50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
A latitude não é tudo. Há que considerar também a influência do Atlântico que contribui também para que, por exemplo, o noroeste de Marrocos tenha um clima mediterrânico, ao passo que a Líbia, à mesma latitude, tem um clima desértico.

A latitude não é tudo mas tem muita importância.

Alguém me confirma se os 52ºC registados em Sevilha em 2003 ou 2004 são um valor oficial?

Esse valor não é oficial. Em Sevilha ou em qualquer outro local de Espanha não há nenhum registo oficial de um valor de 50ºC. Não há em Espanha nem em nenhum outro país da Europa.
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Esse valor não é oficial. Em Sevilha ou em qualquer outro local de Espanha não há nenhum registo oficial de um valor de 50ºC. Não há em Espanha nem em nenhum outro país da Europa.

Sevilha registou, a par de Córdoba/Aeroporto, 46,6 ºC em Agosto de 2003. ;)

Nenhuma estação oficial na Península Ibérica ultrapassou o valor de 47,4 ºC na Amareleja.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Isto só demonstra que provavelmente há muito poucas medições oficiais para estarmos a dizer que Espanha nunca teve 50ºC (em condições standard).
Que se monte estações "oficiais" em todos esses locais muito quentes e muito frios.

Por exemplo, o IM nem sequer uma estação na torre tem!!!
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
E segundo a wikipedia vejam os recordes oficiais. Penso que não retratam bem a realidade mas isso é a minha opinião claro.
É de 48.0ºC na Grécia, a Itália tem um de 46ºC e a Roménia e França 44ºC.

Se estes países tem recordes tão altos, certamente que Espanha deverá ter tido mais, os prováveis 50º ou 52ºC. E talvez Portugal já tenha tido.

Recorde-se que ainda anteontem Múrcia teve oficiais 45ºC e não-oficiais 47ºC nos arredores. E falavam-se de muitos locais a 45ºC na heatwave de 2007 no Leste Europeu, pois parece que nenhum destes foi então oficial.

Eu sinceramente já não ligo muito a considerar-se algo oficial ou não, desde que tenha condições standard.
Se eu fosse o IM, certamente colocaria 3 ou 4 estações em pontos diferentes da Amareleja e arredores e faria o mesmo na Serra da Estrela. :D
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
E segundo a wikipedia vejam os recordes oficiais. Penso que não retratam bem a realidade mas isso é a minha opinião claro.
É de 48.0ºC na Grécia, a Itália tem um de 46ºC e a Roménia e França 44ºC.

Se estes países tem recordes tão altos, certamente que Espanha deverá ter tido mais, os prováveis 50º ou 52ºC. E talvez Portugal já tenha tido.

Recorde-se que ainda anteontem Múrcia teve oficiais 45ºC e não-oficiais 47ºC nos arredores. E falavam-se de muitos locais a 45ºC na heatwave de 2007 no Leste Europeu, pois parece que nenhum destes foi então oficial.

Eu sinceramente já não ligo muito a considerar-se algo oficial ou não, desde que tenha condições standard.
Se eu fosse o IM, certamente colocaria 3 ou 4 estações em pontos diferentes da Amareleja e arredores e faria o mesmo na Serra da Estrela. :D

A Wikipedia não é de confiança...:(

Com o caso das estação da amareleja e serra da estrela, tens toda a razão...:lmao:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Sevilha registou, a par de Córdoba/Aeroporto, 46,6 ºC em Agosto de 2003. ;)

Nenhuma estação oficial na Península Ibérica ultrapassou o valor de 47,4 ºC na Amareleja.

No site do instituto de Meteorologia espanhol, na secção de extremos climatológicos, a estação de Murcia (instituto) tem um máximo absoluto de 47.8º. Num longínquo 29 Jul 1876 é verdade.. Mas para estar no site do INM deverá ser credível..

Não sei se haverá ainda outra estação com valor mais elevado ou se será de facto este?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
E segundo a wikipedia vejam os recordes oficiais. Penso que não retratam bem a realidade mas isso é a minha opinião claro.
É de 48.0ºC na Grécia, a Itália tem um de 46ºC e a Roménia e França 44ºC.

Se estes países tem recordes tão altos, certamente que Espanha deverá ter tido mais, os prováveis 50º ou 52ºC. E talvez Portugal já tenha tido.

Recorde-se que ainda anteontem Múrcia teve oficiais 45ºC e não-oficiais 47ºC nos arredores. E falavam-se de muitos locais a 45ºC na heatwave de 2007 no Leste Europeu, pois parece que nenhum destes foi então oficial.

Eu sinceramente já não ligo muito a considerar-se algo oficial ou não, desde que tenha condições standard.
Se eu fosse o IM, certamente colocaria 3 ou 4 estações em pontos diferentes da Amareleja e arredores e faria o mesmo na Serra da Estrela. :D

Alguns dos locais mais quentes da P. Ibérica foram discutidos aqui:

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/mais-de-50-c-em-portugal-1425-14.html
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
No site do instituto de Meteorologia espanhol, na secção de extremos climatológicos, a estação de Murcia (instituto) tem um máximo absoluto de 47.8º. Num longínquo 29 Jul 1876 é verdade.. Mas para estar no site do INM deverá ser credível..

Não sei se haverá ainda outra estação com valor mais elevado ou se será de facto este?

Não é por acaso que esses valores são colocados numa tabela à parte.

Por serem tão antigos, poderão estar em causa condições deficientes de medição, pois desde então esses records nunca mais foram batidos.

O próprio INM espanhol reconhece essas incertezas quanto ao absoluto rigor das observações em alguns casos.

Mas é certamente possível. ;)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Pois isso já não sei!
Eu próprio obviamente ao ver valores tão antigos sou logicamente reticente quanto às condições de medição!
Mas seja como for, o valor vem da ferramenta de busca de extremos climatológicos na página do INM, portanto ali não estão separados os dados, sejam eles de 1900 ou 2000.. Estão lá todos, portanto de qualquer forma serão oficiais, senão uma entidade como o INM não os teria assim disponíveis para uso de qualquer pessoa, se fossem dados "manhosos"!
Mas sim, compreendo a tua reticência, tal como eu próprio a tenho!
A questão nem era essa, estava só a complementar a tua informação, em relação aos máximos oficiais existentes na Península! ;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Já existiu uma estação meteorológica na Torre. Pelo menos foi lá colocada uma em Novembro de 1999. Não sei se ainda está em funcionamento.

Dscf0423.jpg

Dan, dizes bem que foi lá colocada, mas até ao "final de Maio último", observando as condições deploráveis em que a mesma se encontrava :(, tudo indica que já não funciona..., o que como localização estratégica do ponto de vista meteorológico em Portugal continental, tal atitude negligente é de lamentar... :disgust:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Dan, dizes bem que foi lá colocada, mas até ao "final de Maio último", observando as condições deploráveis em que a mesma se encontrava :(, tudo indica que já não funciona..., o que como localização estratégica do ponto de vista meteorológico em Portugal continental, tal atitude negligente é de lamentar... :disgust:

Realmente é uma pena.
Poder-se-ia ter uma melhor noção das condições do local mais frio do nosso país.
Seria óptimo no Inverno...:(

E já agora, joseoliveira, que querias dizer com "condições deploráveis"?
Quais eram essas condições?:huh: