A erupção do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia

Gato Preto

Cumulus
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16 Abr 2008
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Sta. Marta Pinhal, Corroios, Seixal
Bom dia,

Como é hábito, a nossa comunicação social inunda-nos com notícias contraditórias.
Neste caso estou a referir-me à possibilidade de a nuvem de cinzas ir afectar ou já estar a afectar o espaço aéreo postuguês. Até já li que a cinza atingiu os Açores, o que não é de todo verdade.
Com tanta poluição noticiosa, não consigo entender, pelo menos de forma simples qual a evolução desta situação extrema.
Não esquecendo que para a maioria dos entendidos, esta nuvem não deverá importunar a aviação em Portugal, gostaria que alguem entendido que visite este forum desse uma pequena explicação sobre as previsões para os próximos dias.
Tenho voo marcado para Cabo Verde dia 24/4 e regresso a 1/5. Estou com a dúvida se não ficarei retido lá (o que de certa maneira me agrada). O que acham?

Obrigado.
 


irpsit

Cumulonimbus
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9 Jan 2009
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Inverness, Escocia
A "nuvem" de poeira parece chegar hoje ao norte de Portugal,embora muito gradualmente e lentamente, e não me parece que vá afectar muito os voos.

Os ventos em Portugal são de sul e portanto opostos à direcção da poeira que vem da França e do Reino Unido. No entanto a norte de Portugal os ventos de leste arrastaram parte da poeira para uma região no Atlântico a norte dos Açores.

Mais tarde ou mais cedo alguma da poeira chegará a Portugal. Os modelos prevêem alguma circulação de nordeste/leste/sudueste em Portugal nesta próxima semana, pelo que levará parte desta a entrar pelo nosso território, e outra parte julgo que se deslocará mais para oeste do Reino Unido. Em todo o caso não se prevê uma circulação definida de norte que vá arrastar muita poeira para Portugal, portanto a situação parece promissora para nós. Depois lá para sexta parece estabelecer-se alguma circulação de oeste, o que é positivo, e na Islândia, um anticiclone deverá empurrar a poeira não para o Reino Unido para o Atlântico bem a norte dos Açores. Por volta de dia 1 de Maio, em Portugal poderemos ter um anticiclone, o que será positivo, ou seka, bloqueia qualquer entrada de poeira cá. Isto assumindo, que a atmosfera acima dos 10km se comporta da mesma maneira.

Para o resto da Europa, a circulação de oeste prevista nas próximas duas semanas parece positiva. O mesmo já não sei é dizer é dos países nórdicos e Reino Unido, que poderão levar com a poeira recorrentemente. Tudo dependerá da intensidade da erupção e dos ventos.

Não sei o que é que os aeroportos vão decidir fazer.
Mas tenho o feeling que vão abrir muitos deles novamente lá para Terça ou Quarta. Depois é possível que gozemos de uma janela de descanso.

Alguém quer arriscar/comentar previsões?


Bom dia,

Como é hábito, a nossa comunicação social inunda-nos com notícias contraditórias.
Neste caso estou a referir-me à possibilidade de a nuvem de cinzas ir afectar ou já estar a afectar o espaço aéreo postuguês. Até já li que a cinza atingiu os Açores, o que não é de todo verdade.
Com tanta poluição noticiosa, não consigo entender, pelo menos de forma simples qual a evolução desta situação extrema.
Não esquecendo que para a maioria dos entendidos, esta nuvem não deverá importunar a aviação em Portugal, gostaria que alguem entendido que visite este forum desse uma pequena explicação sobre as previsões para os próximos dias.
Tenho voo marcado para Cabo Verde dia 24/4 e regresso a 1/5. Estou com a dúvida se não ficarei retido lá (o que de certa maneira me agrada). O que acham?

Obrigado.
 

Vince

Furacão
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23 Jan 2007
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Braga
Alguma poeira mais ligeira nos níveis médios e altos julgo que já terá chegado a oeste/noroeste do país ontem. Penso que esta foto do pôr do sol de ontem do veterano mostra já qualquer coisa de diferente para esta altura do ano, Primavera, sobretudo porque tem sido uma Primavera húmida e não seca.

p1000392e.jpg


Como alguns saberão, as cinzas vulcânicas na atmosfera trazem-nos habitualmente um pôr do sol mais parecido com os do Verão quando o tempo está muito seco e com muita poeira na atmosfera. E se a poeira for bastante e em níveis médios e altos da atmosfera, será ainda mais invulgar o céu, um rosa/arroxeado, quase africano.


Aqui está uma previsão até às 24h de hoje

animd.gif



Em relação aos voos, penso que durante a próxima semana irão retomar gradualmente, exceptuando zonas mais próximas, Escócia, Noruega, etc. Mas é apenas um palpite pessoal sem nada de oficial, informações desde tipo devem ser sempre procuradas nos organismos da área e companhias aéreas. Estas coisas são complicadas de decidir pelos responsáveis, pois ninguém quer ficar com a responsabilidade de algo que corra mal após tomada uma decisão.

Os casos mais graves que ocorreram no passado foram com British Airways Flight 9 (24 Junho 1982) e KLM Flight 867 (15 Dezembro 1989). Recordo-me de um outro em Itália com o Etna, mas não me lembro de mais detalhes.

Julgo eu, e repito, é um mero palpite pessoal, penso que estes casos foram aviões que atravessaram partes mais densas da nuvem, do género que tivemos após a explosão inicial cujas cinzas foram lançadas a grande altitude, e que após estes dias com a nuvem dispersa por uma grande área, penso que irão retomar os voos, a não ser que ocorresse nova explosão mais intensa.

Mas aguardemos pelas decisões dos organismos aeronáuticos.
 

Danilo2012

Nimbostratus
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18 Abr 2010
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E possivel que com a provavel erupcao do outro vulcao com grande caldera ocorra um inverno vulcanico devido as particulas?

Essa nuvem espelida pelo vulcao ja esta mechendo com o clima europeu ?
 

Vince

Furacão
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23 Jan 2007
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Braga
E possivel que com a provavel erupcao do outro vulcao com grande caldera ocorra um inverno vulcanico devido as particulas?

Essa nuvem espelida pelo vulcao ja esta mechendo com o clima europeu ?

Essa questão está a ser debatida no subfórum de climatologia.

-> A erupção na Islândia e os efeitos no clima

Mas para já não há qualquer sinal de que possa afectar o clima de forma relevante. É uma erupção como tantas outras que sucedem no mundo, que afecta e prejudica em maior ou menor escala sobretudo os locais. Esta é diferente em relação a outras porque as cinzas entraram num dos espaços aéreos mais congestionados do mundo afectando o dia a dia das muitas pessoas desta zona do globo que necessitam de viajar.
 

fsl

Nimbostratus
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6 Ago 2007
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Alguma poeira mais ligeira nos níveis médios e altos julgo que já terá chegado a oeste/noroeste do país ontem. Penso que esta foto do pôr do sol de ontem do veterano mostra já qualquer coisa de diferente para esta altura do ano, Primavera, sobretudo porque tem sido uma Primavera húmida e não seca.


Como alguns saberão, as cinzas vulcânicas na atmosfera trazem-nos habitualmente um pôr do sol mais parecido com os do Verão quando o tempo está muito seco e com muita poeira na atmosfera. E se a poeira for bastante e em níveis médios e altos da atmosfera, será ainda mais invulgar o céu, um rosa/arroxeado, quase africano.


Aqui está uma animação da evolução até às 24h de hoje


Em relação aos voos, penso que durante a próxima semana irão retomar gradualmente. Mas é apenas uma opinião pessoal sem nada de oficial, informações desde tipo devem ser sempre procuradas nos organismos da área e companhias aéreas. Estas coisas são complicadas de decidir pelos responsáveis, pois ninguém quer ficar com a responsabilidade de algo que corra mal após tomada uma decisão.

Os casos mais graves que ocorreram no passado foram com British Airways Flight 9 (24 Junho 1982) e KLM Flight 867 (15 Dezembro 1989). Recordo-me de um outro em Itália com o Etna, mas não me lembro de mais detalhes.

Julgo eu, e repito, é um mero palpite pessoal, penso que estes casos foram aviões que atravessaram partes mais densas da nuvem, do género que tivemos após a explosão inicial cujas cinzas foram lançadas a grande altitude, e que após estes dias com a nuvem dispersa por uma grande área, penso que irão retomar os voos, a não ser que ocorresse nova explosão mais intensa.

Mas aguardemos pelas decisões dos organismos aeronáuticos.

Sobre a ocorrencia de 1982, na altura tive conhecimento que um aviao da entao BOAC voando sobre a Indonesia a 35000 pes, os 4 reactores pararam e o seu funcionamento só foi possivel quando o aviao estava a 10000 pes e ter ultrapassado o cone com vertice no vulcao.
Na altura como o incidente nao teve consequencias graves , teve uma divulgaçao muito restrita mas foi tomado em grande consideraçao para a defeniçao de regras para para operaçao da Aviaçao Comercial, que agora estao a ser seguidas, embora , me pareça, com algum excesso segurança.
 

David sf

Moderação
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8 Jan 2009
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Oeiras / VN Poiares
Sobre a ocorrencia de 1982, na altura tive conhecimento que um aviao da entao BOAC voando sobre a Indonesia a 35000 pes, os 4 reactores pararam e o seu funcionamento só foi possivel quando o aviao estava a 10000 pes e ter ultrapassado o cone com vertice no vulcao.
Na altura como o incidente nao teve consequencias graves , teve uma divulgaçao muito restrita mas foi tomado em grande consideraçao para a defeniçao de regras para para operaçao da Aviaçao Comercial, que agora estao a ser seguidas, embora , me pareça, com algum excesso segurança.

Esse incidente deu no programa Mayday Desastre Aéreos do National Geographic. Quanto à poeira, creio que a mudança de padrão atmosférico a partir da próxima Quinta, com fluxo de sudoeste em quase toda a Europa, permitirá o normalizar do tráfego aéreo, mesmo que a erupção se mantenha explosiva.
 

Iceberg

Nimbostratus
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5 Jun 2006
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De facto, ontem tive a oportunidade de presenciar o pôr-do-sol aqui por Braga, e não deixei de reparar e comentar com quem me acompanhava na altura, que era impossível aquele tom extremamente avermelhado e com outras cores difusas não ter como origem já alguma poeiras vulcânicas na alta atmosfera terrestre.

Foi um entardecer inusual, com um céu carregado de cores vermelhas e fortes ..

A Islândia aqui tão perto ... neste mundo cada vez mais global e surpreendente ! ;)
 

Minho

Cumulonimbus
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6 Set 2005
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Melgaço
Se as emanações não abrandarem a próxima semana tornará a ser complicada a concretizar-se a previsão dos ventos da corrente de jacto que continuam a passar exactamente sobre a a Islândia

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Iceberg

Nimbostratus
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5 Jun 2006
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Braga
Radares sem registo de actividade no vulcão islandês
TSF Hoje às 16:42

Os radares não estão a captar nenhuma actividade no vulcão da Islândia que tem soltado nuvens de cinzas, alertam os cientistas. As atenções viram-se agora para o Katla.



Correspondente da TSF na Escandinávia, Hélder Fernandes, explica-nos últimos desenvolvimentos sobre o vulcão islandês que tem provocado o caos no espaço aéreo europeu

O Observatório Suíço indicou, esta tarde, que a nuvem se está a diluir e as últimas medições registaram uma paragem na actividade sísmica do vulcão.


Os radares deixaram de captar emissões de cinzas. O topo da montanha do vulcão está tapado por nevoeiro. Por isso é impossível perceber visualmente se o vulcão fez uma pausa.

Por precaução, um avião de Pesquisa da Guarda Costeira Islandesa, com vulcanólogos e geofísicos a bordo, partiu para a zona para os cientistas fazerem um ponto da situação, mas os resultados desta missão de reconhecimento só devem ser conhecidos na segunda-feira.

Uma paragem repentina não é necessariamente uma boa notícia antes pelo contrário. Os cientistas islandeses receiam que se o vulcão arrefecer antes do tempo possa verificar-se um aumento da pressão do magna do vizinho vulcão Katla.

Uma situação que os especialistas receiam, porque este vulcão tem capacidade para provocar uma explosão três a quatro mil vezes maior com efeitos catastróficos.

A explosão do Katla levará à suspensão do tráfego aéreo no hemisfério norte durante meses seguidos.


:shocking: