Olá
Bem, eu posso falar-te do curso de MOG (Meteorologia, Oceanografia e Geofisica) da faculdade de ciências de Lisboa, uma vez que apesar de não estar no curso, sei muito sobre ele, por estar de mão dada com o meu. Temos muitas cadeiras em comum.
Para já, e se vais ingressar nesta área, tens de ter conciência de algo muito importante. A meteorologia é
fisica e matemática, e não geografia/geologia como muitos pensam. Por isso, é fundamental estares minimamente consciente que nos dois primeiros anos do curso vais ter de gramar muita matemática, muita física e algumas quimicas. Se sobreviveres ao choque inicial, depois começas a ter cadeiras como meteorologia fisica, oceanografia, sismologia, geodesia, etc, etc,..., que são cadeiras muito giras mesmo!
Mas como disse, é preciso que tenhas força de vontade!
Agora se já gostas de matemática e fisica, oh, então estás à vontade!
No 3º ano é quando começas a escolher cadeiras de acordo com a área em que te queres especializar. Ou na área de Meteorologia, ou oceanografia, ou geofisica interna (sismologia, vulcanismo). No entanto, acabas por ter sempre um cheirinho das 3 áreas.
Também é importante dizer, que o curso está programado para 5 anos e não 3.
Em relação a estudos no estrangeiro, certamente terás mais sorte que eu.
Com o tratado de Bolonha, a faculdade criou um novo departamento, O Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (DEGGE). Este departamento prepara-se para estabelecer protocolos com faculdades estrangeiras de modo a promover erasmus. Poderás por exemplo, fazer o 3ºano e licenciatua fora do país, ou candidatares-te a um mestrado no estrangeiro.
Os dois primeiros anos terás mesmo de ficar por Portugal a gramar com todas as bases do curso.
De salientar ainda que a procura do curso como primeira opção, é reduzida. Há poucos jovens interessados pelo curso. No entanto acabam por entrar muitas pessoas "encantadas pelo nome do curso" que acabam por desistir após o primeiro choque com os cálculos, a mecânica, o electromagnetismo... Isto porque muitos entram a pensar que vão para lá estudar geografia, geologia, e alguns até biologia. Mas nada a ver.
Para mais informações vê este link:
http://degge.fc.ul.pt/mog_1ciclo.htm
http://degge.fc.ul.pt/