3ª Caminhada MeteoPT.com Gerês 18-20 Setembro 2009

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
3caminhada.gif


Está a ser organizada a 3ª caminhada MeteoPT, desta vez na serra do Gerês.
A caminhada será no sábado 19 de Setembro começando de manhã bem cedo. Quem puder e/ou preferir poderá chegar já na sexta-feira à noite com alojamento na região com encontro/convívio a prolongar-se até Domingo com passeios pela zona. O evento está obviamente dependente da evolução das previsões meteorológicas dos próximos dias.

Os interessados devem informar esta semana aqui neste tópico ou por mensagem privada para obterem mais dados sobre o evento.

Trajecto

Trajecto ida-e-volta Portela do Homem (junto à fronteira com Espanha) - Antigas minas de volfrâmio dos Carris.

Distância: cerca de 20 km, com direito a banho num dos muitos pequenos lagos que iremos encontrar. Refeição ligeira e regresso pelo meio da tarde.

Nesse dia será ainda possível visitar alguns lugares emblemáticos do Gerês: Pedra Bela, Mata da Albergaria, Cascata do Arado, e com sorte avistar os Garranos do Gerês (pequenos cavalos).


32601685.jpg


67197991.jpg




Perfil altimétrico aproximado

mtpt04sep070033800x600.jpg




 
Editado por um moderador:


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Mais um boa iniciativa MeteoPT:)

Infelizmente não vou poder estar presente, porque nesse fim de semana vou para Bragança e devo ir até ao lago de Sanabria;)
 

ruimartins

Cirrus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
29
Local
Braga
Olá a todos.

Não se esqueçam de solicitar autorização ao PNPG devido à travessia de zona de protecção total.

Procurem sensibilizar todos os participantes a não abandonar qualquer tipo de 'lixo' durante a caminhada.

Lá em cima tenham atenção a alguns 'poços' escondidos na vegetação.

Já que lá vão, porque não subir ao Pico da Nevosa? :thumbsup:


Boa caminhada!
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Olá a todos,

Superinteressante esta caminhada, estou bastante interessado em participar, o meu problema é que ainda não sei de estarei 'livre' nesse dia.
A minha vontade é de ir mas ainda não sei se posso ou não.
 

Renato

Cirrus
Registo
25 Mai 2006
Mensagens
14
Local
Mem-Martins
Bom dia a todos.

Excelente iniciativa, não só pelo local, que é fantástico, mas também pelo convívio.

Infelizmente, nesse fim de semana tenho trabalho, pelo que não poderei comparecer.

Desejo a todos os que podem participar um óptimo fim-de-semana e boa caminhada.

Abraços. ;)
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Mais uma excelente iniciativa, pessoal. Ainda não será desta que participarei, para isso precisava de preparar-me fisicamente :) (não estou habituado a grandes caminhadas), mas chegará o dia em que isso acontecerá. Tive pena daquela caminhada a Sanabria, dado a minha grande paixão por Trás-os-Montes. Por acaso, nesse Sábado, deverei estar a participar num pic-nic com colegas de trabalho no alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto. Pode ser que lá do alto eu veja a malta aqui do forum a acene com a mão ... :lol:
 

mariachi

Cirrus
Registo
15 Set 2009
Mensagens
1
Local
Caldas
Viva

parabéns pela fantástica actividade :cool::cool::cool::cool::cool:

amanhã vou guiar um grupo para fazermos a garganta de loriga ... por isso e para já ... para o próximo Fim de Semana ... já estou com montanha QB

abraço

Mariachi
 
Editado por um moderador:

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Chegou ao fim mais uma caminhada, desta vez por terras da bela Serra do Gerês:).

Correu tudo bem, os participantes chegaram todos ao fim do trajecto, sem ser necessário chamar a Protecção Civil;).

E digo isto, porque o nevoeiro acompanhou-nos durante grande parte do percurso, principalmente no nosso objectivo, as Minas de Carris:p.










A meio do trajecto, fomos surpreendidos por uma derrocada...




Como seria de esperar, animais de grande porte fizeram a sua aparição:eek:




Finalmente, chegamos ao nosso objectivo: as antigas minas de volfrâmio dos Carris, desactivadas há algumas décadas.

Condições atmosféricas: visibilidade de 20 metros, devido ao intenso nevoeiro, temperatura, cerca de 9º, vento em rajadas, chuva intermitente:mad:.

Nada que perturbasse uma lauta merenda, bem regada, para alguns, de Alvarinho de boa estirpe (obrigado Minho:thumbsup:).

Fotos desse repasto: nenhumas, tinha as mãos geladas, só dava para segurar no copo:D.

De regresso ao acampamento-base, as condições atmosféricas melhoraram e começou a pensar-se nos belos lagos do rio Homem:cool:.





Fartos de seguir o trilho normal, três participantes resolveram descer o rio Homem, perdendo o contacto com o resto da expedição:disgust:.







Foi neste local que alguém se aventurou a mergulhar, e a água até estaria apetecível:cold:.



Caros companheiros: a vista esplendorosa disponível nos Carris ficou-nos vedada, fruto do intenso nevoeiro. Não importa: agora pelas cumeadas do território espanhol, regressaremos um dia, para desfrutar:D.