A erupção do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eyjafjallajökull volcano last night. Ash fumes in the air lighted up by a large lightning, right above the erupting crak in the glacier.

As I'm writing this text (17.april 15:13 local time), the news in Iceland are giving out a security warning about how to avoid to be struck by lightning in the area around the volcano...

45277975411ab9cb114do.jpg


(c) skarpi
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Tenho voo marcado para Reykjavik o final do mês. Assim vai ser dificil voar para a Islândia!!

Conheço igualmente já dezenas de amigos e colegas que estão retidos em várias cidades europeias.

Esta situação está complicada, pois a erupção pode demorar meses, e tudo dependerá do vento, que normalmente sopra para sudeste empurrando a poeira directamente da Islândia para a Europa.

Mesmo que a situação melhore, poderemos vir a ter este problema recorrentemente e frequentemente ao longo do 2010, devido à predominância dos ventos que arrastam a poeira para a Europa.

Como bónus, céu limpo em Viena, mas durante todo o dia pode ver-se esta névoa difusa espalhada pelo céu, exactamente como se vê em Portugal quando há os incêndios no Verão.


1004456j.jpg

http://img708.imageshack.us/img708/8844/1004456.jpg

1004458g.jpg

http://img706.imageshack.us/img706/6710/1004458g.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Parece-me é que este tipo de poeira vulcânica poderá em determinadas zonas, e em determinados estratos atmosféricos, potenciar o aumento de nebulosidade pela condensação da humidade nas partículas suspensas...mas não sei se apenas perto do local ou se à distância do vulcão.
Sei que é difícil comprovar isto mas nos últimos dias tenho visto imagens de satélite e, parece-me, há uma maior condensação a partir da zona do vulcão em direcção à Europa, no sentido das correntes de vento. Hoje não se nota tanto - pelo menos ao final do dia - e a corrente atmosférica alterou-se, mas pareceu-me pertinente nos últimos dias...
O que acham?
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
É impressionante como um vulcão completemante desconhecido da maioria, que tem um nome quase impronunciável (:confused:Eyjafjallajökull:confused:) e que nem é muito grande consegue paralizar a aviação da Europa. Esperemos que o seu visinho Katla que é bem maior e mais perigoso não entre também em erupção o que parece pouco provável de não vir a acontecer.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia