A presença humana no Arizona e na Califórnia (Phoenix e Death Valley)

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Abro este tópico porque acho muito interessante discutirmos este assunto, já que me parece algo controverso e paradoxal.
Já imaginaram como seria viver em Phoenix, com uma média mensal da temperatura máxima a rondar os 41 ºC ou em Death Valley, com uma média de máximas mensal a rondar os 46 ºC, ambos os valores em Julho?
Pois é, todos temos de nos adaptar às condições em que nos encontramos e o corpo humano parece adaptar-se facilmente a condições meteorológicas severas.
Para se conseguir sobreviver com temperaturas exteriores (do ar) superiores às do nosso corpo, é necessário que o corpo regule bem a sua temperatura, para que não se originem problemas de saúde graves, como o sobreaquecimento do corpo, que não consegue arrefecer, devido ao facto de a temperatura do ar ser superior à temperatura do mesmo.
De qualquer forma, desenvolvem-se, decerto, outros mecanismos. Esses mecanismos podem ser, por exemplo, a transpiração.
Juntamente com a aragem, a transpiração tem um efeito «arrefecedor» no nosso corpo, causando uma espécie de «wind chill artificial» que ajuda o nosso corpo a manter a sua temperatura relativamente constante e abaixo dos 37 ºC, de forma a garantir o seu bom funcionamento.
De qualquer forma, há quem defenda que o corpo humano não conseguiria viver num ambiente onde a temperatura do ar estivesse sempre acima dos 37 ºC.
Podemos defender ou será que temos algo a argumentar contra esta tese?
Será que os mecanismos humanos permitem que se viva em perfeitas condições de saúde em ambientes tão hostis?
Claro que não estou a falar do conforto do ar condicionado nestes locais, estou a colocar a hipótese de se viver permanentemente com uma temperatura ambiente superior a 37 ºC.
Já agora, gostava de saber a vossa opinião, já que me parece que este assunto é algo interessante. :)
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Bem, para esta resposta, e porque não percebo muito de medicina nem saúde, vou basear-me num contexto físico.

O corpo humano é semelhante a uma máquina térmica que durante o seu funcionamento liberta energia calorífica como qualquer máquina. Penso que a temperatura interna do corpo varia entre os 35 e os 36,5ºC, sendo que nos membros a temperatura é inferior, pela distância ao centro calorífico do corpo. Porque estamos em constante funcionamento, o nosso corpo tem necessita de libertar calor. Ora, a meu ver, se estivermos envoltos numa temperatura superior aos 37ºC durante muito tempo, os poros da nossa pele vão-se dilatar de tal maneira (na ânsia de libertar calor) que acabam por deixar entrar ainda mais calor. Que possivelmente irá criar em nós um efeito de febre, imobilizando algumas enzimas, desacelerando alguns processos do nosso corpo (para que se deixe de criar tanta energia calorífica) – daí a nos sentirmos “moles” quando está muito calor, e virmos a ter sono.

Logo, e na minha opinião de leigo, ainda que o homem seja um ser extremamente adaptável a novos ambientes, viver constantemente numa temperatura superior a 37ºC parece-me ser pouco provável. Mas se calhar estou enganado, não sei…:unsure:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Na minha opinião é possivel viver com temperaturas extremas, muito altas ou muito baixas. No caso das altas temperaturas, as pessoas têm obviamente que beber muita água e não podem estar constantemente espostas ao calor, mas provavelmente com habitações com ar condicionado é possivel.
Eu pessoalmente não gosto de calor intenso, logo não podia viver Phoemix...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Sim é perfeitamente possivel afinal é tudo psicologico basta olhares para o pessoal que vem da Europa do Norte para cá para perceberes que o ser humano suporta bem qual quer coisa tem é de estar habituado ;) e de preferencia nascer e crescer nesse determinado meio.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
mas provavelmente com habitações com ar condicionado é possivel.

Pois lá está, porque estar sempre acima dos 37ºC parece-me um pouco irreal. Imaginem: dentro de casa 38ºC, dentro da banheira 38ºC, sem ar condicionado, sem água fresca, a água sai da torneira a 38ºC. No trabalho 38ºC, no caminho para o trabalho 38ºC.

Eu, a meu ver, acho muito pouco provavel. Até porque o nosso corpo em movimento, iria estar acima dos 38ºC (talvez a 40ºC ou mais..:huh:), por produzirmos energia calorifica. Logo, as nossas celulas iriam ficar inactivas, os neurónios iriam auto-destroir-se. Já para não falar dos gametas masculinos (que necessitam de uma temperatura inferior à observada dentro do corpo) que iriam degenerar.:angry:
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Sim é perfeitamente possivel afinal é tudo psicologico basta olhares para o pessoal que vem da Europa do Norte para cá para perceberes que o ser humano suporta bem qual quer coisa tem é de estar habituado ;) e de preferencia nascer e crescer nesse determinado meio.

Vêem homens e vão lagostas :lmao:
Isto é que é um país a criar riqueza!! :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Vêem homens e vão lagostas :lmao:
Isto é que é um país a criar riqueza!! :D

LOOOOL

Coitados, eles não sabem é o que é um sol forte.
Quanto ao frio, apesar de estarem -30ºC lá fora, dentro das suas casinhas eles estão a 20-22ºC.

Umas amigas minhas polacas que vieram cá em Janeiro de 2006, disseram que temos a capital mais bonita da europa, mas também as casas mais frias. Dizem elas que na polónia andam de t-shirt em casa, e cá em Portugal andavam quase de gola alta. Elas não notavam era grande diferença entre estar dentro ou fora de casa (cá em portugal).
Depois quando fui à croácia, reparei nisso mesmo! As casas são horriveis por fora, mas super quentes por dentro. Mas quando se abre a porta... Até o nariz parecia que ia cair!:D:D
 

Diogo.lis.vpa

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
279
Local
Vale de Figueira
Quanto a presença humana em deathvalley e no Arizona e como tudo tal como o calor faz parar tudo em nos, o Frio tb faz o mesmo efeito mesmo com agasalhos pensem como seria viver nas zonas mais inospitas da sibéria.
O Corpo habitua se aos habientes mas tem um limite, penso k o limite seja mesmo este que estamos a discutir, podia tar 38 C mas se humidade faz com que tenhamos que beber o dobro da agua e suar o triplo,nunca terias agua suficiente pra poder repor a que perdes a transpirar pra manter o corpo a uns supostos 37 C.Seria Complicado, ate o propio vestuario faria diferença em nos andar todo tapado cm vestimentas brancas pra reflectir os raios solares etc ... mas tambem penso que seria pouco viavel e improvavel conseguir viver se la .:thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Improvável ?
Vivem lá milhões de pessoas. :lmao:

Sim.. Mas não estão sempre num ambiente de 38ºC.
É quem nem é preciso pensar no sol.
Basta pensar que tudo está a 38ºC, 24h sobre 24h e até me dá febre!:hehe:

Agora com ar condicionado e afins é praticamente possivel viver-se em quaisquer indices de temperaturas;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Na minha opnião está tudo na cabeça das pessoas quem nasce num determinado local por exemplo o referido onde estão 38ºC permanentemente para essas pessoas a Sibéria é o local onde estiverem 20ºC e para uma pesssoa da Sibéria o deserto do Sahara é o local onde estiverem 20ºC e etc.

É tudo uma questão de psicologia.

P.S: Alguma regiões da Sibéria podem chegar aos 38ºC 39ºC ou aos mínimos -70ºC.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Na minha opnião está tudo na cabeça das pessoas quem nasce num determinado local por exemplo o referido onde estão 38ºC permanentemente para essas pessoas a Sibéria é o local onde estiverem 20ºC e para uma pesssoa da Sibéria o deserto do Sahara é o local onde estiverem 20ºC e etc.

É tudo uma questão de psicologia.

P.S: Alguma regiões da Sibéria podem chegar aos 38ºC 39ºC ou aos mínimos -70ºC.

Então mas para isso o sintoma de febre também seria psicológico ou não?:huh:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Então mas para isso o sintoma de febre também seria psicológico ou não?:huh:

Não quando se trata de febre é outra coisa é sinal que tens um infecção e o teu corpo está a emitir mais calor que o habitual e ficas muito mais mole com dores de cabeça e etc.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Não quando se trata de febre é outra coisa é sinal que tens um infecção e o teu corpo está a emitir mais calor que o habitual e ficas muito mais mole com dores de cabeça e etc.

Então mas entende-se por febre quando a temperatura corporal atinge temperaturas de superiores a 37,5ºC
Logo se tudo está a 38ºC, é impossivel o teu corpo estar a uma temperatura inferior a 38ºC, porque o corpo humano não consegue produzir frio.
Logo estamos permanentemente com febre.:confused:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Então mas entende-se por febre quando a temperatura corporal atinge temperaturas de superiores a 37,5ºC
Logo se tudo está a 38ºC, é impossivel o teu corpo estar a uma temperatura inferior a 38ºC, porque o corpo humano não consegue produzir frio.
Logo estamos permanentemente com febre.:confused:

Sempre com febre ?? :huh::huh:

Claro que o corpo não consegue produzir frio mas sabe quando é que deve começar a suar quem disse que eles soam com 38ºC podem só começar a suar com 45ºC é tudo uma questão de adaptacção ao meio ambiente.

Já para já seguindo essa linha de raciocinio podesse dizer que os Russos nunca tem febre estão sempre em permanente hipotremia.