50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Ja estive em Londres com 37 º graus já estive em Munique em pleno mes de Outubro com 29º graus, como já estive em Agadir com 44º graus em pleno mes de Maio, da mesma forma que já estive na Região de Alcanena/Santarém com - 8 graus de temperatura. Onde eu quero chegar é que esses acontecimentos todos nos sentimos e verificamos nessa noite davam de temperatura mínima para Santarém -1 Grau entre Alcanena e Santarém nessa noite o meu carro registava uma temperatura de -8 negativos, agora eu não vou afirmar como um dado fiável que em Santarém faz 8 graus negativos nem vou afirmar que em Londres em Julho faz 37º graus porque isso são circunstancias climáticas que podem surgir que são condicionadas por outros factores e que no fundo não têm validade cientifica nenhuma certo????

Posto isto, eu claro que so me baseio em factos palpáveis mensuráveis reconhecidos e a verdade é que reconhecidamente não existe nenhum dado nos normativos climáticos que tenham-se atingido temperaturas de 50º graus em Portugal continental e também não existe a indicação que exista dados de alguma cidade localidade região portuguesa continental em que a temperatura media anual do ar seja igual ou superior a 18 graus por isso é nesses dados que me baseio.

Agora aquilo que nos vivemos e verificamos tem o peso que tem, devo dizer que existem por exemplo testemunhos de que este ano Nevou no alto da serra da Arrábida mas são testemunhos não foram confirmados, por exemplo no Meco já tive temperaturas no Inverno no meu termómetro de -6 graus ou de 44º 45º mas nunca se registaram valores desse género nesta região, ou por exemplo nos anos 90 nevou na Azeitão durante 2 minutos e eu vi e assisti mas isso não em leva a dizer ou afirmar que tenha nevado nesse ano pois foi um fenómeno tão insignificante para sequer ser ter em linha de conta.

Ou seja , todos nos que gostamos destes fenómenos concerteza já assistimos a dados que fogem do que é Normativo ou que é mensurável logo não podemos afirma-los como tal eu não ando ai a dizer que a temperatura mínima registada em Santarem é de -8 graus ou em Torres Vedras é de -7 ou na Aldeia do Meco é de -6, ou em Londres de 37º graus ou Munique em Outubro de 29º graus ou de 45º graus em Setubal, pois esses valores não foram mensuráveis logo é como não tivessem existido.

Se admite que em teoria poderia ser possível atingir-se 50º graus em algumas zonas em Portugal, por essa lógica de ideias também se pode dizer que se pode atingir 20 graus negativos em Portugal já que a temperatura mínima atingida em Portugal foi de 16,5 graus negativos, logo seguindo este raciocínio posso de especulação posso também afirmar que nesse Inverno de 11 de Fevereiro de 1956 como estavam 16,5 graus nas Penhas da Saudade poderiam estar 20 graus negativos na Torre ou em outros sítios da serra em quem fala nesse dia pode-se falar em dias em que se atigiem 12-13 graus negativos nas regiões mais frias e hipoteticamente podem-se atingir temperaturas perto dos 20 graus negativos porque não????.

Julgo que não deve-se entrar por ai para mim enquanto não estiver comprovada uma temperatura não se deve afirmar que ela de facto ocorra, nesse sentido para mim nunca estiveram 50º graus em Portugal pois nunca isso foi registado, como também em nenhum sitio se faz uma temperatura Media Igual ou Superior a 18º em Portugal ou 20 graus negativos pela mesma razão.

Será que podemos nos fiar em dados não mesuraveis que não foram oficialmente reconhecidos e verificados para dizermos que faz tal temperatura ou sucede-se tal fenomeno????

Não se está assim a distrocer os fenomenos metereologicos que surgem oficialmente????

É que se entrarmos por esse campo podemos especular e afirmar de tudo um pouco daqui a pouco desenvolve-se a ideia que em Portugal faz mais calor que no Medio Oriente ou no centro da Australia ou seja corre-se o risco de distorcer a realidade e se as estações metereologicas estão localizadas em determinado sitio é por algum motivo e fundamento.


Cumprimentos:l:)
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
É muito mais fácil registar-se um valor de -20ºC que um de 50ºC. São poucos os locais no nosso planeta que já registaram valores superiores a 50ºC, em conta partida são imensos os que já registaram -20ºC, até mesmo aqui bem perto de Portugal. Salamanca e Villar de Ciervos já registaram valores inferiores a -20ºC e não estão muito longe da fronteira portuguesa. Mesmo aqui em Bragança já foi registado, num abrigo meteorológico, um valor de -17,5ºC em Fevereiro em 1983.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Julgo que não deve-se entrar por ai para mim enquanto não estiver comprovada uma temperatura não se deve afirmar que ela de facto ocorra, nesse sentido para mim nunca estiveram 50º graus em Portugal pois nunca isso foi registado, como também em nenhum sitio se faz uma temperatura Media Igual ou Superior a 18º em Portugal ou 20 graus negativos pela mesma razão. :)

lol

Você acabou de dizer no outro tópico que é bem possível que no DISTRITO DE BEJA já tenham sido registados 50 graus.
Todos nós sabemos que não é oficial. Neste forum alinhamos conhecimentos, criamos metodologias específicas e avançamos com acções.
A ideia inicialmente pretendida, seria e é identificar quais os locais mais quentes e recolher dados.


Será que podemos nos fiar em dados não mesuraveis que não foram oficialmente reconhecidos e verificados para dizermos que faz tal temperatura ou sucede-se tal fenomeno????
Não se está assim a distrocer os fenomenos metereologicos que surgem oficialmente????:)

Mas quem é que quer distorcer dados meteorológicos oficiais??
Aqui falou-se em hipóteses baseando em trabalhos feitos por profissionais, avançou-se com metodologias e pretende-se recolher dados. É um dos métodos mais usados para se avançar na Ciência. Algo de errado com isso, pah?:D


É que se entrarmos por esse campo podemos especular e afirmar de tudo um pouco daqui a pouco desenvolve-se a ideia que em Portugal faz mais calor que no Medio Oriente ou no centro da Australia ou seja corre-se o risco de distorcer a realidade e se as estações metereologicas estão localizadas em determinado sitio é por algum motivo e fundamento.????:)

No Médio Oriente e no Centro da Austrália, consoante as localidades, há sítios mais quentes e ninguém sequer alguma vez colocou isso em causa.
Quanto às estações e de acordo com a conversa que tive com um professor universitário que trabalha no IM, faltam muitas em Portugal e ele mesmo revelou interesse no trabalho desenvolvido sobre as regiões mais quentes de Portugal Continental no Verão( que foi apresentado aqui no forum).
Disse que infelizmente não se pode ter uma estação por m2, mas que se devia melhorar a situação.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Rtrinda desculpe lá mas você é que tem andado sistematicamente a tentar distorcer a realidade climática de Portugal. Você é que tem frequentemente apresentado dados de acerca de anos, meses e agora até mesmo de apenas 1 dia de dados meteorológicos excepcionais para depois pegar neles e fazer generalizações como se esses valores fossem normais.

Não sei qual é a finalidade desta sua atitude no fórum, mas com este tipo de tópicos e respostas perde qualquer tipo credibilidade perante os olhos dos outros utilizadores.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Vamos lá esquecer os arrufos pessoais e os outros tópicos e concentrar o vocabulário no que é discutido neste tópico. :angry:

-20ºC em Portugal, quase certo, falta a "tal" prova. Quantos aos 50ºC já acho mais complicado mas não impossível.

São as dúvidas que só seriam resolvidas com as estações por m2.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Vamos lá esquecer os arrufos pessoais e os outros tópicos e concentrar o vocabulário no que é discutido neste tópico. :angry:

-20ºC em Portugal, quase certo, falta a "tal" prova. Quantos aos 50ºC já acho mais complicado mas não impossível.

São as dúvidas que só seriam resolvidas com as estações por m2.

E não só HotSpot... Infelizmente estas questões tanto têm de interessante como de intermináveis. Muitas coisas se baralham "temperatura oficial, registo não oficial, temperatura a 2m, temperatura a nível do solo, temperatura em altitude, temperatura "real" (whatever that means) , temperatura "sentida" (whatever that means too), ... "

Até digo quantos de nós não terão já sentido 50ºC ou -20ºC na pele... Quantos não dizemos até ter um registo no dia X de um valor extremo surpreendente...

Temperaturas, uma questão que será sempre alvo de discussão... um tema muito sensível... Porque uma temperatura em meteorologia não é apenas um valor lido num termómetro!
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
50ºC não é assim tão raro no planeta!

Aliás, é tantas vezes que eu vejo em notícias 40 e tal graus, em tantos locais (como América do Norte, América do Sul, deserto do Sara, Médio Oriente, Índia, Austrália) que eu cá acho que de certeza que há muitas tardes que registam 50ºC (e digo em condições standard) em locais onde não estão instaladas estações, precisamente por serem locais semi-desertos.
Ainda há uns tempos li que tinha-se chegado aos 48ºC em vários locais na Índia.

Agora 50ºC (em condições standard) em Portugal, já acho raro, mas acho possível. E aliás acho tão possível 50ºC como -20ºC, ambas são díficeis de atingir em Portugal, mas não impossível.
 

pedrojoper

Cirrus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
13
Local
Porto
As temperaturas mais baixas de Portugal são registadas no cume da Serra, com mínimas que atingem a marca de -20°C no Inverno.

in: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_da_Estrela


Mais uma que não está comprovada oficialmente... Mas eu acredito que na torre se atinjam esses valores. O I.M. devia ter uma estação mais perto da torre, a estação mais alta do I.M. em Portugal continental acho que é a de Penhas Douradas, a 1380m. A estação mais alta que eu conheço pode ser acedida no site da "Estradas de Portugal", e dá valores significativamente mais baixos que os da estação de Penhas Douradas do I.M.. Aquele site mostra o trânsito em directo, várias webcams e estações meteorológicas espalhadas pelo país, e podemos ver as estradas cortadas devido a obras ou neve...
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,396
Local
Alcochete (6m)
Mais uma que não está comprovada oficialmente... Mas eu acredito que na torre se atinjam esses valores. O I.M. devia ter uma estação mais perto da torre, a estação mais alta do I.M. em Portugal continental acho que é a de Penhas Douradas, a 1380m. A estação mais alta que eu conheço pode ser acedida no site da "Estradas de Portugal", e dá valores significativamente mais baixos que os da estação de Penhas Douradas do I.M.. Aquele site mostra o trânsito em directo, várias webcams e estações meteorológicas espalhadas pelo país, e podemos ver as estradas cortadas devido a obras ou neve...

Ha uma estação um pouco antes da torre
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
olá a todos...

Extremos destes ou amplitudes destas em Portugal, tanto podem ter de real como de especulativo. Se devido à existência das diversas metodologias envolvidas na recolha de dados no que diz respeito às temperaturas, se obtêm alguns aparentemente inflacionados, obviamente abre espaço a desenvolvimentos quase intermináveis!
Claro que tudo isto é ciência viva, o que por si só revela a sensibilidade a que está sujeita, exigindo de nós a humildade suficiente para que a interpretação desses dados através das metodologias existentes reúna consensos.
Como já se referiu, o ideal seria a implementação de estações por m2, o que sinceramente seria uma das grandes utopias com que nos confrontaríamos!
Até lá, penso que a razoabilidade implícita nas opiniões, seria a atitude mais acertada! ;)
 

Diogo.lis.vpa

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
279
Local
Vale de Figueira
Pra mim tudo e possivel, mas como alguem disse, a temperatura não e so vista no termometro ;) , mas oficialmente só isso conta. O nosso pais pode não ter temperaturas tao extremas como alguns paises, mas temos um WSI Forte.
Uma pessoa muda de regiao nota logo diferença,posso falar no meu exemplo.
Moro na Zona norte de lisboa, e tem muito calor,as maximas sao afectadas pelo o vento, e muito ventoso aqui.Ate aqui tudo bem mas eu aguento melhor o calor daqui do que o de vila pouca de aguiar,quando e no inverno sim aqui chegou realmente aos -1ºC, mas na Povoa de sta iria no Armazem da SDF registou se -3ºC, tem la uma estaçao deles, para seguranca dos trabalhadores,estava muito gelo e pararam de trabalhar,voltando a vila pouca de aguiar eu passei la um inverno muitoooooo friooooo nao se podia sair a rua,gelavas por completo no fundo so estiveram -7ºC, mas tava muitooo vento,neve era mentira Gelo era imenso. Antes que me digam que -7 e talvez um bocado demais pra vila pouca de aguiar, eu nao me refiro a Vila pouca de aguiar centro, mas sim Serra da padrela, perto de lagoa A 1120 METROS de altitude :)
Com isto so quis dar um parecer de desconforto\conforto termico em portugal, porque la no fundo acho muito engraçado comparar se tudo e haver medições ao local, como A do poceirão feita pelo o gil daniel vilao andre etc :) E pena e eu nao ter vida profissional que de pra conjungar isso tudo :)



Ps: deixo vos uma Imagem do WSI Do dia de hoje




Que coincidencia, as areas em que supostamente faria maior calor estão a nivel moderado :)

Cumps do padeiro Meteoloucos :)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A meu ver nem há assim grandes dúvidas que em alguns locais altos a temperatura possa chegar aos -20 e em alguns locais muito quentes, possa chegar aos 50ºc.
Análises a variados trabalhos conduzem-nos inevitavelmente a essa realidade.
A questão aqui é ir a esses locais e recolher valores desses com uma instrumentação aceitável. Acredito que é possível evidentemente, mas é necessário algum trabalho, sentido de antecipação e porque não também, CORAGEM!:D
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
A meu ver nem há assim grandes dúvidas que em alguns locais altos a temperatura possa chegar aos -20 e em alguns locais muito quentes, possa chegar aos 50ºc.
Análises a variados trabalhos conduzem-nos inevitavelmente a essa realidade.
A questão aqui é ir a esses locais e recolher valores desses com uma instrumentação aceitável. Acredito que é possível evidentemente, mas é necessário algum trabalho, sentido de antecipação e porque não também, CORAGEM!:D

Ola Belem como tem passado neste verão, tudo bem consigo ???
Já não vinha aqui a algum tempo só para lhe informar se tem consultado as temperaturas no Leste europeu durante esta semana???? 34º graus em Viena – 37 em Sofia – 38º em Bucareste; 37º em Belgrado/mínimas superiores a 23º graus, alias falei com pessoas conhecidas que romenas que me disseram que em certas regiões a temperatura tem andado perto dos 44º 45º Graus em enfim temperaturas de meter inveja a qualquer amante de muito calor e nos aqui neste verão temperado atlântico com as tais noites de nortada que eu tanto referenciei em tópicos anteriores.
Afinal não é só na Penisula Ibérica que faz calor na Europa.
E Belém onde estão esses 50º graus comuns banais que tanto fala no interior trás- montano e no Vale do Guadiana????

Cumprimentos e um óptimo verão atlântico
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ola Belem como tem passado neste verão, tudo bem consigo ???
Já não vinha aqui a algum tempo só para lhe informar se tem consultado as temperaturas no Leste europeu durante esta semana???? 34º graus em Viena – 37 em Sofia – 38º em Bucareste; 37º em Belgrado/mínimas superiores a 23º graus, alias falei com pessoas conhecidas que romenas que me disseram que em certas regiões a temperatura tem andado perto dos 44º 45º Graus em enfim temperaturas de meter inveja a qualquer amante de muito calor e nos aqui neste verão temperado atlântico com as tais noites de nortada que eu tanto referenciei em tópicos anteriores.
Afinal não é só na Penisula Ibérica que faz calor na Europa.
E Belém onde estão esses 50º graus comuns banais que tanto fala no interior trás- montano e no Vale do Guadiana????

Cumprimentos e um óptimo verão atlântico

Tudo óptimo comigo obrigado.:)
O Leste europeu após tanta instabilidade lá aqueceu.
Ainda bem, pois antes tarde que nunca.:D
Já agora, aproveitaria a sua boa vontade para o convidar a apresentar-nos as precipitações médias desses locais para os meses de verão e mesmo para este verão. Será que pode? Aí poderíamos definir o que é um verão atlântico, dado que aqui, tanto quanto sei, tenho 4 meses secos e mesmo no Minho ( no pior exemplo que lhe podia dar) há 2 com a excepção de algumas regiões montanhosas.
O meu verão tem estado óptimo. Após tantos dias de calor lá consegui hoje ter um dia ameno de apenas 24ºc, pena é que não caia gota de água como aí no Leste europeu! Se quiser, envie-me um camião TIR aí da Roménia com água que é para eu regar as minhas bananeiras!
Já agora,em Portugal já tivemos mais de 40ºc oficiais este ano, na Amareleja que nem sequer é o local mais quente da região, quanto mais de Portugal, mais do que qualquer valor que nos apresentou, excepto os prováveis 44ºc ou 45ºc segundo alguns locais, que pouca validade têm. Para isso, também se punha a hipótese de termos tido mais de 45ºc em algumas regiões mais quentes, mas nem vou por aí.
Quanto ao verão « atlântico» exclusivo aqui da costa ocidental e as suas nortadas, este ano tem estado fraquinho, com a excepção de um ou outro dia. É uma pena, pois a biodiversidade marítima necessita desse fenómeno e com isso ainda corremos o risco de ter que importar peixe inquinado ou de ficar com o nosso mar bastante estéril como alguns locais do mundo.
Eu sei muito bem que não é só na P. Ibérica que faz calor aliás eu nunca disse tal coisa.
Outra coisa que não disse e que prova que você está simplesmente a mentir é que os 50ºc são comuns ou banais.
Um aspecto que claramente lhe retira a credibilidade nesse aspecto, foi o facto de você mesmo acreditar que no DISTRITO DE BEJA, já tenham feito 50ºc e vir agora para aqui falar nisso outra vez.
Teve que vir um dia de vento SW, 24ºc e sem chuva por aqui para você vir aqui contar as suas histórias. Pena é que um dia não faz a «primavera» e isto amanhã já vai melhorar.