A erupção do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Como pronunciar o nome do vulcão islandês

Visto que, ao que tudo indica, vamos ter de conviver com a nuvem de cinzas vinda de um certo vulcão da Islândia durante os próximos tempos, por que não aprendermos a chamá-lo pelo nome? Pode ouvir aqui como se diz Eyjafjallajökull. Já agora, soa algo como "eia fiatla iokutl". (fonte áudio: Wikipedia)
© Público
 


Fernando

Cumulus
Registo
13 Fev 2007
Mensagens
175
Local
Bragança / Lisboa
Parece que temos mesmo que aprender a conviver com a senhora nuvem:

Londres poderá ter de voltar a encerrar o seu espaço aéreo

As cinzas do vulcão islandês que desde há um mês tem vindo a perturbar os voos na Europa tinham-se dissipado durante esta semana, com a mudança dos ventos, mantendo os aeroportos abertos no início de um dos períodos de maior tráfico aéreo. Mas nas últimas horas Londres voltou a ter indicações de que nem tudo está resolvido e de que terá de manter-se alerta para a eventualidade de os próximos dias também serem problemáticos.

Para além disso, o Governo de David Cameron declarou que vai intervir num conflito entre o pessoal de cabine da British Airways e a administração da empresa, para evitar 20 dias de greves ao longo do próximo mês.


http://www.publico.pt/Mundo/londres-podera-ter-de-voltar-a-encerrar-o-seu-espaco-aereo_1437357
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Bem, este vídeo supera qualquer coisa... É incrível... Impressionante a força da natureza. Não deve haver muitos registos que demonstrem tão efusivamente a força deste vulcão. Ainda estou :shocking::shocking::shocking:

Sem duvida, video brutal:surprise::shocking::w00t:

Provavelmente alguem deve ter arriscado a vida para fazer este video:shocking::unsure:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Bom, o vídeo é absolutamente fantástico!
Mas é mesmo suicída! Há pessoal maluco! :D
Ainda dizemos nós que somos meteo"loucos".. Qual quê ao ver isto!
Devem mesmo ser aqueles capacetes que salvavam a vida levando com um daqueles calhaus em vôo..
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Sem palavras ! Estou estarrecido ! Principalmente porque se trata de um pequeno vulcão.

Imagunem agora o Katla, ou o Pinatubo, ou ... Yellowstone ! :eek:

Pouca gente deve saber, mas esta erupção já provocou duas vítimas mortais, na fase inicial da erupção, ainda não explosiva, em Março 2010, mas julgo não terem sido vítimas directas do vulcão, mas antes terem arriscado demais em vê-lo de perto e terem-se perdido no meio do glaciar, está tudo documentado no excelente documentário do National Geographic Channel.

Já agora, notícias fresquinhas acabadinhas de publicar pela TSF:

Vulcão islandês com recorde de actividade desde que entrou em erupção
Ontem às 22:25
O vulcão islandês, que está a provocar muitos problemas no tráfego aéreo europeu, está a registar uma actividade acima de todos os níveis até agora registados.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Meus Amigos, vejam este incrível vídeo da romaria ao vulcão islandês ... vejam até ao final ... parece a VCI ou a Segunda Circular em hora de ponta ... verdadeiramente incrível ! :shocking:

 
Editado por um moderador:

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Diria que a ser incrível, não o facto de muita gente se juntar naquela área, porque obviamente estavam dentro de um perímetro de segurança, mas sim as imagens do próprio vulcão tantas vezes inacessíveis a olho nu ao cidadão comum.
Quem de nós cuja a distância e acessibilidade não fossem problema, não estaria também por ali?! Acuso-me, certamente estaria...:p

Fiquei também curioso sobre que hora seria naqueles momentos; com o círculo polar logo ali e o solstício de Verão a aproximar-se, quiçá de madrugada! É só um pormenor que tal como a muitos também me fascina...;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não sei se repararam mas aos 2.45 min. conseguem-se ver os gases a serem expelidos à velocidade do som pois formam-se duas ondas de choque.


Quando existe humidade suficiente, a onda de choque gerada por explosões forma uma nuvem por condensação.

When a nuclear weapon or a large amount of a conventional explosive is detonated in sufficiently humid air, the "negative phase" of the shock wave causes a rarefaction (reduction in density) of the air surrounding the explosion, but not contained within it. This rarefaction results in a temporary cooling of that air, which causes a condensation of some of the water vapor contained in it. When the pressure and the temperature return to normal, the Wilson cloud dissipates.

http://en.wikipedia.org/wiki/Condensation_cloud

Neste vídeo vídeo vê-se melhor, logo no início, aos 6/7 segundos:
http://www.mrietze.com/images/Iceland10-2/MVI_6187.MP4

condensacao.jpg