A erupção do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Aeroportos europeus reabrem progressivamente

Aeroportos reabrem em Espanha, França e Alemanha

Em Espanha todos os aeroportos foram reabertos às 15.30 horas, com a excepção de Barcelona que só reabrirá às 19 horas. Na Alemanha, cinco aeroportos já se encontram reabertos e os restantes estarão operacionais a partir das 20 horas. Em França, apenas os aeroportos do sul do país foram reabertos. Todos os aeroportos espanhóis reabriram, hoje, domingo, pelas 15.30 horas locais, segundo anunciou a Autoridade Espanhola de Navegação Aérea.
A progressão da nuvem de cinzas vulcânicas permitiu a reabertura de todos os terminais, encerrados, hoje, domingo, pela manhã. O restabelecimento de todas as operações nos aeroportos tem sido retomada progressivamente, ao longo da tarde. No caso de Barcelona, as previsões apontam para que a situação normalize apenas a partir das 19 horas, provavelmente, ainda a tempo de transportar o Presidente da República para Lisboa, a bordo de um Falcon da Força Aérea portuguesa, tal como inicialmente previsto pelos serviços da Presidência.
Até ao meio-dia, foram cancelados em território espanhol um total de 2194 voos, de um total de 5066 que deveriam ter sido realizados. Ao longo do dia, chegaram a estar encerrados 17 aeroportos espanhóis: Barcelona, Girona, Reus, Sabadell, Astúrias, Santander, Bilbao, San Sebastián, Vitoria, Pamplona, Logroño, Zaragoza, Huesca, Palma de Maiorca, S. Bonet (Mallorca), Menorca e Lleida.
Já na Alemanha, a Agência de Segurança Aeronáutica (DFS) autorizou a reabertura de seis aeroportos internacionais, pondo assim termo ao bloqueio total do espaço aéreo, em vigor desde sexta-feira à noite. Os voos poderão ser retomados a partir dos dois aeroportos de Berlim, Tegel e Schoenefeld, e ainda dos aeroportos de Erfurt, Leipzig e Hannover, mas só em direcção a leste, disse Kristina Kelek, porta-voz da DFS, em Langen (Frankfurt). O aeroporto de Hamburgo fazia parte da lista dos primeiros a reabrir provisoriamente, mas "foi suspensa porque as condições atmosféricas mudaram", disse a responsável da DFS. A mesma fonte adiantou ainda que, a partir das 20horas locais, haverá novas instruções que poderão abranger mais uma dezena de aeroportos que até lá continuarão encerrados.
A decisão foi precedida de críticas de representantes das duas maiores companhias aéreas alemãs, a Lufthansa e a Air Berlin, que acusaram as autoridades aeronáuticas de terem decretado o fecho do espaço aéreo apenas com base em simulações de computador. O ministério federal dos transportes repudiou as críticas, lembrando que não se trata de uma acção isolada da Alemanha, mas sim de uma decisão europeia. As regras da organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) impõem que o espaço aéreo afectado por uma nuvem vulcânica não pode ser sobrevoado, disse uma porta-voz do referido ministério, em Berlim. A DFS rejeitou também as acusações, sublinhando que se rege "por critérios de segurança, e não por critérios económicos"
TAP já vai voar para aeroportos espanhóis e franceses que reabriram - A TAP cancelou hoje, domingo, 85 voos na sequência da erupção vulcânica na Islândia, o que afectou 17.000 passageiros, mas poderá fazer alguns voos até ao final do dia para os aeroportos que reabriram em Espanha e no sul de França. Fonte da TAP disse à agência Lusa que a transportadora aérea conta assegurar ainda hoje, domingo, alguns voos para os aeroportos de Bilbao, Barcelona, Pamplona, Nice, Toulouse e Marselha. Por isso, a empresa aconselha os passageiros com bilhetes para voos da TAP para estes destinos a dirigirem-se aos aeroportos portugueses. A TAP assegurou que vai tentar transportar o máximo de passageiros para estes destinos enquanto os aeroportos se mantiverem abertos. Entre quinta-feira e hoje a TAP cancelou um total de 213 voos, o que afectou cerca de 42.000 passageiros.

Jornal de Notícias
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
O Eyjafjallajokull não está parado. Na webcam dá para ver que continua em erupção.
No entanto, a actividade sísmica parou. E a erupção está a abradar significativamente.

Se a actividade reduzir rapidamente pode ser mau sinal.
Antes desta erupção, a actividade da anterior fissura também terminou abruptamente, acompanhada de actividade sísmica. Isto pode coincidir com uma recanalização da pressão para outro vulcão vizinho.

Se a actividade cessar abruptamente, e registar-se novos sismos mais a leste, então poderá significar uma erupção do Katla. Embora não necessariamente.

Noto ainda que o Grimsvotn e o Hekla mostram sinais de alguma actividade crescente. Juntos são os 3 maiores vulcões da Islândia! No entanto, nos últimos dias, ambos (e incluindo o Katla) não têm tido actividade sísmica. O que é positivo.

Radares sem registo de actividade no vulcão islandês
TSF Hoje às 16:42

Os radares não estão a captar nenhuma actividade no vulcão da Islândia que tem soltado nuvens de cinzas, alertam os cientistas. As atenções viram-se agora para o Katla.



Correspondente da TSF na Escandinávia, Hélder Fernandes, explica-nos últimos desenvolvimentos sobre o vulcão islandês que tem provocado o caos no espaço aéreo europeu

O Observatório Suíço indicou, esta tarde, que a nuvem se está a diluir e as últimas medições registaram uma paragem na actividade sísmica do vulcão.


Os radares deixaram de captar emissões de cinzas. O topo da montanha do vulcão está tapado por nevoeiro. Por isso é impossível perceber visualmente se o vulcão fez uma pausa.

Por precaução, um avião de Pesquisa da Guarda Costeira Islandesa, com vulcanólogos e geofísicos a bordo, partiu para a zona para os cientistas fazerem um ponto da situação, mas os resultados desta missão de reconhecimento só devem ser conhecidos na segunda-feira.

Uma paragem repentina não é necessariamente uma boa notícia antes pelo contrário. Os cientistas islandeses receiam que se o vulcão arrefecer antes do tempo possa verificar-se um aumento da pressão do magna do vizinho vulcão Katla.

Uma situação que os especialistas receiam, porque este vulcão tem capacidade para provocar uma explosão três a quatro mil vezes maior com efeitos catastróficos.

A explosão do Katla levará à suspensão do tráfego aéreo no hemisfério norte durante meses seguidos.


:shocking:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: A erupção do vulcão EyjafjallajökullEyjafjallajökull na Islândia

a nivel geologico, o cessar da actividade sismica pode significar o alivio das tensões na camara magmatica/chaminés vulcanicas, quer pela total eliminação dos gases e magma aprisionados ( duvido dado o cessar muito repentino..), o retrocesso dos materiais vulcanicos para maiores profundidades, na crosta/manto ( tambem demoraria algum tempo..variavel consoante o volume dos materiais), a dilatação ou formação de uma camara magmatica (nunca seria tão rapido e levaria á deformação do cone vulcanico) ou eventualmente pela abertura de outro "caminho" para o exterior, esta ultima hipotese levanta alguma preocupação caso o katla ou outro vulcão partilhe parte do seu aparelho vulcanico com o do Eyjafjallajökull, nesse caso talvez os materiais ainda não expelidos estejam a ser desviados para o katla ou outro aumentando as tensões e podendo causar a explosão desse vulcão:unsure:
esperemos pelo melhor..:)
 

|Ciclone|

Cumulus
Registo
13 Mai 2009
Mensagens
173
Local
Lisboa
Aqui fica um mapa com os sismos:
100418_2010.png

quake-legend_en.gif

100418_2015.png
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Uma coisa é já certa, acho que nunca um tópico de vulcanismo foi tão concorrido como o actual vulcão islandês ... :)
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Em 1821 o Eyjafjallajökull foi tendo uma erupção explosiva, intermitentemente ao longo de um ano e meio, ora activo, ora calmo. Parou em Janeiro de 1823. Em Julho, o Katla entrou em erupção.

O padrão varia cada vez. Mas podemos estar a ter apenas uma pausa do Eyjafjallajökull.

O preocupante é que o Katla aumentou a sismicidade já poucas horas!!

eyja_trem_auto.png
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
O que significa "god", "esk", "mid", "hvo" e "hau". São os nomes das estações locais, mas abreviadas. A amplitude não sei ao certo que significa.

O mais preocupante que o Katla poderá afectar será a aviação, com óbvias consequências económicas. Muitas vezes o Katla entrou em erupção sem causar arrefecimento climático significativo. Porém nessas ocasiões, não havia aviação como há em hoje em dia (1918, 1860, 1823, 1755, 1721, 1660...). Em média a sua erupção dura entre 15 dias a 2 meses.

http://iceland.vefur.is/iceland_nature/Volcanoes_in_Iceland/katla.htm

Isso realmente é preocupante, não convinha nada que o katla entrasse em erupção....

Alguém me sabe explicar isto:
O que significa "god", "esk", "mid", "hvo" e "hau" :huh:
E no que consiste o "Tremor amplitude" ?

Obrigado
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Tremor Amplitude não sendo eu especialista neste área não será amplitude do abalo em Hz

Sendo como quando uma pessoa ter gases a vibração que acontece na zona abdominal assim medida?
 

|Ciclone|

Cumulus
Registo
13 Mai 2009
Mensagens
173
Local
Lisboa
Tremor Amplitude não sendo eu especialista neste área não será amplitude do abalo em Hz

Sendo como quando uma pessoa ter gases a vibração que acontece na zona abdominal assim medida?

Em Hz não pode ser amplitude... Hz é a unidade SI de frequência e é o inverso do período ou seja é igual a s^-1. É o numero de oscilações por segundo.

A amplitude é:
450px-Onda.png



Só se os valores do gráfico se referem à amplitude das ondas sísmicas e as diferentes cores às diferentes frequências das ondas sísmicas...
Mas não sei bem qual o significado disso a nível sismológico, vou ver se pesquiso um pouco sobre o assunto.

Mas o que é certo é que não é bom sinal estar a aumentar...