50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Mais ajudo o Belem!
Tem sido um verão ao nivel da nortada algo fraco e ao mesmo tempo a sua velocidade médias muito baixa, e que a NORTADA É O NORMAL no nosso verão da costa ocidental!!
 


Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Tudo óptimo comigo obrigado.:)
O Leste europeu após tanta instabilidade lá aqueceu.
Ainda bem, pois antes tarde que nunca.:D
Já agora, aproveitaria a sua boa vontade para o convidar a apresentar-nos as precipitações médias desses locais para os meses de verão e mesmo para este verão. Será que pode? Aí poderíamos definir o que é um verão atlântico, dado que aqui, tanto quanto sei, tenho 4 meses secos e mesmo no Minho ( no pior exemplo que lhe podia dar) há 2 com a excepção de algumas regiões montanhosas.
O meu verão tem estado óptimo. Após tantos dias de calor lá consegui hoje ter um dia ameno de apenas 24ºc, pena é que não caia gota de água como aí no Leste europeu! Se quiser, envie-me um camião TIR aí da Roménia com água que é para eu regar as minhas bananeiras!
Já agora,em Portugal já tivemos mais de 40ºc oficiais este ano, na Amareleja que nem sequer é o local mais quente da região, quanto mais de Portugal, mais do que qualquer valor que nos apresentou, excepto os prováveis 44ºc ou 45ºc segundo alguns locais, que pouca validade têm. Para isso, também se punha a hipótese de termos tido mais de 45ºc em algumas regiões mais quentes, mas nem vou por aí.
Quanto ao verão « atlântico» exclusivo aqui da costa ocidental e as suas nortadas, este ano tem estado fraquinho, com a excepção de um ou outro dia. É uma pena, pois a biodiversidade marítima necessita desse fenómeno e com isso ainda corremos o risco de ter que importar peixe inquinado ou de ficar com o nosso mar bastante estéril como alguns locais do mundo.
Eu sei muito bem que não é só na P. Ibérica que faz calor aliás eu nunca disse tal coisa.
Outra coisa que não disse e que prova que você está simplesmente a mentir é que os 50ºc são comuns ou banais.
Um aspecto que claramente lhe retira a credibilidade nesse aspecto, foi o facto de você mesmo acreditar que no DISTRITO DE BEJA, já tenham feito 50ºc e vir agora para aqui falar nisso outra vez.
Teve que vir um dia de vento SW, 24ºc e sem chuva por aqui para você vir aqui contar as suas histórias. Pena é que um dia não faz a «primavera» e isto amanhã já vai melhorar.


Sim Belém a velha historia mas convinha ir consultar o arquivo dos meus comentários e constatar um simples facto que eu nuca afirmei que chovia mais em Portugal continental do que no Leste europeu durante os meses de Verão antes pelo contrario alias uma afirmação dessas é totalmente descabida, mas também não é por ai chova mais durante os meses de Verão no Leste europeu mas por compensação a partir de Setembro todo o Norte Ibérico é fustigado por fortes chuvadas e um nível bem superior de precipitação ao registado no Leste da Europa, alias um dado curioso o Outono por norma surge de forma mais intensa e precoce no Norte de Portugal que por exemplo nas zonas Sul do Leste da Europa onde o onde o calor e as temperaturas amenas se estendem durante mais tempo. São regiões diferentes com climas e massas de ar totalmente diferentes nos estamos a beira do suave e fresco Oceano Atlântico o Leste da Europa é influenciada pela por massas de ar quentes e continentais com forte precipitação fazendo com que tenham um Verão quase idêntico a um clima tropical temperaturas muito altas com frequência de precipitação e trovoadas alias lembro-me de estar a ouvir um posto de rádio e quando a equipa de Futebol Paços de Ferreira jogou na Macedónia para a Taça Europa na passada semana o comentador informava disso mesmo as 19h locais dizia o comentador que estavam 36º graus de temperatura e uma elevada taxa de Humidade e que os jogadores portugueses não estavam habituados a jogarem nessas condições climáticas, ao contrario do que se sucede nas nossas pérolas atlânticas dos açores onde a temperatura este verão não tem ultrapassado os 24º 25º graus e onde a precipitação tem sido frequente deve ser dos traços tropicais deste arquipélago concerteza!!!!!!
Também tenho de me preparar este fim de semana rumo a norte mais propriamente para a região de Monção Alto Minho onde irei passar o fim de semana após uma semana de trabalho e já vou preparado para levar roupa de meia estação um agasalho, pois pelas previsões a temperatura poderá descer aos 11º 12º graus nessa região durante a madrugada estamos a falar no região do tal super pais super quente Portugal. No mínimo interessante então na Macedónia estavam segundo o jornalista da RCP 36 graus as 19h e em Portugal a Florida da Europa como certos pseudo intelectuais tentam definir poderei estar sobe temperaturas perto dos 10º gruas em pleno mês de Julho. Se fosse estrangeiro sentiria-me enganado.

P.S-

1ºNunca afirmei que a velocidade dos ventos tem sido elevada .
2º sim disse que em teoria poderia uma vez de 30 em 30 anos a temperatura chegar aos 50º graus no Baixo Alentejo mas é um fenomeno muito mas muito raro.
Cumprimentos
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
alias um dado curioso o Outono por norma surge de forma mais intensa e precoce no Norte de Portugal que por exemplo nas zonas Sul do Leste da Europa onde o onde o calor e as temperaturas amenas se estendem durante mais tempo


O Norte de Portugal fica a uma latitude 41º-42ºN e o Sul do Leste da Europa (sul da Grécia) localiza-se a 36º-37ºN.

Os Verões na Grécia são mais extensos e mais quentes que em Portugal, pelo menos considerando os valores da média mensal. Na média das máximas as diferenças já não são tão evidentes.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Ola Belem como tem passado neste verão, tudo bem consigo ???
Já não vinha aqui a algum tempo só para lhe informar se tem consultado as temperaturas no Leste europeu durante esta semana???? 34º graus em Viena – 37 em Sofia – 38º em Bucareste; 37º em Belgrado/mínimas superiores a 23º graus, alias falei com pessoas conhecidas que romenas que me disseram que em certas regiões a temperatura tem andado perto dos 44º 45º Graus em enfim temperaturas de meter inveja a qualquer amante de muito calor e nos aqui neste verão temperado atlântico com as tais noites de nortada que eu tanto referenciei em tópicos anteriores.
Afinal não é só na Penisula Ibérica que faz calor na Europa.
E Belém onde estão esses 50º graus comuns banais que tanto fala no interior trás- montano e no Vale do Guadiana????

Cumprimentos e um óptimo verão atlântico

Por coincidência das coincidências, voltou a este fórum possivelmente na única semana deste verão em que as temperaturas na Europa central e de Leste atingem estes valores extremos ultrapassando os da Península.


Coincidências. :lmao:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim Belém a velha historia mas convinha ir consultar o arquivo dos meus comentários e constatar um simples facto que eu nuca afirmei que chovia mais em Portugal continental do que no Leste europeu durante os meses de Verão antes pelo contrario alias uma afirmação dessas é totalmente descabida..


Você veio aqui confundir verões mediterrânicos como os de Portugal, apelidando-os de «atlânticos», mas esqueceu-se que a Europa do Leste tem verões muito mais atlânticos que Portugal, pois chove e de que maneira lá, nesse período.
Se eu fosse turista e fosse pelos seus comentários, pensaria que estávamos a falar de um trópico qualquer ou de verões quentíssimos de 38ºc e extensíssimos, mas seria valentemente enganado.



mas também não é por ai chova mais durante os meses de Verão no Leste europeu mas por compensação a partir de Setembro todo o Norte Ibérico é fustigado por fortes chuvadas e um nível bem superior de precipitação ao registado no Leste da Europa, alias um dado curioso o Outono por norma surge de forma mais intensa e precoce no Norte de Portugal que por exemplo nas zonas Sul do Leste da Europa onde o onde o calor e as temperaturas amenas se estendem durante mais tempo..


É...Você até está comparar o Norte de Portugal com o Sul do Leste da Europa e isso indica o quanto tendencioso está a ser, o que só me dá razão!
Obrigado.:)





e e trovoadas alias lembro-me de estar a ouvir um posto de rádio e quando a equipa de Futebol Paços de Ferreira jogou na Macedónia para a Taça Europa na passada semana o comentador informava disso mesmo as 19h locais dizia o comentador que estavam 36º graus de temperatura e uma elevada taxa de Humidade e que os jogadores portugueses não estavam habituados a jogarem nessas condições climáticas, ao contrario do que se sucede nas nossas pérolas atlânticas dos açores onde a temperatura este verão não tem ultrapassado os 24º 25º graus e onde a precipitação tem sido frequente deve ser dos traços tropicais deste arquipélago concerteza!!!!!!.


Sim, realmente esses 36ºc na Macedónia com humidade alta às 19h, devem ser uma coisa super normal para a região, não acha?
Não quer postar um climatograma dessa região da Macedónia para nós todos vermos?
Houve aqui um forunista que disse que junto ao Tejo ( mais para o interior), num encontro de Astronomia, mediram a temperatura e estavam ainda 39 graus era já meia-noite. Eu não vou pegar nesses dados e andar a compará-los com outros países ou regiões.
Você basicamente está a comparar valores extremos com valores abaixo do normal dos Açores, então mais uma vez só me dá razão!
Obrigado!!:)



Também tenho de me preparar este fim de semana rumo a norte mais propriamente para a região de Monção Alto Minho onde irei passar o fim de semana após uma semana de trabalho e já vou preparado para levar roupa de meia estação um agasalho, pois pelas previsões a temperatura poderá descer aos 11º 12º graus nessa região durante a madrugada estamos a falar no região do tal super pais super quente Portugal..


Pois realmente, você fez uma escolha «bem» acertada, só vai para um dos locais mais frescos de Portugal no verão!!
Aposto que mais do que calor, o Minho tem uma paisagem verde e lindíssima que não tem a nada a dever a ninguém.
Obrigado por mostrar ser tendencioso de novo e mostrar falta de conhecimento GRAVE sobre o país onde diz viver!



No mínimo interessante então na Macedónia estavam segundo o jornalista da RCP 36 graus as 19h e em Portugal a Florida da Europa como certos pseudo intelectuais tentam definir poderei estar sobe temperaturas perto dos 10º gruas em pleno mês de Julho. Se fosse estrangeiro sentiria-me enganado..

Portugal tem regiões bem mais quentes que toda a Macedónia, arredores e companhia ( e não é por isso que digo que é melhor ou pior), por isso deixe-se de disparates, porque se vai visitar um local frio e quer compará-lo com uma região que está a viver uma vaga de calor fora do normal, deve ser porque precisa urgentemente de rever os seus conhecimentos básicos sobre Meterologia.
Também devia fazer as mesmas comparações durante o ano inteiro ( ou de preferência durante muitos anos) e para regiões climaticamente minimamente equivalentes, para falarmos como gente adulta.




1ºNunca afirmei que a velocidade dos ventos tem sido elevada ..

E onde é que disse que você o tinha dito?


2º sim disse que em teoria poderia uma vez de 30 em 30 anos a temperatura chegar aos 50º graus no Baixo Alentejo mas é um fenomeno muito mas muito raro.

A questão aqui não foi a periodicidade desse acontecimento ou não, foi antes se já aconteceu ou não.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O Norte de Portugal fica a uma latitude 41º-42ºN e o Sul do Leste da Europa (sul da Grécia) localiza-se a 36º-37ºN.

Os Verões na Grécia são mais extensos e mais quentes que em Portugal, pelo menos considerando os valores da média mensal. Na média das máximas as diferenças já não são tão evidentes.

É uma questão bastante delicada essa.
Na maior parte da Grécia, impera um verão mais quente que a maior parte de Portugal, mas também impera um inverno mais frio.
Contudo existem pelo menos 3 regiões em Portugal, que têm verões tão ou mais quentes, que a Grécia: Vale do Douro, Vale do Tejo ( junto ao interior) e a região da Bacia do Guadiana.
Realmente penso que para chegar a valores de 28ºc ou 29ºc de média mensal, não haverão muitos sítios em Portugal, mas isso já estaríamos a falar de valores para zonas algo localizadas tanto para a P. Ibérica como para a Grécia, sendo 25ºc, 26ºc e 27 os valores mais frequentes para estas regiões quentes.
Um importante aspecto a documentar: Na Grécia os locais mais quentes, são geralmente zonas litorais habitadas e possuem zonas urbanas desenvolvidas com estações, pois o interior do país é muito montanhoso e algo rústico. Por isso os locais mais quentes estão relativamente bem documentados.
Na P. Ibérica e em particular em Portugal, pelo contrário, não existem muitas referências, por serem regiões quase não povoadas, quanto mais urbanizadas e com estações.
Existe também o interessante antagonismo, no facto de as zonas mais quentes na P. Ibérica se situarem no interior e na Grécia no litoral, (tal deve-se a factores de relevo, exposição, continentalidade,etc...).
Felizmente alguns trabalhos vão surgindo sobre o assunto, estimulando um maior desenvolvimento sobre este tema.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
lembro-me de estar a ouvir um posto de rádio e quando a equipa de Futebol Paços de Ferreira jogou na Macedónia para a Taça Europa na passada semana o comentador informava disso mesmo as 19h locais dizia o comentador que estavam 36º graus de temperatura e uma elevada taxa de Humidade e que os jogadores portugueses não estavam habituados a jogarem nessas condições climáticas

Já agora, antes de falar informe-se convenientemente, já que o Paços de Ferreira jogou na Moldávia, mais propriamente em Chisinau e não na Macedónia como referiu. Ainda ficam bastante distantes uma da outra.

Se os jogadores Portugueses não estavam habituados a jogar naquelas condições climáticas, os do Zimbru também não deviam estar, já que estas são as médias anuais para Chisinau:

asdz.png
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Já agora, antes de falar informe-se convenientemente, já que o Paços de Ferreira jogou na Moldávia, mais propriamente em Chisinau e não na Macedónia como referiu. Ainda ficam bastante distantes uma da outra.

Se os jogadores Portugueses não estavam habituados a jogar naquelas condições climáticas, os do Zimbru também não deviam estar, já que estas são as médias anuais para Chisinau:

asdz.png

Sim Costa tem toda a razão foi um erro de palmatoria confundi esses dois paises e de facto ficam em regiões totalmente destintas. Mas se permite o que vejo nesse grafico que tem ai as temperaturas extremas entre Maio e Setembro andam acima dos 36º graus, por isso julgo que esse calor la não é novidade.
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Por coincidência das coincidências, voltou a este fórum possivelmente na única semana deste verão em que as temperaturas na Europa central e de Leste atingem estes valores extremos ultrapassando os da Península.


Coincidências. :lmao:


Costa é muito mais comum que muita gente pensa o Leste sul da Europa ter temperaturas bem mais altas que a maioria das cidade portuguesas é que não tenha duvidas disso.
Mas eu já falei imensas vezes disso aqui neste forum e ja fui massacrado por dizer essas mesmas constactações e não disse por dizer apresentei graficos e dados normativos.
Nota: Não falo da Grecia ou da Albania ou da Macedonia. refiro-me a paises como a Bulgaria,Romenia a propria Hungria, Servia, etc,etc,etc

Cumprs
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Europa do Leste tem verões muito mais atlânticos que Portugal….

:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

AHAHAHAHAHAHAAHAHHA como disse a Europa de Leste tem verões muito mais atlânticos que Portugal ahahahahaahahah que o Norte de Portugal ahahahahahahaha Bem Belém esta foi de Morte ahahahahahah já há muito tempo que não ouvia uma dessas eheheheheheeheh quer dizer se isto fosse dito por alguém da Televisão eu achava normal agora vindo de si, ok mas tudo bem Belém talvez você esteja a desenvolver uma teoria climatológica revolucionaria que consiste na influencia atlântica no Leste Europeu, julqo que você esta a confundir Precipitação com clima Atlântico o Leste da Europa, não tem influencia nenhuma atlântica ponto. Alias o Verão do clima temperado Oceânico é um Verão de temperaturas sem ser elevadas e com precipitação ao invés o clima continental tem um verão de caris tropical ou seja chuvas trovoadas com temperaturas bem mais elevadas que você imagina, uma dica nunca diga a ninguém género na sua vida social ou profissional que o Verão do Leste da Europa tem um clima mais Atlântico que o território português continental pode haver alguem que se desmanche a rir, olhe para cidades como a cidade do Porto em que quando estavam a 5 dias atras 34º graus em Lisboa o Porto não passava dos 25º ok????? Olhe para os mapas não vou ser eu a mostrar sabe porquê porque já os mostrei. O que disse desculpe-me belém mas não tem lógica nenhuma.


É...Você até está comparar o Norte de Portugal com o Sul do Leste da Europa e isso indica o quanto tendencioso está a ser, o que só me dá razão!

Ahahahah escusava de ler isto Belém eu comparo pois ambas as regiões tem influencia Atlântica eheheheheheehehehehehe

Sim, realmente esses 36ºc na Moldavia com humidade alta às 19h, devem ser uma coisa super normal para a região, não acha?

Mas é mesmo ou tem duvidas???? Eu já lhe provei isso já postei relativo ao Verão no Leste europeu não vou voltar a repetir-me va aos arquivos Belém e leia o que eu escrevo ok

Houve aqui um forunista que disse que junto ao Tejo ( mais para o interior), num encontro de Astronomia, mediram a temperatura e estavam ainda 39 graus era já meia-noite. Eu não vou pegar nesses dados e andar a compará-los com outros países ou regiões.

Não gosto de por a palavra de ninguém em causa e não gosto de falar de 3ºs mas tenho muitas duvidas e não acredito os termómetros também avariam pelo menos ate prova em contrario entende??? Nunca foi provado alias como os seus tais 50º graus tão comuns em territorio nacional

Você basicamente está a comparar valores extremos com valores abaixo do normal dos Açores, então mais uma vez só me dá razão

Ahahahahaah ahahahahahaahahah de novo ehehehehehe onde é que 24º 25º graus são temperaturas abaixo do normal nos meses de verão nos açores????? Bem Belém você estava mesmo inspirado para desenvolver novas teorias, também já fiz um Tópico relativo ao clima dos Açores mas garantidamente duvido que nos Açores a temperatura supere os 28º graus com muita frequência.

Pois realmente, você fez uma escolha «bem» acertada, só vai para um dos locais mais frescos de Portugal no verão!!
Aposto que mais do que calor, o Minho tem uma paisagem verde e lindíssima que não tem a nada a dever a ninguém.
Obrigado por mostrar ser tendencioso de novo e mostrar falta de conhecimento GRAVE sobre o país onde diz viver!


Ahahahahahaha Não Belém é verdade eu vivo na verdade na Bielo-Rússia eheehehehehehehe.
Pois vou o Verão não é so praia??? Certo mas também não vou falar consigo sobre as minhas opções de Lazer e de passeios não me leve mal como é obvio.

viver uma vaga de calor fora do normal, deve ser porque precisa urgentemente de rever os seus conhecimentos básicos sobre Meteorologia.

Fora do Normal????? Prove-me isso ouviu isso onde na TVI?????? Faz muito calor no leste da Europa todos os anos ate lhe já mostrei que Bucareste tem tanto ou mais calor que a capital de distrito mais quente de Portugal Beja não lhe estou a entender!!!!!

:lol: Verões atlanticos no Leste da Europa

Cumprs
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Costa é muito mais comum que muita gente pensa o Leste sul da Europa ter temperaturas bem mais altas que a maioria das cidade portuguesas é que não tenha duvidas disso.
Mas eu já falei imensas vezes disso aqui neste forum e ja fui massacrado por dizer essas mesmas constactações e não disse por dizer apresentei graficos e dados normativos.
Nota: Não falo da Grecia ou da Albania ou da Macedonia. refiro-me a paises como a Bulgaria,Romenia a propria Hungria, Servia, etc,etc,etc

Cumprs

Ui,ui...:lmao:

Que tal começar a postar climatogramas ou trabalhos sobre o assunto em vez de dizer as coisas de cor e salteado?


AHAHAHAHAHAHAAHAHHA como disse a Europa de Leste tem verões muito mais atlânticos que Portugal ahahahahaahahah que o Norte de Portugal ahahahahahahaha Bem Belém esta foi de Morte ahahahahahah já há muito tempo que não ouvia uma dessas eheheheheheeheh quer dizer se isto fosse dito por alguém da Televisão eu achava normal agora vindo de si, ok mas tudo bem Belém talvez você esteja a desenvolver uma teoria climatológica revolucionaria que consiste na influencia atlântica no Leste Europeu, julqo que você esta a confundir Precipitação com clima Atlântico o Leste da Europa, não tem influencia nenhuma atlântica ponto. Alias o Verão do clima temperado Oceânico é um Verão de temperaturas sem ser elevadas e com precipitação ao invés o clima continental tem um verão de caris tropical ou seja chuvas trovoadas com temperaturas bem mais elevadas que você imagina, uma dica nunca diga a ninguém género na sua vida social ou profissional que o Verão do Leste da Europa tem um clima mais Atlântico que o território português continental pode haver alguem que se desmanche a rir, olhe para cidades como a cidade do Porto em que quando estavam a 5 dias atras 34º graus em Lisboa o Porto não passava dos 25º ok????? Olhe para os mapas não vou ser eu a mostrar sabe porquê porque já os mostrei. O que disse desculpe-me belém mas não tem lógica nenhuma.

Um clima com meses secos no verão tem muito mais de mediterrâneo do que um clima que não tem meses secos no verão. Você veio dizer para eu curtir os verões atlânticos do meu país mas cometeu o erro de não especificar se era o norte ou o sul, se no interior ou no litoral e eu apenas o esclareci.
Mas eu não fui ao ponto de dizer que o norte de Portugal é mais quente que x ou y, ( embora o norte interior tenha regiões mais quentes do que você pensa), apenas referi que mesmo lá o verão tem meses secos estivais, tecnicamente condição típica do clima mediterrânico.



escusava de ler isto Belém eu comparo pois ambas as regiões tem influencia Atlântica.

O sul do Leste ( Sudeste) europeu?
Tem a certeza?


Mas é mesmo ou tem duvidas???? Eu já lhe provei isso já postei relativo ao Verão no Leste europeu não vou voltar a repetir-me va aos arquivos Belém e leia o que eu escrevo ok

O Costa já provou que você está enganado com o climatograma de Chisinau.
Tem a mesma média praticamente que o bem fresco e nortenho Porto ( apenas no verão lol)!
E nos arquivos o assunto deu barraca para o seu lado ( mesmo com vários forunistas a mostrar que você estava errado, vem aqui agora insistir no mesmo lol), mas não há crise, aqui vai de novo:
Você tinha dito que Bucareste tinha mais média no verão que Beja ( o tal local que adora usar como referência, mas esquece-se que locamente Beja até é bem fresca em comparação com muitos locais do distrito), mas na verdade até a Lisboa com o seu verão «atlântico» chega-lhe para as medidas ( e atenção, não tenho nada contra a Roménia, é um país que admiro muito):


13628723.png



73604317.png



Não gosto de por a palavra de ninguém em causa e não gosto de falar de 3ºs mas tenho muitas duvidas e não acredito os termómetros também avariam pelo menos ate prova em contrario entende??? Nunca foi provado alias como os seus tais 50º graus tão comuns em territorio nacional


Esse forunista ainda posta por cá e vive na Áustria e a meu ver a palavra dele é tão ou mais séria que a sua, entende?
Aliás acho que aquela região ( junto ao Tejo no interior) tem muito mais condições para valores dessa ordem do que Chisinau.
Relativamente aos 50 graus, você tem problemas em perceber o que se escreve ou faz-se de desentendido?
Onde é que disse que tal é comum? Você é que veio aqui dizer que tal deveria acontecer de 30 ou 30 anos, baseado em nada quando eu coloquei em questão se tal mesmo teria acontecido alguma vez ou não ( embora pudesse pôr a forte hipótese que sim).


onde é que 24º 25º graus são temperaturas abaixo do normal nos meses de verão nos açores????? Bem Belém você estava mesmo inspirado para desenvolver novas teorias, também já fiz um Tópico relativo ao clima dos Açores mas garantidamente duvido que nos Açores a temperatura supere os 28º graus com muita frequência.


Então você devia acompanhar melhor a situação, porque é de conhecimento geral, que os Açores tão com um Julho mais fresco do que o normal.
25 graus é normal sim, mas o que acontece é que a frequência com se atinge temperaturas amenas ou mornas nos Açores durante todo o ano, são muito maiores do que no Leste da Europa.
Já ouviu falar em regularidade térmica?




Não Belém é verdade eu vivo na verdade na Bielo-Rússia eheehehehehehehe.

Pois logo vi que algo não batia certo.
Sabe-nos dizer porque menciona Pinhal dos Frades na sua apresentação?



Pois vou o Verão não é so praia???

Depende de cada um.
Falando por mim, praia e sol tenho aqui com fartura por isso não vou procurar isso a outro lado.
Há muitas opções além de andar de papo para o ar a esturricar ao sol, mas cada um sabe de si.




Certo mas também não vou falar consigo sobre as minhas opções de Lazer e de passeios não me leve mal como é obvio.

Então para isso dispensava os seus comentários sobre as suas opções de visita ao Minho.
É de conhecimento básico de quem vai para lá não é certamente há procura de calor.
Só se for alguém muito mal habituado!
Mas tive a ver as temperaturas de Monção e as mínimas ontem foram 16ºc.
Se as temperaturas subirem como se prevê até ao fim de semana ainda vão estar um bocado acima do que andou aqui a dizer.
E a feira medieval em Caminha tenho muita pena em perder!! :(



Fora do Normal????? Prove-me isso ouviu isso onde na TVI?????? Faz muito calor no leste da Europa todos os anos ate lhe já mostrei que Bucareste tem tanto ou mais calor que a capital de distrito mais quente de Portugal Beja não lhe estou a entender!!!!!

Não há nada para provar, os gráficos já postados falam por si.
Sim, relativamente a Bucareste não se alongue mais, que ninguém aqui vê mal.



Verões atlanticos no Leste da Europa

Verões mediterrânicos em Portugal...
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
a cidade do Porto em que quando estavam a 5 dias atras 34º graus em Lisboa o Porto não passava dos 25º ok?????

Essas temperaturas são da estação de Pedras Rubras certamente, estação essa está numa zona em que toda gente deste fórum sabe que não representa a realidade do Porto, basta sair desta zona do fórum e dirigir-se por exemplo ao Seguimento Meteorológico e facilmente comprovará que os valores obtidos por utilizadores que vivem na cidade do Porto são 95% das vezes mais elevados que os valores apresentados pela estação de Pedras Rubras. Se estiveram 25ºC em Pedras Rubras, pode ter quase a certeza que no Porto e no resto do litoral norte, exceptuando as zonas costeiras como PR, não estiveram menos de 30ºC.

Qualquer pessoa que acompanhe regularmente a meteorologia nacional saberia isso.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Olá amigos, vá vamos a discussões amigáveis.

Eu vivo em Viena, na Europa de leste, na parte mais oriental da Áustria que fica junto à Hungria. Aqui o clima é CONTINENTAL. Os Invernos são frios e os verões quentes. E chove mais nos meses de Verão que no Inverno, devido ás trovoadas, por vezes violentas, que aqui surgem nesta altura.

O clima aqui não é nada atlântico.
As variações de temperaturas bruscas ocorreram se o vento sopra do norte, trazendo ar polar, de oeste trazendo o ar marítimo, de leste trazendo ar do leste europeu ou da Rússia, ou de sul do Mediterrâneo e norte de África.

Para dar uma ideia, no Inverno em Janeiro as temperatura andam à volta dos 0º, variando entre os -10ºC e 10ºC usualmente. E no Verão é normal os 25-30ºC à tarde, e 15-20ºc de manhã, mas podemos ter dias só com 10ºC no Verão tb.

Por vezes na Europa de leste as temperaturas podem chegar aos 40ºC e até ultrapassar e chegar perto dos 45ºC (normalmente perto da Roménia), como aconteceu em anos recentes. À noite aqui em Viena, posso por vezes registrar 27ºC como aliás tive ontem ;) Ontem à tarde estava quase tudo com 35-40ºC aqui nestas zonas da Europa.
E quanto mais para sudeste, mais quente.

E a precipitação atingir valores bem elevados em Julho (devido às trovoadas). Por exemplo, só ontem registei 34mm de precipitação em meia-hora e o Julho já vai à volta dos 150mm (o que é normal). Normalmente a precipitação sob a forma de trovoadas é maior aqui na Europa central.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu não disse que a Europa do Leste tinha um clima atlântico, o que disse é que os seus verões têm mais de atlântico ( nas precipitações) do que Portugal continental.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O Norte de Portugal fica a uma latitude 41º-42ºN e o Sul do Leste da Europa (sul da Grécia) localiza-se a 36º-37ºN.

Os Verões na Grécia são mais extensos e mais quentes que em Portugal, pelo menos considerando os valores da média mensal. Na média das máximas as diferenças já não são tão evidentes.


A latitude não é tudo. Há que considerar também a influência do Atlântico que contribui também para que, por exemplo, o noroeste de Marrocos tenha um clima mediterrânico, ao passo que a Líbia, à mesma latitude, tem um clima desértico.



Alguém me confirma se os 52ºC registados em Sevilha em 2003 ou 2004 são um valor oficial?