A erupção do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Volcanic Ash Advisory (para a aviação)
Previsão próximas horas.


pluma.gif



Dióxido de Enxofre (SO2) pelas 06:48z:

so2.gif



Sismos
Mantém-se a actividade sísmica no Eyjafjallajökull. Em relação ao Katla cuja caldeira fica por debaixo do glaciar Mýrdalsjökull (ver mapa), permanece sossegado em termos sísmicos

sismos.gif
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Assunto: Pluma de cinzas vulcânicas - Actualização
Na sequência da actividade do vulcão Eyjafjallajökull e segundo a última informação recebida do Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas (VAAC) de Londres, às 7 horas do Continente a pluma de cinzas vulcânicas encontrava-se em espaço aéreo português, designadamente no nordeste da Região de Informação de Voo (FIR) de Santa Maria e no noroeste da Região de Informação de Voo de Lisboa.

A área atingida era delimitada a sul pela linha definida pelos pontos de coordenadas

42ºN 11ºW ? 41ºN 14ºW - 42ºN 21ºW - 45ºN 23ºW

e era delimitada a norte pela linha definida pelos pontos de coordenadas

45ºN 16ºW ? 43ºN 16ºW ? 43ºN 14ºW ? 45ºN 13ºW

O topo da pluma pode atingir os 20000 pés, cerca de 6 quilómetros.

A pluma deverá continuar a deslocar-se para Sul durante o dia de hoje, mas não atingirá ainda a parte continental do espaço aéreo português.

O IM encontra-se a acompanhar a situação e actualizará a informação sempre que considere necessário.

Divisão de Meteorologia Aeronáutica, Centro Meteorológico para a Aeronáutica de Lisboa
Meteorologista: João Andrade
Actualizado a 06 de Maio de 2010 às 06.00 UTC (07.00h do Continente)

Instituto de Meteorologia http://www.meteo.pt/pt/
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
agora ve.se bem que nao é uma nuvem. Agora é claramente vapor de agua.
A pouco tive a sorte de ver a webcam a tremer (talvez um tremor de terra?)

Olhando para a localização da webcam e a altitude dela, penso que o glaciar Mýrdalsjökull que cobre a caldeira do Katla nem se consegue ver pelas imagens, talvez muito ao longe no horizonte que tem estado sempre com neblina, e isto presumindo que a webcam está mesmo apontada para lá.

camr.gif

http://www.ruv.is/katla/
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Nuvem de cinzas medida sobre Évora desde quarta feira graças a equipamento único em Portugal

O equipamento, que está a fornecer as primeiras medições reais sobre Portugal, não apenas dados de projeções meteorológicas, é um sistema RAMAN LIDAR (Light Detection And Ranging) multicanal. O LIDAR está no Centro de Geofísica (CGE) da Universidade de Évora e mede o perfil vertical dos aerossóis, partículas sólidas ou líquidas, com propriedades muito variadas, em suspensão na atmosfera e com influência no sistema climático.
O equipamento - emite um laser que é refletido nos constituintes atmosféricos, em vários comprimentos de onda, o que permite detetar as diversas partículas - integra a rede europeia EARLINET (European Aerosol Research LIDAR NETwork), que tem 30 destes sistemas, em 14 países europeus. O CGE já esperava, depois da primeira erupção do vulcão Eyjafjöll, a 14 de abril, que alguns aerossóis da pluma chegassem a Portugal continental e pudessem ser medidos.
Com o vulcão ainda em atividade, uma nova nuvem de cinzas foi libertada esta terça feira e provocou o encerramento temporário do espaço aéreo da Escócia e da Irlanda. Frank Wagner, responsável da estação do CGE na EARLINET, revelou hoje à agência Lusa que na quarta feira à tarde as imagens proporcionadas pelo LIDAR mostraram, pela primeira vez, "algumas cinzas vulcânicas" na atmosfera, sobre Évora.
"Podemos ver aerossóis a uma altitude de cerca de três a quatro quilómetros", disse, referindo, baseado num modelo meteorológico concebido para calcular a trajetória, que as partículas "vieram do norte". O responsável mostrou ainda à Lusa, em imagens de computador com as medições do LIDAR, que as cinzas ainda hoje são visíveis sobre Évora, mais ou menos à mesma altitude.
Contudo, por serem "pequenas concentrações" de cinzas, pelo menos de momento, Frank Wagner garantiu não existirem implicações para o tráfego aéreo em Portugal. Devido às suas características, os aerossóis das cinzas vulcânicas têm "implicações no clima" e "quando caem para a superfície terrestre, na biosfera e na saúde".
"Quando a concentração é baixa, como é agora o caso de Portugal, as implicações são pequenas. Mas, na Escócia, onde a concentração é maior, as implicações são maiores", frisou. Se o vulcão islandês continuar com erupções e estas forem de "maior intensidade", realçou o investigador alemão, "mais partículas chegarão a Portugal" e aí, "em princípio, poderão existir mais implicações".
Por exemplo, em termos climáticos, estes aerossóis, por refletirem a luz solar, fazem com que menos radiação chegue à superfície: "O vulcão Pinatubo, em 1991, provocou maiores impactos na atmosfera global, que arrefeceu meio grau". Já quanto à natureza, o positivo é que "as cinzas vulcânicas têm componentes fertilizantes para as plantas", mas, ao mesmo tempo, na ótica negativa, "muitos vulcões emitem sulfato de óxido que, com água, dá ácido sulfúrico, o que é prejudicial".
Os sistemas LIDAR, como o de Évora, são “muito importantes para verificar se as projeções meteorológicas da trajetória da pluma vulcânica estão corretas”, de forma a alertar o tráfego aéreo, e “identificar as propriedades das cinzas”, para “calcular o seu impacto no clima, nas nuvens e na qualidade do ar”, rematou.

Destak
 

Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
Segundo esta imagem divulgada ás 00h00 de 7 Maio pelo Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Londres, a pluma de cinzas vulcanicas do vulcao na Islandia, irá colocar-se sobre a zona de Lisboa ás 12h de dia 7, será que esta poderá condicionar o trafego aereo nacional? Principalmente o aeroporto de Lisboa?




http://meteofebres.blogspot.com/
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No sensor satélite pelas 1945z já aparecem elevadas concentrações de SO2 próximo de Portugal


(experimental and for testing purpose only)

so2.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Um pequeno time-lapse que fiz esta manhã, pouco antes do tempo encobrir na webcam da Vodafone

 
Editado por um moderador:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
à tarde o aeroporto de lisboa corre o risco de encerrar??

Deve depender da localização da nuvem e a altitude a que se encontra, e se afecta todas as rotas ou alguma pode ser utilizada nas aproximações e descolagens. A decisão cabe à Navegação Aérea de Portugal.


Ultimo VAAC:

advj.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá,
qual é a fonte desta imagem?

http://satepsanone.nesdis.noaa.gov/pub/OMI/OMISO2/

Refere-se ao SO2 (dióxido de Enxofre), julgo que é de um sensor do satélite Aura, mas como diz na página, o produto é experimental. E apresenta alguns problemas, com umas faixas em branco devido a um problema num sensor. Além disso não é geoestacionário, é preciso aguardar que faça uma passagem pela zona. Outro problema que detectei é que as imagens mudam de hora apesar de se manterem iguais, por exemplo a imagem que está neste momento apesar de ter uma hora desta madrugada na verdade ainda é a mesma de ontem à tarde pelo que não se percebe bem a que horas de facto se referem, suponho que seja preciso procurar no site informação adicional sobre as passagens, para quem tem tempo.

(ontem)
so2.gif