O interior do velho abrigo com o Termógrafo , Termómetros de Máxima , Mínima , Seco e Molhado , proveta do Udómetro , garrafa de àgua destilada para o Evaporímetro e Evaporímetro Piche :
Não tinha conhecimento que em Lamaçães existia uma estação meteorologica desde 1929. Então quer dizer que o IM tem 2 estações no concelho de Braga? Essa e a outra de Merelim? Ou tem mais?
De facto a estação Climatológica de Braga data de Janeiro de 1929 e continua em funcionamento . É a estação principal . Mais recentemente , o IM instalou outra , automática , no Fujacal , um bairro da cidade , e outra em Merelim , no vale do Cávado , a cerca de 4 Km de Braga . Eu tenho os dados da estação de Lamaçães desde 1943 até hoje e é por essa que me guio . Não confio muito nas automáticas ... Cumprimentos .
E essa estação de Lamaçães, põe os dados online? Ou não? E se essa estação existe desde 1929, pq que nos jornais nacionais, na televisão quando antigamente davam informação meteorologica, nunca se referiam a braga, mas apenas ao porto e viana do castelo? Pensei até que não existia estação meteorologica em Braga , nos anos 80 , 90 e inicio do séc XXI
O abrigo está num estado lamentável, custa a acreditar que seja o mesmo de 1929. Uma simples pintura e um pouco de limpeza podiam fazer a diferença, nesse estado as máximas podem-se ver afectadas. O Sr. Raúl não deu nenhuma explicação?
Não , nenhuma . A mim parece-me desleixo puro e simples . Eu ainda lhe disse que devia pintá-lo de branco , mas ... E o que é pior - a partir de determinado ano , por volta de 2001 , as temperaturas Máxima e Mínima aparecem sempre finalizadas em 0 ou 5 , ou seja , 12,0 - 12,5 - 14,5 - 13,0 , por exemplo . Quando lhe perguntei o porquê de tal coincidência , que é impossivel pois o mais normal será as temperaturas acabarem entre 0 e 9 , que são os decimais possíveis , respondeu-me que faz assim porque o IM lhe disse para o fazer . Não entendo o porquê de tal coisa - será que depois verificam os decimais pelo termógrafo ? Mistério ...