A erupção do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia

|Ciclone|

Cumulus
Registo
13 Mai 2009
Mensagens
173
Local
Lisboa
Embora curiosamente vários dos maiores sismos da história tenham ocorrido em luas cheias/novas.

Não acho que tenha nada de curioso, na lua cheia a força que a lua exerce sobre a Terra é muito maior daí as marés serem maiores. E não só as marés são afectadas, também as placas tectónicas e os vulcões. Num dia de lua cheia ou nova é mais provável haver um grande sismo ou uma erupção vulcânica. Daí muitos dos grandes sismos da historia terem ocorrido em lua cheia ou nova.
 


Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Não acho que tenha nada de curioso, na lua cheia a força que a lua exerce sobre a Terra é muito maior daí as marés serem maiores. E não só as marés são afectadas, também as placas tectónicas e os vulcões.

Queria apenas fazer uma pequena correcção... A força que a Lua exerce sobre a Terra, que é igual à força que a Terra exerce sobre a Lua, chama-se força gravítica e apenas depende da massa destes 2 corpos e da distância a que eles se encontram... Ora a massa quer da Lua quer da Terra, é constante durante os 28 dias do ciclo lunar, e a sua distância também! Logo, a força que a lua exerce sobre a terra é sempre a mesma!

Contudo, existe mais um corpo bem maior e bem próximo de nós, que é o sol, que também provoca uma forte atracção gravítica. E é o conjunto das duas forças, a do sol e a da lua, que nos períodos de lua nova se unem na mesma direcção para provocar marés mais fortes! Na lua cheia, altura em que a sua posição é contrária à do sol, também existem marés maiores devidas ao facto de os oceanos serem líquidos e de terem bastante inércia, e da atracção gravítica da lua numa direcção e do sol na outra, deslocarem grandes massas de água em sentidos opostos.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Espaço aéreo britânico vai reabrir de forma faseada a partir das 22h00m horas

20 de Abril de 2010, 21:39

Londres, 20 abr (Lusa) - A maioria do espaço aéreo britânico vai reabrir de forma "faseada" a partir das 22:00 horas, anunciou hoje a Autoridade de Aviação Civil britânica, responsável pela segurança no setor.

"Ainda vão continuar a existir algumas 'zonas sem voo' onde as concentrações de cinza apresentarem níveis inseguros para os voos se realizarem, mas serão muito menores do que as restrições atuais", vincou o organismo, em comunicado.

Todavia, acrescentou, com base na informação dos serviços meteorológicos, estas zonas "não cobrem atualmente o Reino Unido".
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Não sei se já aqui foi dito porque confesso que mal tenho tido tempo para cá vir
e não li tudo o que está para trás , mas permitam-me o aparte e desculpem-me se ele não for original:
-não deixa de ser irónico ver aeroportos parados, completamente paralisados
nos seus melhores dias do ano de operacionalidade quer nas visibilidades, quer nas nebulosidades.
Ou seja , tanto aeroporto europeu encerrado justamente em invulgar período de estabilidade atmosférica , de céus limpos, dos Pirinéus aos Urales com as excepções que ,obviamente ,encerram tão vasta região.
Sabemos que não estarão assim tão limpos quanto aparentam.
Se sabemos...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Um vídeo muito interessante:


You can get another perspective on these spasmodic explosions by watching the video taken from a helicopter yesterday, showing a "pressure wave" that represents one of these explosions occurring in the crater. Each explosion is a large "bubble" of volatile gases in the magma escaping at the vent, causing fragmentation of the magma and the explosion we see. This might also explain some of the loud explosions that have been reported today near the volcano.


[VIDEO]http://http.ruv.straumar.is/static.ruv.is/vefur/20042010_myndir_omar.wmv[/VIDEO]

(Abrir de preferência com o MediaPlayer em fullscreen)
http://http.ruv.straumar.is/static.ruv.is/vefur/20042010_myndir_omar.wmv
 

|Ciclone|

Cumulus
Registo
13 Mai 2009
Mensagens
173
Local
Lisboa
Queria apenas fazer uma pequena correcção... A força que a Lua exerce sobre a Terra, que é igual à força que a Terra exerce sobre a Lua, chama-se força gravítica e apenas depende da massa destes 2 corpos e da distância a que eles se encontram... Ora a massa quer da Lua quer da Terra, é constante durante os 28 dias do ciclo lunar, e a sua distância também! Logo, a força que a lua exerce sobre a terra é sempre a mesma!

Contudo, existe mais um corpo bem maior e bem próximo de nós, que é o sol, que também provoca uma forte atracção gravítica. E é o conjunto das duas forças, a do sol e a da lua, que nos períodos de lua nova se unem na mesma direcção para provocar marés mais fortes! Na lua cheia, altura em que a sua posição é contrária à do sol, também existem marés maiores devidas ao facto de os oceanos serem líquidos e de terem bastante inércia, e da atracção gravítica da lua numa direcção e do sol na outra, deslocarem grandes massas de água em sentidos opostos.

Exacto, só há um pequeno pormenor que está incorrecto :p
A distância entre a Terra e a Lua não é sempre a mesma, por exemplo, dia 24 a Lua está no Perigeu a 367141 km da Terra. Dia 09 a Lua esteve no apogeu, a 404997 km da Terra. E a distância da Terra ao Sol também não é sempre a mesma. Daí haverem "marés vivas" quando por exemplo temos Lua nova a coincidir com o Perigeu.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Também acho curioso esta correlação. Afinal se existe efeito de maré nos oceanos e na atmosfera, porque não no magma?

O facto é que muitos dos maiores sismos se verificam na lua cheia/lua nova. Exemplos: sismo do Chile ocorre um dia antes da lua cheia, o da Sumatra em 2004 ocorre no dia da lua nova. Curiosamente, a erupção central do Eyjaflallajokull ocorre também no dia da lua nova.

Saíndo do off-topic, a actividade sísmica junto ao Eyjaflallajokull e Katla continua ligeiramente elevada, mas felizmente não tem aumentado. O vulcão hoje de manhã continua em erupção, embora com a pluma a atingir pouca altura.

A erupção prévia seguiu o seguinte padrão: Começa em Dezembro de 1821 e dura alguns dias, depois continua de modo mais suave até Junho 1822. Durante mais um mês segue-se uma série de novas erupções mais explosivas, e depois o vulcão torna-se mais calmo até ao final do ano. No ano seguinte, em Junho de 1823, o Katla entra em erupção durante 28 dias. Ambos os vulcões não estão conectados apesar das suas erupções ocorrerem em sequência. VEI do Katla costuma ser entre 3 a 5.

1016292


Não acho que tenha nada de curioso, na lua cheia a força que a lua exerce sobre a Terra é muito maior daí as marés serem maiores. E não só as marés são afectadas, também as placas tectónicas e os vulcões. Num dia de lua cheia ou nova é mais provável haver um grande sismo ou uma erupção vulcânica. Daí muitos dos grandes sismos da historia terem ocorrido em lua cheia ou nova.
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Não sei se já aqui foi dito porque confesso que mal tenho tido tempo para cá vir
e não li tudo o que está para trás , mas permitam-me o aparte e desculpem-me se ele não for original:
-não deixa de ser irónico ver aeroportos parados, completamente paralisados
nos seus melhores dias do ano de operacionalidade quer nas visibilidades, quer nas nebulosidades.
Ou seja , tanto aeroporto europeu encerrado justamente em invulgar período de estabilidade atmosférica , de céus limpos, dos Pirinéus aos Urales com as excepções que ,obviamente ,encerram tão vasta região.
Sabemos que não estarão assim tão limpos quanto aparentam.
Se sabemos...


Ainda sobre as medidas tomadas, nomeadamente o encerramento do Espaço Aereo de diversos paises , só porque a "Nuvem" os atingiu, continuo a pensar que foram medidas, em muitos casos, radicais e exageradas. A determinaçao do risco e a sua gestao, exige analises exaustivas e decisoes ponderadas.
Em Aviaçao a segurança absoluta é inatingivel , havera´sempre que defenir o nivel de risco que as circunstancias aconselham .
Por outro lado o modo como se está a sair deste imbroglio, tambem me parece pouco fundamentado.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Bem meus amigos o principal problema da nuvem pelo que ouvi não é o navegar as cegas mas sim a falta de oxigénio dentro da mesma que poderá fazer parar os motores...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bem meus amigos o principal problema da nuvem pelo que ouvi não é o navegar as cegas mas sim a falta de oxigénio dentro da mesma que poderá fazer parar os motores...

A falta de oxigenio, dadaa dispersão da nuvem, é desprezivel.
o real problema é o derretimento/volatilização dos piroclastos nela presente, quando passam na camara de combustão ( 1500-1800º), e solidificação posterior nas laminas da turbina/escape;)
isso levaria á destruição da aerodinamica dentro do motor assim como a destruição de certos componentes eletronicos com consequente perda de eficiencia e, em ultimo, a inutilização do motor:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bem meus amigos o principal problema da nuvem pelo que ouvi não é o navegar as cegas mas sim a falta de oxigénio dentro da mesma que poderá fazer parar os motores...


O problema da cinza vulcânica e dos aviões é porque pelo menos nas zonas onde a nuvem é mais densa a mesma tem muitas partículas de pedra e vidro (sílica).

800pxmtsthelensash1980e.jpg


Essas partículas além de causarem um efeito abrasivo no avião (imagina um jacto de areia fina a 800/900km/h contra uma superfície), ao serem sugadas pelo motor a jacto causam danos nas pás do compressor. A sílica depois entra juntamente com o ar comprimido na câmara de combustão onde derrete com o calor pegando-se às superfícies com efeitos imprevisíveis, podendo parar o motor ou mesmo destruí-lo. Além do motor as partículas também podem entupir os pitot tubes, uns pequenos tubos que são o instrumento que serve para medir a velocidade do avião, muito falado a quando do acidente da Air France.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Exacto, só há um pequeno pormenor que está incorrecto :p
A distância entre a Terra e a Lua não é sempre a mesma, por exemplo, dia 24 a Lua está no Perigeu a 367141 km da Terra. Dia 09 a Lua esteve no apogeu, a 404997 km da Terra. E a distância da Terra ao Sol também não é sempre a mesma. Daí haverem "marés vivas" quando por exemplo temos Lua nova a coincidir com o Perigeu.

:thumbsup:

Claro que sim, e o sol idem (Afélio / Periélio). O que queria frisar era que, é o sistema sol-lua-terra no seu todo que deve ser levado em conta na questão das marés (oceânicas e magmáticas), e não apenas o binómio terra-lua.
 

mig500

Cirrus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
18
Local
oeiras
Documentário do National Geographic sobre o incidente do British Airways Flight 9 a 24 de Junho de 1982 em que o Boeing 747 ficou sem os 4 motores.




 
Editado por um moderador:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ainda sobre as medidas tomadas, nomeadamente o encerramento do Espaço Aereo de diversos paises , só porque a "Nuvem" os atingiu, continuo a pensar que foram medidas, em muitos casos, radicais e exageradas. A determinaçao do risco e a sua gestao, exige analises exaustivas e decisoes ponderadas.
Em Aviaçao a segurança absoluta é inatingivel , havera´sempre que defenir o nivel de risco que as circunstancias aconselham .
Por outro lado o modo como se está a sair deste imbroglio, tambem me parece pouco fundamentado.


Um dos problemas parece estar no desconhecimento do que é o limite tolerável para os motores, pois parece que os fabricantes nunca testaram seriamente esta realidade não estabelecendo critérios bem definidos em termos de operação. O outro é conseguir prever o que está na atmosfera num determinado local e determinada altitude, pois é difícil estar a efectuar medições em todo o lado, e os modelos são falíveis.


Can we fly safely through volcanic ash?
http://www.newscientist.com/article/dn18797-can-we-fly-safely-through-volcanic-ash.html