A estação do IM em Braga .

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Estação de Lamaçães - funciona desde Janeiro de 1929 .

Visão geral :

161543.JPG


161538.JPG
 


GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
O Observador , Sr. Raúl , mostrando o Evaporímetro Piche :

161654.JPG


161650.JPG
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Os termómetros de profundidade , para medir a temperatura do solo a diferentes profundidades :

161624.JPG


161703.JPG
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
O interior do velho abrigo com o Termógrafo , Termómetros de Máxima , Mínima , Seco e Molhado , proveta do Udómetro , garrafa de àgua destilada para o Evaporímetro e Evaporímetro Piche :

161801.JPG
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
O velhinho abrigo , a precisar urgentemente de uma pintura :mad: :

162754.JPG
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Vejam a sujidade no Termómetro de Mínima :angry: :

161815.JPG



E é tudo ;)
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
De facto a estação Climatológica de Braga data de Janeiro de 1929 e continua em funcionamento . É a estação principal .
Mais recentemente , o IM instalou outra , automática , no Fujacal , um bairro da cidade , e outra em Merelim , no vale do Cávado , a cerca de 4 Km de Braga .
Eu tenho os dados da estação de Lamaçães desde 1943 até hoje e é por essa que me guio . Não confio muito nas automáticas ...

Cumprimentos .
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
De facto a estação Climatológica de Braga data de Janeiro de 1929 e continua em funcionamento . É a estação principal .
Mais recentemente , o IM instalou outra , automática , no Fujacal , um bairro da cidade , e outra em Merelim , no vale do Cávado , a cerca de 4 Km de Braga .
Eu tenho os dados da estação de Lamaçães desde 1943 até hoje e é por essa que me guio . Não confio muito nas automáticas ...

Cumprimentos .

E essa estação de Lamaçães, põe os dados online? Ou não? E se essa estação existe desde 1929, pq que nos jornais nacionais, na televisão quando antigamente davam informação meteorologica, nunca se referiam a braga, mas apenas ao porto e viana do castelo? Pensei até que não existia estação meteorologica em Braga , nos anos 80 , 90 e inicio do séc XXI
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
O abrigo está num estado lamentável, custa a acreditar que seja o mesmo de 1929. Uma simples pintura e um pouco de limpeza podiam fazer a diferença, nesse estado as máximas podem-se ver afectadas. O Sr. Raúl não deu nenhuma explicação?
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
E essa estação de Lamaçães, põe os dados online? Ou não? E se essa estação existe desde 1929, pq que nos jornais nacionais, na televisão quando antigamente davam informação meteorologica, nunca se referiam a braga, mas apenas ao porto e viana do castelo?

Não põe os dados online .
Quanto à outra questão , pois não faço ideia ...
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
O Sr. Raúl não deu nenhuma explicação?

Não , nenhuma . A mim parece-me desleixo puro e simples . Eu ainda lhe disse que devia pintá-lo de branco , mas ...
E o que é pior - a partir de determinado ano , por volta de 2001 , as temperaturas Máxima e Mínima aparecem sempre finalizadas em 0 ou 5 , ou seja , 12,0 - 12,5 - 14,5 - 13,0 , por exemplo . Quando lhe perguntei o porquê de tal coincidência , que é impossivel pois o mais normal será as temperaturas acabarem entre 0 e 9 , que são os decimais possíveis , respondeu-me que faz assim porque o IM lhe disse para o fazer :huh: :huh: .
Não entendo o porquê de tal coisa - será que depois verificam os decimais pelo termógrafo ? Mistério ...