Açores que clima afinal? Tropical; Subtropical ou temperado atlantico

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
boas angela, a descriçao que fazes é a meu ver muito credivel e faz-me lembrar de facto um clima subtropical...
a descrição que fazes não pode de modo algum ser utilizada como meio de desmentir a afirmação de que o clima açoreano poderá ser subtropical..;)
mas se é dificil caracterizar o clima açoreano tambem ha lugares no continente com climas de transição que são muito originais, basta ver por exemplo o litoral alentejano, que certos autores caracterizam como "semi-macronesico" por ser muito ameno com temperaturas geralmente altas ou amenas.
por exemplo, o algarve , essencialmente o barrocal e litoral, teem um clima tambem quente, comparavel ao sul da sicilia, malta, etc:thumbsup:
 


S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
boas Ângela, a descrição que fazes é a meu ver muito credível e faz-me lembrar de facto um clima subtropical...

Faz lembrar mas não é subtropical. ;) Aliás o clima açoriano é um clima de transição e por vezes muito difícil de caracterizar.

Os Açores têm na verdade clima marítimo com temperaturas amenas que variam desde os 11ºC no Inverno aos 24ºC no Verão. Em média há cerca de três a quatro horas de incidência solar/dia no Inverno e cerca de sete a oito horas/dia no Verão. Os Açores são banhados pela corrente de águas quentes do Golfo, gozando assim de uma temperatura e de um clima moderado marítimo, (com uma média anual de 24º Celsius.) Salienta-se o facto ainda que a temperatura é mais amena no mar do que em terra.

A chuva esta é uma constante durante todo o ano sendo, regra geral, mais constante e forte no Inverno porque estando uma vez localizadas no meio do Atlântico, as ilhas são muito propensas a dias de chuva em qualquer altura do ano principalmente de Novembro a Fevereiro e acompanhadas sempre por uma elevada percentagem de humidade.

Mesmo durante a estação quente a pluviosidade chega a atingir os 50 mm o que é de facto um valor bastante apreciável se tivermos em conta que estamos na estação seca. Aliás se não fosse a chuva e a humidade não teríamos uma flora tão luxuriante, e isso de Santa Maria ao Corvo :D

Nos Açores existe assim ao mesmo tempo uma grande variedade de condições climatéricas a acontecer num curto período de tempo: no mesmo dia pode ter-se chuva, sol, vento forte intercalados ou em diferentes combinações.

Dias de céu limpo e sem nuvens são muito raros aqui nos Açores, até porque aliados ao factor marítimo, as ilhas são constantemente abraçadas e envoltas por nuvens e nevoeiros e isso mesmo até no verão.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Nos Açores há diversos climas.
Passam por diferentes climas temperados e também subtropicais.
Rivas Martinez (2002):

70963939.jpg



E mais:

http://www.climaat.angra.uac.pt/
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Para quem insiste em ignorar as influencias das Massas de ar Frias Polares que os Açores estão sujeitos querendo colar os Açores a um clima sub-tropical alias já li aqui mesmo Tropical, penso que os acontecimentos recentes de queda de Neve em altitudes de 700-800m comprova respectivamente o contrario. Os Açores de facto no meu entender têm um clima que o aproxima muito mais de um clima Marítimo Atlântico de um clima subtropical, na Madeira considero exactamente o Inverso.


Cumps
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
A essas cotas (800-900m) é possível que corresponda já a um clima temperado oceânico, não pelo facto de por vezes ter neve, mas pelos valores médios de temperatura. As áreas de clima subtropical situam-se a cotas mais baixas.

O problema está sempre nos critérios e parece que cada um tem a sua própria definição de clima subtropical.

Utilizando o critério de Trewartha, que considera como subtropical os locais que apresentam 8 ou mais meses com temperatura média superior a 10ºC, as áreas dos Açores a cotas mais baixas ficariam nessa categoria.

Para se considerado como clima tropical seria necessário apresentar um valor de temperatura média superior a 18ºC em todos os meses do ano, mas isso não acontece em nenhum local dos Açores.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
falando na area terrestre dos açores, considera-se unanimemente, que há varios andares bioclimaticos, tal como diz o Dan, se a cotas baixas o clima é subtropical isso não implica que a cotas superiores este seja atlantico ( mas apesar de tudo um clima atlantico profundamente suave) ou a cotas altas seja já de montanha e agreste;)
na minha opinião os andares devem ser asim:
até 400-600m clima com tendencias subtropicais humidas, ameno sem meses com Tmed abaixo de 10º e com meses cuja Tmed é igual ou superior a 20º.
entre 600 e 1200m, clima oceanico, com meses em que a Tmed ronda os 5º a 10º e outros em que se aproxima ou supera os 15º, a floresta subtropical ( ou areas onde vegetação tropical/subtropical se consegue adaptar) teem como limite os 600-700m, dando lugar a paisagens de climas tipicamente temperados.
acima dos 1200m clima torna-se frio e a vegetação começa a adquirir caracteristicas de montanha, há meses com Tmed a rondar os 5º sendo até proximos ou abaixo de 0º acima dos 1600m e meses com Tmed a aproximar-se de 10º, excepto os pontos altos do pico.

todas as regiões são muito humidas e por vezes não tendo meses secos, a insolação não é muito baixa e a hr é elevada.

na madeira os patamares serão mais elevados:thumbsup:
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
falando na area terrestre dos açores, considera-se unanimemente, que há varios andares bioclimaticos, tal como diz o Dan, se a cotas baixas o clima é subtropical isso não implica que a cotas superiores este seja atlantico ( mas apesar de tudo um clima atlantico profundamente suave) ou a cotas altas seja já de montanha e agreste;)
na minha opinião os andares devem ser asim:
até 400-600m clima com tendencias subtropicais humidas, ameno sem meses com Tmed abaixo de 10º e com meses cuja Tmed é igual ou superior a 20º.
entre 600 e 1200m, clima oceanico, com meses em que a Tmed ronda os 5º a 10º e outros em que se aproxima ou supera os 15º, a floresta subtropical ( ou areas onde vegetação tropical/subtropical se consegue adaptar) teem como limite os 600-700m, dando lugar a paisagens de climas tipicamente temperados.
acima dos 1200m clima torna-se frio e a vegetação começa a adquirir caracteristicas de montanha, há meses com Tmed a rondar os 5º sendo até proximos ou abaixo de 0º acima dos 1600m e meses com Tmed a aproximar-se de 10º, excepto os pontos altos do pico.

todas as regiões são muito humidas e por vezes não tendo meses secos, a insolação não é muito baixa e a hr é elevada.

na madeira os patamares serão mais elevados:thumbsup:

Aqui em São Por exemplo no Pico da Barrosa, a partir dos 900 metros a unica vegetação que existe é rasteira, tipicamente de montanhas e essa vegetação está durante o inverno quase totalmente queimada (cor acastanhada)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Aqui em São Por exemplo no Pico da Barrosa, a partir dos 900 metros a unica vegetação que existe é rasteira, tipicamente de montanhas e essa vegetação está durante o inverno quase totalmente queimada (cor acastanhada)

sim, são praderias de altitude acima dos 900-1000m, mas essa vegetação não deve queimar e morrer, devem ser especies que são bolbosas, rizomaticas,tuberculosas, etc que perdem a parte aerea no inverno devido não só ao gelo como, na auxencia deste, a periodos logos de baixa insolação e temperaturas proximo ou abaixo do limiar metabolico;)
tu, miguel, tinhas uns exemplares de cafeeiros, a que cota estas?
:)
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
sim, são praderias de altitude acima dos 900-1000m, mas essa vegetação não deve queimar e morrer, devem ser especies que são bolbosas, rizomaticas,tuberculosas, etc que perdem a parte aerea no inverno devido não só ao gelo como, na auxencia deste, a periodos logos de baixa insolação e temperaturas proximo ou abaixo do limiar metabolico;)
tu, miguel, tinhas uns exemplares de cafeeiros, a que cota estas?
:)

Cafeeiros? Nunca reparei nisso!

Em relação a árvores por exemplo elas existem mais ou menos até aos 700 metros, isto calculando a olho nu.

Mas para mim o maior problema dos Açores é a não existencia de estações meteorológicas de altitude como acontece por exemplo na Madeira e Continente. Todas as estações do IM que eu tenha conhecimento situam-se em cotas baixas, ao nivel do mar, existe uma no concelho de Vila Franca do Campo (Cerrado dos Bezerros) que fica a uma cota de 400 metros, o que é uma cota ainda baixa.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Cafeeiros? Nunca reparei nisso!

Em relação a árvores por exemplo elas existem mais ou menos até aos 700 metros, isto calculando a olho nu.

Mas para mim o maior problema dos Açores é a não existencia de estações meteorológicas de altitude como acontece por exemplo na Madeira e Continente. Todas as estações do IM que eu tenha conhecimento situam-se em cotas baixas, ao nivel do mar, existe uma no concelho de Vila Franca do Campo (Cerrado dos Bezerros) que fica a uma cota de 400 metros, o que é uma cota ainda baixa.
ha entao alguem aqui no forum, dai, q tem um cafeeiro..:)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
eu no meu quintal tenho uma bananeira:)

frutifica?
estas a que altitude?
sabes dizer até que cota as plantas tropicais/subtropicais conseguem sobreviver para eu confirmar se são os 600-700m iou não?
plantas como a arvore do incecso, arvore da borracha, chá, bananeiras, etc;)
obgd:)
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
frutifica?
estas a que altitude?
sabes dizer até que cota as plantas tropicais/subtropicais conseguem sobreviver para eu confirmar se são os 600-700m iou não?
plantas como a arvore do incecso, arvore da borracha, chá, bananeiras, etc;)
obgd:)

Sim frutifica. Este ano tenho 2 cachos de bananas. Eu trouxe a bananeira da Madeira quando casei em 2006. Já por 2 vezes deu bananas, esta vai ser a 3ª. No entanto existe uma pequena diferença desta vez está a levar mais tempo para amadurecer, penso que é divido a estar mais frio neste inverno que nos anteriores.
Eu estou praticamente ao nivel do mar, devo estar a uma altitude mais ou menos entre 10 a 30 metros.
Quanto ao resto infelizmente nao te sei responder.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A essas cotas (800-900m) é possível que corresponda já a um clima temperado oceânico, não pelo facto de por vezes ter neve, mas pelos valores médios de temperatura. As áreas de clima subtropical situam-se a cotas mais baixas.

O problema está sempre nos critérios e parece que cada um tem a sua própria definição de clima subtropical.

Utilizando o critério de Trewartha, que considera como subtropical os locais que apresentam 8 ou mais meses com temperatura média superior a 10ºC, as áreas dos Açores a cotas mais baixas ficariam nessa categoria.

Para se considerado como clima tropical seria necessário apresentar um valor de temperatura média superior a 18ºC em todos os meses do ano, mas isso não acontece em nenhum local dos Açores.

Exacto, a cotas de 800-900 mts, já devemos ter uma clima temperado marítimo, não só pelas temperaturas médias mas também pelo facto de muito provavelmente não haver meses secos a essa altitude nos Açores.
Já a altitudes mais baixas, o assunto muda e o clima subtropical é a influência predominante, com um caso ou outro como excepção ( por exemplo, a Ilha das Flores, que está numa zona de transição entre clima temperado marítimo e subtropical húmido, mesmo a cotas baixas, em certos locais).
Segundo Koppen-Geiger, a maior parte das zonas baixas dos Açores, são subtropicais ( ora secas, ora húmidas, conforme as localizações).
Penso que a zona tropical estava apenas referida para território marítimo.
Será que nos Açores, há condições em zonas de maior altitude para existir o clima Cfc?


ha entao alguem aqui no forum, dai, q tem um cafeeiro..:)


http://www.meteopt.com/forum/biosfe...-portugal-que-se-dao-bem-frutificam-3069.html

Tenho agora aqui uma caneleira ( a árvore da canela), que ainda é um exemplar pequeno, mas que passou o inverno todo lá fora, sem qualquer problema.