Águas mais quentes de portugal?

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
:).
Já agora, fora do tópico, estava a tentar encontrar zonas em Portugal onde se tenha temperaturas médias anuais (do ar) nos últimos anos acima dos 20 ou mesmo 21. Encontrei alguns dados do IM mas eram muito genéricos (poucas estações) e algumas referências aqui, mas nunca chegue a ver os dados.
 


Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Obrigado! Espero encontrar mais lugares (includindo no continente se possível ou nos Açores: )), mas suponho que se Ponta do Sol atinge esses valores também algumas zonas mais ao nível do mar no Funchal poderão. Já é um começo:)
 

Shimmy

Cirrus
Registo
27 Mai 2010
Mensagens
42
Local
Lisboa
Ponta da Ferraria, São Miguel, Açores, sem dúvida alguma. É uma baía/piscina natural de basalto (lava). Com a maré baixa e no verão, a água chega a estar tão quente que custa a entrar. Com a maré alta é agradavelmente morninha, como numa piscina interior. Desde que o mar não esteja muito mau, toma-se banho todo o ano lá. Não deixem de ir experimentar :)
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Hehe, acredito! Ainda tenho que visitar essa bela terra, mas fica ai um bom conselho. Suponho que as piscinas naturais de porto moniz na madeira também sejam mais quentes que o mar que as rodeia, ou qualquer piscina natural, mas pronto é batota:p
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Ponta da Ferraria, São Miguel, Açores, sem dúvida alguma. É uma baía/piscina natural de basalto (lava). Com a maré baixa e no verão, a água chega a estar tão quente que custa a entrar. Com a maré alta é agradavelmente morninha, como numa piscina interior. Desde que o mar não esteja muito mau, toma-se banho todo o ano lá. Não deixem de ir experimentar :)

Shimmy as águas quentes da Ferraria em S. Miguel e no Carapacho na Graciosa, só são quentes devido à actividade vulcânica, contrastando com o resto do mar dos Açores que nada tem a ver com estas brutais excepções ;)

Na Ferraria em S. Miguel as águas chegam mesmo aos 70-80 º C de maré vazia e o fumo é visível da superfície do mar, e isso durante todo o ano, seja de inverno seja de verão. Mas em terra também tens vários outros lugares assim quentes, com a diferença que a água já é doce lol :p
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Este assunto já foi discutido há algum tempo.
Eu apresentei diversos gráficos de observação ( e com observações recolhidas em diferentes meses), que apresentavam dados muito interessantes.

Na minha opinião, pareceu-me claro:

a) Se olharmos para zonas costeiras, deverá ser algures na Madeira ( Ilhas Selvagens ou em alguma fajã da Ilha principal).

b) Se for em mar alto ( mas em território marítimo nacional), fica nos Açores.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
E depois ainda existem as variações como é de esperar. Neste ano em particular a água pareceu-me mais quente mesmo ali naquela zona da madeira+canárias que propriamente logo a sul ou sudeste dos açores. Tenho observado vários mapas das temperaturas na superfície do mar há alguns meses e pelo menos neste ano pareceu-me estar mais fria por esses lados. Por outro lado a madeira pareceu estar um pouco mais quente que o habitual com valores de 25 durante o final do agosto, o mês de setembro e alguns dias de outubro (nas boias cheguei a ver mais que 26 em porto moniz em meados de setembro). De qualquer maneira a questão era mais no sentido costeiro e não propriamente em qualquer sitio do nosso mar:)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Olá


Se queres saber quais as águas mais quentes (mas de uma zona costeira), tens a resposta mais acima.


Eu por aqui, não entendi muito bem e fiquei indeciso:

Olá a todos. Antes de mais é o meu primeiro post aqui, tenho andado curioso acerca do nosso clima e também clima em geral nos últimos anos e portanto decidi finalmente criar uma conta!

Depois de ter lido e pesquisado sobre este tópico decidi lançar a questão aqui: afinal que zona de Portugal tem as águas marítimas mais quentes? Eu diria que é a Madeira se consideramos o ano todo, mas nos meses de junho até setembro (inclusive) não tenho tanta a certeza. Obrigado em avanço!

...por isso falei nas duas. Mas obrigado por me esclareceres agora. :)
 

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Sem qualquer dúvida a costa sudeste da Madeira. E por uma grande margem. A temperatura da água do mar no Funchal em Dezembro é em média parecida àquela registada na boia de Faro.. em Agosto. Estamos agora quase em Dezembro e estamos com temp. da água do mar a 22ºC no Funchal. Se tivermos em consideração as águas pertencentes à ZEE de Portugal, temos um hotspot a sul dos Açores; e a nas ilhas Selvagens devem ser em média umas décimas superiores às registadas na Madeira.

A nível de temperatura do ar, os locais mais quentes do país são o Lugar de Baixo (Ponta do Sol), Madalena do Mar (Calheta), Jardim do Mar (Calheta) e Paúl do Mar (Calheta).. tudo na costa sudoeste da ilha da Madeira. Essas localidades têm em comum terem o Atlântico de um lado e encostas altas do outro, o que cria um efeito de estufa onde a rocha basaltica acumula calor durante o dia e liberta calor durante a noite. Ou seja, temperaturas médias anuais acima dos 20ºC e superiores a 18ºC até nos meses mais frios, o que torna essas localidades as únicas em Portugal com clima Tropical.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sem qualquer dúvida a costa sudeste da Madeira. E por uma grande margem. A temperatura da água do mar no Funchal em Dezembro é em média parecida àquela registada na boia de Faro.. em Agosto. Estamos agora quase em Dezembro e estamos com temp. da água do mar a 22ºC no Funchal. Se tivermos em consideração as águas pertencentes à ZEE de Portugal, temos um hotspot a sul dos Açores; e a nas ilhas Selvagens devem ser em média umas décimas superiores às registadas na Madeira.

A nível de temperatura do ar, os locais mais quentes do país são o Lugar de Baixo (Ponta do Sol), Madalena do Mar (Calheta), Jardim do Mar (Calheta) e Paúl do Mar (Calheta).. tudo na costa sudoeste da ilha da Madeira. Essas localidades têm em comum terem o Atlântico de um lado e encostas altas do outro, o que cria um efeito de estufa onde a rocha basaltica acumula calor durante o dia e liberta calor durante a noite. Ou seja, temperaturas médias anuais acima dos 20ºC e superiores a 18ºC até nos meses mais frios, o que torna essas localidades as únicas em Portugal com clima Tropical.


A Fajã dos Padres, também é quente.

Penso que existe uma localidade perto de Machico, que também parece ser quente.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Sem qualquer dúvida a costa sudeste da Madeira. E por uma grande margem. A temperatura da água do mar no Funchal em Dezembro é em média parecida àquela registada na boia de Faro.. em Agosto. Estamos agora quase em Dezembro e estamos com temp. da água do mar a 22ºC no Funchal. Se tivermos em consideração as águas pertencentes à ZEE de Portugal, temos um hotspot a sul dos Açores; e a nas ilhas Selvagens devem ser em média umas décimas superiores às registadas na Madeira.

A nível de temperatura do ar, os locais mais quentes do país são o Lugar de Baixo (Ponta do Sol), Madalena do Mar (Calheta), Jardim do Mar (Calheta) e Paúl do Mar (Calheta).. tudo na costa sudoeste da ilha da Madeira. Essas localidades têm em comum terem o Atlântico de um lado e encostas altas do outro, o que cria um efeito de estufa onde a rocha basaltica acumula calor durante o dia e liberta calor durante a noite. Ou seja, temperaturas médias anuais acima dos 20ºC e superiores a 18ºC até nos meses mais frios, o que torna essas localidades as únicas em Portugal com clima Tropical.

As selvagens provavelmente terão ainda mais que a Madeira, por outro lado fico sempre na dúvida se fazem ou não parte da Madeira, por isso estava a contar com todas as ilhas, incluindo as desertas, porto santo e selvagens como sendo parte da "Madeira".

Impressionante a diversidade na ilha, nunca tive acesso a dados sobre a calheta etc. Obrigado. Já agora foi mencionado o curral das freiras, existem dados acerca do local (a baixa altitude).?

Ps:Obrigado a todos pela contribuição até agora, tem sido muito esclarecedora.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
As selvagens provavelmente terão ainda mais que a Madeira, por outro lado fico sempre na dúvida se fazem ou não parte da Madeira, por isso estava a contar com todas as ilhas, incluindo as desertas, porto santo e selvagens como sendo parte da "Madeira".

Impressionante a diversidade na ilha, nunca tive acesso a dados sobre a calheta etc. Obrigado. Já agora foi mencionado o curral das freiras, existem dados acerca do local (a baixa altitude).?

Ps:Obrigado a todos pela contribuição até agora, tem sido muito esclarecedora.

As ilhas Selvagens fazem parte da Madeira.

São conhecidas por ser o ponto terrestre mais meridional de Portugal.