40º N, a avenida das depressões

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
olá

Não me lembro, antes, do paralelo 40º N ser o corredor ou avenida, ao longo de 1 mês, praticamente, de depressões frontais com cavamento considerável. Geralmente passam mais a norte entre 45º e 50º N, sendo nós atingidos pelas suas superfícies frontais (e não directamente, como agora).
Será que esta situação é para continuar neste inverno? Com a tão apregoada alteração climatérica será para se repetir em próximos outonos/invernos? Ou, pelo contrário, foi uma excepção e a tendência é para termos cada vez menos precipitação, como o falado? Só o tempo o dirá, ao certo, visto o factor imprevisibilidade estar intimamente ligado à metereologia, especialmente a longo prazo.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
olá

Não me lembro, antes, do paralelo 40º N ser o corredor ou avenida, ao longo de 1 mês, praticamente, de depressões frontais com cavamento considerável. Geralmente passam mais a norte entre 45º e 50º N, sendo nós atingidos pelas suas superfícies frontais (e não directamente, como agora).
Será que esta situação é para continuar neste inverno? Com a tão apregoada alteração climatérica será para se repetir em próximos outonos/invernos? Ou, pelo contrário, foi uma excepção e a tendência é para termos cada vez menos precipitação, como o falado? Só o tempo o dirá, ao certo, visto o factor imprevisibilidade estar intimamente ligado à metereologia, especialmente a longo prazo.

Deves ser muito novinho ou não .....
Lembro-me de imensos anos em que isto aconteceu e nos anos 60 e 70 eram o prato do dia !!
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Então e as depressões à superfície vindas da Madeira e que estacionavam a sudoeste de São Vicente e no Golfo de Cádiz? Essas escasseiam muito desde 2004!
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Deves ser muito novinho ou não .....
Lembro-me de imensos anos em que isto aconteceu e nos anos 60 e 70 eram o prato do dia !!

É provavel que seja novo, pois nos anos 80 houve também, e em 2000 houve uma situação semelhante em dezembro, a falta de memória meteorológica está aqui bem evidenciada Aurélio:).
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Isso da idade é um argumento estranho, e pelo que sei, penso que o Relâmpago é mais velho do que qualquer um de vocês.

Foi lançada uma discussão, que de resto já me tinha ocorrido, é altura de aparecerem argumentos. E não generalidades baseadas na memória, de parte a parte.

Qual é então o mês de Dezembro ou sequência de algumas semanas que no passado tenha tido este ritmo de depressões. Uma vez indicado o mês é fácil irmos ao wetterzentral olhar para as cartas desse mês.

Já que há tantas certezas, indiquem-me uns meses assim pois já há vários dias que também tenho pensado no assunto e gostaria de fazer umas animações e comparar meses do passado com este, penso que seria um exercício interessante.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
A situação costuma acontecer nalguns anos, principalmente se o AA dos Açores não estiver lá.

Geralmente o AA costuma estar nos Açores e um centro depressionário na Islândia. Por vezes, a situação inverte-se, e então origina o que verifícámos agora (mais chuva em Portugal e mais entradas polares na Europa).

Com esta situação, a corrente de jacto costuma situar-se mais a sul, pelo Mediterrâneo, em vez de pelo norte da Europa (típica duma situação mais fria).

Se o clima aquecer no futuro, a corrente de jacto situar-se-á mais a norte (paralelo 50 ou 60º), e o clima ficará mais seco. Se o clima arrefecer (como aconteceu na Little Ice Age) então a corrente de jacto tende a deslocar-se para o sul (paralelo 35 ou 45º) e traz clima mais húmido para a Europa do Sul, Portugal incluído. Mas não se pode generalizar. Na Idade glacial, pensa-se que a corrente do golfo abrandou, parou ou inverteu, e por causa disso, um AA estabeleceu-se permanenteme'nte na Europa, impedindo a precipitação e trazendo frio polar.

Uma situação que se chama um NAO negativo (de Oscilação Norte Atlântica).
olá

Não me lembro, antes, do paralelo 40º N ser o corredor ou avenida, ao longo de 1 mês, praticamente, de depressões frontais com cavamento considerável. Geralmente passam mais a norte entre 45º e 50º N, sendo nós atingidos pelas suas superfícies frontais (e não directamente, como agora).
Será que esta situação é para continuar neste inverno? Com a tão apregoada alteração climatérica será para se repetir em próximos outonos/invernos? Ou, pelo contrário, foi uma excepção e a tendência é para termos cada vez menos precipitação, como o falado? Só o tempo o dirá, ao certo, visto o factor imprevisibilidade estar intimamente ligado à metereologia, especialmente a longo prazo.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
A situação costuma acontecer nalguns anos, principalmente se o AA dos Açores não estiver lá.

Geralmente o AA costuma estar nos Açores e um centro depressionário na Islândia. Por vezes, a situação inverte-se, e então origina o que verifícámos agora (mais chuva em Portugal e mais entradas polares na Europa).

Com esta situação, a corrente de jacto costuma situar-se mais a sul, pelo Mediterrâneo, em vez de pelo norte da Europa (típica duma situação mais fria).

Se o clima aquecer no futuro, a corrente de jacto situar-se-á mais a norte (paralelo 50 ou 60º), e o clima ficará mais seco. Se o clima arrefecer (como aconteceu na Little Ice Age) então a corrente de jacto tende a deslocar-se para o sul (paralelo 35 ou 45º) e traz clima mais húmido para a Europa do Sul, Portugal incluído. Mas não se pode generalizar. Na Idade glacial, pensa-se que a corrente do golfo abrandou, parou ou inverteu, e por causa disso, um AA estabeleceu-se permanenteme'nte na Europa, impedindo a precipitação e trazendo frio polar.

Uma situação que se chama um NAO negativo (de Oscilação Norte Atlântica).
olá

Não me lembro, antes, do paralelo 40º N ser o corredor ou avenida, ao longo de 1 mês, praticamente, de depressões frontais com cavamento considerável. Geralmente passam mais a norte entre 45º e 50º N, sendo nós atingidos pelas suas superfícies frontais (e não directamente, como agora).
Será que esta situação é para continuar neste inverno? Com a tão apregoada alteração climatérica será para se repetir em próximos outonos/invernos? Ou, pelo contrário, foi uma excepção e a tendência é para termos cada vez menos precipitação, como o falado? Só o tempo o dirá, ao certo, visto o factor imprevisibilidade estar intimamente ligado à metereologia, especialmente a longo prazo.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Uma sequência de semanas bastante parecidas a estas serão as que decorreram entre Novembro e Dezembro de 1997. Mas que mais exemplos têm conhecimento ?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Toda esta questão é fácil de deslindar, através do gráficos dos últimos 70 anos dos regimes de precipitação ;)

Mas sem dúvida que a década de 60 e 70 foram fortes nos regimes de precipitação, logo as depressões deviam suceder-se umas às outras.

43501335.png
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Toda esta questão é fácil de deslindar, através do gráficos dos últimos 70 anos dos regimes de precipitação ;)

Mas sem dúvida que a década de 60 e 70 foram fortes nos regimes de precipitação, logo as depressões deviam suceder-se umas às outras.

Qual a fonte desse gráfico?

Acho estranho o nível de desvio da precipitação de 2000/2001.

No caso da precipitação de 2000/2001, raras foram as depressões em questão neste tópico.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Um gráfico anual por si só não explica tudo, totais anuais podem ser enganadores para o que estamos a discutir aqui. Pode é dar pistas para investigar, nada mais.
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Boa noite

Na realidade, já não sou tão novo quanto isso:(.(tento ser novo de espírito:)) Talvez seja até mais velho que a maior parte de vós. A verdade é que não me recordo (a não ser que andasse distraído) de uma tamanha sucessão de depressões trazidas pela corrente de W pelas nossas latitudes. Tenho em conta que, antigamente, era extremamente difícil, senão impossível, terem leigos acesso a dados metereológicos, até posso admitir que durante a minha existência pudessem ter sucedido situações destas. Foi particularmente com o advento da internet que pudemos ter mais facilidade de acesso a estes dados. E estou a referir-me ao período a partir do qual tive acesso a dados metereológicos consistentes, isto é, a partir dos anos 2000. É claro que sempre houve, pelas nossas latitudes, depressões semelhantes a estas, mas não tão frequentes em tal espaço de tempo. O que é/era mais normal era a passagem de sucessivos sistemas frontais ao longo de um mês ou dois seguidos, mas com os respectivos núcleos mais a norte.
Também é verdade que as depressões de carácter convectivo que se formam entre a Madeira e o Continente já não se formam há algum tempo.
Como disse o Vince, seria interessante fazer um estudo estatístico a partir de um acervo de dados com várias décadas para se constatar a frequência deste tipo de situações. E com a Metereologia Estatística poderemos explicar/comparar melhor estes fenómenos e, quiçá, poder tentar fazer com maior rigor previsões.

Um abraço a todos com os votos de Bom Ano.
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Penso que uma maneira de dar uma resposta ao tema, sera o de associar a chamada avenida das depressoes...ou das perturbaçoes que deram chuva significativa em Portugal Continental, a cheias nos principais rios (Douro, Tejo e Guadiana) considerando o periodo Outono/Inverno, teremos como exemplo os anos seguintes: 1876 (maior cheia no Guadiana); 1909/1910; 1978/1979; 1989/1990; 1995/1996; 2000/2001

Como complemento - Outubro de 1989 foi muito chuvoso no Algarve e a partir de 11 de Novembro e Dezembro, muito chuvoso no resto do Pais.