Agricultura

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,204
Local
loule-caldeirao
Não tinha pensado nisso, talvez seja isso mesmo.
Como vale que é, o frio é exclusivamente nocturno, em noites de inversão.
Estive a pesquisar, e de facto é feita a referencia às horas de frio, entre 500 a 1200 horas.
http://aphorticultura.pt/Fugas/CEREJEIRAS_FUGAS.pdf

Tenho que pesquisar mais sobre a questão do frio, e o seu significado, pois falar-se entre 500 a 1200h de frio, é muito vago, não faço a minima ideia a que temperaturas padrão se estão a referir.

Sei que existe uma zona de Sintra, onde a cerejeira dá-se bem, falo do Mucifal (cota 50m), próximo da vertente norte da serra de Sintra.

Acredito que o membro Belem saberá mais sobre o assunto, e possa aqui partilhar a sua opinião.

Boas:thumbsup: Aqui pelo Algarve também não tenho conhecimento de nenhuma cerejeira a frutificar, conheço algumas desenvolvidas( não digo bem pois não conheço o seu normal desenvolvimento) mas que não dão fruto. Talvez na serra de Monchique exista alguns exemplares férteis, não sei...

Quanto à zona do Caldeirão, tenho um terreno virado a norte numa zona chamada "Humbria", zona fresca e húmida, onde por diversas vezes eu e o meu pai em conversa já comentamos se daria ou não cerejas naquela zona mas nunca chegámos a tentar. Segundo populares não se dá na região nem se conhecem exemplos de sucesso, embora na minha opinião penso que poderá haver muitos locais como estas chamadas "humbrias" ou alguns vales frescos em que se poderá conseguir qualquer coisa. No entanto pode ser uma produção irregular ao longo dos anos e que poderá depender de inúmeros factores. Ter as condições da cova da beira no Algarve é muito difícil:lol:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Boas:thumbsup: Aqui pelo Algarve também não tenho conhecimento de nenhuma cerejeira a frutificar, conheço algumas desenvolvidas( não digo bem pois não conheço o seu normal desenvolvimento) mas que não dão fruto. Talvez na serra de Monchique exista alguns exemplares férteis, não sei...

Quanto à zona do Caldeirão, tenho um terreno virado a norte numa zona chamada "Humbria", zona fresca e húmida, onde por diversas vezes eu e o meu pai em conversa já comentamos se daria ou não cerejas naquela zona mas nunca chegámos a tentar. Segundo populares não se dá na região nem se conhecem exemplos de sucesso, embora na minha opinião penso que poderá haver muitos locais como estas chamadas "humbrias" ou alguns vales frescos em que se poderá conseguir qualquer coisa. No entanto pode ser uma produção irregular ao longo dos anos e que poderá depender de inúmeros factores. Ter as condições da cova da beira no Algarve é muito difícil:lol:

Eu comprei uma há 3 anos e plantei-a junto à casa onde morava os meus avós, e não aconselho-te. :D O terreno virado a sul, com a casa abrigar o vento Norte e toda a gente dizia isso não dá nada e eu torto plantei-a na mesma, quando chegou a meados de Março ficou cheia de flor e eu todo contente vou ter cá uma carrada de cerejas, passados 2 semanas a flor caiu toda e nem 1 cerejazinha para amostra :sad:, no Inverno seguinte secou e lá se foi a minha árvore favorita como eu gostava de ter uma cerejeira onde pudesse lambuzar-me mas aqui no Algarve se eu quero cerejas tenho que comprá-las ao preço do ouro. :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Obrigado pelos relatos, segundo li há especies de cerejeiras que não necessitam de tantas horas de frio, talvez seja uma dessas que se deu bem na tal localidade do concelho de Sintra.

Em conversa com o meu familiar sobre a cerejeira, ele falou no tipo de solo, como o motivo do não desenvolvimento da arvore, pelos visto não tem muito a ver com isso.

O vale ate têm bastante frio, as inversões são fortes, possivelmente as tais horas de frio também estão relacionadas com t.maximas baixas, o que é impossível acontecer por lá.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Que variedades escolher?

Dentro das variedades que há disponíveis nos viveiros de árvores de fruto, pode escolher a que se enquadra melhor no seu gosto. Se preferir uma cereja grande, doce e suculenta escolha, por exemplo, a “Summit”, a “Sweetheart” ou a “De Saco”, variedade portuguesa classificada como muito doce. Por outro lado, se aprecia frutos doces mas com maior acidez poderá optar pelas variedades “Lapins” e “Skeena”.

Se quiser plantar apenas uma árvore escolha uma variedade autofértil, tal como a “Skeena”, a “Sweetheart” ou a “Stella”. No entanto, aconselhe-se com o viveirista sobre a melhor opção tendo em conta a sua preferência e as características do local onde será plantada. Assegure-se que a sua árvore apresenta bom estado sanitário de modo a ter uma boa produtividade durante longos anos.

http://aphorticultura.pt/Fugas/CEREJEIRAS_FUGAS.pdf

Outro factor muito importante são as horas de frio na zona onde estão plantadas. Há variedades que necessitam de 800 a 1000 horas mas também há outras que somente necessitam de 200 horas.

http://www.ipma.pt/pt/agrometeorologia/produtos.especificos/fruta/
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e CptRena

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
jonas87, isso mais parece ser uma laranjeira que dá abóboras com esse peso :lmao: e pela casca deve ser mais azeda do sei lá o quê.

Para mim, as variedades mais doces de laranja que conheço é a D. João e a Baía, são docinhas nem precisam de açúcar. :D

Só vi isto agora. Numa laranjeira que tenho em Sesimbra, com pouco mais de 1 metro de altura, deu 16 laranjas da última vez, todas grandes mas das quais se destacam duas, uma com 750 g e outra com 700 g. A novidade é que além de não terem muita casca, eram bem doces ;)
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Algarvio1980/Agreste, vocês aí no Algarve já têm nêsperas maduras?
Aqui na zona pouco falta,esperemos que seja um ano tão bom como o do ano passado.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Primeiro morango do ano, já foi comido :D

10252013_576087259165007_6212172710819849504_n.jpg


As framboesas também vão nascendo

10290704_576087245831675_223285178824907043_n.jpg


A Nespereira já esta carregada de fruto e falando em melros, esta tarde veio-me um a calhar ao jardim, ainda juvenil, mal voa, já lhe deixei lá umas nêsperas e uns bocadinhos de maçã a ver se come.

:D
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
...e falando em melros, esta tarde veio-me um a calhar ao jardim, ainda juvenil, mal voa, já lhe deixei lá umas nêsperas e uns bocadinhos de maçã a ver se come.

Olha...habitua-os a comer desses frutos e rapidamente vais-te arrepender.:D
Por cá os pássaros, nomeadamente os melros, tem um voraz apetite por frutos vermelhos...os malandros!
Boas colheitas!:thumbsup:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Olha...habitua-os a comer desses frutos e rapidamente vais-te arrepender.:D
Por cá os pássaros, nomeadamente os melros, tem um voraz apetite por frutos vermelhos...os malandros!
Boas colheitas!:thumbsup:

Até me fazem um favor, estraga-se muita nêspera por ano, é muita produção!!
Isso e figos, mas esses só lá para Agosto :D

8683h9F.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Até me fazem um favor, estraga-se muita nêspera por ano, é muita produção!!
Isso e figos, mas esses só lá para Agosto :D

8683h9F.jpg

Está bem composta.:D
Ainda tenho que esperar uns tempos pela minha, a localização determina e muito amadurecimento tardio, topo de uma colina, local muito ventoso.
O calor do próximo f.d.s vai ser benéfico, a ver vamos.
 
  • Gosto
Reactions: Geiras

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Algarvio1980/Agreste, vocês aí no Algarve já têm nêsperas maduras?
Aqui na zona pouco falta,esperemos que seja um ano tão bom como o do ano passado.

As que tenho na horta do meu pai, já estão boas para comer e eu adoro apanhar da árvore e comer logo. :D Aqui, onde moro, temos 2 nespereiras mas ainda estão meio azedas porque não estão bem maduras e mesmo assim os melros e as melras de 2 pernas não as deixam ficar maduras limpam todas e claro depois existem uns passarocos chamados melros que também ajudam à festa. :D :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e jonas_87