Água do Mar Fria no Algarve, Verão de 2012



Golden Fields

Cirrus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
74
Local
Coimbra, Capital do Amor Eterno
Sim mas este Verão cá para cima nem mar nem tempo quente, que comédia de estio, chove agora em Coimbra..
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Assim vê-se melhor.

0uK2L.png


rql39.png


Na costa ocidental não tem nada de anormal, muitas vezes até está mais fria nesta altura.
No Algarve pode estar mais quente nuns anos, mas costuma haver bastante variabilidade.
Eu já tenho dito isto noutros anos, no meu caso que evito sempre férias na altura mais cara do ano, meados Julho-finais de Agosto, tento fazer sempre férias em Setembro, mesmo que esteja a chover, a água do mar em Setembro é normalmente mais agradável do que na 1ª quinzena de Julho.

Aquela curva fria ao longo da costa parece quase conspiração :D Mas não é, já foi explicado antes, upwelling. É até uma das razões para termos no prato dos melhores peixes do mundo em termos de qualidade, a sardinha agora é que está a engordar bem :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
O ano passado deixaram-me este comentário no meu blog:

De alexandre souto a 11 de Julho de 2011 às 19:47

So esteve quente ate dia 6. Estou em albufeira e a agua parece a da ericeira, fria que nem chavelhos.

Por isso, não deve andar muito longe do ano passado.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Água entre os 18 e os 20 não é assim tão fria, além disso podes aproveitar o momento em que a maré enche e sobe a areia quente da praia...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
As mínimas também têm estado abaixo da média na costa sotavento. A ver se agora com a mudança da sinóptica as coisas mudam.
 

SMOL25

Cirrus
Registo
15 Jul 2012
Mensagens
19
Local
Torres Novas
Boas!

O ano passado estive na praia da rocha e achei a água bem fria e este ano que vou para altura parece-me que não vou ter sorte :(

gostaria de saber o link para alguma estação metereologica na zona de altura, se houver claro...

Obrigado
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
As mínimas também têm estado abaixo da média na costa sotavento. A ver se agora com a mudança da sinóptica as coisas mudam.

As mínimas estão mais que boas, mais vale estar assim do que mínimas sempre tropicais como aconteceu em 2009 e 2010 em que existiu 54 noites tropicais durante o Verão, isso é que é fora do normal e não o normal, em que é insuportável dormir isso é que custa.

A Água do mar está nesta altura a 17.7ºC, nada mau comparada com os 15.1ºC em Leixões aqui está um verdadeiro caldinho. :D Fazem uma choradeira pior que a comunicação social. :lmao:

Não é essa temperatura da água (16.8ºC) que é no Inverno tens que ver bem os gráficos que no Inverno é de 14ºC e não de 17ºC/18ºC.

13391296_G9zqd.jpeg


Será que está assim tão diferente do ano passado? Está parecido a rondar os 18ºC, este ano ronda os 17ºC/18ºC e depois a partir desta altura é que começou a aquecer no ano passado. Por isso, não vejo nada de extraordinário para fazerem tanto alarido.

O Vince tem toda a razão, em Setembro a água está sempre mais quente do que nesta altura do ano.
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,461
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Em Monte Gordo, a água está a que temperatura?

Também me lembro de um ano ter apanhado a água fria em Armação de Pera, mas os anos em que apanhei água morna, no Algarve, foram bem mais frequentes do que os outros ( de água fria). Especialmente de Faro para Leste.

Este ano tem sido interessante verificar que até os animais alteraram o comportamento consoante a alteração das correntes.
Na verdade prova que esta situação, ocorre temporariamente já desde há muito, muito tempo e que existe uma adaptação dinâmica à alteração da temperatura no mar.

Também existe o alternativo turismo de praias fluviais ( para quem gosta), praticamente imune a este tipo de situações. Em rios, lagos ou barragens do interior, as temperaturas continuam elevadas, em especial em zonas baixas.

Em Castelo do Bode, longe de ser uma zona de grandes temperaturas estivais ( em comparação com os vales encaixados ou bacias de baixa altitude do interior), já apanhei a água morna, mesmo em fases do verão menos quentes.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Em Monte Gordo, a água está a que temperatura?

Também me lembro de um ano ter apanhado a água fria em Armação de Pera, mas os anos em que apanhei água morna, no Algarve, foram bem mais frequentes do que os outros ( de água fria). Especialmente de Faro para Leste.

Este ano tem sido interessante verificar que até os animais alteraram o comportamento consoante a alteração das correntes.
Na verdade prova que esta situação, ocorre temporariamente já desde há muito, muito tempo e que existe uma adaptação dinâmica à alteração da temperatura no mar.

Também existe o alternativo turismo de praias fluviais ( para quem gosta), praticamente imune a este tipo de situações. Em rios, lagos ou barragens do interior, as temperaturas continuam elevadas, em especial em zonas baixas.

Em Castelo do Bode, longe de ser uma zona de grandes temperaturas estivais ( em comparação com os vales encaixados ou bacias de baixa altitude do interior), já apanhei a água morna, mesmo em fases do verão menos quentes.

Para Monte Gordo, Praia Verde e Manta Rota basta adicionar uns 2 ou 3 ºC à temperatura da bóia de Faro. É uma zona assoreada e com temperaturas do ar mais quentes, e isso contribui para as diferenças em relação ao Cabo de Santa Maria.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,926
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde

Regressado recentemente do Algarve (zona de Armação de Pêra), posso afirmar com toda a certeza que os valores de temperatura da água se aproximaram dos 16ºC. E digo por experiência das águas do norte...
Segundo um pescador local, os peixes típicos do Algarve andam "mortiços", pouco móveis, "tolhidos" pelo frio das águas..."Menos mal, que a sardinha anda perto da costa".

Foram dias e dias de nortada, principalmente noturna, só virando o vento ao início da tarde para oeste. Com o vento a soprar forte, com rajadas constantes, a zona mais costeira sofreu de processo de "upwelling".

Na costa Oeste o "upwelling" é feito de forma oblíqua à costa mas no Algarve é feito de forma transversa à costa, sendo um processo intenso de afastamento de água superficial e afluência de águas profundas à costa Algarvia.
As águas só não estão mais frias porque a esta latitude as águas profundas são mais quentes do que na costa oeste, nomeadamente no norte. Se assim fosse, rapidamente teríamos todo o Algarve com águas a 14-15ºC.

Ainda há 2 semanas Málaga (já em pleno mediterrâneo) tinha a água da sua costa a uns míseros 16ºC (nos últimos dias tem andado mais alta devido à mudança dos ventos dominante.

No dia 12 estive a banhar-me no Algarve e sentia "gelo" ao entrar na água (os 30ºC pediam refresco...:p); no dia seguinte, dia 13, desloquei-me à Praia da Galé em plena costa atlântica no Alentejo e não tive problemas ao entrar na água, bem mais quente. E até a temperatura do ar era semelhante ao Algarve.

São contingências, e se nesta altura tudo treme nas águas do Algarve, lá para Agosto, quem sabe, a água esteja tipo "caldo", perto dos 25ºC. Só nos resta apreciar o que temos...

Deixo esta imagem do vento que sopra de terra; este afasta as águas mais quentes à superfície para longe da costa e permitem assim a subidas das frias e mais profundas águas do aceano para bem perto de terra:

upwelling.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A anomalia há pouco mais de uma semana atrás (7 Julho)

GT1tV.gif




No Algarve já vai aquecer um pouco com levante
Imagem da esquerda de ontem, da direita a previsão para amanhã

Na9fh.png