Acumulação de neve vs permanência de Neve em Portugal



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Talvez tenhas tenhas razao , mas la cai neve muitas vezes ate bem tarde , ja la vi neve em maio mais do que uma vez .

Se o Gerês tivesse 2000 metros como a Estrela as acumulações no topo seriam provavelmente próximas aos Picos da Europa (a altitudes semelhantes) e teria excelentes condições para uma estância de desportos de Inverno, pois precipitação não falta, se tivesse maior altitude a neve iria durar até ao Verão.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Se o Gerês tivesse 2000 metros como a Estrela as acumulações no topo seriam provavelmente próximas aos Picos da Europa (a altitudes semelhantes) e teria excelentes condições para uma estância de desportos de Inverno, pois precipitação não falta, se tivesse maior altitude a neve iria durar até ao Verão.

Não concordo com a última parte MSantos.
Se não vejamos:

Os principais problemas na Serra da Estrela, no que toca a condições para uma estância de desportos de Inverno, são: o vento forte e o nevoeiro - que impede a prática dos mesmos, e a chuva que muitas vezes destrói as pistas de neve.
(Ou a neve em demasia - porque depois não se conseguem abrir as estradas :p)

Com 2000 metros na região do Gerês, irias ter mais vento, mais dias de nevoeiro, muito mais precipitação liquida, intercalada por muito mais acumulação de neve.

Ou seja, quando realmente tivesses neve para os desportos, a mesma iria ser tanta, tanta, que ias demorar "n" tempo a preparar estradas e pistas. Quando as mesmas estivessem preparadas, vinha a chuva (sempre abundante) e levava tudo.

E ao contrário da Serra da Estrela que tem estação seca - que em tempos permitiu a passagem da neve de ano para ano, o Gerês não tem estação seca. E portanto, a chuva acabaria por levar a neve - que é o que acontece no centro da Europa.

:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: snowadd

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Talvez tenhas tenhas razao , mas la cai neve muitas vezes ate bem tarde , ja la vi neve em maio mais do que uma vez .

Não quero estar a mentir mas nos anos 90 penso que nevou em Abril a cotas medias e baixas no Minho, não consigo precisar o ano, mas uns vizinhos meus tinham ido á "Terra" na Pascoa mostraram-me fotos da aldeia deles cheia de neve em Abril no distrito de Braga, portanto faço ideia no Gerês.
Relativo á neve no Gerês o melhor elo de comparação com o que seria a Serra do Gerês com mais 500 m de altitude é olhar para Manzaneda seria praticamente igual. Não sei até que ponto existem muitas diferenças de acumulação entre Manzaneda e a Serra da Estrela, mas Manzaneda deve ganhar apesar de por um lado Manzaneda tem mais percipitação mas mais ar humido sujeito a chuvas mais frequentes que derretem a neve a cotas mais altas, por outro a Serra da Estrela poderá ter mais frio menos percipitação o que permite talvez em teoria conservar mais tempo a neve.
Uma coisa que não entendo é como é que não existe uma estância de esqui na Sanábria, Montes de Leon com tantos Picos com altitudes acima dos 2000m de altitude, naquela região.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Não concordo com a última parte MSantos.
Se não vejamos:

Os principais problemas na Serra da Estrela, no que toca a condições para uma estância de desportos de Inverno, são: o vento forte e o nevoeiro - que impede a prática dos mesmos, e a chuva que muitas vezes destrói as pistas de neve.
(Ou a neve em demasia - porque depois não se conseguem abrir as estradas :p)

Com 2000 metros na região do Gerês, irias ter mais vento, mais dias de nevoeiro, muito mais precipitação liquida, intercalada por muito mais acumulação de neve.

Ou seja, quando realmente tivesses neve para os desportos, a mesma iria ser tanta, tanta, que ias demorar "n" tempo a preparar estradas e pistas. Quando as mesmas estivessem preparadas, vinha a chuva (sempre abundante) e levava tudo.

E ao contrário da Serra da Estrela que tem estação seca - que em tempos permitiu a passagem da neve de ano para ano, o Gerês não tem estação seca. E portanto, a chuva acabaria por levar a neve - que é o que acontece no centro da Europa.

:thumbsup:

Visto por esse prisma deves ter razão:intrigante:... Não tinha pensado nos problemas logísticos que uma estância de Inverno acarreta, mas de facto a neve a mais em alguns períodos poderia ser um problema.

Então e se a Estrela fosse como a Serra Nevada ou tivesse próxima dos 3000m mas que permitisse ter uma estância sem ser no topo da Serra, por volta dos 2500m por exemplo, aí sim provavelmente teríamos boas condições para uma estância, neve qb, mas períodos mais secos para conservar a neve e facilitar a pratica dos desportos. Além disso teria neve durante muito mais tempo, logo muito mais tempo a estância estaria aberta do que estando a estância a 1800/2000m como na realidade está. No entanto o problema das estradas cortadas mantinha-se, ou piorava se a estância estivesse 500m mais elevada. :cold:


Isto é apenas um exercício teórico, mas vezes dava jeito que pudéssemos esticar um pouco mais a altitude das nossas Serras. :D
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Não concordo com a última parte MSantos.
Se não vejamos:

Os principais problemas na Serra da Estrela, no que toca a condições para uma estância de desportos de Inverno, são: o vento forte e o nevoeiro - que impede a prática dos mesmos, e a chuva que muitas vezes destrói as pistas de neve.
(Ou a neve em demasia - porque depois não se conseguem abrir as estradas :p)

Com 2000 metros na região do Gerês, irias ter mais vento, mais dias de nevoeiro, muito mais precipitação liquida, intercalada por muito mais acumulação de neve.

Ou seja, quando realmente tivesses neve para os desportos, a mesma iria ser tanta, tanta, que ias demorar "n" tempo a preparar estradas e pistas. Quando as mesmas estivessem preparadas, vinha a chuva (sempre abundante) e levava tudo.

E ao contrário da Serra da Estrela que tem estação seca - que em tempos permitiu a passagem da neve de ano para ano, o Gerês não tem estação seca. E portanto, a chuva acabaria por levar a neve - que é o que acontece no centro da Europa.

:thumbsup:

Foi o que acabei de dizer :lol: :lol:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Não quero estar a mentir mas nos anos 90 penso que nevou em Abril a cotas medias e baixas no Minho, não consigo precisar o ano, mas uns vizinhos meus tinham ido á "Terra" na Pascoa mostraram-me fotos da aldeia deles cheia de neve em Abril no distrito de Braga, portanto faço ideia no Gerês.
Relativo á neve no Gerês o melhor elo de comparação com o que seria a Serra do Gerês com mais 500 m de altitude é olhar para Manzaneda seria praticamente igual. Não sei até que ponto existem muitas diferenças de acumulação entre Manzaneda e a Serra da Estrela, mas Manzaneda deve ganhar apesar de por um lado Manzaneda tem mais percipitação mas mais ar humido sujeito a chuvas mais frequentes que derretem a neve a cotas mais altas, por outro a Serra da Estrela poderá ter mais frio menos percipitação o que permite talvez em teoria conservar mais tempo a neve.
Uma coisa que não entendo é como é que não existe uma estância de esqui na Sanábria, Montes de Leon com tantos Picos com altitudes acima dos 2000m de altitude, naquela região.


Não existem mais estâncias em Espanha porque se calhar a procura por parte dos praticantes não justifique mais estâncias e as pessoas que gostam de praticar desportos de Inverno prefiram ir aos Alpes ou Pirenéus porque aí têm tudo mais garantido, e essas Serras Espanholas que refere ficam muito no Interior da Península logo tem pouca precipitação e em anos secos as acumulações são muito escassas. (Que o diga o nosso companheiro Ferreiro. :D)
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Não existem mais estâncias em Espanha porque se calhar a procura por parte dos praticantes não justifique mais estâncias e as pessoas que gostam de praticar desportos de Inverno prefiram ir aos Alpes porque aí têm tudo mais garantido, e essas Serras Espanholas que refere ficam muito no Interior da Península logo tem pouca precipitação, e em anos secos as acumulações são muito escassas. (Que o diga o nosso companheiro Ferreiro. :D)

Penso que não seja por ai claro que existem estudos de mercado que justificam ou não um investimento, nem que seja para um publico alvo um segmento de mercado mais economico como acontece aqui em Portugal onde existem portugueses que perferem fazer 200-300 kms para irem a serra da estrela do que fazerem menos kms até a uma estancia Espanhola, á tendências e comportamentos nos consumidores que não se compreendem e não tem uma racionalidade clara ou evidente.
Penso que não existem estações na Sanabria é até pelas razões contrarias ás que apresentas é por essa região ter muita oferta de boas estações nos Picos da Europa a uns escassos 100-150 kms da Sanabria e como os nucleos urbanos dessa região Zamora-Salamanca tem melhores acessos para os Picos da Europa do que para Sanabria e o outro nucleo urbano mais importante de Ponferrada e Leon já se encontra ainda mais proximo dos Picos da Europa,não tem necessidade de criarem mais estações mesmo que o potencial esteja lá, pois correriam o risco de criar um negocio sem mercado , portanto nem se poem aqui a falta de condições ou de potencial mas sim 2 factores:
a) Poucas areas urbanas, maus acessos, poucos clientes;
b) Excesso de Oferta com melhores condições a poucos kms que absorvem toda a clientela disponivel.

Os espanhois não precisam de ir para os Alpes só se for por vaidade ou protagonismo ou se forem profissionais porque tem os Pirineus que têm neve praticamente o ano inteiro á sua disposição.
Quando referi a Sanabria é que vejo que tem mais que potencial para ter uma estação de esqui o que poderia ser interessante para o publico português.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Relativo á neve no Gerês o melhor elo de comparação com o que seria a Serra do Gerês com mais 500 m de altitude é olhar para Manzaneda seria praticamente igual. Não sei até que ponto existem muitas diferenças de acumulação entre Manzaneda e a Serra da Estrela, mas Manzaneda deve ganhar apesar de por um lado Manzaneda tem mais percipitação mas mais ar humido sujeito a chuvas mais frequentes que derretem a neve a cotas mais altas, por outro a Serra da Estrela poderá ter mais frio menos percipitação o que permite talvez em teoria conservar mais tempo a neve.
Uma coisa que não entendo é como é que não existe uma estância de esqui na Sanábria, Montes de Leon com tantos Picos com altitudes acima dos 2000m de altitude, naquela região.

Em termos de precipitação global, Manzaneda deve ter um acumulado de precipitação anual semelhante à Serra da Estrela. O que acaba por ficar muito longe do Gerês.
A abundante precipitação proveniente de oeste, fica retida em muitas montanhas da Galiza (e mesmo no Gerês quando vem de sudoeste) antes de chegar a Manzaneda. Em contra-partida Manzaneda ganha vantagens com a precipitação oriunda de norte, que normalmente em forma de neve, fica por lá retida.

A estância de ski de Manzaneda desce até ao vale - protegida do vento forte. Vale esse repleto de árvores. Na Sanábria e no planalto da Estrela, devido ao vento, não se conseguia ter uma floresta como em Manzaneda. Nada a ver.

Uma estância de ski deve estar numa encosta até um vale com pouco vento. Por isso é que há tantas nos Alpes e nos Pirinéus.
Uma estância no alto de uma montanha a 2000m, sem qualquer protecção do vento é algo de loucos. :p

A questão é que, em Portugal, dentro do mau, é o melhor que se pode ter.
Pode ser em bom invernos secos e soalheiros, e terrivelmente mau em meses como foi Janeiro e está a ser Fevereiro.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Na Sanábria não existe uma estância de esqui por ser uma região protegida e parece-me que o mesmo se passa com as áreas centrais dos picos da Europa. Depois, já há tantas estâncias de esqui aqui nesta região de Espanha que não vejo necessidade de construir mais.

Já que falamos em estâncias de esqui, pelos vistos, há umas décadas, chegou a funcionar uma pequena pista de esqui na Serra de Montesinho.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Quanto ás estancias de sky, confirmo que em Montesinho houve uma "pista" na zona da Lama Grande, mas era uma pista quase informal
:)
Na área de sanábria houve duas zonas de sky (Trevinca e El Morredero na Serra del Teleno), inclusive numa delas, esta última, com meios mecãnicos e se não fosse a crise que vivemos o projecto da Junta da Galiza (para ampliação) ja teria avançado!
Naturalmente que ha um outro ponto muito importante para não avançarem com estancias na sanábria (e seria igualmente válido para Gerês, Larouco e Montesinho, caso tivessem mais 500 metros de altitude), que é a fauna...reparem que faunisticamente Sanábria é MUITO mais rica que Manzaneda!
Por cá passa se a mesma coisa...Gerês, Larouco e Montesinho são incomparavelmente mais ricos que a Estrela (em termos de valor faunistico e floristico)! Não acredito que aqui alguem quisesse sacrificar o eventual regresso do Urso a Portugal por causa de uma duzia de pistas de sky:)
Por fim, referiram que a Mourela teria bastante neve...sim, tem, mas menos que o Larouco, o Gerês ou Montesinho...são quase 200 metros de diferença e a Mourela tem poucas zonas sombra!
Acredito que na latitude do Gerês, Larouco e Montesinho a temperatura média aos 1400 metros corresponda a da Estrela aos 1600 metros!
Esta afirmação é um pouco "a olho":lol:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Não quero estar a mentir mas nos anos 90 penso que nevou em Abril a cotas medias e baixas no Minho, não consigo precisar o ano, mas uns vizinhos meus tinham ido á "Terra" na Pascoa mostraram-me fotos da aldeia deles cheia de neve em Abril no distrito de Braga, portanto faço ideia no Gerês.
Relativo á neve no Gerês o melhor elo de comparação com o que seria a Serra do Gerês com mais 500 m de altitude é olhar para Manzaneda seria praticamente igual. Não sei até que ponto existem muitas diferenças de acumulação entre Manzaneda e a Serra da Estrela, mas Manzaneda deve ganhar apesar de por um lado Manzaneda tem mais percipitação mas mais ar humido sujeito a chuvas mais frequentes que derretem a neve a cotas mais altas, por outro a Serra da Estrela poderá ter mais frio menos percipitação o que permite talvez em teoria conservar mais tempo a neve.
Uma coisa que não entendo é como é que não existe uma estância de esqui na Sanábria, Montes de Leon com tantos Picos com altitudes acima dos 2000m de altitude, naquela região.


Não precisas de ir tão longe , em maio de 2005 nevou a cotas medias - baixas .

Eu presenciei a queda de neve com acumulação a cerca de 500 metros de altitude na Serra da Cabreira !
 
  • Gosto
Reactions: PortugalWeather

Bracaro

Cirrus
Registo
5 Jan 2014
Mensagens
49
Local
Bracara - Gallaecia
Não quero estar a mentir mas nos anos 90 penso que nevou em Abril a cotas medias e baixas no Minho, não consigo precisar o ano, mas uns vizinhos meus tinham ido á "Terra" na Pascoa mostraram-me fotos da aldeia deles cheia de neve em Abril no distrito de Braga, portanto faço ideia no Gerês.
Relativo á neve no Gerês o melhor elo de comparação com o que seria a Serra do Gerês com mais 500 m de altitude é olhar para Manzaneda seria praticamente igual. Não sei até que ponto existem muitas diferenças de acumulação entre Manzaneda e a Serra da Estrela, mas Manzaneda deve ganhar apesar de por um lado Manzaneda tem mais percipitação mas mais ar humido sujeito a chuvas mais frequentes que derretem a neve a cotas mais altas, por outro a Serra da Estrela poderá ter mais frio menos percipitação o que permite talvez em teoria conservar mais tempo a neve.
Uma coisa que não entendo é como é que não existe uma estância de esqui na Sanábria, Montes de Leon com tantos Picos com altitudes acima dos 2000m de altitude, naquela região.

Não sei se nos estaremos a referir à mesma situação, mas eu recordo-me dum mês de Maio nos anos 90 em que nevou com acumulação (pouca) na zona do Sameiro, aqui em Braga, ou seja a cerca de 500 metros de altitude.