A erupção do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Re: A erupção na Islândia e os efeitos no clima

É possível estas erupções na Islândia afectarem a falha que passa nos Açores?

Provocar algum um terramoto ou acordar algum vulcão?
 


Tyna

Cumulus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
133
Local
Livramento-Mafra
Re: A erupção na Islândia e os efeitos no clima

É possível estas erupções na Islândia afectarem a falha que passa nos Açores?

Provocar algum um terramoto ou acordar algum vulcão?


Olá
Penso que não, mas talvez sim, ou talvez não....:huh: ( a falha que passa nos açores prolonga-se e passa na islandia
Digamos que as placas estão todas ligadas entre si, e o bater de asas de uma borboleta na amazónia, pode provocar um furacão no japão.

Os cientistas não têm essas certezas só estudos e probabilidades, mas aconselho a leitura de http://www.ovga-azores.eu/index.php; ou http://www.cvarg.azores.gov.pt/Cvar...geologiaacores/Enquadramento+geotectónico.htm
 
Última edição:

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Re: A erupção na Islândia e os efeitos no clima

Olá Vince,

Para esclarecer ainda mais. O Laki (erupção em 1783-1784) não é um vulcão mas sim uma fissura. Os geólogos dizem que pertence ao vulcão central de Grimsvotn. Este está a uns 100 kms a nordeste do Katla, e coberto por um gigante glaciar. A fissura Laki está a meia distância entre o Grimsvotn e o Katla, numa zona sem gelo. Quando o Laki estava em erupção, o Grimsvotn também estava (1783-1785). E o Katla tinha acabado uns anos antes de ter uma das suas maiores erupções históricas.

Curiosamente outra fissura muito próxima, a Eldjgá (erupção em 934-938), pertence ao Katla (dizem os especialistas), e foi a maior erupção de lava do Holoceno. Também está localizada entre o Katla e Grimsvotn.

Na verdade, eu estive na Islândia o verão passado, e ambas as fissuras estão a 50km de ambos os vulcões, Katla e Grimsvotn. Toda aquela zona está cheia de fissuras, por exemplo, outra Veidivotn, pertence a outra vulcão, o Torfajokull que é o vizinho do Katla e do Eyjafjallajokull e ainda dum quarto vulcão que nunca teve erupções no Holoceno.

Ou seja, em síntese, a 100km a leste de Reykjavik (que por si só está rodeada de pequenos vulcões), situa-se o Hekla. A 50km a leste está o tal grupo dos 4 vulcões, Eyjafjallajokull (sul), Katla (este), Torjakojull (norte) e Tungnafellsjökull (oeste). A outros 50km ainda para leste, chegámos à zona das fissuras Laki, Eldjgá e outras, e outros 50km mais para leste está a calote polar Vatnajokull que oculta os vulcões de Grimsvotn e Bardarbunga (estes dois muito explosivos) e ainda outro. A partir daí, a falha geológica move-se para norte e então situa-se mais uma meia dúzia de outros vulcões, menos explosivos.

É dificil dizer, a que vulcões centrais pertencem aquelas fissuras. Na verdade toda a zona tem sinais de fissuras, crateras pequenas, e campos de lava.

http://www.icenews.is/index.php/2010/04/16/iceland-eruption-could-trigger-more/

Chamo a atenção que é notícia hoje o alerta grave emitido para o Grimsvotn, que parece ele também querer entrar em erupção. Ou seja, temos o cenário provável de 3 erupções explosivas em simultâneo (o que já ocorreu antes).

O Laki fica portanto a SW do Grimsvotn, e o Eldja a NE do Katla. O Eyjafjallajokull está a E do Katla.
Não me parece que nada vá ocorrer nos Açores, já a combinação Grimsvotn+Katla parece provável de entrar em erupção e não é um cenário muito desejável, até porque viajo para a Islândia em duas semanas.

iceland_volcanoes.jpg



A presente erupção do impronunciável Yjafjallajökull não parece vir a ser muito relevante em termos climáticos para já. Está a ter um enorme impacto humano mas por causa do receio da aviação em relação às cinzas vulcânicas. A erupção de 1821/23 foi prolongada e não consta que tenha tido muito efeito no clima. Refira-se que apesar de ter demorado quase dois anos isso não significa que estejam constantemente a ocorrer grandes explosões e emissões para a atmosfera. Efeitos locais e na saúde é que já foram relevantes obviamente.

Como o iprist mencionou, é enorme a possibilidade de um outro, o Katla, entrar em erupção nos próximos meses pois assim aconteceu no passado após erupções do Eyjafjallajökull. O efeito climático deste no passado também não parece ter sido significativo, neste o risco é sobretudo no país, devido às gigantescas inundações que provocou no passado ao fundir o gelo do glaciar.

Mas há de facto um vulcão na Islândia que há uns séculos provocou um enorme impacto global, sobretudo no hemisfério norte, também referido pelo iprsit, o Laki.

Como discutido no tópico Vulcões e Clima, são sobretudo grandes erupções tropicais que tem impacto no clima, mas há algumas poucas excepções, e o Laki foi uma delas, entre 1783 e 1784.. Mas ao contrário do Katla, não há qualquer sinal de que este vulcão entre em erupção, está adormecido desde essa altura.






Claro que isto é o expectável, mas ninguém sabe prever o rumo destas coisas. Se o Yjafjallajökull continuar activo muito tempo e com variadas explosões ou se o Katla começar também, acabará por ter impacto, tudo tem consequências na atmosfera. E uns que não foram relevantes no passado podem ser relevantes no futuro, ou vice versa.
 

|Ciclone|

Cumulus
Registo
13 Mai 2009
Mensagens
173
Local
Lisboa
Re: A erupção na Islândia e os efeitos no clima

Há algum site onde se possa acompanhar o desenvolvimento da situação?
O movimento da nuvem, a sismologia local, etc.


Esperemos que não entre mais nenhum em erupção e que este pare depressa, pois caso contrário os prejuízos serão enormes pois isto não afecta só os voos comerciais, também o transporte de mercadorias que viajam da América para a Europa é afectado, para não falar das outras consequências não relacionadas com a aviação...
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Re: A erupção na Islândia e os efeitos no clima

Movimento da nuvem em (alemão mas simulação porreira)
http://www.zamg.ac.at/aktuell/index.php?seite=1&artikel=ZAMG_2010-04-16GMT16:39

Sismologia local, google "iceland earthquakes"

Há actividade crescente no Hekla e no Grimsvotn, indicando que estes tb poderão entrar em erupção.

Também podes ver algumas webcams da zona do vulcão, mas obviamente não se vê grande coisa devido à poeira
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Cientistas alertam para risco de erupção de vulcão Katla

Cientistas alertam para risco de erupção de vulcão Katla


Na Islândia, os cientistas alertam para o risco de um outro vulcão muito maior, o Katla, poder entrar em erupção nos próximos tempos. As autoridades islandesas traçam planos de emergência.


Os aeroportos de Paris e da Grã-Bretanha, a grande maioria, vão permanecer encerrados pelo menos até ao meio-dia deste sábado. O anúncio foi feito esta noite pelas autoridades aeroportuárias de ambos os países.

A restrição do espaço aéreo estende-se a toda a Escandinávia, Norte e parte Central da Europa, e milhares de pessoas continuam a aguardar nos aeroportos.

Mas surge agora outra preocupação. O vulcão Katla, três vezes maior que o que está em erupção no glaciar Eyjafjllajokull, no Sul da Islândia, e adormecido desde 1918 pode entrar em acção nos próximos meses.

A probabilidade do vulcão Katla entrar em actividade é de 75 por cento no prazo de seis meses a um ano. Localizado nas imediações do actual vulcão em erupção, o Katla tem uma caldeira com dez quilómetros de largura e um potencial explosivo três a quatro mil vezes maior.

Os vulcanólogos islandeses prevêem que em caso de erupção, o Katla originará nuvens de cinza de dimensões muito maiores que as actuais que poderão afectar o tráfego aéreo em todo o Hemisfério Norte durante meses seguidos.

Os modelos matemáticos elaborados pelos cientistas islandeses indicam ainda que, a erupção levaria ao degelo quase instantâneo do glaciar por cima do Katla que provocaria a formação de uma onda gigante de 30 metros de altura.

Trata-se de uma hipótese que está a ganhar cada vez mais consistência, o que já levou as autoridades islandesas a a estudarem planos de emergência.


in TSF


----

Eu só espero que isto não aconteça... :surprise: :surprise:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
A webcam em directo é fantástico.
Hoje o tempo limpou e pode ver-se a erupção.

Em apenas 40 segundos vi toda esta nuvem levantar-se do zero.
Que velocidade!!

semnome2.jpg


Entretanto aqui em Viena, o céu está azul; ainda não se nota qualquer evidência de poeira, apesar de as simulações preverem que já tenha chegado de noite.