3ª Caminhada MeteoPT.com Gerês 18-20 Setembro 2009

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Pela minha parte, fica o registo de um belo dia, passado num belissimo local e junto de uma agradável companhia!;)

O inicio da caminhada é complicado, fruto de um terreno muito pedregoso...



Mas com espirito de equipa, o caminho torna-se fácil:)



Alguns kilometros acima, já no topo do vale, a panorâmica era de excelência...



Já no planalto que antecede as minas, encontrámos um abrigo bem característico destas serras:thumbsup:



Finalmente chegados ás minas, numa imagem por todos reconhecida;)



Mais uma foto, aqui as ruínas da capela presente no complexo mineiro



Aqui vemos a entrada de uma galeria, que não sabemos se é da mina ou de ventilação:huh:






Z13
 


Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
No seguimento da aventura, deixo mais algumas imagens:

Aqui o André a tentar observar aquilo que o nevoeiro não tapava!:p



O Gil na mesma tarefa...



Não desistam, amigos, que havemos de lá voltar num dia de céu limpo!:lmao:


E como o Veterano tinha as mão frias... eu encarreguei-me de registar o momento do repasto! Que bela mesa!:cool:




Z13
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Finalmente, durante a descida, pudemos apreciar as belíssimas piscinas naturais que o rio Homem produz!:)












Aqui, os "três estarolas" que resolveram descer o vale pelo leito do rio, vistos por quem continuou a percorrer o trilho inicial!:rolleyes:



E finalmente, ao final da jornada, o nevoeiro levantou e deixou-nos por fim apreciar a beleza destas montanhas!;)








E assim se passou um excelente dia!:p

Venha daí a 4ª Caminhada!!! E mais participação, amigos!;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Olá_ ;)

Pela 2ª vez como participante numa caminhada MeteoPT, mais uma vez não tive oportunidade de registar através de foto e ou vídeo momentos de contemplação da natureza em estado puro bem como ao nível de convívio presente entre os participantes.

Acredito perfeitamente que apesar dessa impossibilidade, o que até agora foi e o que ainda possa ser apresentado, não deixa qualquer margem de dúvida sobre o quão importante foi para cada um de nós poder observar directamente uma parte do que o nosso País tem de mais belo!

Apesar de não se esperar outra coisa, o saudável convívio entre o grupo, incluindo os membros até então pessoalmente desconhecidos, foi irrepreensível o que mais uma vez muito me cativou, resultando num fantástico fim-de-semana, envolvendo o intercâmbio de experiências e a sempre presente e fundamental boa disposição.

Só desejo que novas oportunidades tão boas ou ainda melhores surjam com vista a um contínuo reforço da nossa já existente amizade.

forte abraço... :thumbsup:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Excelentes fotos :thumbsup:

É uma área que gosto bastante. Tive muita pena de não poder ter ido à caminhada.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Que dizer?!

Bem, não me canso de caminhar na companhia dos meteoloucos!!:D

E a cada caminhada há caras novas, experiências novas. Recantos de sonho!
Um convivío espectacular!
E o vinho, e os enchidos, e os calhaus, e o nevoeiro, a merenda, as vacas, o rio, a vegetação, a morrinha, os chocolates, as fotografias, os momentos... Enfim...

Já vi que o pessoal já retratou bem a caminhada.
Infelizmente o computador lá de casa foi ao ar. Mas quando tiver oportunidade, coloco algumas fotografias também! :)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
os "três estarolas" que resolveram descer o vale pelo leito do rio
Estes malandros abandonaram os companheiros...Tareia neles!!!:brucelee::wacko::lol:
Ai as lagoas do rio Homem - água fria mas tão convidativa a banhos - já aí me banhei em Setembro e Outubro. Que bom que é...:rolleyes:

Quanto à Triturus pygmaeus eu já vi por esses lados juntamente com o sardão típico - aquele da cabeça azul num corpo verde. São elementos de uma fauna em perigo mas de uma beleza única.:w00t:

É uma zona especial para mim - as caminhadas que já fiz a Minas dos Carris estão bem presentes e quero mais dia menos dia repeti-las.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
os "três estarolas" que resolveram descer o vale pelo leito do rio
Estes malandros abandonaram os companheiros...Tareia neles!!!:brucelee::wacko::lol:
Ai as lagoas do rio Homem - água fria mas tão convidativa a banhos - já aí me banhei em Setembro e Outubro. Que bom que é...:rolleyes:

Quanto à Triturus pygmaeus eu já vi por esses lados juntamente com o sardão típico - aquele da cabeça azul num corpo verde. São elementos de uma fauna em perigo mas de uma beleza única.:w00t:

É uma zona especial para mim - as caminhadas que já fiz a Minas dos Carris estão bem presentes e quero mais dia menos dia repeti-las.

Esse sardão não seria o sardão/lagarto de água ( Lacerta schreiberi)?
Ou era mesmo o lagarto/sardão ocelado típico ( Lacerta lepida)?
Quanto às fotos sem comentários!
Espectaculares.:)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Já muito foi dito, já tudo foi dito... absolutamente fantástica a experiência e para repetir, claro!


Contribuo com três fotografias

Os "três estarolas" que diga-se, a bem da verdade, revelaram-se os verdadeiros peritos numa nova modalidade de acesso às Minas dos Carris negando-se a utilizar os acessos que os comuns dos mortais costumam utilizar. Os parabéns para eles :p

p91910286117808.jpg



Vale do Rio Homem (vista para jusante)
p9191012.jpg


p9191014.jpg



Obrigado a todos pelo dia excelente que proporcionaram.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Grandes fotos caminhantes:thumbsup::thumbsup:

Dia muito bem passado pelas margens Rio Homem. Eu não tenho fotos, a máquina pifou logo no início da subida, mas as que aqui colocaram demostram bem a beleza do local.
Pena o nevoeiro lá em cima, pena as pingas à hora da merenda mas de resto foi excelente, a caminhada, a paisagem, os pequenos lagos que só André teve coragem de exprimentar, a merenda, o alvarinho;), a francesinha e claro os companheiros de caminhada.

Dia a repetir:thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Esse sardão não seria o sardão/lagarto de água ( Lacerta schreiberi)?
Ou era mesmo o lagarto/sardão ocelado típico ( Lacerta lepida)?
Sinceramente não sei o nome dele, mas a fotografia que tirei na serra do Alvão em Maio mostra um exemplar desta espécie que é também uma presença usual na serra do Gerês. Talvez me possas dizer qual é o nome científico desta espécie e o seu nome comum:thumbsup:
largato.jpg


E o vale do Rio Homem...que belo! As imagens valem por mil palavras.:nicephoto: