A erupção do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É vapor de água, tem deitado muito, dado que se formou um lago na cratera e vai também escorrendo para fissuras ainda muito quentes.

Ainda em Junho:
svbrgig11juni003.jpg


Quanto ao Katla, quando chegar a hora julgo que a actividade sísmica tem que ser muito mais robusta e frequente do que essa que temos visto. E penso ter lido algures que será provavelmente uma actividade sísmica bem sintomática, com sismos primeiro a maior profundidade e gradualmente a serem mais próximos da superfície.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Olá a todos,

Visitei na semana passada o vulcão Eyjafjallajökull na Islândia. Fiz uma caminhada lindíssima (e perigosa) desde Thorsmork a Skogar, ambos a norte e sul do vulcão respectivamente, passando por Fimmvorduhals, a famosa fissura da primeira erupção de Março, que fica entre os glaciares do Eyjafjallajökull e do Katla.

Só para resumir o local ainda continua ACTIVO. O solo está muito quente (derreti parte das minhas botas), as rochas ainda reluzem avermelhadas, e dentro de algumas fissuras é possível observar ocasionamente lava líquida (a cerca de 3-4 metros abaixo do solo).

Todo o glaciar está coberto de muitos centímetos de neve, com milhares de crateras causadas por impactos de rochas lançadas, e a cratera principal ainda lança uma coluna de vapor com cerca de 2km de altura. A ida à cratera principal ainda é "impossível". Esta aventura foi um misto de muita excitação e medo, mas oficialmente este trilho está aberto.

34908_1420067234938_1630401550_987652_2617451_n.jpg


34239_1420510166011_1630401550_989250_3305448_n.jpg


Colocarei mais fotos em breve!
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Interessante, o tom avermelhado na encosta da 1ª foto, será láva que escorre pela encosta sob uma camada fina mais solidificada ou são materiais com grande quantidade de óxido de ferro?
Tipicamente não emite a nuvem superficial que ocorre na camada mais próxima a castanho!
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Olá Vince e todos,

Ah, este país tem muita coisa a explorar que uma pessoa nem tem muita inclinação para ir à internet. Além disso, o acesso à web fora de Reykjavík é mais complicado, nas zonas mais remotas. :)

Apenas uns dias após a minha visita (há dois dias atrás) o Fimmvorduhals tornou-se notícia local, ao ser agora a zona mais activa do Eyjafjallajokull. Toda aquela zona começou a emitir muito mais vapor nos últimos dias.

Nada quer dizer em relação a futuras erupções, já que a lava tem estado, continuamente desde o final da erupção, a poucos metros debaixo da superfície. Sim, as rochas que vêm na fotografia estão muito quentes, mas parte da cor é também devido à composição química. Aliás, ali viam-se todo o tipo de cores estranhas.

Nas fracturas, saia-se muito vapor e as rochas dentro reluziam com tom avermelhado, infelizmente não vi nenhuma lava líquida no momento em que andei por lá, mas no mesmo dia outros turistas fotografaram a lava líquida numa das fracturas. Nunca mais me esqueço das fotografias que vi! Mas é tão perigoso.. Eu, estava, confesso, com bastante medo de explorar a zona, e portanto fui algo rápido, pois via as botas a derreter e todo aquele solo era tão instável e cheio de actividade! Num dos momentos, começou a chover e fiquei assustado quando as gotas começaram a saltitar violentamente assim que tocavam no solo. Infelizmente, não tive a frieza de filmar ou fotografar esse momento.

A coisa que mais me impressiona no país são as paisagens fantásticas, e a intensidade de experiência que é possível ter. Se gostam de geologia e vulcanismo, TÊM que vir cá, pois nunca foi tão fácil. Recomendo no mínimo uns 10 dias.

Bem vindo de volta, já eram muitos os que me iam perguntando se sabia alguma coisa de ti depois de teres dito que iras para a Finlândia há muitos meses atrás.
Vai dando novidades.

Era Islândia, não Finlândia :D
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Estão fantásticas as fotos!
E estou-me a roer de inveja! :D:lol:
Já há muitos anos que a Islândia é um dos sítios de sonho que mais adorava visitar..
Um dia.. :rolleyes:
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Bela e grande viagem sim senhor. é daquelas que eu adoraria fazer um dia. Principalmente depois do que lá se passou a poucos meses.

Mas enquando universitario não vai ser nada facil. (a não ser que me saia o euromilhoes:p).

Falamos bastante desse agora calminho vulcão nas aulas do meu curso.

Parabens pela viagem. Abraço. :thumbsup:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Costumo seguir a actividade sísmica do IM islandês.
Hoje a actividade sísmica aumentou bastante, houve muitos sismos principalmente a norte, e também alguns a sul, que já são habituais (no Katla e no Eyjafjallajokull). No entanto nada quer dizer em relação a futuras erupções.

Anda bastante activa a divisão das placas!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Costumo seguir a actividade sísmica do IM islandês.
Hoje a actividade sísmica aumentou bastante, houve muitos sismos principalmente a norte, e também alguns a sul, que já são habituais (no Katla e no Eyjafjallajokull). No entanto nada quer dizer em relação a futuras erupções.
Anda bastante activa a divisão das placas!


Entre 3ª e 5ªfeira houve uns quantos sismos em pouco tempo que me despertaram a atenção, alguns já foram a profundidades interessantes, na ordem dos 10km. Mas entretanto voltou a acalmar.