Erupção do Vulcão Cumbre Vieja, La Palma, Canárias 2021

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
É isso mesmo. O vulcanismo em La Palma (e nas Ilhas Canárias) está basicamente associado ao crescimento da ilha, e é normalmente (há algumas excepções) monogenético e fissural. Ou seja, um volume de magma sobe à superfície e gera pequenos novos cones vulcânicos alinhados de acordo com a fissura formada nas áreas de menor resistência e maior facilidade de ruptura. Esta fissura reflecte efectivamente o dique abaixo que alimenta a erupção.

Nada a ver com o que está a acontecer esta manhã no Etna, por exemplo. Digo isto por causa do que está a aparecer nas várias redes sociais.

É à semelhança do que acontece aqui pelos Açores, temos os sistemas poligeneticos e os monogenéticos, os quais, maioritariamente fissurais.
Os monogeneticos maioritariamente deram origem a erupções do tipo havaiano e strombaliano excepto os que ocorreram na água que foram muito explosivos, dando origem a vários ilhéus o istmos, ex: Capelinhos, ilhéu das cabras, ilhéu vila franca, ilhéus da Madalena etc…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Última edição:


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
É à semelhança do que acontece aqui pelos Açores, temos os sistemas poligeneticos e os monogenéticos.
Os monogeneticos maioritariamente deram origem a erupções do tipo havaiano e strombaliano excepto os que ocorreram na água que foram muito explosivos, dando origem a vários ilhéus o istmos, ex: Capelinhos, ilhéu das cabras, ilhéu vila franca, ilhéus da Madalena etc…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Embora a génese vulcânica dos Açores não tenha nada a ver com a das Canárias.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
É à semelhança do que acontece aqui pelos Açores, temos os sistemas poligeneticos e os monogenéticos.
Os monogeneticos maioritariamente deram origem a erupções do tipo havaiano e strombaliano excepto os que ocorreram na água que foram muito explosivos, dando origem a vários ilhéus o istmos, ex: Capelinhos, ilhéu das cabras, ilhéu vila franca, ilhéus da Madalena etc…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Em terra, temos a Lagoa de Congro como exemplo de quanto explosivo é quando o magma entra em contato com um corpo de água.

Habituado a ver erupções na Islândia, na Ásia, América do Sul com realidades muito diferentes dos Açores, com esta erupção tive uma imagem de como seria uma erupção numa ilha açoriana, o tipo de casas, estradas.. só faltava mais verde no envolvente.
E que a próxima erupção no interior de uma dos Açores seja semelhante a esta (não sabemos o futuro desta), crise sísmica curta e sem danos, local da erupção longe de centros urbanos, sem danos humanos. Danos materiais é difícil de evitar, nós procuramos a costa para viver e a lava procura o mar..
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Em terra, temos a Lagoa de Congro como exemplo de quanto explosivo é quando o magma entra em contato com um corpo de água.

Habituado a ver erupções na Islândia, na Ásia, América do Sul com realidades muito diferentes dos Açores, com esta erupção tive uma imagem de como seria uma erupção numa ilha açoriana, o tipo de casas, estradas.. só faltava mais verde no envolvente.
E que a próxima erupção no interior de uma dos Açores seja semelhante a esta (não sabemos o futuro desta), crise sísmica curta e sem danos, local da erupção longe de centros urbanos, sem danos humanos. Danos materiais é difícil de evitar, nós procuramos a costa para viver e a lava procura o mar..

Seria bem.
Se bem que a História dita que pelo menos aqui no Faial, a quando da crise da Caldeira e na crise de São Jorge, as intrusões foram violentas, nem sei como não chegaram a vias de facto!
Valas, parque habitacional destruído, tremor Armónico, evacuações e bastante pânico!

No Faial, após a erupção freatica da caldeira a coisa melhorou, em São Jorge, nunca se saberá se originou alguma erupção submarina…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bem, é impressão minha ou a erupção intensificou-se? Olhando ao direto parece haver expulsão de lava mais intensa e com mais violência.A coluna que sai atinge uma altura maior e com explosões mais violentas.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
Bem, é impressão minha ou a erupção intensificou-se? Olhando ao direto parece haver expulsão de lava mais intensa e com mais violência.A coluna que sai atinge uma altura maior e com explosões mais violentas.

Não tenho estado a acompanhar, mas de facto aquilo está fortíssimo. Belo de se ver, pena as consequências...
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,819
Local
Menorca
Sim, o sinal e a amplitude do tremor vulcânico aumentaram e isto tem estado relacionado com um incremento da intensidade da actividade explosiva nos focos eruptivos. Fonte intensa de lava durante toda a noite.

E_1u8n2VQAQDhZv

E_1OFjRVQAc4Abx
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Contei o tempo de queda de uma bomba vulcânica em 12 segundos, houve outras mais altas que esta, no entanto e assim de grosso modo, isto voou até aos 400 e poucos metros de altura!! Wow


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk