Já é possivel ter uma ideia do como se vão comportar os ciclos solares...isto porque há tendencias estatisticamente significativas que se teem desenhado ao longo das decadas, e porque a fisica solar tem melhorado bastante, ainda para mais com o lançamento de varios satelites de detecção remota que continuamente analisam o sol.
No entanto ainda não podemos ter certezas quanto ao que se vai passar...
O que podemos fazer é pegar na previsão que foi feita, sabendo que tem uma margem de erro associada, e tentar aplicar essa previsão no contexto da terra...se de facto o ciclo 25 for muito fraco, meu ver, podemos ter uma descida da Tmed Global...como é obvio, só que, como dizes, estamos a viver um periodo muito diferente daquele em que se viveu a pequena idade do gelo.
Estamos com a Tmed global acima de qualquer valor nos ultimos 1000 anos, com a concentração de C02 tambem acima, e num periodo com actividade vulcanica normal.
Na minha opinião, portanto, se houver uma descida na Tmed global ela não será tão significativa como foi no minimo de maunder.
Tambem os efeitos não serão os mesmos....na altura do minimo de maunder a Europa foi particularmente afectada..não se sabe muito bem porquê mas pensa-se que tenha havido uma alteração da dinamica oceanica no Atlantico norte....essa alteração pode ou não ter sido directamente resultante do arrefecimento global.
Portanto como vês há toda uma conjunção de factores que torna muito dificil intrepertar o que se vai passar caso o ciclo seja efectivamente fraco, como os cientistas creem.
Mas já agora permite-me especular..
Nos ultimos 5/10 anos temos assistido a algumas mudanças nos padrões globais, nomeadamente nas altas latitudes do HN, chegou-se á conclusão que isso tem a ver com a diminuição do gelo do Artico e o aumento de temperatura acima dos 70ºN.
Um aumento de temperatura no Polo diminui o gradiente/diferença para as latitudes mais baixas...e o efeito disso são depressões mais fracas ( elas precisam do ar muito frio e muito quente para produzirem instabilidade), e com depressões mais fracas o jet perde força e começa a ter um comportamento ondulante.
Agora repara...se daqui a 10 anos estivermos no meio de um ciclo solar fraco, é normal que o Polo arrefeça de novo e mais rapidamente que as latitudes medias, logo talvez haja uma fase em que as depressões fiquem muito activas á medida que o Polo lhes fornece muito ar frio e de sul continua a vir muito ar quente....nomeadamente as depressões permanentes, como a da Islandia podem sofrer uma activação.
E se assim for o jet ficará mais forte, o que pode significar Invernos mais tempestuosos e Verões mais estaveis mas tambem mais curtos..