Actividade Vulcânica 2021

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,074
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Erupção no Vulcão Cumbre Vieja cumpre um mês de atividade - actualização




Um mês depois do início da erupção do vulcão Cumbre Vieja e mais de 80 milhões de metros cúbicos de lava expelidos pelo vulcão Cumbre Vieja, a ilha de La Palma apresenta um enorme rasto de destruição que se estende por mais de 779 hectares de terreno.

O dia de ontem (19 de outubro) fica também marcado pelo registo do maior sismo sentido pela população, com uma magnitude 4,8 e que ocorreu a uma profundidade de 39 km.

A erupção estromboliana, marcada por fases que se alternam e combinam episódios explosivos com outros mais efusivos, mantém-se bastante intensa.

Uma boca eruptiva situada mais a norte, mantém um fluxo de lava bastante ativo com várias frentes, produzindo nuvens de cinzas bastante densas. Algumas frentes de lava mais distantes, avançaram cerca de 350 metros, localizando-se nas proximidades do entroncamento principal de La Laguna. Esta zona está a ser igualmente afetada por um outro fluxo de lava situado mais a oeste, mas que está a avançar em direção a noroeste, cruzando uma estrada principal, prevendo-se que nos próximos dias o seu avanço possa destruir vários edifícios como moradias e escolas.

A atividade vulcânica é feita a partir de 4 bocas eruptivas, sendo que as bocas eruptivas superiores têm registado explosões bastante violentas e produzido nuvens de cinza bastante densas, chegando a atingir no dia de ontem, cerca de 5 000 metros de altitude, não interferindo com o funcionamento do aeroporto local.

A frente do fluxo de lava que se situa a noroeste de Tazacorte, encontrava-se a cerca de 30 metros da costa, podendo no dia de hoje atingir a mesma, criando assim uma segunda entrada de lava no mar.

No passado fim-de-semana, cerca de 3 000 habitantes de Tazacorte reuniram-se com o diretor técnico do Plano de Emergências Vulcânicas das Canárias (Pevolca), tendo sido distribuídos panfletos com os vários cenários de emergência e todas a recomendações a seguir em caso de confinamento ou evacuação.

No passado dia 18 de outubro, cerca de 4 000 alunos de La Palma, voltaram às escolas. Dentro das salas de aulas é recomendado que os alunos usem máscaras e óculos de proteção, bem como as janelas dos edifícios escolares permaneçam fechadas e isoladas por toalhas molhadas ou com fitas adesivas. A permanência dos alunos no exterior dos edifícios na hora do recreio não está autorizada.





Fontes

VolcanoDiscovery

El país

INVOLCAN



imagem_aerea_cumbrevieja.jpg
Imagem aérea captada por um drone que mostra o avanço da escoada lávica em direção ao mar do vulcão Cumbre Vieja/Cabildo Insular de La Palma
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
10,668
Local
Olhão (24 m)

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
571
Local
Barreiro (actual) / Lisboa


 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
571
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Amostragem de lavas ao pé do edifício vulcânico.


Também estiveram a fazer amostragem e medição de temperatura na escoada lávica em La Laguna.



Reconheci de imediato o local, é a artéria principal da localidade de La Laguna, onde estavam localizados os principais serviços, como o banco e a farmácia.
A tal gasolineira, que os noticiários vinham referindo, distava a escassos metros deste local.

street-view.png


https://www.google.com/maps/@28.631...4!1sdfREElTES8ByRAuYmrWNuw!2e0!7i13312!8i6656