Actividade Vulcânica 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Grande maioria do sismograma são sismos. Tremores harmônicos são dificeis de encontrar num sismograma assim, a não ser que seja um tremor muito superficial, perto da estação..nota-se pela linha do sismograma a ficar espessa durante muito tempo (tremor contínuo)..mas que facilmente é confundido com o vento. Mas talvez a partir das 08h?
As marcas a vermelho são triggers do programa para detectar sismos automaticamente.

O registo às 20:22 aparenta ser um sismo do tipo "tornillo"..não muito comum de se ver.
Sim eu sei que é difícil ver, mas o que digo ser tremor harmónico é a ultima linha das 15.30 em que a amplitude aumenta bastante.
 


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
É ir acompanhando, mas tremores harmónicos costumam ser sinal de erupção próxima.

Forte movimentação do magma próximo da superfície. A erupção deve estar eminente.

Então, vamos ver se é desta que saí a rolha da garrafa de Champanhe. ;)
Se ocorrer uma erupção IEV 5 ou 6 no próximos dias, poderá influenciar o inverno no hemisfério Norte... Com o correr deste Verãoutono e a continuação da seca, só faltava um Inverno gélido e seco...:hmm:
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Sim eu sei que é difícil ver, mas o que digo ser tremor harmónico é a ultima linha das 15.30 em que a amplitude aumenta bastante.

Não tinha visto as linhas a partir das 15.30, mas dá mesmo a sensação de tremor harmónico a partir dessa hora.

O sinal das 18.40, é muito suspeito..longo demais para ser um sismo local, o trigger geralmente nao detecta tremor e explosões, deve ser este sismo:
https://m.emsc.eu/earthquake/earthquake.php?evid=626022
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
O Vulcão Bardarbunga na Islândia também não quer ficar atrás...

Tuesday
24.10.2017 14:18:30 64.621 -17.443 6.5 km 4.1 99.0 4.6 km ESE of Bárðarbunga


von_highpass_2.0.png
 

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Toda a informação sobre o G. Agung condensada num live stream:



(coloco apenas o link porque o autor não permite a visualização noutros sites )

Outro live stream:
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.