2025.05.18 & 19 Trovoada em Espinho (Marbelo)

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Local
Amora (Seixal)
Olá a todos!

Depois de uma semana onde era evidente que iriamos ter a aproximação e passagem de uma cut-off pela PI, mas com uma grande incerteza da localização exata da entrada do seu núcleo (o que nesta altura do ano faz toda a diferença), quis o destino que ela entrasse mais a norte que o previsto por alguns modelos (por exemplo ICON ou mesmo GFS), e assim, a expectativa que eu já tinha de ir fotografar um bom evento noturno, eventualmente no interior das Beiras, desvaneceu-se.

E foi aí que entrou o meu plano B...

Como tenho o passe da CP válido para este mês de Maio, a solução mais prática e super económica seria tentar fazer stormchasing ferroviário. E com o Arome/Harmonie via AEMET a colocar atividade elétrica durante a noite/inicio da madrugada para o litoral norte, nomeadamente na Área Metropolitana do Porto e distrito de Aveiro, comecei logo a planear um 'inocente passeio' até Espinho, cidade onde já vivi 1 ano e da qual tenho excelentes recordações.

Para estar mais à vontade na escolha ideal do local para fotografar, e sempre pensando na estabilidade da câmara caso o vento fizesse das suas, resolvi levar o meu tripé topográfico adaptado (o mais pequeno) numa mala de mão.

Intercidades reservado para o final da manhã, e lá fui eu, carregadíssimo mas confiante...

Á chegada, cheirou-me logo a trovoada, pois o céu estava de feição, e na verdade havia alguma trovoada prevista a evoluir mais para interior desde a região centro. No entanto, o meu alvo não eram essas células, mas sim as que o modelo previa que se iriam formar durante a noite.

Depois de comer alguma coisa e de dar uma pequena voltinha para matar saudades de vivências passadas na cidade, lá fui eu até à ponta norte de Espinho, junto à praia do Marbelo e de uma ribeira que divide o concelho de Espinho com o de V.N. de Gaia, e os distritos de Aveiro e Porto.

Com o spot verificado, fiz uma primeira panorâmica.

2025.05.18 - 160506 (Galaxy S23 FE).webp

Depois de ir espreitar um bocadinho a linha do norte (como bom fã de comboios que sou), constatei que havia uma enorme bigorna a algumas centenas de km no alto mar, que a app blitzortung denunciava com estando eletrificada. Como a visibilidade era boa, o enorme cumulonimbus era bem visível mesmo a grande distância.

2025.05.18 - 175438 (NIKON D850) [MA_LS].webp

2025.05.18 - 184042 (NIKON D850) [MA_LS].webp

Screenshot_20250518_181057_Blitzortung Lightning Monitor.webp

A formação desta célula pareceu-me um bom prenúncio para a noite, pois no momento em que o CAPE aumentasse devido à aproximação da cut-off, as células com estas características dariam certamente um bom espetáculo cénico, caso viessem eletrificadas.

Entretanto fui aproveitando para tirar mais algumas fotos.

2025.05.18 - 185429 (NIKON D850) [MA_LS].webp

2025.05.18 - 191754 (NIKON D850) [MA_LS].webp

2025.05.18 - 193100 (Galaxy S23 FE).webp

Com o final da tarde, e a fome a apertar, foi hora de sentar um bocadinho, comer qualquer coisa no Bar Marbelo, e acompanhar as noticias das eleições, enquanto ia observando ao longe os cúmulos que se iam formando no horizonte, e que me iam dando algumas esperanças acrescidas para poder fazer alguns registos...

2025.05.18 - 195610 (SM-G930F) [MA_LS].webp

2025.05.18 - 211256 (NIKON D850) [MA_LS].webp

Com a chegada da noite, e após as 23h, a pouco e pouco foram se formando algumas células convectivas de ciclo curto, que o radar mostrava serem capazes de originar aguaceiros moderados muito localizados, mas que se iam dissipando e regenerando, mas sem grande evolução.

Até que a certa altura, mesmo em frente à costa, começou a haver uma aglomeração mais consistente de células, e apareceram os primeiros ecos laranjas.

Subitamente, e já estando eu em posição na duna com tudo devidamente montado e preparado, vejo um enorme flash com um raio visível mesmo a oeste... e estavam abertas as hostilidades! :)

Com alguma paciência lá fui insistindo em apontar mesmo para o centro de uma célula que, na verdade, nem me parecia ser assim tão grande como isso, e a certa altura fui brindado com esta bonita imagem...

2025.05.18 - 233723 (NIKON D850) [Espinho - Praia do Marbelo] 1.webp

Realmente a célula não era muito grande, mas originou uma bela descarga elétrica. Devido aos 45MP da minha D850 e da nitidez da minha inestimável Tokina 24-70, é possível ampliar sem penalizar a nitidez, e apreciar melhor as ramificações dos raios...

2025.05.18 - 233723 (NIKON D850) [Espinho - Praia do Marbelo] 2.webp

Com o passar do tempo, tive direito a mais alguns flashes que iluminaram a célula, que entretanto foi crescendo e alargando...

2025.05.18 - 235713 (NIKON D850) [MA_LS].webp

2025.05.18 - 235856 (NIKON D850) [MA_LS].webp

A certa altura, veio efetivamente a 'estrela luminosa da noite'.

2025.05.19 - 000124 (NIKON D850) [Espinho - Praia do Marbelo] 1.webp

Este bonito raio positivo foi mesmo a raridade da noite, pois as descargas foram poucas e fugazes, e este raio fez valer a pena todo o esforço que fiz até aquele momento, para estar ali, aquela hora, naquele lugar, em comunhão com o que eu mais gosto de apreciar nesta vida...

2025.05.19 - 000124 (NIKON D850) [Espinho - Praia do Marbelo] 2.webp

Screenshot_20250519_000852_Blitzortung Lightning Monitor.webp
Screenshot_20250519_001517_Meteo@IPMA.webp

Essa foi a última descarga desta célula.

Com o aguaceiro que veio logo de seguida, e com o aproximar da hora de partida do comboio noturno para Lisboa, apressei-me a arrumar tudo e lá fui eu caminhar 20mn até à estação, feliz pelo pouco (mas bom) que consegui registar.

Depois de apanhar o comboio, ainda houve algumas descargas dispersas junto à Área Metropolitana do Porto, o que provavelmente ainda iria render mais umas 2 ou 3 fotos, mas na verdade, e tendo em conta as condições que tive nesta saída para caçar raios, já voltei para casa feliz com os registos obtidos em mais esta bonita aventura elétrica ;)

Espero que tenham gostado :)

Última edição:
:palmas: Excelente relato e fotos fabulosas, de dia e de noite! Quem porfia sempre alcança, belo prémio da persistência e do saber!
Obrigado!
Foi um passeio bastante feliz, efetivamente ;)