Agricultura

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
@Postal do Algarve @Lusa

A produção de laranja do Algarve registou uma quebra entre os 10% e os 20% na campanha deste Inverno em relação a 2013, sofrendo também uma redução na qualidade por causa da humidade excessiva, segundo os produtores.

“Tivemos menos quantidade do que em 2013 e menor qualidade”, declarou à Lusa Horácio Ferreira, um dos responsáveis da Cooperativa Agrícola de Citricultores do Algarve (Cacial).

Segundo Horácio Ferreira, neste Inverno houve “muita humidade no ar” o que veio contribuir para uma menor “resistência da laranja” e provocar quebras de produção na ordem dos 20%.

Em declarações à Lusa, o agricultor e produtor Fernando Cristina, da Cooprobol (Cooperativa de Produtos Agrícolas de Boliqueime, mas que abrange também as áreas de Albufeira, Lagoa, e Silves) explicou que a humidade no Algarve foi constante dando origem a um fungo.

“O fungo ataca de duas maneiras: junto da epiderme [da laranja] e fazer uma mancha e entrar a podridão ou então acumula-se o fungo no pé da laranja [pedúnculo] e cai”, contou Fernando Cristina, referindo que este Inverno pior que a podridão foi a “queda da laranja”, provocando uma quebra na produção na “ordem dos 15% a 20%”.

Pedro Madeira, presidente da Frusoal, sociedade com 23 anos de existência no Algarve e que congrega cerca de 50 produtores de citrinos, confirmou a quebra na produção na ordem dos 10% e argumentou que a principal culpada foi a humidade.

“Não foi a chuva a culpada, tivemos foi muita humidade que manteve os pomares molhados tempo demasiado e que não permitiu tratar a fruta contra determinadas doenças”, explicou, adiantando que “houve muita fruta que caiu” no chão, o que levou à diminuição da qualidade em termos de resistência do fruto ao transporte até ao ponto de venda.

Quebra vai estender-se à Primavera

A quebra na produção na campanha de Inverno, que está a terminar este mês “vai estender-se à campanha da Primavera”, admitiu aquele produtor, referindo que o mesmo período de humidade excessiva afectou a variedade da laranja da primavera em termos de queda de fruta.

Na campanha de Inverno, a laranja do Algarve é exportada em cerca de 50% para outros países europeus, designadamente para França, Suíça, Alemanha ou Polónia.

A laranja do Algarve havia registado, na campanha de verão de 2013, uma quebra global de produção entre 60% a 70% em relação a 2012, provocada pela onda de calor que houve na época da floração e que impediu a floração da laranja que seria para produzir este ano.

O Algarve produz em média entre 250 a 300 mil toneladas de laranja por ano.

(Agência Lusa)
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Por falar em Laranja, deixo aqui este exemplar, não é do Entroncamento(terra dos fenomenos).

o7r0ps.jpg


Foto tirada no Domingo, no 2ºlocal de seguimento, segundo os meus familiares pesava 600 gramas, e tiveram uma que pesava perto de 900 gramas, impressionante.

Agreste, no Algarve têm disto? :D
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Talvez tenhamos embora ainda não me tenha passado pelas mãos uma laranja de meio quilo. É fazer enxertos noutras laranjeiras a ver se pega.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Curiosamente, são laranjeiras bastante novas, ninguém imaginaria que as primeiras laranjas fossem deste tamanho.
É importante referir, que tinham bastante casca e não eram doces, portanto pouco prestavam, fica a dimensão/peso fora do normal.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Por falar em Laranja, deixo aqui este exemplar, não é do Entroncamento(terra dos fenomenos).

o7r0ps.jpg


Foto tirada no Domingo, no 2ºlocal de seguimento, segundo os meus familiares pesava 600 gramas, e tiveram uma que pesava perto de 900 gramas, impressionante.

Agreste, no Algarve têm disto? :D

jonas87, isso mais parece ser uma laranjeira que dá abóboras com esse peso :lmao: e pela casca deve ser mais azeda do sei lá o quê.

Para mim, as variedades mais doces de laranja que conheço é a D. João e a Baía, são docinhas nem precisam de açúcar. :D
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Verdade, isto foi cá uma surpresa, já era motivo suficiente para a CMTV ir lá fazer uma reportagem, tenho que mandar email. :lmao:

Quanto a mim, a mais doce é a da Baía. :thumbsup:
 

meteoamador

Cumulus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
237
Local
Vila Verde ( 310m)
Curiosamente, são laranjeiras bastante novas, ninguém imaginaria que as primeiras laranjas fossem deste tamanho.
É importante referir, que tinham bastante casca e não eram doces, portanto pouco prestavam, fica a dimensão/peso fora do normal.

Isso por aqui nos terrenos dos meus Avós é bastante comum resulta das misturas entre laranjeiras e limoeiros por meio de enxertos, não serve pra nada já cai na asneira de provar uma que coisa mais azeda :wacko:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Curiosamente, são laranjeiras bastante novas, ninguém imaginaria que as primeiras laranjas fossem deste tamanho.
É importante referir, que tinham bastante casca e não eram doces, portanto pouco prestavam, fica a dimensão/peso fora do normal.

Pela descrição... Não serão laranja-de-sevilha?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Pela descrição... Não serão laranja-de-sevilha?

É bem capaz de ser essa espécie, porque essa laranja é considerada azeda, há uns anos atrás quando vendia-se laranja espanhola em vez da algarvia aqui no Algarve a maioria dizia que as laranjas espanholas não valiam nada. Tenho um amigo que tem um laranjal na zona da Luz de Tavira e ele diz que os espanhóis compram excertos da laranja do Algarve para levarem para a Espanha (Andalucia), porque a nossa laranja é mais doce e tem mais qualidade que a espanhola.

O mesmo aplica-se aos morangos.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Se alguém me poder responder.

Os meus familiares têm tentado plantar cerejeiras, e nada... as arvores não desenvolvem.
Existirá alguma razão particular?
Foi me dito que na zona de Mafra é uma arvore que não se dá muito bem, mas não adiantaram muito mais.
O local em questão é o da foto da assinatura.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Se alguém me poder responder.

Os meus familiares têm tentado plantar cerejeiras, e nada... as arvores não desenvolvem.
Existirá alguma razão particular?
Foi me dito que na zona de Mafra é uma arvore que não se dá muito bem, mas não adiantaram muito mais.
O local em questão é o da foto da assinatura.

Pode ser por falta de frio? Algumas espécies necessitam de um número mínimo de horas de frio para se desenvolverem plenamente.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Pode ser por falta de frio? Algumas espécies necessitam de um número mínimo de horas de frio para se desenvolverem plenamente.

Não tinha pensado nisso, talvez seja isso mesmo.
Como vale que é, o frio é exclusivamente nocturno, em noites de inversão.
Estive a pesquisar, e de facto é feita a referencia às horas de frio, entre 500 a 1200 horas.
http://aphorticultura.pt/Fugas/CEREJEIRAS_FUGAS.pdf

Tenho que pesquisar mais sobre a questão do frio, e o seu significado, pois falar-se entre 500 a 1200h de frio, é muito vago, não faço a minima ideia a que temperaturas padrão se estão a referir.

Sei que existe uma zona de Sintra, onde a cerejeira dá-se bem, falo do Mucifal (cota 50m), próximo da vertente norte da serra de Sintra.

Acredito que o membro Belem saberá mais sobre o assunto, e possa aqui partilhar a sua opinião.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Este mapa até que é elucidativo, mas se calhar não reflecte bem a realidade, no distrito de lisboa existem vales muito frios.

qsk3gh.jpg


Número de horas de frio (total de horas com temperaturas inferiores a 7.2ºC) acumulado desde 01 de outubro (até 30 de abril) para fruteiras em Portugal Continental), atualizado diariamente às 8:30 UTC.. Calcula-se com base nos resultados da análise objetiva do modelo de previsão numérica do tempo – ALADIN (operacional no IPMA, I.P.)