Acessos à Serra do Marão

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Grande aventura André! :eek: Mas pelo Resultado valeu bem a pena, lindas paisagens que aqui nos trazes! Quantos kms serão? Digo isto, porque deve ser igualmente uma aventura fazer essa estrada a pé, especialmente no Inverno nevado :cold::D.

PS - Algo me diz, que com esta publicidade aqui no fórum, vai passar a ser bem mais transitada :rolleyes:.
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Grande aventura André! :eek: Mas pelo Resultado valeu bem a pena, lindas paisagens que aqui nos trazes! Quantos kms serão? Digo isto, porque deve ser igualmente uma aventura fazer essa estrada a pé, especialmente no Inverno nevado :cold::D.

PS - Algo me diz, que com esta publicidade aqui no fórum, vai passar a ser bem mais transitada :rolleyes:.

Sinceramente, já não me lembro ao certo quantos quilómetros eram. Mas para cima de 10km. A entrada para "estrada rural" que nos leva até lá a cima, está bem camuflada, e logo com uma grande subida ao início. O meu pai ainda pensou duas vezes se não seria melhor voltar para trás. Mas lá me satisfez a vontade, apesar da minha mãe ter ido o caminho todo a reclamar connosco a dizer que eramos loucos.:lol:

E sim, é um excelente lugar para uma boa caminhada. Toda a vegetação, toda a paisagem. É fantástica. Até fiquei na dúvida se num dia de céu totalmente limpo (naquele dia havia neblina a oeste), não se veria o Atlântico.
Mesmo assim, via de lá a Serra da Estrela. Só por aí dá para ver o grau de visibilidade daquela serra!:D

O próprio caminho (estrada) é mais propicio a caminhadas a pé do que a passagem de veículos, como já repararam. Em alguns pontos é mesmo difícil passarem dois carros.
Pena não ter nenhuma fotografia que mostre os precipícios de algumas das curvas.
Mas fica a sugestão para a visita!

De Inverno deve ser realmente giro!
Mas a pé, porque de carro não me atreveria a fazê-lo. Até era capaz de subir, mas depois a descer... Havia de ser bonito...:hehe:

Qualquer dia fazemos todos uma caminhada ao alto do Marão!:D
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Fantástico, com uma igreja nas antenas e tudo :w00t:

Essas casas que se vêem são só de suporte às antenas ou também de guardas florestais?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Fantástico, com uma igreja nas antenas e tudo :w00t:

Essas casas que se vêem são só de suporte às antenas ou também de guardas florestais?

Só tem mesmo dois edifícios. A capela e a tal casa ao lado da capela. Não sei o que era a casa, nem fiquei a saber que santo era o padroeiro da capela. Estava tudo fechado.:(
No entanto ambos os edifícios estavam com um aspecto impecável. Telha nova, tinta nova. Deviam ter sido renovados há pouco tempo.

Além disso, há lá também uma cruz alta:




E o sempre presente marco geodésico, este diferente daqueles que estou habituado a ver:


(Como não tinha nenhuma fotografia só do marco geodésico em si, tive de fazer um recorte noutro fotografia, daí a desfocagem):p


A parte menos bonita no alto do Marão são o aglomerado de antenas, que além de criarem um forte de impacto visual têm também um impacto sonoro bastante considerável. Um "zzuumm zzummm" constante, com estalidos pelo meio.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
As antenas parecem ser bem potentes :D

Fui ver ao Google Earth e tem lá fotos dessa casa ao lado da capela, parece que é de 1883.
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
André deixa-me que te diga e responda à tua dúvida mas de facto consegue-se ver o Atlântico desde lá de cima em dia limpo (depois de uns bons aguaceiros para assentar bem o pó!:D). É capaz de ser um dos locais com maior alcance de vista nos 360º que temos em Portugal!Aconselho bem a subida a pé mesmo em dias de muita neve.Tem alturas em que no topo acumula mais de 1 metro de neve - easy..!:thumbsup:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
André deixa-me que te diga e responda à tua dúvida mas de facto consegue-se ver o Atlântico desde lá de cima em dia limpo (depois de uns bons aguaceiros para assentar bem o pó!:D). É capaz de ser um dos locais com maior alcance de vista nos 360º que temos em Portugal!Aconselho bem a subida a pé mesmo em dias de muita neve.Tem alturas em que no topo acumula mais de 1 metro de neve - easy..!:thumbsup:

Tiagofsky, já fizeste essa aventura?:cold: :unsure:
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Tiagofsky, já fizeste essa aventura?:cold: :unsure:

Já fiz mas foi de BTT com neve e cheguei a um ponto que tive mesmo que voltar para trás porque já me congelavam as pernas!Infelizmente não tenho fotos dessa aventura porque ainda foi na altura de máquina de rolo :D e elas não estão comigo. Caso me lembre peço-as a quem as tem para me emprestá-las!Também já fiz o Montesinho com neve de BTT e um Renault 9 de um amigo!:hehe:
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,397
Local
Alcochete (6m)
Já fiz mas foi de BTT com neve e cheguei a um ponto que tive mesmo que voltar para trás porque já me congelavam as pernas!Infelizmente não tenho fotos dessa aventura porque ainda foi na altura de máquina de rolo :D e elas não estão comigo. Caso me lembre peço-as a quem as tem para me emprestá-las!Também já fiz o Montesinho com neve de BTT e um Renault 9 de um amigo!:hehe:
nao te esquecas pa... ;)