Erupção do Vulcão Cumbre Vieja, La Palma, Canárias 2021



Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Vento forte agora arrastando as plumas vulcânicas e a nuvem piroclástica para o oeste. Captura do directo:

3e5ddffba32f91dbc41c8b32c0ce826bo.jpg



P.S.:
Vista clara das várias bocas, que se encontram escalonadas em altitude. De baixo para cima:
- Efusiva com emissão de lava (pluma branca).
- Fervente freatomagmática com emissão de gases e vapor de água (pluma branca).
- Explosiva com emissão de piroclastos e gases (pluma preta).
- Boca freatomagmática (traseira com pluma castanha) com cinzas, gases e vapor de água.
 
Última edição:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Imagem actual da escoada lávica norte principal, bifurcada no seu encontro com o mar (criação de uma nova fajã), atravessando grandes plantações de bananeiras.

FCDMD4UWUAAaF40
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,976
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Erupção no Vulcão Cumbre Vieja cumpre um mês de atividade - actualização




Um mês depois do início da erupção do vulcão Cumbre Vieja e mais de 80 milhões de metros cúbicos de lava expelidos pelo vulcão Cumbre Vieja, a ilha de La Palma apresenta um enorme rasto de destruição que se estende por mais de 779 hectares de terreno.

O dia de ontem (19 de outubro) fica também marcado pelo registo do maior sismo sentido pela população, com uma magnitude 4,8 e que ocorreu a uma profundidade de 39 km.

A erupção estromboliana, marcada por fases que se alternam e combinam episódios explosivos com outros mais efusivos, mantém-se bastante intensa.

Uma boca eruptiva situada mais a norte, mantém um fluxo de lava bastante ativo com várias frentes, produzindo nuvens de cinzas bastante densas. Algumas frentes de lava mais distantes, avançaram cerca de 350 metros, localizando-se nas proximidades do entroncamento principal de La Laguna. Esta zona está a ser igualmente afetada por um outro fluxo de lava situado mais a oeste, mas que está a avançar em direção a noroeste, cruzando uma estrada principal, prevendo-se que nos próximos dias o seu avanço possa destruir vários edifícios como moradias e escolas.

A atividade vulcânica é feita a partir de 4 bocas eruptivas, sendo que as bocas eruptivas superiores têm registado explosões bastante violentas e produzido nuvens de cinza bastante densas, chegando a atingir no dia de ontem, cerca de 5 000 metros de altitude, não interferindo com o funcionamento do aeroporto local.

A frente do fluxo de lava que se situa a noroeste de Tazacorte, encontrava-se a cerca de 30 metros da costa, podendo no dia de hoje atingir a mesma, criando assim uma segunda entrada de lava no mar.

No passado fim-de-semana, cerca de 3 000 habitantes de Tazacorte reuniram-se com o diretor técnico do Plano de Emergências Vulcânicas das Canárias (Pevolca), tendo sido distribuídos panfletos com os vários cenários de emergência e todas a recomendações a seguir em caso de confinamento ou evacuação.

No passado dia 18 de outubro, cerca de 4 000 alunos de La Palma, voltaram às escolas. Dentro das salas de aulas é recomendado que os alunos usem máscaras e óculos de proteção, bem como as janelas dos edifícios escolares permaneçam fechadas e isoladas por toalhas molhadas ou com fitas adesivas. A permanência dos alunos no exterior dos edifícios na hora do recreio não está autorizada.





Fontes

VolcanoDiscovery

El país

INVOLCAN



imagem_aerea_cumbrevieja.jpg
Imagem aérea captada por um drone que mostra o avanço da escoada lávica em direção ao mar do vulcão Cumbre Vieja/Cabildo Insular de La Palma
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)