Agricultura

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Quanto custará isso? Quer custos de aquisição, quer operação e manutenção?
@Orion estes são remotos mas temos aqui assunto para nos pegarmos :)
Imaginemos daqui a uma ou duas décadas a floresta hoje "abandonada" porque é demasiado caro estar a fazer a limpeza a ser nessa altura patrulhada por veículos autónomos em limpeza e vigilância permanente.
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Nós temos definitivamente uma panca «assassina da Natureza» com as limpezas, as canas são invasoras e devem ser retiradas, as silvas devem ser cortadas para permitir a mobilidade, por exemplo, em caso de incêndio. Mas as árvores e os arbustos não devem ser removidos.

Em Inglaterra no campo são comuns as sebes com árvores por vezes centenárias, a formar muralhas que dividem as terras e ladeiam as estradas e caminhos, há carvalhos com mais de 300 anos, enormes, com as abas sobre as estradas, sem levar com podas assassinas. Há freixos, macieiras, salgueiros, carvalhos, faias, tílias, e algumas árvores introduzidas, como nogueiras. E por cá?

Nos últimos anos o freixo tem recuperado em algumas zonas, têm crescido à beira de estradas no Alentejo ou em vales, caso do vale da Asseca no Algarve. Mas é tudo muito frágil, há um ano vi uma limpeza de uma ribeira à máquina no Alentejo e os choupos e freixos foram todos à vida.

As pessoas que fazem estas limpezas não têm nenhuma formação.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Quanto custará isso? Quer custos de aquisição, quer operação e manutenção?
@Orion estes são remotos mas temos aqui assunto para nos pegarmos :)
Imaginemos daqui a uma ou duas décadas a floresta hoje "abandonada" porque é demasiado caro estar a fazer a limpeza a ser nessa altura patrulhada por veículos autónomos em limpeza e vigilância permanente.

Tens aqui o site de uma das empresas que opera com essas maquinas http://www.florestal.pt/
Muito provavelmente vou enviar email a perguntar o custo por hora, pois necessito de uma limpeza no terreno.


Parece que a marca é italiana.
http://www.energreen.it/wordpress/
 
  • Gosto
Reactions: Vince

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Mas temos de fazer para que acabe essas práticas lesivas para o solo e para toda a fauna e flora, que acaba por ser "levada" pela erosão causada pelas chuvas e pelos ventos.
Eu praticamente já não recorro á mobilização do solo, mas sim antes ao empalhamento, e quando preciso de mobilizar é unica e exclusivamente só á superficie, ou seja nunca mais do que uns 20 cm de profundidade.

Na Austrália :D

9YVaDHu.jpg




Pessoalmente fico incomodado. Dezenas e dezenas de quilómetros sem se ver uma árvore que seja. Algo semelhante vê-se em Portugal. A plantação de árvores, nem que fosse nos limites da propriedade, ajudaria a reduzir o impacto dos ventos na degradação do solo. Aumentaria a biodiversidade/fertilidade do solo e sempre captaria alguma da chuva que o solo não absorve. Ainda há muito para fazer na agricultura dita sustentável. Os pesticidas e adubos a médio prazo destroem o solo. Mas é assim. Opta-se pela solução barata e rápida para extrair o máximo. Depois tem que se enveredar pela solução cara e lenta para recuperar o que se acabou de destruir.

@Orion estes são remotos mas temos aqui assunto para nos pegarmos :)
Imaginemos daqui a uma ou duas décadas a floresta hoje "abandonada" porque é demasiado caro estar a fazer a limpeza a ser nessa altura patrulhada por veículos autónomos em limpeza e vigilância permanente.

Nunca escrevi que a automatização só traria coisas más. Discordamos é no balanço geral dos empregos destruídos vs criados e o consequente impacto na economia. Se eu da minha casa comandar 4 ou 5 carros ao estilo do UBER quantas pessoas é que ficam de fora do mercado de trabalho? Sem salários onde há a procura por bens e serviços? Não há espaço para todos serem programadores ou mecânicos :p

 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Parlamento Europeu aprova renovação de licença do glifosato por 7 anos

mw-860


Apesar de autorizar por mais sete anos o uso deste herbicida na agrícultura, Estrasburgo quer vê-lo banido dos espaços públicos urbanos. A decisão não é vinculativa. A palavra final será assumida pela Comissão Europeia em junho.
Por 374 votos a favor, 225 contra e 102 abstenções, o Parlamento Europeu aprovou, esta quarta-feira, em Estrasburgo, a renovação da licença de comercialização do glifosato no espaço comunitário por mais sete anos, mas só para uso agrícola profissional.

A resolução não-vinculativa encurta para metade a proposta que estava em cima da mesa e pretendia uma extensão da licença deste herbicida, que mata ervas daninhas, por mais 15 anos.

Apesar de terem autorizado por mais sete anos o uso deste herbicida na agrícultura, os eurodeputados querem vê-lo banido dos parques, passeios e jardins públicos. Uma decisão final será tomada pela Comissão Europeia em junho (a licença expira a 30 de junho deste ano), depois de avaliadas as conclusões do comité científico, que tem uma reunião agendada para 18 e 19 de maio, em Bruxelas.

Recorde-se que Organização Mundial de Saúde considera que o glifosato é composto por substâncias "provavelmente cancerígenas para o ser humano", mas a Agência Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) tem desvalorizado esta informação, argumentando que "o alegado potencial carcinogénico não está ligado ao glifosato, mas a um coformulante (taloamina) em certos produtos fitofarmacêuticos que evidenciou um potencial genotóxico".

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2...-renovacao-de-licenca-do-glifosato-por-7-anos

E a palhaçada continua para variar, acho que não é preciso dizer mais...

 
  • Gosto
Reactions: Thomar

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Barragens do Alentejo: níveis baixos de água começam a prejudicar agricultores
A seca não tem dado tréguas no Alentejo e alguns autarcas temem que a situação piore com a chegada do período mais quente.
5tDjUUT.jpg

Num ano de seca ao sul e com as barragens com níveis muito baixos, o presidente da Associação de Beneficiários do Roxo está preocupado."Começa a haver falta de comida e água para o gado".

Pela primeira vez a barragem do Roxo, que se encontra a menos de um terço da sua capacidade máxima, vai receber a Água de Alqueva.

O problema é o preço que será cobrado pela EDIA, a empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva. "Agora cedemos a água aos agricultores por 2,6 cêntimos por metro cúbico". Segundo António Parreira, a EDIA prevê cobrar pela mesma quantidade de água 4,2 cêntimos.

Para piorar a situação da barragem do Roxo, é também retirada água para o abastecimento público de Beja e Aljustrel e, de acordo com António Parreira, as Águas do Alentejo já devem um milhão de euros à Associação.

Em Mértola o presidente da câmara, Jorge Rosa, está apreensivo com a pecuária no concelho, porque todos os dias lhe chegam relatos de agricultores que não têm água nem comida para dar aos seus animais.

Pontualmente, as Águas do Alentejo já tiveram de abastecer algumas populações do concelho com autotanques mas a situação pode agudizar-se." Se não chover e com a chegada do período mais quente, há furos que vão acabar e será necessário levar água para esses mesmos locais", diz o autarca.

Em Castro Verde, o presidente da autarquia, Francisco Duarte, desdramatiza a situação mas, pelo sim pelo não, já mandou encerrar os fontanários públicos.

http://www.tsf.pt/sociedade/interio...omecam-a-prejudicar-agricultores-5122301.html


 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Os morangos são as novas maçãs. E não é por uma boa razão

Estudo revela que os morangos estão no topo de lista de alimentos com mais pesticidas.


naom_566f23cecebbc.jpg


Os morangos são hoje as novas maçãs. E isto dito nada tem a ver com a doçura da fruta mas sim com o facto de à semelhança da maçã, os morangos se terem tornado nos frutos com mais pesticidas do mundo.

O Environmental Working Group atualizou a lista de produtos que possuem mais resíduos pesticidas na sua composição e concluiu que os morangos são os que lideram a lista.

A conclusão é retirada de uma análise a mais de 35 mil amostras de frutas e vegetais e que verificou que 98% dos morangos testados continham alguma substância pesticida.

Após cinco anos na liderança, as maçãs passam para a segunda posição, seguidas das nectarinas, pêssegos, aipos, uvas , cerejas, espinafres e tomates .

O estudo foi levado a cabo pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

https://www.noticiasaominuto.com/li...ook.com&utm_campaign=buffer&utm_content=geral


Eu falo por mim, prefiro esperar pelos morangos dos meu morangueiros, que ainda agora estão em flor, do que comprar esses morangos de enormes calibres, que todos já sabemos como é que fazem para eles atingirem esse tamanho.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas, uma questão/curiosidade, é possivel ter fruto kiwi aqui na zona?
Estava com ideias de plantar um, preciso de saber se ha condições.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boas, uma questão/curiosidade, é possivel ter fruto kiwi aqui na zona?
Estava com ideias de plantar um, preciso de saber se ha condições.

Em Caneças, uma vizinha da minha namorada o ano passado teve imensos kiwis! Carregaram mesmo muito.
Isto a cerca de 280m de altitude.

Eu plantei um mas foi dizimado pelos caracóis e caracoletas que têm sido uma praga.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Em Caneças, uma vizinha da minha namorada o ano passado teve imensos kiwis! Carregaram mesmo muito.
Isto a cerca de 280m de altitude.

Eu plantei um mas foi dizimado pelos caracóis e caracoletas que têm sido uma praga.

Baby kiwi nasce em Famalicão

Metódico, rigoroso e determinado foi esta a impressão que nos deixou Emanuel Machado, produtor/investigador na cultura do baby kiwi ou kiwi arguta e autor da página do facebook “Mini-kiwi land”, único fórum português em torno da nova cultura.

http://www.agronegocios.eu/noticias/baby-kiwi-nasce-em-famalicao/

actinidia_arguta_julia.jpg


Esta variedade que se ve na foto e o kiwi arguta, mas existem mais como o kiwi amarelo que já começa a aparecer á venda nas grandes superficies comerciais, por acaso foi das poucas plantas que ainda não me despertou o interesse, mas também já existem variedades que se podem propagar por estaquia.
Os caracóis por aqui também são ao montes, mas esta semana já lhe vou preparar uma "bela de uma cerveja, só para eles se embriagarem".

Agora que os dias já são mais longos e mais amenos, tenho de transplantar 2 chuchus, vamos ver como eles se comportam, mas já sei que não aguentam mais do que 1 ano, devido depois ás geadas.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Os caracóis por aqui também são ao montes, mas esta semana já lhe vou preparar uma "bela de uma cerveja, só para eles se embriagarem".

Como me posso ver livre dessa praga?
Estão a pedir que os apanhe para irem para o tacho! Mas ainda não é tempo para isso...

Tenho meia centena de pés de morangueiros, just for fun, mas os caracóis estão a dar conta dos morangos. Comem-nos ainda verdes.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
há muitos, ecológicos conheço pratos com sal caldas de urtigas , o sal é muito eficaz , nos químicos há o muscerol que é 100% eficas

Os moluscicidas, bem como todos os outros pesticidas, passo bem sem usar nenhuma dessas porcarias.
O meu velhote é que gosta de usar essas coisas, e digo já que se eu os apanhar á mão, apanho muitos mais do que esses produtos, que só fazem mal a todo o ecossitema.
Como me posso ver livre dessa praga?
Estão a pedir que os apanhe para irem para o tacho! Mas ainda não é tempo para isso...

Tenho meia centena de pés de morangueiros, just for fun, mas os caracóis estão a dar conta dos morangos. Comem-nos ainda verdes.
Vou lhes colocar umas taças enterradas até ao nível da terra, com cerveja lá dentro e eles são atraídos pelos cheiro e acabam por morrer afogados, mas basta procurar na net, existem muitos métodos biológicos para controlar os caracóis, tais como apanhá-los á mão e dar ás galinhas, ou patos, para eles é um verdadeiro petisco.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena