A erupção na Islândia e os efeitos no clima



Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Eu li um texto muito interesante que liga a translacao de jupiter com as atividades solares. Segundo o modelo que se baseia no ciclo de gleissberg de que o sol tem um ciclo mais longo que o ciclo de 11 anos. Esse ciclo duraria 90 anos e teve seu pico em 1957 e teria seu minimu entre 1996 a 2011. E a previsao se realizou o sol nesse ultimo ciclo de 11 anos teve um periodo de estranha calamaria.

E ainda propoe que o vento solar atraze alguns segundos a rotacao da terra e isso causaria terremotos e vulcanismo e a previsao e para essa epoca.
o texto e muito interessante e faz varias previzoes que estao realmente acontecendo vale muito a pena ler !

Aqui esta o link;http://www.cbmet.com/cbm-files/13-203137228025f7ceaddd538da164d871.pdf
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Voces tao notando alguma diferenca nas temperaturas de portugal. Aqui onde eu moro desde o meio de abril a temperatura esta mais baixa que o normal.

Sera que tem alguma coiza a ver com a erupcao do vulcao islandes ?

Corrijam-me se estiver errado, mas o facto de estarmos a atravessar um período de dias bastante quente, que obviamente é fruto de massas de ar quente e seco do interior da península, por si só é uma razão bastante válida não só devido à sua proveniência mas também porque o mês de Maio, numa fase sazonal de Primavera já avançada assim o permite.
Claro que não é inédito, no fundo é um período de anomalia positiva e semelhante a outros ocorridos em anos anteriores e até em meses homologamente anteriores.

Manifestações geológicas como esta, a produzirem efeitos digamos que ao nível global e que alterem as condições climáticas como outros no passado cujos efeitos resultaram num arrefecimento profundamente sentido em vastas áreas do planeta levando a períodos de glaciação, obviamente que está aqui implícito o factor dimensão nestas manifestações.
A continuar a este ritmo de emanação de cinzas para a atmosfera, no caso deste vulcão na Islândia, só a longo prazo se poderia determinar como responsável por eventuais alterações no clima, por exemplo na Europa ocidental como 1º impacto e posteriormente alargando progressivamente o seu campo de acção.
Portanto essa dúvida até ao momento não tem que se colocar! :)
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
E voce deve ter razao quanto a esta questao mas eu fiquei intrigado e porque a ultima vez que a temperatura ficou tao baixa em abril aqui na minha cidade foi em 1996 quando de fato um vulcao provocou alteracoes climaticas este vulcao chama se Soufriere localizado na ilha de Montserrat a erupcao ocorreu em julho de 1995. As temperaturas ficaram claramente mais baixa aqui na minha cidade e logicamente no resto do planeta.

A unica diferenca e que apos a erupcao as temperaturas demoraram quase 1 ano para realmente comessar a cair.

Para uma maca de ar vir da europa ate a asia demora alguns dias entre 2 a 3 a corrente do jato empurra muitas nuvens para o interior do continente e esta o atravessa em poucos dias todo o continente europeu e asiatico. note nessa imagem prolongada de satelite como as nuvens tendem a se deslocar para leste http://tenki.jp/satellite/world?satellite_type=area_top . Esse efeito e mais notavel em abril e nos meses de inverno quando claramente as nuvens que causaram instabilidade na europa depois de alguns dias passando pelo norte da russia mongolia norte da china himalaia causam chuvas ou neve aqui no japao tambem. No verao esse efeito raramente ocorre.