A erupção do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O vulcão tem estado continuamente a libertar muita cinza para a atmosfera

16019911.jpg


70680128.gif




NO FLY ZONE IN LPPC
A no fly zone has been designated from FL000 to FL 200 in the north part of Portugal. All the coordinates are published in the NOTAM A1907/10
More areas designated as NO FLY ZONE have been published via NOTAM A1914/10 A1915/10 A1916/10 some of these areas are from FL200 to FL350.
AO should pay attention to possible tactical rerouting around the No Fly Zone in Portuguese airspace and calculate fuel accordingly.





FL000-FL200: 0 aos 6 mil metros

fl0200.gif





FL200-FL350: Dos 6 mil aos 10/11 mil metros

fl200.gif
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Cancelados 104 voos nos aeroportos portugueses

A nuvem de cinzas vulcânicas levou ao cancelamento de 104 voos que se realizariam hoje nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, disse o porta-voz da ANA - Aeroportos de Portugal.

«Foram cancelados 104 voos em Portugal continental», dos quais 50 no aeroporto de Faro, 36 no Porto e 18 em Lisboa, afirmou Rui Oliveira.

Os cancelamentos dividem-se igualmente entre partidas e chegadas.

A nuvem de cinzas do vulcão islandês Eyjafjöll obriga a alterações de rotas que, por sua vez, levam a «ligeiros atrasos» nos horários, referiu ainda o porta-voz da ANA.

Um comunicado da Navegação Aérea de Portugal (Nav Portugal) refere que a nuvem de cinzas vulcânicas está na zona norte da Região de Informação de Voo de Lisboa e a sua densidade levou à definição de uma «zona de interdição de voo» até aos 35.000 pés (cerca de 10 quilómetros).

Assim, a zona dentro do território nacional acima dos 20.000 pés (cerca de 6 Km) mantém-se aberta ao tráfego.

Estas condições permitem que o aeroporto Sá Carneiro mantenha a operação, embora «com algumas limitações» que serão levantadas a partir das 13.00.

Nas próximas horas, «haverá um movimento desta nuvem para leste e para o final do dia ligeiramente para norte», segundo o comunicado.

A Nav Portugal prevê que a partir das 19:00 o continente fique livre desta situação mantendo-se ainda a «zona de interdição de voo» no limite noroeste da Região de Informação de Voo de Lisboa, mas já totalmente fora do território nacional.

O avanço da nuvem de cinzas vulcânicas da Islândia já levou à decisão de encerrar 16 aeroportos em Espanha.

A actividade do vulcão Eyjafjöll, em erupção desde 21 de Março, voltou a intensificar-se na quinta-feira à noite.

TSF
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Cancelados 104 voos nos aeroportos portugueses

Sobe para 129 o número de voos cancelados

O número de voos hoje cancelados nos aeroportos portugueses devido à nuvem de cinza subiu para 129, dos quais 54 em Faro, anunciou hoje a ANA.

Em comunicado, a ANA Aeroportos de Portugal explica que "na sequência da nuvem de cinza proveniente do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia e das perturbações atmosféricas por ela causadas foram cancelados 125 voos até às 12:00".

A estes cancelamentos nas estruturas geridas pela ANA há a acrescentar quatro voos cancelados no Aeroporto da Madeira.

@SAPO/Lusa
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Bem visível a pluma hoje no IR do Meteosat

illoop.gif
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Bom Dia a todos !

Segundo as últimas informações obtidas na informação radiofónica desta manhã, o Aeroporto do Porto permanece encerrado, pelo menos, até às 12h00, e o sentido da pluma vulcânica é para SE, pelo que se prevê que até à meia-noite de hoje afecte a totalidade do território continental.

Agira em jeito de brincadeira (no meio da seriedade que este tema exige), é curioso benificiar como uma anedota que tem circulado ultimamente na net, vai de certa forma de encontro à realidade.

Tem-se dito nos últimos dias que a pluma que nos tem afectado afinal não tem origem no vulcão, mas antes no pó dos cachecóis benfiquistas que hoje vão sair do armário, após quatro anos de jejum.

Ora, hoje que todos os benfiquistas vão sacudir ao vento os seus cachecóis, a pluma vai cobrir todo o país. Ele há cada coincidência ... :D

Um grande abraço a todos os benfiquistas, portistas, bracarenses, sportinguistas e desportistas em geral. ;)

E continuemos a seguir esta saga do vulcão islandês ! :rolleyes:
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
MUITO IMPORTANTE

Hoje à noite, pelas 20h00, estreia em exclusivo mundial, no canal National Geographic (e também em Portugal) um documentário a não perder sobre o actual vulcão islandês.

Por uma grande coincidência, poucos dias antes da primeira erupção do vulcão, a 20 de Março, uma equipa de reportagem daquele canal televisivo encontrava-se na Islândia, a preparar uma reportagem sobre a geologia islandesa, quando detectou sinais premonitórios de uma possível erupção.

Ficaram por lá, documentaram esses sinais, filmaram em exclusivo mundial, através de um voo de helicóptero, as primeiras imagens da cratera fumegante, e o programa estendeu-se até à altura da segunda erupção (em 14 de Abril) que provocou o caos na aviação europeia.

São entrevistados vários cientistas islandeses, e fala-se muito sobre o Katla, chegando-se à conclusão perturbadora de que a grande dúvida não é se o Katla vai entra em erupção, mas sim quando e qual a intensidade.

A NÃO PERDER, um documentário em exclusivo mundial, actual e super interessante.

Hoje, 20h00 (hora de Lisboa), no National Geographic. ;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Espaço aéreo do Porto encerrado até às 19h

A ANA-Aeroportos de Portugal- revelou que até às 12h00 deste domingo foram cancelados 223 voos em Portugal, 119 dos quais no Porto, onde o espaço aéreo estará fechado pelo menos até às 19h00.

O número de voos cancelados poderá vir a aumentar, pelo que, de acordo com informação avançada pela SIC, a hipótese de todo o País ver encerrado o seu espaço aéreo não está excluída.

Para além dos cancelamentos nos aeroportos portugueses, em França foram cancelados 70 voos, a maioria com destino a Itália e Portugal.

No aeroporto de Lisboa foram cancelados 71 voos: 36 partidas e 35 chegadas.

O aeroporto de Sá Carneiro, no Porto, registou 119, 62 dos quais chegadas.

Nos Açores, arquipélago com espaço aéreo encerrado desde ontem, foram cancelados 25 voos e na Madeira, onde a gestão aeroportuária é da responsabilidade da ANAM, foram anuladas oito ligações.

"Na sequência da nuvem de cinza proveniente do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia e das perturbações atmosféricas e restrições em partes distintas do espaço aéreo nacional por ela causadas foram cancelados 223 voos até às 12h00 de hoje", explica a ANA.

A ANA Aeroportos de Portugal aconselha todos os passageiros que tenham os seus voos planeados para hoje e segunda-feira a contactar as companhias aéreas em que pretendem viajar ou as suas agências de viagem para conhecerem a situação aplicada às suas ligações aéreas antes de se dirigirem para os aeroportos.
Fonte: Correio da manhã
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Nuvem de cinzas vulcânicas - actualização

De acordo com a informação recebida do Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas (VAAC) de Londres, às 13 horas do Continente, parte da nuvem de cinzas vulcânicas continua localizada no espaço aéreo português, abrangendo os Arquipélagos da Madeira e dos Açores, assim como o Centro e Sul do território continental.

Prevê-se que até às 07 horas do dia 12 a pluma se mantenha praticamente estacionária na região atlântica que compreende a Madeira e os Açores. No Continente, prevê-se que continue a deslocar-se lentamente para sueste, pelo que deverá deixar de afectar a região Centro durante a próxima madrugada.

A nuvem de cinzas pode atingir uma altitude 35 000 pés (cerca de 10 km).

O IM encontra-se a acompanhar a situação e actualizará a informação sempre que considere necessário.

IM
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Madeira debaixo da nuvem de cinzas por mais 24 horas
A nuvem de cinzas do vulcão da Islândia vai permanecer sobre a Madeira pelo menos por mais 24 horas, segundo o Centro de Meteorologia da Portela

«Neste momento a nuvem localiza-se numa vasta região do Atlântico, que compreende no bordo sul a região das Canárias, o que significa que a Madeira está debaixo da ação da nuvem e vai permanecer pelo menos na próximas 24 horas, mas garantidamente até à meia noite», adiantou João Jacinto do Centro de Meteorologia.

O meteorologista salientou que neste momento «a Madeira está localizada bem no meio das cinzas vulcânicas, debaixo da acção da nuvem de cinzas».

Contudo, João Jacinto explicou que «uma coisa é a existência de cinzas vulcânicas no espaço aéreo da Madeira e outra é essa concentração poder ou não afectar a existência de voos, o que já é um problema com a NAV (Navegação Aérea de Portugal)».

«Eu diria que nas próximas horas, até pelo menos a meia-noite e prevê-se, eventualmente, a próxima madrugada, que a Madeira permaneça debaixo da acção da nuvem».

Esta situação está a afectar o movimento nos aeroportos nacionais e provocou hoje, até às 12h, o cancelamento de 42 voos nas infraestruturas aeroportuárias da Madeira e Porto Santo, sendo 22 partidas e 20 chegadas, informou a Aeroportos e Navegação Aérea da Madeira (ANAM) numa nota distribuída no Funchal.

Por seu turno, a ANA-Aeroportos de Portugal diz que foram cancelados em todo o país 191 ligações e aconselha todos os passageiros que tenham os seus voos planeados para hoje ou para quarta-feira a contactarem as companhias aéreas em que pretendem viajar ou as suas agências de viagem para mais informações antes de se dirigirem para os aeroportos.

Desde Março passado que o vulcão islandês, localizado num glaciar do sul da Islândia, se encontra em actividade, emanando uma nuvem de cinzas que provocou o encerramento do espaço aéreo de vários países da Europa, entre 14 e 21 de Abril.

A actividade do vulcão voltou a intensificar-se na quinta-feira à noite, provocando uma nuvem de cinzas que está a atravessar a Europa Ocidental.

Sol/Lusa
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
O Aeroporto de Faro vai continuar encerrado até às 18 horas de hoje.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
281 voos cancelados em território continental

O conjunto dos aeroportos geridos pela ANA - Aeroportos de Portugal, incluindo o Aeroporto da Madeira gerido pela ANAM, registou o cancelamento de 281 voos até às 17:00 locais, na sequência da nuvem de cinza vulcânica.

Assim, no aeroporto de Lisboa foram cancelados 76 voos, sendo que 37 se referem a partidas e 39 a chegadas, verificando-se atrasos nas chegadas e partidas, revela a ANA em comunicado.

O mesmo acontece no aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto), onde foram cancelados 19 voos sendo que oito se referem a partidas e 11 a chegadas.

SAPO