interior, como para litoral, é bastante boa, com as vistas mais amplas a favorecerem os quadrantes N e O, precisamente para onde era espectável que elas se fossem formando e evoluindo (sentido SSE-NNO), na esperança de poder fazer alguns bons registos na traseira (das células eletrificadas, entenda-se).

À chegada, o panorama era animador, a temperatura amena (23/24º), e fui aproveitando para fazer alguns registos da paisagem, do bonito Miradouro, e do equipamento, que ficou logo devidamente preparado para o que desse e viesse…

2025.05.01 - 152234 (NIKON D7200) [MA_LS].webp
2025.05.01 - 152256 (NIKON D7200) [MA_LS].webp
2025.05.01 - 152316 (NIKON D7200) [MA_LS].webp
2025.05.01 - 175148 (NIKON D7200) [MA_LS].webp
2025.05.01 - 185931 (NIKON D780) [MA_LS].webp
2025.05.01 - 190254 (NIKON D780) [MA_LS].webp
2025.05.01 - 190953 (NIKON D780) [MA_LS].webp
2025.05.01 - 192200 (NIKON D780) [MA_LS].webp
2025.05.01 - 193733 (NIKON D780) [MA_LS].webp
2025.05.01 - 200608 (NIKON D780) [MA_LS].webp

Última edição:
Com a chegada da noite foram chegando as células que, entretanto, se tinham formado no Alto Alentejo, mas tinham perdido o cariz elétrico. Depois de levar com uma grande chuvada, a célula reativou, mas as 'flashadas' não mostravam raios visíveis.
Só ao fim de algum tempo, e à medida que se afastavam para N, consegui ir registando alguns raios intra nuvens de muito fraca intensidade, da qual se destaca este raio, na direção de Torres Novas/Entroncamento, já a uma distância considerável.

[url=https://flic.kr/p/2r2gbrQ]2025.05.01 - 230102 (NIKON D850) [Senhora do Pranto - Chamusca] by LusoSkies®, no Flickr[/URL]

Com o afastamento das células, os relâmpagos eram cada vez mais distantes, até que cessaram...

Foi já durante a madrugada, que após passagem de novas células que se formaram igualmente no Alto Alentejo sem atividade elétrica, ao chegar ao alinhamento da Serra de Aire e Candeeiros ativaram e foi nessa altura que pude registar alguns (poucos) raios por cima da Serra de Aire em direção à zona de Fátima.

[url=https://flic.kr/p/2r2fLgM]2025.05.02 - 005504 (NIKON D7200) [Senhora do Pranto - Chamusca] by LusoSkies®, no Flickr[/URL]

[url=https://flic.kr/p/2r2fLgX]2025.05.02 - 005700 (NIKON D850) [Senhora do Pranto - Chamusca] by LusoSkies®, no Flickr[/URL]

[url=https://flic.kr/p/2r2fLgS]2025.05.02 - 010045 (NIKON D850) [Senhora do Pranto - Chamusca] by LusoSkies®, no Flickr[/URL]

Os raios visíveis foram em pouca quantidade e/ou pouco fotogénicos, o que limitou bastante o sucesso dos registos.
Ainda assim, as estruturas iluminadas das nuvens proporcionaram algumas fotos giras.

[url=https://flic.kr/p/2r2cjNS]2025.05.02 - 015524 (NIKON D850) [Senhora do Pranto - Chamusca] by LusoSkies®, no Flickr[/URL]

E foi assim a minha aventura elétrica no Ribatejo.

A trovoada foi fraquinha naquela zona, eu deveria ter ido uns quilómetros mais a norte pois iria ter certamente mais e melhor registos, mas ainda assim valeu a pena o passeio de feriado de 1º de Maio ;)

Última edição:
Excelentes fotos, como sempre consegues tirar o máximo partido mesmo em situações menos generosas!
Esse miradouro é muito bom, o horizonte aberto da lezíria e do vale do Tejo a longa distância é ideal para localizar e preparar antecipadamente em situações convectivas movimentadas. E tem uma ótima base para os tripés. Cá em baixo tem alguma hipótese de abrigo, em caso de ameaça elétrica eminente? É estranho não ter um pára-raios na torre.

Excelentes fotos, como sempre consegues tirar o máximo partido mesmo em situações menos generosas!
Esse miradouro é muito bom, o horizonte aberto da lezíria e do vale do Tejo a longa distância é ideal para localizar e preparar antecipadamente em situações convectivas movimentadas. E tem uma ótima base para os tripés. Cá em baixo tem alguma hipótese de abrigo, em caso de ameaça elétrica eminente? É estranho não ter um pára-raios na torre.
Obrigado ;)

E sim, o miradouro é bastante bom, embora a vista para o quadrante SE esteja mais condicionada por haver algumas pequenas serras a maior altitude.
A iluminação do próprio miradouro, com candeeiros antigos de luz alaranjada também penalizam e limitam as longas exposições, nomeadamente em direção a NE. Efetivamente não há para raios, nem na torre (o que também não me convinha nada), nem nas casas e Igreja que ficam ali nas redondezas, por isso é mesmo confiar no destino...
O abrigo possível é descer as escadas (demoro uns 30 segundos) e entrar no carro, que se pode estacionar mesmo por baixo da torre.

Esses são dos piores "inimigos" para uma foto "limpa". Só arranjando uns pequenos painéis que ensombrem a objectiva, quando isso é possível, mas há ângulos mais elevados ou modos wide que ficam irremediavelmente comprometidos.
Sim, e mesmo as próprias características das objetivas, que estão mais sujeitas a 'flare', faz muita diferença. E também ter um para-sol ou não.
Neste evento, com os mesmo parâmetros, a minha Nikon 85mm mostrava muito menos laranja nas fotos que a minha Tokina 24/70mm, que tendo igualmente uma óptica incrível em nitidez, está menos imune a este tipo de situações de poluição luminosa de candeeiros ou fontes de luz nas proximidades.

Tokina 24/70mm
Quando uso 18mm ou menos (por vezes gosto de apanhar o máximo de área com ângulo bastante elevado) já sei que tenho de tentar ocultar os candeeiros mesmo que não apareçam no enquadramento. É complicado, nessas alturas dava jeito um "apagãozinho"...

Quando uso 18mm ou menos (por vezes gosto de apanhar o máximo de área com ângulo bastante elevado) já sei que tenho de tentar ocultar os candeeiros mesmo que não apareçam no enquadramento. É complicado, nessas alturas dava jeito um "apagãozinho"...
Uma trovoada fotografada por cima de Lisboa durante um apagãozinho desses é que era :lol: